.

É sua primeira vez por aqui? Entenda o blog: No dia 13/08/2010 eu criei este blog apenas para programar a minha viagem para a Itália... Ele cresceu muito, fiz muitos amigos e virou uma fonte de informações para muitas pessoas. Para melhor compreensão, ele foi dividido em três partes: 1) as pesquisas sobre cada cidade, atrações turísticas, gastos,... e o marcador que eu adoro: Entrando no clima, onde experimentei receitas, filmes, livros,... 2) A montagem do meu roteiro passo a passo: todos os dias estão na guia ROTEIRO FINAL; 3) O relato completo da minha viagem - todos os dias - com informações, dicas, gastos totais... etc. Estão na guia MINHA VIAGEM. Entre... o blog é seu!!! Aqui você vai encontrar informações sobre as cidades que eu visitei: Milão, Lago di Como, Turim, Verona, Pádova, Vicenza, Veneza, Florença, Pisa, Lucca, San Gimignano, Siena, Arezzo, Cortona, Cinque Terre, Assis, Roma, Pompéia, Capri, Sorrento, Positano e Nápoles... Este projeto foi finalizado pois estou com outro agora: http://www.toindoparaafranca.blogspot.com/ - mas entrarei aqui uma vez por semana para responder comentários, perguntas, etc... BOA VIAGEM À ITÁLIA!!!

terça-feira, 31 de maio de 2011

Pompéia - Informações Gerais:

Site:

http://www.pompeiisites.org/

Horários, preços dos bilhetes, como chegar...:

http://www.pompeiisites.org/Sezione.jsp?titolo=Tourist Information&idSezione=1717&idSezioneRif=1165

Mapa:

http://www.pompeiisites.org/allegati/mappa_pompei.pdf

Erupção do Vesúvio - Wikipédia

Como chegar em Pompéia

Bem, para chegar em Pompéia, você deve ir para Nápoles... Ao chegar a Estação Central, você deve procurar a indicação da linha CIRCUMVESUVIANA - http://www.vesuviana.it/web/ - a linha que faz conexão com Pompéia. Há várias placas indicando o caminho na Estação.

CUIDADO: Existem quatro estações chamadas POMPEI. Desça na certa: trem em direção a Sorrento - Estação POMPEI SCAVI - VILLA DEI MISTERI.

As informações acima retirei do excelente site VIAJE NA VIAGEM, do Ricardo Freire. Se você quiser conferir o excelente passo a passo que ele fez com um bate-volta de Roma a Pompéia e Nápoles, veja aqui (vale a pena pelas dicas):

http://www.viajenaviagem.com/2009/07/passo-a-passo-bate-volta-de-roma-a-pompeia-e-napoles/

Parada de Pompéia - Circumvesuviana - Wikipédia

Relato: visita à Pompéia.

Pessoal,

Achei este blog com um ótimo relato - com fotos - de uma visita a Pompéia... Vale a pena dar uma conferida:

http://viagemehistoria.com/pompeia-italia-vulcao-vesuvio/


Abs

Pompéia - Início...

Bom dia, pessoal...

Depois dos excelentes vídeos feitos pela BBC mostranto o último dia de Pompéia - http://toindoparaaitalia.blogspot.com/2011/05/final-de-roma-e-uma-volta-no-tempo-em.html - vamos conhecer a cidade? Amiga Wiki, conta pra nós?

Pompeia ou Pompeio (em italiano Pompei; em latim Pompeii) é uma comuna italiana da região da Campania, província de Nápoles, com cerca de 25 751 habitantes. Estende-se por uma área de 12 km², tendo uma densidade populacional de 2146 hab/km². Faz fronteira com Boscoreale, Castellammare di Stabia, Sant'Antonio Abate, Santa Maria la Carità, Scafati (SA), Torre Annunziata.

Pompeia foi outrora uma cidade do Império Romano situada a 22 quilômetros da cidade de Nápoles, na Itália, no território do atual município de Pompeia. A antiga cidade foi destruída durante uma grande erupção do vulcão Vesúvio em 24 de agosto do ano 79 d.C.

A erupção do vulcão provocou uma intensa chuva de cinzas que sepultou completamente a cidade, que se manteve oculta por 1600 anos antes de ser reencontrada por acaso. Cinzas e lama moldaram os corpos das vítimas, permitindo que fossem encontradas do modo exato em que foram atingidas pela erupção do Vesúvio. Desde então, as escavações proporcionaram um sítio arqueológico extraordinário, que possibilita uma visão detalhada na vida de uma cidade dos tempos da Roma Antiga.





Fotos e Informações: Wikipédia

Claudete... na ITÁLIA - 16

Ciao Marcio,
Dormi a tarde toda, acordei agora (jà è noite e faz sol), tomei um capuccino e pao com Nutela (nao tenho como nao lembrar de vc).... estou sozinha: Edla foi a missa com Francesco e seu marido está trabalhando....assim escrevo pra vc porque quando não estou por ai, estou aqui em casa com meus amigos e é muito chato ficar na internet, né? Temos tanto que conversar...nunca vi tv aqui!!!! Bem, vamos ao meu diário de ontem....loucura!!!!!

Edla diz que tenho de aproveitar cada dia com sol porque se chover não é a mesma coisa (claro) e por indicação dela devo ficar na Itália 1 ano e não 1 mês, já que tenho de conhecer TUDO! O legal de estar aqui com ela é que ela mora aqui há 20 anos e sabe o que é bom ou melhor....sei lá. Agora só fala em Simeone e no Lago de Garda, acredito em tudo que diz. Sua amiga Romi quer me levar para conhecer Aziago uma cidade no alto das montanhas....ò Dio....

Ontem Edla me levou para estação do trem e foi trabalhar....já te contei da minha saga com trem no email anterior, uma coisinha....isso tudo porque falo italiano hem....vc vai precisar mesmo do "meu" mini dicionário, pode acreditar nisso....Na volta, outro stress porque o barco que me levou e eu o peguei bem NA FRENTE da estação do trem, me deixou DO OUTRO LADO de Verona....andei feito uma mula, cheia de sacolas ahahahah e muito rabiata (irritada em it). Menino, è tanta historia que dá pra fazer mais um blog ahahahah

Vamos lá: no trem para Veneza conheci um casal de argentinos, de Buenos Aires, super jovens, casados e pais de Tomas (1 ano) que ficou com os avós porque vieram para o casamento de um amigo em Verona que è hoje, amanhã por minha indicação e também porque mostrei TODAS minhas fotos, eles irão conhecer VERONA, meu amor italiano!!!! já que vão embora na 2a....São super fofos, trocamos emails... Ele tirou uma foto de nós 3 e disse quanta sorte temos....é vero mio caro....Bem, agora uma interrupção porque chegaram os amigos brasileiros de Edla e vamos conversar, comer e BE2 ok? Depois envio o restante...é molta cosa tá?

Bacci, Clau

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Final de Roma... e uma volta no tempo em Pompéia...

Bem, como expliquei aqui: http://toindoparaaitalia.blogspot.com/2011/02/mudanca-no-roteiro-final.html , vou sair de Roma e conhecer Pompéia antes de ir para Sorrento, minha ÚLTIMA CIDADE BASE.

Agora, com certeza você já ouviu falar de Pompéia, a cidade arrasada pelo Vesúvio... Mas, você sabe como foi? Então, vista a sua roupa romana, coloque uma coroa de louros na cabeça, pegue uma taça de vinho e VEM COMIGO nesta viagem no tempo para o momento da destruição de Pompéia: (Muito bom mesmo...)

Parte 1 - http://www.youtube.com/watch?v=kaYjvs_DgcA&feature=related

Parte 2 - http://www.youtube.com/watch?v=zzrvJo1mkSk&NR=1

Parte 3 - http://www.youtube.com/watch?v=jyXheICyqkY&feature=related

Parte 4 - http://www.youtube.com/watch?v=ka6ot1ouSeI&NR=1

Parte 5 - http://www.youtube.com/watch?v=N1kZFbCG6tM&feature=related

O final eu não consegui achar legendado... mas não compromete em nada... até a última parte você entende perfeitamente tudo o que ocorreu em Pompéia... a última parte é mais didática. Aqui estão elas em inglês:

- http://www.youtube.com/watch?v=Q7CzWSuSr8k&feature=related

- http://www.youtube.com/watch?v=6yPnsgIKxPk&NR=1

Claudete... na ITÁLIA - 15

Ciao Márcio,
Já passa do meio dia de sábado....acordei as 10 por conta da festa de ontem (depois conto tudo). Minha amiga está trabalhando, seu filho faz seu dever de matemática e seu marido.... Ah! que santo! Faz um risoto com camarões imensos bem do jeito que eu amo.... Já deixei os números com relação ao meu peso pra lá (acho mais prático isso)....que pensa?

Bem, resolvi escrever um capítulo a parte só sobre os trens porque é minha pedra na minha sandália rasteira carioca ahahahah Estou bem mais aliviada ao constatar que não sou a única aqui, até os italianos perdem a paciência (tudo bem que isso é uma coisa natural para eles) por conta disso....Ontem minha amiga me deixou na estação de Vicenza, fui até a fila pedi o bilhete para o funcionário com meu italiano veramente brasiliano e...voilà. Por favor, sempre perguntem de qual binário parte o trem porque não está escrito, ok? Fiz a pergunta e ele me disse: binário 1, o trem partia em 3 minutos....

Chegando lá, o trem está lá mas a porta não abre, aperto o botão e ... nada, fico olhando o trem partindo assim como o cachorro que cai do caminhão de mudança ahahahah. Pedi ajuda para uma senhora super fofa (dou muiiita sorte com as pessoas como voces verao pelos meus relatos).... Ela é RUSSA, trabalha e Vicenza, viajava para encontrar sua nora em Veneza....Ela me disse: ouviu pelo alto falante que seu trem ia partir de OUTRO BINÁRIO!!!! Com 3 minutos, não dava e nem eu escutei nada (sou surda para essas pequenas informações....), desci para ver a tv onde tem todas as partidas (muitas vezes lia as chegadas, não preciso mencionar a confusão).

Subi e a senhora continuava lá, me colocou no trem certo e lá fui eu feliz para Veneza. Bem, contarei minha viagem para Veneza\Burano depois já que esta parte é dedicada aos trens....A maioria está sempre mega estressada justamente por conta dos horários mega pontuais e também pela falta de uma pessoa real (nao virtual) para dar atenção que todo turista carente tem.....Outro dia, dentro do trem, na Fermata (parada em italiano), a porta onde estava um senhor para sair não abria e ele lá esperando mas....o trem ia partir, então ele saiu desesperado correndo pelo trem (longo) até a outra porta que funcionava.

Ontem tive um outro tipo de problema: isso é bem didático: dependendo de onde vc está sentado no trem não tem como ver a placa com o nome da estação (a maioria dos trens que andei não tem a voz do condutor indicando qual a estação), não há nenhuma sinalizacão interna....então vc deve se levantar da sua poltrona e procurar para ver se consegue ler qual é a estação, ontem quem fez isso para mim foi uma ragazzina (adolescente) molto compreensiva....

Também me sentei ao lado de uma italiana mega fofa (MF) e parlamos molto....sua irmã tem um restaurante brasileiro em VI, onde trabalham muitas brasileiras.... não deu tempo para trocarmos nada porque sua estação havia chegado....antes perguntei para ela se Lerino era depois ou antes da estação de Vicenza, ela pegou seu telefonino e depois de muito consultar, perguntou ao funcionário que passava (um gato veramente italiano, como todos), ele respondeu e foi embora, depois toda hora que passava olhava para se certificar que eu ainda estava ali.

Numa parada, perguntou: vc vai descer em Lerino? e eu: si, então ele disse.... pode descer agora, é aqui. Como sou feliz quando as coisas dao certo dentro (ou fora) do trem, isso me dá um alívio!!! Outra coisa: ontem eu estava numa loooonga fila de Veneza e atrás de mim um italiano mega executivo, com sua pasta executiva, dentro de seu terno de executivo, e nada andava porque só haviam 3 guichês funcionando....ele estava mesmo muiiito atrasado (in ritardo...vc vai usar muito esta expressão aqui), pediu se podia passar na minha frente e é claro que permiti (sou uma brasileira educada) mas fiquei com muita pena do funcionário que o atendeu, se bem que ele teve sorte por ter um vidro entre ele e o cliente, senão.....Vocês podem ver através de meus relatos que nao é tão simples (como deveria) andar com os trens aqui, vero?....Bem, minha super amiga chegou e vamos almoçar esse risoto muito MA, BE e TUDO DE BOM....

Baccio, Clau

Resumo - Roteiro de Roma

Pessoal,

Aqui está o meu resumo do roteiro de Roma... Todas as atrações listadas estão comentadas no link Roma: http://toindoparaaitalia.blogspot.com/search/label/Roma

Como escolhi os dias para as atrações: como já comentei, peguei um mapa de Roma e marquei tudo o que eu queria ver, enquanto realizava as pesquisas... depois, foi só agrupar as atrações próximas... Deixei um dia inteiro para o Vaticano - Museus, Basílica, etc...

OBS: Quando as pessoas chegam em Roma, a primeira coisa que querem ver é o Coliseu - e admito que não sou diferente - mas, como chegaremos pela manhã, com malas, check in em hotel, etc... creio ser melhor deixar o Coliseu e todo o complexo histórico para o segundo dia... no primeiro, deixei as atrações abertas para passeio, sem preocupações com horários...

Primeiro dia:
- Fontana di Trevi;
- Pantheon;
- Piazza Navona;
- Piazza Spgana;
- Piazza del Popolo;

Segundo dia:
- Coliseu;
- Fórum Romano;
- Arco de Constantino;
- Circo Massimo;
- Palatino;
- Museus Capitolinos;
- Monumento a Vittorio Emanuele;
- Igreja San Pietro in Vincoli;

Terceiro dia;
- Vaticano (Museus, Basílica de São Pedro, ...);
- Castel Sant'Angelo;

Quarto dia;
- Piazza della Republica;
- Igreja Santa Maria della Vitoria;
- Igreja Santa Maria della Concezione;
- Museu e Galleria Borghese;

Dicas de Roteiro...

Bom dia, pessoal...

Estou recebendo muitos emails no toindoparaaitalia@gmail.com sobre viagens, dicas do pessoal que utilizou o blog e já voltou... E quero agradecê-las DEMAIS!

Um desses emails foi o do Adriano Ribeiro... muito interessante e com ótimas dicas! Abaixo a nossa conversa:

Olá Márcio,

Eu e minha esposa voltamos de viagem da Itália nesta quarta-feira (25/5). Fizemos um roteiro de 18 dias, passando por Roma, Florença, Veneza e Milão. Nem preciso dizer que adoramos e que achamos tudo muito bonito.

Como nossos roteiros eram parecidos, utilizei muitas dicas do seu blog. Listei alguns comentários sobre o seu roteiro, espero que possam ajudar na sua viagem:

- Em Roma, não deixe de ir em na pizzaria Est! Est! Est! (Via Genova, 32). De final de semana é bom chegar cedo para pegar lugar (19h). Foi a melhor pizza que comemos na Itália.

- O sorvete da San Crispino (Via della Panetteria, 42 - perto da Fontana di Trevi) também foi o melhor que tomamos. Experimente o de morango ou de limão.

- Tentamos ir para San Gimignano e Siena no mesmo dia e não deu certo. Pode-se perder de 20 a 40 minutos esperando o ônibus em Poggibonsi. Decidimos fazer cada cidade em um dia diferente (e achamos San Gimignano bem mais interessante que Siena).

- Esses valores que você colocou para almoços e jantares são muito otimistas (principalmente em Florença e Veneza). Você gasta isso em apenas uma pessoa, sem contar o copierto + os 12% de taxa de serviço.

- Conseguimos fechar um passeio de gôndola por 60 euros, sem pechinchar muito. É só pegar durante o dia e em um local um pouco afastado da Piazza San Marco. Vale a pena e definitivamente não é a mesma coisa que andar de Traghetto.

- Sobre os museus, nossos preferidos foram as obras da Galeria Uffizi, o Davi de Michelangelo na Galleria dell'Accademia (em Florença), os Museus do Vaticano e a Última Ceia (em Milão).

- O Harrys Bar é um lugar super fino e caro, não tivemos nem coragem de entrar. Uma taça de Bellini sai por 15 euros!!! (mas você encontra outros lugares que cobram 5 euros)

- Conseguimos assistir um jogo da Inter de Milão no San Siro (10 euros cada ingresso, comprado com bastante antecedência). Vale muito a pena, recomendo.

- Vale também pagar 8 euros e subir no alto do Campanário de San Marco (de elevador) em Veneza.

De uma forma geral, todas as cidades ficam bem mais cheias nos finais de semana. Os italianos são péssimos com sinalização e placas. Nos perdemos algumas vezes e vimos muitos turistas perdidos, mas nada que atrapalhe o passeio. É importante levar um bom guia ou comprar nas livrarias um mapa de cada cidade.

Para transporte público, compramos sempre os bilhetes unitários. Esses bilhetes para turistas (ex. Roma Pass) valem a pena se você pegar mais de cinco ônibus/metrô por dia.

Se tiver alguma dúvida é só perguntar. Obrigado!

[]s

MINHA RESPOSTA:

Oi Adriano, primeiro, muitíssimo obrigado pelas dicas... Nossa... se todos ajudassem assim, seria fantástico montar um roteiro! rsrsrs... Escuta, você pode me explicar melhor sobre Siena e San Gimignano? Porque não deu certo visitar no mesmo dia? Pode me dar detalhtes??? Ah, quanto aos valores de almoço que eu publiquei, são referentes para uma pessoa somente... quanto mais ou menos você gastou por pessoa? E só... não vou mais perguntar, senão vou ser chato...rsrsrs Agradeço...

abs... Pergunto isso tb, pq antes de viajar vou fazer uma revisão geral no meu roteiro, inclusive republicá-los no blog com atualização... obrigado

A RESPOSTA DELE:

Olá Márcio,

Se você acordar bem cedo (7h), acho que até dá pra ir para Siena e San Gimignano no mesmo dia. Acabamos desistindo de fazer isso porque a gerente do hotel em Florença alertou que depois das 21h não há mais nenhum trem ou ônibus de Siena para Florença. Além disso, achamos que ia ser muito cansativo.

Resumindo, nosso roteiro do dia ficou assim:

10h00 - Pegamos o ônibus na rodoviária de Florença
11h15 - Chegamos em Poggibonsi
11h45 - Partimos para San Gimignano
12h00 - Chegamos em San Gimignano. Almoçamos e andamos pela cidade.
16h45 - Pegamos o ônibus de volta para Poggibonsi
17h00 - Chegamos em Poggibonsi
17h30 - Pegamos o ônibus de volta para Florença

Sobre as refeições, gastamos uma média de $20 a $30 no almoço e $30 a $40 no jantar para duas pessoas. A pizza e as massas são mais baratas ($5 a $10 cada). Os pratos com carne são mais caros ($10 a $20 cada). A maioria dos restaurantes tem a garrafa de vinho da casa, que é bem mais em conta ($4 a $8 a garrafa de 1/2 litro).

É claro que sempre tem a alternativa de às vezes comer um pizza por quilo, um panini ou mesmo um lanche no Mac Donalds, aí você gasta de 10 a 15 euros em duas pessoas.

[]s

Muito obrigado, Adriano. Dicas anotadas!!!

sábado, 28 de maio de 2011

Aviso sobre o ROTEIRO FINAL e parabéns pelas 30.000 em um mês!

Boa noite, pessoal...

Bem, detesto pensar nisso, mas... estou indo para a reta final do meu planejamento... Mas, extremamente feliz pois esta reta final é minha viagem para a Itália...

Como estou quase terminando minhas pesquisas, faltam poucas cidades - Pompéia, Sorrento, Capri, Positano e Nápoles - vou deixar os últimos dias do ROTEIRO FINAL para quando eu terminar as pesquisas. O motivo principal é que eu vou revisar todo o roteiro a partir do dia 15 de junho, então não preciso refazer o trabalho... mas, promessa: até o dia 30 de junho - Deus ajude que seja antes..rs - TODO o roteiro final vai estar pronto, atualizado e planejado.

E quero agradecer... ontem, o blog completou 30.000 no mês... e ainda faltam alguns dias para o mês terminar... OBRIGADO, VISITANTES!!!

Abraços

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Claudete... na ITÁLIA - 14

E mais relatos da Claudete, para animar o blog...

Querido Márcio,
Hoje estava vindo do centro de Vicenza para casa da minha amiga de ônibus, minha primeira vez....também não foi fácil....aqui tudo existe pra facilitar nossa vida mas...não estamos acostumados com isso, né? Se está escrito que o ônibus passa 18:27, podes crer....

Então eu penso que eles poderiam oferecer aos turistas um curso de como usar o trem, o ônibus, o banheiro e a 3a. toalha né? Bem, por onde começar? pela viagem do centro até a casa da amiga....Sério, sò de estar no ônibus ou no trem olhando a paisagem através da janela....é uma viagem e tanto, ok? TU-DO è muiiito lindo mesmo....Porisso estou numa enrascada....minha amiga me sugere "n" lugares, amanhã queria ficar limpando a casa e ela....nem pensar, vc vai para Burano (com b mesmo), desço do trem em Veneza (ainda nao fomos) e pego um barco rumo a Burano, disse que TENHO de conhecer....imagino!!!!!Ela estava esperando a pessoa que trabalha com ela melhorar mas que nada, queria ir comigo para Veneza mas.....tinha dito também que é melhor dia de semana, porque no final semana LOTA!

Bem, até onde me lembro tinha contado nossa viagem para Bassano del Grappa, Marostica.....tudo MA e BE....Fui de trem com Romi (obs: E escalou Romi para me levar depois do "piti" que tive com o problema do trem...) para Padova....anche bela mas....nao amei tudo isso... é mais agitada, sei lá ....a forma como a cidade é ordenada nao me conquistou...foi legal ter ido, como disse, só a viagem pelo trem vale a pena.

A noite, eu, Edla e seu filho Francesco fomos convidados por uma casal de amigos dela + a filha para irmos jantar e eu conhecer o vero bacalhau vicentino, com polenta....Dio mio, Marcio....estou uma baleia, hoje tentei comprar uma lingerie e a vendedora me deu uma peça "brasileira" ahahahah nem queira saber como è, vc pode imaginar mas....deixa pra là.....vamos voltar o belo jantar, belo casal e belo passeio tudo BE.... não preciso dizer que tudo regado a um belo vinho italiano + gelati....A amiga de minha amiga, Mirian, uma fofa, com uma casa BE e MA...vc nem acredita, uma mansão italiana....me levou por um passeio turistico\cultural por Vicenza à noite.

Mas vamos ao que interessa.... Minha viagem SOZINHA ontem para VERONA....Marcio...ninguem se prepara para conhecer Verona... é uma loucura. Já sei, nao tenho muita moral quando digo que estou apaixonada por uma cidade italiana que acabei de conhecer mas....Verona!!!!! sem palavras. Só vou te dizer uma coisa: quero morar lá! sério, tirei uma foto do prédio onde quero morar, uma foto da lambreta costumizada com flores amarelas (quero uma igual), toda italiana que se preza tem uma lambreta ou bici ou smart....Vou voltar para Verona com outros olhos....tem um ônibus que circula a cidade, todo vermelho, uma graça....(cuidado com essa palavrinha, porque grassa significa GORDA, ok?) Jácomeçamos nossa aula veramente italiana....Falando em gorda....comi a melhor pizza até agora (fora a que meu anfitrião fez pra mim) MA, MA, MA....um pedaço, pago por peso e um suco de abicoca (meu mais recente vício, ainda bem diga-se de passagem....)A noite....CHURRASCO....pode imaginar?

Veio Lerina, amiga paulistana da minha amiga (obs: minha amiga tem muitas amigas legais ahahahah), comemos, falamos, rimos e bebemos, bebemos e bebemos...(quando eu for falar bebemos acho que vou escrever BE2, que tal?) Fui dormindo com a certeza de que sou feliz....

Hoje, quando te escrevi daquele café onde tinha internet grátis (Capestrano&Polidoro - Galeria Pozzo Rosso, 6 - Vicenza), eu pra variar, nao sei mexer com internet e quem me atendeu foi Indira, uma cubana super fofa (faz tudo, limpa, atende, cobra, serve, e ajuda cliente mala que não sabe mexer com internet), veio ela e uma cliente americana e nao sossegaram enquanto sua mensagem nao foi....elas foram MA, MA e MA.

Como as pessoas são legais comigo....o meu curso de italiano me ajuda muito, já disse isso né? Bem, agora vou dormir porque amanhã tenho que pegar meu trem para Veneza....já pensou quando for sua vez? Obs: desejo que vc se vire bem melhor que eu com relação a esse quesito, ok? Super bona notte....Baccio, Clau (sua amiga de blog sem noção...)

Meu pagamento...

Bom dia, pessoal...

Algumas pessoas já me falaram: "faça alguma coisa no blog para você ganhar dinheiro"... "Coloque um monte de anúncios...", etc... Mas, nunca foi meu objetivo. Eu sempre idealizei ajudar as pessoas que - como eu - estavam indo para a Itália e tinham diversas dúvidas...

Mas, eu tenho um pagamento... Vejam o email abaixo:

Oi Marcio!
Resolvi escrever este email depois de meses acompanhando seu blog. Você não imagina como realmente tem ajudado na programação de quem também está pretendendo ir à Itália. Alem de todos que te escrevem, tem os que como eu, lêem e tem preguiça de escrever o que pensaram ou sentiram ao ler.

Sinto-me como se já te conhecesse, e comento suas opiniões e pesquisas com a minha irmã, como se fosse à orientação de um amigo. Eu e minha irmã nas férias do ano passado fizemos nossa primeira viagem juntas, fomos à Grécia, foi maravilhoso. E este ano resolvemos repetir, indo para a Itália.
Nós iremos em agosto, dia 5 e voltaremos dia 25.

Minha irmã depois de tanto eu comentar seus roteiros e dicas, disse: por que não descobriu o blog antes, poderíamos programar a viagem para a mesma data!? (isso porque nós temos uma facilidade absurda de nos perdermos, direção é algo desconhecido).

Bom, parabéns pela organização, pela maneira clara de se expressar, pelas excelentes dicas , por outros blogs que conheci através do seu, e acho maravilhosa a idéia de transformar o blog em livro. Acredito que pessoas mais velhas (como eu, 48) tenham uma facilidade maior, ou mesmo por gosto, de ter um livro nas mãos, consultar a qualquer momento, levar sempre junto, eu amei a idéia.

O nosso roteiro, não será igual, mas bem parecido:
Milão 4 dias com idas a Como e Lugano
Verona 3 dias com ida a Pádua
Venea 3 dias
Florença 5 dias com idas a Pisa, Luca, Arezzo , Siena
Roma 5 dias com ida a Nápoles e Capri

Já estou nervosa, imagino você que está bem mais perto de ir. Parabéns por ter a idéia sensacional de colocar as historias da Claudete, deu um ar mais realista e engraçado ao blog. Continuarei acompanhando até a viagem.

Abraços
Rosana.

É ou não é um excelente pagamento???

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Claudete... na ITÁLIA - 13

E eu já estava ficando preocupado com a Claudete... Mandei um email perguntando onde ela estava e, ainda bem, hoje recebi a resposta...

E aqui, mais um capítulo da nossa série Claudete... na Itália... que os leitores já confirmaram ser melhor que Passione...

Querido Márcio:
respondendo sua pergunta....VIAJANDO!!!!!!
Menino, se prepara porque é muiiiiita coisa pra contar, tá?

Primeiro, minha amiga e seu marido tem um laptop Apple cada um mas....cadê tempo de escrever? Na casa dela é tudo corrido, tem seu trabalho, sua casa, seu filho, seu marido e agora....a mala da sua amiga ahahahahah

Ontem ela foi tomar banho era meia noite....Vou explicar: cada dia uma amiga dela quer me receber, sair pra jantar, viajar comigo etc....e ontem ela recebeu sua amiga paulista Nerina para jantar e Stefano fez churrasco....DE e MA, tá? Bem, vamos por partes....até anoto para falar com vc, para não esquecer, ok? To com pena de vc....um curitibano neste calor daqui....e olha que estou acostumada mas.....a gente anda muito e fica stressada, ok? Procura sempre sombra, um banco e agua....muita agua.....

Estava esquecendo...procuro internet aqui e ....nunca acho! e agora achei! um cafe super transado com internet DE GRAçA.....fui atendida por uma cubana mega simpatica....e estou tomando meu suco de ananas....uma das maravilhas italianas assim como ABICOCA (meu predileto). Fiz uma promessa (e já quebrei) de sò tomar vinho e limoncelo no final de semana, nao dà....o vinho que Edla compra deve ter cocaina ahahahahah è muiiiiito bom (per me). To pensando atè em exportar para o Brasil.....

Uma das minhas anotações: os italianos (e italianas) já nascem lindos, eles SABEM que são LINDOS, tá? os italianos em suas super machinas e motos, e as italianas em suas bici e smarts....vc vai ver....elas poderosas em cima de seus saltos, vestidos, bolsas Louis Vitton nas suas bicis, com aquelas bolsinhas na frente, as vezes cheias de flores....O único defeito delas (e deles) fumam demaiiiiiis, eu penso.....

Outra coisa: o banheiro....alguns não tem privada e sim um buraco, tudo muito limpo mas...um buraco no chão, como usavam os índios e eu me recuso a usar, ainda mais de vestido longo...ahahahahah então sempre pergunto se o banheiro è tradicional ahahahahah

Mais uma coisa...os chineses. Estão por todo parte, trabalhando aqui ou como turistas aos bandos....quando vc pensa que entrou numa loja italiana....que nada....MADE IN CHINA ahahahah

Outra coisa: o italiano....a língua, quero dizer....vc precisa aprender algumas coisas que se diz, ok? Este será um capitulo à parte porque tenho de pensar, anotar e te falar....temos tempo, ok?

Mais uma coisa: estou fazendo muiiiitas compras. Vc tem razão: é muito barato, não dá pra não comprar....os mercados são a melhor pedida... Uma coisa mega importante, pra vc não mas....para os outros turistas de primeira viagem como eu, sim: O TREM......DIO MIO! tive muito problema com isso, e olha que me viro bem com meu italiano, TODO MUNDO ELOGIA, viu?

Na estação de Vicenza, tem o telão, tem a fila imensa para comprar o biglieto e as maquinas ok? sSó não tinha NENHUM funcionário para te dar informação, a unica coisa que me estressou atè agora foi isso. Ontem NENHUMA máquina amarela validava os bilhetes e vc sabe o que acontece se nao validar o bil nè?

Pois bem, graças a Dio e ao meu curso de italiano, pedia ajuda para uma senhora italiana MEGA FOFA e ela me levou atè o controlador que validou meu bilhete com um furinho (que eu mesma podia ter feito), NEM SEMPRE AS COISAS ACONTECEM COMO A GENTE APRENDEU, OK? num outro dia, vc acredita que eu chorei dentro da estação? Saí da estação para pegar um taxi e quem eu encontro? Stefano, marido de minha amiga, ele estava com passageiro, ligou pra ela e ela veio me buscar....hoje estou com seu telefonino ahahahahah. Bem, agora vou escrever outro email só para as viagens que fiz, ok? É muiiiita informação.....Bacci per tutti, Clau

PS: o MA daqui agora é que é verão, entao as 20 horas estamos com sol, jantando no jardim a beira da piscina......

Mais atrações... Roma - 01

ARCO DI COSTANTINO
Entre o Coliseu e o Palatino
Metrô: Coliseu

Foto: Wikipédia

-*-*-

CIRCO MASSIMO
Parco del Circo Massimo
Metrô: Circo Massimo

Fonte: Trivago

-*-*-

FORO ROMANO
Metrô: Colosseo


-*-*-

PALATINO
Metrô: Colosseu e Circo Massimo


OBS: Para ver o PALATINO, FORO ROMANO E O COLISEU, você paga somente um ingresso. Mas, lembre-se: depois que passar a catraca e seguir para o Coliseu (última atração) você não poderá voltar.



Ingressos para o Museu do Vaticano...

Pessoal,

Já comentei sobre o Museu do Vaticano - http://toindoparaaitalia.blogspot.com/2011/05/museus-do-vaticano.html

Ontem eles abriram para compra dos ingressos do dia 19 a 22 de julho.

Comprei sem nenhum problema. No mesmo minuto, o voucher estava no meu email para impressão. Rápido, simples e prático! NÃO ESQUEÇA DE IMPRIMIR E LEVAR O VOUCHER!

Não deixe de fazer a compra do seu bilhete pela internet! Veja no link indicado acima como proceder!  É a melhor forma para evitar aquela fila monstruosa... Não lembra da fila? Clique aqui: http://toindoparaaitalia.blogspot.com/2011/02/filas-filas-filas-e-mais-filas.html

Abraços!

RESUMO - atrações Roma

Pessoal,

Terminei os posts sobre as atrações turísticas de Roma que eu quero ver (vejam abaixo). Nos próximos posts, vou comentar sobre atrações que, se sobrar tempo no meu roteiro, serão minhas reservas...

OS 7 IMPRESCINDÍVEIS DE ROMA:

- O Coliseu;
http://toindoparaaitalia.blogspot.com/2011/05/coliseu-um-dos-maiores-simbolos-de-roma.html

- A Fontana di Trevi;
http://toindoparaaitalia.blogspot.com/2011/05/fontana-di-trevi.html

- A Capela Sistina - Museus do Vaticano;
http://toindoparaaitalia.blogspot.com/2011/05/7-imprescindiveis-de-roma-03-capela.html

- A Basílica de São Pedro;
http://toindoparaaitalia.blogspot.com/2011/05/basilica-de-sao-pedro.html

- A Pietá de Michelangelo;
http://toindoparaaitalia.blogspot.com/2011/05/7-imprescindiveis-de-roma-04-pieta.html

- O Moisés de Michelangelo;
http://toindoparaaitalia.blogspot.com/2011/05/7-imprescindiveis-de-roma-06-o-moises.html

- Museus Capitolinos;
http://toindoparaaitalia.blogspot.com/2011/05/7-imprescindiveis-de-roma-07-museus.html

Além dos 7 Imprescindíveis, na minha lista estão:

- O Monumento a Vittorio Emanuele;
http://toindoparaaitalia.blogspot.com/2011/05/monumento-vittorio-emanuele.html

- A Igreja de Santa Maria della Vitória;
http://toindoparaaitalia.blogspot.com/2011/05/gian-lorenzo-bernini-o-nome-de-roma.html

- Pantheon;
http://toindoparaaitalia.blogspot.com/2011/05/o-pantheon.html

- A Piazza Navona;
http://toindoparaaitalia.blogspot.com/2011/05/piazza-navona.html

- A Piazza di Spagna;
http://toindoparaaitalia.blogspot.com/2011/05/piazza-di-spagna.html

- Museu e Galleria Borghese;
http://toindoparaaitalia.blogspot.com/2011/05/museu-e-galleria-borghese.html

- A Igreja Santa Maria della Concezione;
http://toindoparaaitalia.blogspot.com/2010/09/santa-maria-della-concezione-dei.html

Museu e Galleria Borghese

Bom dia, pessoal...

Vou falar hoje de um Museu que possui obras que preciso ver...rs!

O Museo e Galleria Borghese se localiza na villa Borghese... Sim, uma villa e um parque que foram planejados pelo cardeal Scipione Borghese, sobrinho favoridto de Paulo V. Atualmente, o Museo e Gallera abriga a fantástica coleção particular dos Borghese, composta com esculturas e quadros...

Parte das obras foram vendidas no século 19 por Camillo Borghese, casado com Pauline, irmã de Napoleão Bonaparte (família influente, hein? rs), e estão no Museu do Louvre, em Paris.

Site oficial: http://www.galleriaborghese.it/

Informações e Horários: http://www.galleriaborghese.it/info.htm

Tickets online: http://www.ticketeria.it/Default-eng.asp

LEMBRE-SE: É NECESSÁRIO RESERVAR SUA VISITA COM ANTECEDÊNCIA!!!

Fachada da Galleria Borghese

Uma das mais famosas esculturas da Galleria,
Apolo e Daphne, de Bernini.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

SORTEIO DE 2 DIÁRIAS EM UM FLAT EM MILÃO

CONCURSO ENCERRADO!!!

Bom dia, amigos...

Lembram da SURPRESA que eu comentei que estava chegando???
http://toindoparaaitalia.blogspot.com/2011/02/uma-grande-surpresa-para-os-visitantes.html

Agora, EU POSSO FALAR... (até porque, com o título deste post, vocês já sabem...rsrs)

Através do blog, conheci uma brasileira fantástica: A Ivy. Ela mora em Milão e, além de ser muito simpática, é extremamente prestativa.

Ela possui três serviços em Milão:
- Um flat completíssimo, que ela aluga por dia ou curtas estadias;
- Um pequeno B&B próximo de Milão.
- Serviços de transfer - ida e volta ao aeroporto de Milão...

Conversando com a Ivy, ela escreveu: "Márcio, quero que a comunidade brasileira conheça meus serviços... Sendo brasileira, posso auxiliar muito mais com dicas, informações e acomodações aqui em Milão. Para compartilhar isso, estou oferecendo duas diárias no meu flat - situado a alguns passos da Estação Central de Milão - para sorteio no seu blog..."

PAUSA... Sorteio de duas diárias em um flat em Milão???

Sim, isso mesmo... e sabe o que o flat possui? Não? Eu digo:

Internet WiFi e Lan 24hs, computador disponivel para nossos clientes (ou voce pode trazer o seu laptop). Dupla exposiçao - sol de manha e a tarde. No banheiro tem uma confortavel ducha e a maquina de lavar, cozinha com freezer, geladeira, fogao, forno eletrico, microondas e tudo mais que voce precisar para cozinhar "alla italiana". Na salinha tem a TV flat 32", a mesa de jantar e atravez da janela o sol vai aquecer a sua permanencia. No grande quarto tem 2 camas de solteiro (que se transformam unidas em 1 cama de casal), espaçoso guarda-roupa onde organizar todas as suas malas, uma grande mesa de madeira com o computador e uma confortavel poltrona. Na sala e no quarto o piso é de madeira (muito acolhedor). No verao - o quarto possui ar-condicionado e a sala um grande ventilador de teto. Novo e eficaz sistema de aquecimento (o ap. é quentinho no frio inverno milanes). Enfim possui todas as facilidades e conforto...

Detalhe: O Flat pode acomodar até quatro pessoas...

PAUSA ... Os leitores do blog pensam... "Humm... duas diárias em um flat ao lado da estação central de Milão, com tudo o que eu preciso, internet e computador grátis, banheiro privativo, tv 32", com cozinha, onde poderei preparar meu próprio lanche e ainda economizar em alimentação, mais todo esse conforto... ... ... Não vou precisar ficar em um albergue, com mais 6 pessoas no quarto, dividindo banheiro com mais 30 pessoas e ainda pegar cinco metrôs para chegar ao centro... hummm... Mas, ainda estou achando pouco... Tem como ficar melhor?"

CLARO que tem!!!

Juntamente com as duas diárias, você irá ganhar um roteiro EXCLUSIVO para dois dias em Milão, com dicas de restaurantes, onde ir, o que fazer, atrações turísticas, etc... patrocinados pelo Blog TÔ INDO PARA A ITÁLIA...

"Pode ficar um pouquinho melhor???"

Sim: Você terá um ano, eu disse (escrevi) UM ANO para usufruir suas diárias... inclusive NATAL ou REVEILLON (as únicas exclusões são: o período do Design Week e o período da Fashion Week – Semana da Moda com MICAN)

E (AINDA) se você não puder viajar, poderá dar para alguém DE PRESENTE as suas diárias...

GOSTOU??? Até eu quero participar!!! rsrs

O QUE VOCÊ PRECISA FAZER PARA PARTICIPAR:

Simples: é só mandar um email para sorteioflatmilao@gmail.com completando a frase:

"Eu quero ganhar duas diárias no Milan Central Flat em Milão - Itália PORQUE..."

Algumas dicas para completar a frase:
... porque quero conhecer um esposo(a) italiano
... porque eu quero comer pizza.
... porque quero correr gritando pelas ruas de Milão
... oras, porque eu quero!

Somente isso... Para o sorteio, colocaremos todos os nomes das pessoas que enviaram email com a frase em uma cumbuca e sortearemos o VENCEDOR!!!

Para conhecer o Flat em questão, clique aqui: http://www.milancentralflat.it/

Se você se interessou pelos outros serviços da Ivy, escreva para ela: viajando@hotmail.it

O sorteio será realizado no dia 30 DE JUNHO... Um dia antes da minha viagem!!!

PARTICIPE!!! Se Milão não estava nos planos da sua viagem, agora você pode incluir com hospedagem GRÁTIS e com o ROTEIRO PRONTINHO! E, se já estava, melhor ainda: quem não quer economizar Euros??? Deixo vocês com as fotos do Flat...





Monumento a Víttorio Emanuele

O Monumento dedicado a Vittorio Emanuele vive, até hoje, diversas controvérsias... Chamado de "bolo de noiva" ou "máquina de escrever", ele é o ponto inicial para conhecer a cidade de muitos turistas... Vamos conhecê-lo?

O Monumento Nazionale a Vittorio Emanuele II (Monumento Nacional a Vítor Emanuel II), Altare della Patria (Altar da Pátria) ou ainda Il Vittoriano é um monumento em honra a Vítor Emanuel II da Itália, unificador e primeiro rei da Itália unificada, em Roma. O monumento está entre a Piazza Venezia e o Monte Capitolino. O monumento foi projetado por Giuseppe Sacconi em 1885. Foi inaugurado em 1911 e completado em 1935.

Feito de puro mármore branco de Botticino, apresenta majestosa escadaria, colunas coríntias, fontes, uma enorme estátua equestre de Vítor Emanuel e duas estátuas da deusa Vitória em quadrigas. A estrutura tem 135 m de largura e 70 m de altura, mas se as quadrigas e as vitórias aladas forem incluídas, a altura passa a ser de 81 m. A base do monumento abriga o museu da Unificação Italiana. Em 2007, um elevador panorâmico foi instalado, permitindo aos visitantes ir ao teto e ter uma visão 360° de Roma.

O monumento é controverso desde sua construção destruir uma grande área do Monte Capitolino, o qual guardava vestígios medievais no local. A construção em si é frequentemente considerada pomposa e demasiada grande. É facilmente visível da maior parte de Roma, mesmo tendo formato de caixa e não tendo um domo ou torre. O prédio é também muito branco, fazendo com que chame muita atenção em meio aos prédios marrons que o rodeiam, fazendo com que tenha vários apelidos. Estrangeiros algumas vezes se referem a ele como "bolo de casamento", e os romanos de "máquina de escrever". Apesar de todo esse criticismo, o monumento ainda atrai um grande número de visitantes. O ex-presidente italiano Carlo Azeglio Ciampi promoveu a abertura do Vittoriano como um fórum público e mirante do centro da cidade. Essa nova acessibilidade permitiu aos turistas se tornarem familiares ao marco histórico, possibilitando o crescimento da reputação popular não crítica do local.

Localização: Piazza Venezia - Centro




Informações e Fotos: Wikipédia

O Pantheon

O Pantheon foi consturído em 27 a.C. e seu objetivo era homenagear os deuses romanos - "o templo de todos os deuses".

O que você vai encontrar no Pantheon:
- É o monumento mais intacto do Império Romano;
- Os túmulos da família real italiana;
- O túmulo do grande artista renascentista RAFAEL SANZIO - o corpo repousa sob a Madona de Lorenzetto.
- O domo, com um orífício (oculus) com mais de 8m de diâmetro que fornece a única luz dentro do recinto.

História completa aqui: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pante%C3%A3o_(Roma)

Outro site - em inglês: http://www.mmdtkw.org/RT04-Pantheon.html

Tour virtual (bem legal): http://www.arounder.eu/pantheon/pantheon.html

Ingresso: GRÁTIS - eu amo essa palavra...rs


Foto: Wikipedia 



Piazza di Spagna

Piazza di Spagna, em português traduzido para Praça da Espanha, é um dos mais deslumbrantes locais da cidade de Roma.

Ponto de encontro diurno e noturno de romanos e turistas, tem uma escadaria monumental em três seções, seguida na seção central por outras escadas que sobem nas laterais e levam à igreja de Trinità dei Monti. A construção da escadaria se deve ao arquiteto Francesco de Sanctis (de 1723 a 1726) às custas do embaixador da França, Etienne Gueffier.

A fonte no centro da praça, na forma de um barco (Barccacia), é afetuosamente chamada pelos romanos de La Barcaccia, ou velha banheira. É atribuída a Gian Lorenzo Bernini ou a seu pai Pietro Bernini e foi feita em 1627 - 1629,segundo dizem esta foi inspirada pela chegada à praça de um barco durante a inundação do rio Tibre 1598. A anedota serviu para que o Papa Urbano VIII encargasse a Pietro Bernini a execução da obra, ajudado por seu filho que mais tarde lhe superaria em fama e técnica, Gian Lorenzo.

Tour Virtual: http://www.italyguides.it/us/roma/spanish_steps.htm

Metrô: Spagna


Informações e Foto: Wikipedia

Piazza Navona

Vamos a uma das praças mais famosas de Roma???

A Praça Navona (em italiano: Piazza Navona) é uma das mais célebres praças de Roma. A sua forma assemelha-se à dos antigos estádios da Roma Antiga, seguindo a planificação do Estádio de Domiciano (também denominado entre os italianos de Campomarzio, em virtude da natureza rude e esforçada dos exercícios - manejo de armas - e desportos atléticos que aí se realizavam). Albergaria até 20 mil espectadores sentados nas bancadas. A origem do nome deve-se ao nome pomposo que lhe foi dado ao tempo do Imperador Domiciano (imperador entre 81-96 d.c.): "Circo Agonístico" (do étimo grego Agonia, que significa precisamente - exercício, luta, combate). Actualmente o nome corresponde à corruptela da forma posterior in agone, depois nagone e finalmente navone, que por mero acaso significa também "grande navio" na língua italiana.

As casas que entretanto e com o passar dos anos foram sendo construídas sobre as bancadas, delimitariam e circunscreveriam até à actualidade o tão afamado Circo Agonístico.

A Navona passou de fato a caracterizar-se como praça nos últimos anos do século XV, quando o mercado da cidade foi transferido do Capitólio para aí. Foi remodelada para um estilo monumental por vontade do Papa Inocêncio X, da família Pamphili e é motivo de orgulho da cidade de Roma durante o período barroco. Sofreu intervenções de Gian Lorenzo Bernini (a famosa Fontana dei Quattro Fiumi (Fonte dos Quatro Rios, 1651) ao centro); de Francesco Borromini e Girolamo Gainaldi (a igreja de Sant'Agnese in Agone); e de Pietro de Cortona, que pintou a galeria no Palácio Pamphilj, sede da embaixada do Brasil na Itália desde 1920.

O mercado tradicional voltou a ser transferido em 1869 para o Campo de' Fiori, embora a praça mantenha também um papel fundamental em servir de palco para espectáculos de teatro e corridas de cavalos. A partir de 1652, em todos os Sábados e Domingos de Agosto, a praça tornava-se num lago para celebrar a própria família Pamphili.

A praça dispõe ainda duas outras fontes esculpidas por Giacomo della Porta - a Fontana di Nettuno (1574), na área norte da praça, e a Fontana del Moro (1576), na área sul.

Na extremidade norte da praça, por debaixo dos edifícios, foram postas a descoberto ruínas antiquíssimas, a uma cota muito abaixo da actual, comprovando a primeva utilização daquele imenso terreiro. Outros monumentos com entrada para a praça:

- Stabilimenti Spagnoli
- Palazzo de Cupis
- Palazzo Torres Massimo Lancellotti
- Church of Nostra Signora del Sacro Cuore

Curiosidade: Na Piazza Navona, está localizado o Palazzo Pamphilj, propriedade da República Federativa do Brasil, sede da Embaixada Brasileira e da Missão Diplomática do Brasil para a Itália.

Localização: Centro



Informações e Fotos: Wikipédia.

Rômulo, Remo... e a Loba...

No post anterior, falei sobre os Museus Capitolinos. Fizeram uma pergunta: "Qual o motivo de você colocar este Museu como um ponto imprescindível de Roma?"

Quando eu estudava história, no primário, todos os livros que falavam sobre Roma continham esta figura:

Foto: Wikipédia

E continua atualmente em sites de história... É só procurar sobre Rômulo, Remo e a fundação de Roma... Mas, quem foram estes dois? Um resumo do site http://marfaber.vilabol.uol.com.br/antiga/roma/remoromulo.htm

Segunda a lenda, Rômulo e Remo, irmãos gêmeos eram filhos do deus grego Ares, ou Marte seu nome latino, e da mortal Réia Sílvia filha de Numitor, rei de Alba Longa.

Amúlio, irmão do rei Numitor, deu um golpe de estado, apoderou-se da coroa e fez de Numitor seu prisioneiro. Réia Sílvia foi confinada à castidade, para que Numitor não viesse a ter descendência. Entretanto Marte desposou Réia que deu a luz aos gêmeos Rômulo e Remo. Amúlio, rei usurpador, ao saber do nascimento das crianças as jogou no rio Tibre. A correntesa jogou à margem os irmãos que foram encontrados por uma loba, que teria amamentado e cuidado dos dois até que estes foram achados pelo pastor Fáustulo, que junto com sua esposa os criou como filhos.

Quando adulto Remo se indispôs com pastores vizinhos, estes o tomaram e levaram a presença do rei Amúlio que o encarcerou. Fáustulo revelou a Rômulo as circunstâncias de seu nascimento, este foi ao palácio e libertou ao irmão, matou Amúlio e libertou seu avô Numitor. Numitor recompensou os netos dando-lhes direito de fundar uma cidade junto ao rio Tibre. Os dois consultaram os presságios e seguiram até a região destinada a construção da cidade. Remo dirigiu-se ao Aventino e viu seis abutres sobrevoando o monte. Rômulo indo ao Palatino, avistou doze aves, fez então um sulco por volta da colina, demarcando o Pomerium, recinto sagrado da nova cidade. Remo, enciumado por não ser o escolhido, escarneceu do irmão e, num salto, atravessou o sulco sendo morto por Rômulo, que o enterrou no Aventino.

Rômulo, após a fundação da cidade, preocupou-se em povoá-la. Criou o Capitólio um refugio para todos os banidos, devedores e assassinos da redondeza. A notícia da nova cidade se espalhou e os primeiros habitantes foram chegando, principalmente Latinos e Sabinos. Rômulo, após longa batalha com os Sabinos, firmou acordo com Tito Tácio, seu rei e com este reinou sob uma só nação na grande cidade de Roma. Atribui-se também a Rômulo a instituição do Senado e das Cúrias.


Por este motivo, quero conhecer os Museus Capitolinos... e princiapalmente a estátua de bronze da Loba, que me fazia lembrar da lenda dos irmãos para responder as perguntas na prova...rs!

7 Imprescindíveis de Roma: 07 - Museus Capitolinos

Bom dia, minha gente...

Hoje vou falar do último - em minha opinião - dos 7 IMPRESCINDÍVEIS DE ROMA (ficou brega esse nome, não é mesmo? rsrs). Lembram quais são eles?

Os 7 IMPRESCINDÍVEIS DE ROMA: O Coliseu, a Fontana di Trevi, a Capela Sistina (Museus do Vaticano), a Basílica de São Pedro, a Pietá de Michelangelo, o Moisés de Michelangelo e os Museus Capitolinos.

Amiga Wiki???

Os Museus Capitolinos são um conjunto de palácios romanos que abrigam uma vasta e importantíssima coleção de obras de arte. Localizam-se, salvo um prédio anexo, no topo da colina do Capitólio, em torno da praça redesenhada por Michelangelo em 1536, e reconstruída ao longo de 400 anos.

Toda a história, cultura, galerias... aqui: http://pt.wikipedia.org/wiki/Museus_Capitolinos

Site oficial: http://www.museicapitolini.org/

Horário, preço e compra online: http://www.museicapitolini.org/informazioni_pratiche/biglietti_e_prenotazioni

Tour Virtual (muito bom, você vai seguindo as flechas, com várias partes do museu): http://www.repubblica.it/static/multimedia/2010/tour-musei/

Galeria do Museu

A famosa estátua da Loba...

Atrações - Roma

Bom dia, caros amigos...

Antes de falar sobre as atrações de Roma, quero falar (escrever...rs) algo aos meus visitantes:

Estou extremamente feliz... Muito mesmo! Jamais imaginei o quanto eu ficaria feliz em poder ajudar as pessoas a construir sua viagem... Já recebi diversos emails e comentários sobre as dicas de hospedagem, atrações turísticas... que foram úteis e que ajudaram a fazer da viagem daqueles que já foram muito melhor... E o mais importante: sei que lá no fundinho, todos lembrarão do blog que auxiliou nesta íncrivel jornada... Obrigado amigos, pelos emails, pelo retorno, pelas fotos... Um grande abraço!

Depois deste momento de emoção, voltamos a nossa programação normal...

Vou tentar explicar como eu estou procurando e planejando as atrações de Roma...

Primeiro, tenho que dizer uma coisa: É ASSUSTADOR!!! É muita coisa! Se vocês visitarem uma livraria, dêem uma espiada nos guias de turismo, verão uma infinidade de guias somente para Roma... Parti da premissa que tenho somente quatro dias para a cidade, então evidentemente que não verei tudo... nem um décimo, eu diria... Como resolver esta situação???

Comecei a pensar: o que eu quero ver em Roma??? Peguei guias, revistas, sites... tudo sobre a Cidade Eterna e fiz uma varredura... Sabe aquelas esculturas, pinturas, lugares,... que povoam a nossa mente desde criança??? Então, serão estas que eu visitarei... e, mesmo assim, é muita coisa... Não deixei nada me distrair e me concentrei somente nas minhas memórias: O QUE EU QUERO VER, porque se eu começasse a pesquisas a fundo mesmo, eu não sairia de Roma o mês inteiro... rs! Visitando o que eu quero ver, o resto, é lucro... Então, vamos a minha lista inicial de atrações, baseadas em minhas memórias:

OS 7 IMPRESCINDÍVEIS DE ROMA:
Sobre estes, eu não preciso dizer o motivo... são OBRIGATÓRIOS:
- O Coliseu;
- A Fontana di Trevi;
- A Capela Sistina - Museus do Vaticano;
- A Basílica de São Pedro;
- A Pietá de Michelangelo;
- O Moisés de Michelangelo;
- Museus Capitolinos (aqui está a estátua da Loba, com os gêmeos Rômulo e Remo, que sempre aparece nos livros de história...rs)

Além dos 7 Imprescindíveis, na minha lista estão:
- O Monumento a Vittorio Emanuele;
- A Igreja de Santa Maria della Vitória - para ver o Êxtase de Santa Teresa... na faculdade, fiz um trabalho que envolvia esta estátua... Linda!
- Pantheon - antigamente, era considerado o "Templo de todos os deuses"... Atualmente, é um dos símbolos de Roma;
- A Piazza Navona - por suas fontes e contexto histórico;
- A Piazza di Spagna - pela sua imensa escadaria coberta de flores...
- Museu e Galleria Borghese - pela estátua de Apolo e Daphne...
- A Igreja Santa Maria della Concezione - A famosa igreja que possui a cripta feita de ossos... Ela me assusta desde a infância... rs!

Eu sei que muitos de vocês pensarão - principalmente quem já foi para Roma - mas, está faltando isto, ou aquilo... Sim, infelizmente eu sei que falta muita coisa... mas, não vou conseguir ver tudo. E eu preciso me organizar de alguma forma... mas, eu juro: vendo todos desta lista, já ficarei muito feliz... felicíssimo... rsrs!

segunda-feira, 23 de maio de 2011

1.897 Acessos hoje...

Boa noite, pessoal...

Eu estou aqui - correndo porque estou em curso...rs - para dizer OBRIGADO pela maior estatística do blog em um dia desde a sua criação:

1.897 acessos em 23 de maio!!!

Uhuuuuuuuuuuuuuuuuu!!!!

Obrigado!

Gian Lorenzo Bernini - o nome de Roma

Em todos os livros, guias, sites... que pesquisei até o momento sobre Roma (perdi as contas), eu sempre vejo um nome: BERNINI... É importantíssimo você conhecer quem foi este homem antes de ir a Roma... Vamos lá - dados Wikipédia:

Gian Lorenzo Bernini ou simplesmente Bernini (Nápoles, 7 de dezembro de 1598 – Roma, 28 de novembro de 1680) foi um eminente artista do barroco italiano, trabalhando principalmente na cidade de Roma. Distinguiu-se como escultor e arquiteto, ainda que tivesse sido pintor, desenhista, cenógrafo e criador de espectáculos de pirotecnia. Esculpiu numerosas obras de arte presentes até os dias atuais em Roma e no Vaticano.

Auto-retrato de Bernini - Wikipédia

A importância de Bernini para as artes é monumental. Veja no link abaixo da Wikipédia a história e as obras deste notável artista... Notável é pouco, pois o que você poderia dizer sobre alguém que tem no Curriculum a Praça de São Pedro, o Baldaquino da Basílica de São Pedro, a escultura Apolo e Dafne e o estupendo, maravilhoso, inacreditável Êxtase de Santa Teresa (preciso dizer que é o meu preferido?)?

- Clique aqui - OBRIGATÓRIO LER: http://pt.wikipedia.org/wiki/Gian_Lorenzo_Bernini

- Aqui, a relação das obras e onde elas estão - em inglês: http://www.slowtrav.com/italy/rome/es_bernini.htm


O Êxtase da Santa Teresa. Está na Igreja Santa Maria della Vittoria,
Via XX Settembre, Metrô Repubblica

7 Imprescindíveis de Roma: 06 - O Moisés, de Michelangelo

Os 7 IMPRESCINDÍVEIS DE ROMA: O Coliseu, a Fontana di Trevi, a Capela Sistina (Museus do Vaticano), a Basílica de São Pedro, a Pietá de Michelangelo, o Moisés de Michelangelo e o Musei Capitolini.

Hoje vou falar de uma das esculturas que, em minha opinião, é uma das mais lindas do mundo... E isso porque só vi em fotos... Imagina quando eu ver ao vivo... Estou falando da estátua de Moisés de Michelangelo. Antes de falar sobre ela, vamos comentar sobre a Igreja onde ela está, a Igreja San Pietro in Vincoli... Amiga Wiki?

A igreja de San Pietro in Vincoli é uma igreja de Roma. A sua construção teve início em 431, e foi dedicada a São Pedro e a São Paulo, ao ser consagrada pelo Papa Sisto III cujo pontificado durou de 432 a 440.

Entretanto, quando a imperatriz Eudóxia deu a seu sucessor o Papa Leão I, o Grande (pontificado de 440 a 461) as cadeias que haviam prendido São Pedro na prisão, este se tornou o patrono único desta igreja cujo nome quer justamente dizer «São Pedro em cadeias».

Muito do edifício do século V se mantem. Trata-se de uma basílica com uma ampla nave e duas alamedas laterais, com adição de um transepto, novidade naquele tempo. No interior há colunas dóricas, provavelmente reutilizadas, tiradas de algum edifício da Roma imperial. Numerosas extensões e conversões foram executadas entre os séculos VIII e XIII. Em 1475 Sisto IV, Papa de 1471 a 1484, fez construir o claustro e um pórtico de apenas um andar, aberto para arcadas com pilastras. Outras alterações foram determinadas por Giuliano della Rovere, o futuro Papa Júlio II (pontífice de 1503 a 1513), pois a igreja foi sua igreja titular como cardeal de 1471 a 1503.

Agora, vamos a estátua...

A igreja deve sua fama principalmente ao túmulo de Júlio II construído por Michelangelo, à direita de quem entra, na ala lateral. O monumento foi encomendado ao grande artista pelo próprio Papa, em 1505, e nele Michelangelo trabalhou 40 anos. A própria falta de interesse do Papa, e encomendas dos seus sucessores, que recrutaram o artista, tornaram mais lento o projeto.

Originalmente foi planejado para seguir o modelo de um mausoléu da antiguidade, mas de proporções inauditas, com quase 40 estátuas, para ficar no coro da recém construída igreja de São Pedro. Afinal, depois de seis mudanças no contrato, foi reduzido a menores proporções como túmulo de parede e instalado nesta igreja em 1545.

O último contrato, de 1541, estipulava que Michelangelo, que em 1515 já completara a estátua de Moisés, deveria ainda entregar outras duas, as de Lia e de Raquel, enquanto outras estátuas, a da Virgem Maria, a do Papa, duas outras de uma sibila e de um profeta, seriam feitas, segundo desenho seu, por aprendizes.

A figura central do túmulo é Moisés, e por seu tamanho se pode imaginar quão enorme seria o túmulo, como projetado. Michelangelo tinha então quase 80 anos, seu estilo é calmo, o movimento interior. As figuras bíblicas femininas são Lia, «o amor ativo», e Raquel, «a fé», que ladeiam Moisés e simbolizam a vida ativa e a vida contemplativa.

Sobre os "chifres" esculpidos na cabeça do Moisés:

De sua cabeça saem dois faixos de luz, que mais parecem ser dois chifres. Supõe-se que ao retratar Moisés com esta espécie de chifres na cabeça, Michelangelo tenha se baseado na tradução equivocada dos textos bíblicos do hebraico para o latim.

Fonte: http://www.michelangeloclub.com/moises-de-michelangelo.html

Basílica di San Pietro in Vincoli
Piazza San Pietro in Vincoli,
Perto do Coliseu,
Metrô Colosseu ou Cavour



Fotos - Wikipédia

Claudete... na ITÁLIA - 12

E continuamos com a nossa série Claudete... na Itália.

Claudete, estamos adorando seus relatos!!! Você é o maior sucesso no blog! Beijão...

Márcio,

Cada dia que conheço um lugar novo, me apaixono, hoje meu novo amor é Bassano Del Grappa....eu e Edla fomos na Feira do Ouro... muito ma e be....cada coisa de tirar a fôlego....Depois fomos para Bassano, ai sim fiquei sem ar!!!! muiiito lindo, tambem moraria lá fácil, fácil....muiiiito linda! Aqui uma parte: as fotos, dependo de alguém para enviar... mas vou dar um jeito, porque falar é uma coisa, ver é outra, né? Márcio vc precisa ir atè lá ok? é belíssima!!!!! vou enviar as fotos,ok?  lá existem as plantações de cereja....mama mia....Almçamos num lugar um sanduiche ma e depois dividimos uma bruscheta, com um vinho chamado: Sangue de Judas....amei! Dopo...gelato!!!! sem comentários, ok? Fiz uma promessa: dia de semana, SEM vinho e SEM limoncelo....

Comprei muiiitos regalos, porque Bassano é tb a terra da cerâmica, uma loucura! Comprei tambèm garrafas e garrafas de limoncelo (de presente). uma coisa pra comentar: os italianos comem MEGA SAUDAVEL!!!!! tudo natural, artesanal, temperos na horta, frescos ....só vendo. Acho que o PROBLEMA está mesmo com o vinho, limoncelo e gelato. Tudo bem, vou cortar bebida (durante a semana) mas gelato e NUTELA....dio mio...

Márcio, dopo fomos para Marosta, igualmente ma e be....preciso enviar as fotos urgente, porque elas falam por si. Querido, hoje faz uma semana que sai do Brasil, o tempo voooooa. Amanha já estou mais independente e vou pegar o trem para Padova, depois devo ir para Verona e estou muiiito em dúvida qual excursao fazer....nao terei tempo para conhecer tuto nem $, então preciso escolher com muito critério....Quero ir tb para Costa Amalfitana....minha amiga disse que é MA e BE .....!!!!!!!!

Francesco está usando sua camiseta do Brasil e fica molto be.... Ontem saímos com uma amiga de Edla, baiana....ma, com sua filha e fomos comer frango assado, pizza, muita birra e ...gelato! Bem, esta semana vai ser daquelas....muitas saidas....Vou contando tudo, ok? Prepare-se Márcio, hoje ja chorei de novo em Bassano....tudo aqui emociona. Agora devo finire perque vou tomar o gelato que minha amiga fez: com amendoas...assim nao dà, nè? Outra coisa muito legal, aqui às 8 da noite ainda faz sol, dormimos sempre depois das 23, 24 hs....
A presto, bacci per tutti
Clau

domingo, 22 de maio de 2011

7 Imprescindíveis de Roma: 05 - Basílica de São Pedro

Hoje é domingo e eu tô que tô nas pesquisas...

Os 7 IMPRESCINDÍVEIS DE ROMA: O Coliseu, a Fontana di Trevi, a Capela Sistina (Museus do Vaticano), a Basílica de São Pedro, a Pietá de Michelangelo, o Moisés de Michelangelo e o Musei Capitolini.

Vamos agora conhecer a Basílica de São Pedro, onde está a Pietá de Michelangelo... pela Wikipédia:

A Basílica de São Pedro (em latim Basilica Sancti Petri, em italiano Basilica di San Pietro) é uma basílica no Estado do Vaticano, tratando-se da maior das igrejas do cristianismo e um dos locais cristãos mais visitados. Cobre um área de 23000 m² ou 2,3 hectares (5.7 acres) e pode albergar mais de 60 mil devotos (mais de cem vezes a população do Vaticano). É o edifício com o interior mais proeminente do Vaticano, sendo sua cúpula uma característica dominante do horizonte de Roma, sendo adornada com 340 estátuas de santos, mártires e anjos. Situada na Praça de São Pedro, sua construção recebeu contribuições de alguns dos maiores artistas da história da humanidade, tais como Bramante, Michelangelo, Rafael e Bernini.

Foi provado que sob o altar da basílica está enterrado São Pedro (de onde provém o nome da basílica) um dos doze apóstolos de Jesus e o primeiro Papa e, portanto, o primeiro na linha da sucessão papal. Por esta razão, muitos Papas, começando com os primeiros, têm sido enterrados neste local. Sempre existiu um templo dedicado a São Pedro em seu túmulo, inicialmente extremamente simples, com o passar do tempo, os devotos foram aumentando o santuário, culminando na atual basílica. A construção do atual edíficio sobre o antigo começou em 18 de abril de 1506 e foi concluído em 18 de novembro de 1626, sendo consagrada imediatamente pelo Papa Urbano VIII. A basílica é um famoso local de peregrinação, por suas funções litúrgicas e associações históricas. Como trabalho de arquitetura, é considerado o maior edifício de seu período artístico.

A Basílica de São Pedro é uma das quatro basílicas patriarcais de Roma, sendo as outras a Basílica de São João de Latrão, Santa Maria Maior e São Paulo Extramuros. Contrariamente à crença popular, São Pedro não é uma catedral, uma vez que não é a sede de um bispo. Embora a Basílica de São Pedro não seja a sede oficial do Papado (que fica na Basílica de São João de Latrão), certamente é a principal igreja que conta com a participação do Papa, pois a maioria das cerimônias papais são realizadas na Basílica de São Pedro devido à sua dimensão, à proximidade com a residência do Papa, e a localização privilegiada no Vaticano.

- História completa? Aqui: http://pt.wikipedia.org/wiki/Bas%C3%ADlica_de_S%C3%A3o_Pedro

- Tour virtual MARAVILHOSO de todas as partes da Basílica: http://www.vatican.va/various/basiliche/san_pietro/vr_tour/index-en.html

- Dez motivos para conhecer a Basílica: http://turismo.ig.com.br/destinos_internacionais/2009/03/04/10+motivos+para+ir+a+basilica+de+sao+pedro+4507923.html

A fachada da Basílica - Wikipédia

- Informações e horários das quatro Basílicas patriarcais: http://www.vatican.va/faq/index_po.htm

Algumas obras-primas da Basílica de São Pedro:

- O pórtico, a porta de bronze, século XV. A Porta Santa.
- A estátua em bronze de São Pedro por Arnolfo di Cambio.
- O túmulo do papa Urbano VIII por Bernini.
- O baldaquino e a cadeira de Pedro (Cathedra Petri) por Gian Lorenzo Bernini.
- A Capela do Sacramento,
- O túmulo do papa Inocêncio VIII, de 1498, por Antonio Pollaiuolo.
- A entrada do túmulo de São Pedro.
- A sacristia e a nova sacristia.
- Museu do Tesouro de São Pedro, ou Museo del Tesoro di S. Pietro
- A imagem de São Longuinho por Bernini.
- A Pietà, por Michelangelo.
- A Cúpula de São Pedro, projetada por Michelangelo, com 39.000 toneladas, 42 metros de diâmetro, e a mais elevada parte do Vaticano.

Realmente, imperdível!!!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...