quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Visto - Informação CORRETA!

Pessoal,
Como fico um pouco apreensivo sobre documentação, fui atrás da permissão de visto para a Itália ou não. Como já postei aqui, em vários sites a informação é que devemos ir na Questura - tipo uma polícia na Itália - pedir permissão para permanecer no país se você permanecer mais de dez dias.
Mandei um email para o Ricardo Freire - do blog Viaje na Viagem - sobre esta questão e ele respondeu:
"Não sei dessa Questura não… A Itália faz parte do Espaço Schengen. Uma vez admitido no Espaço Schengen, um brasileiro pode pernamencer 90 dias consecutivos. Podemos passar — desde que admitidos — 90 dias por semestre em território Schengen."

Humm... o que é o Território Schengen? Para quem não sabe: "O Acordo de Schengen é uma convenção entre países europeus sobre uma política de livre circulação de pessoas no espaço geográfico da Europa. São 24 nações da União Europeia (Bulgária, Roménia e Chipre aguardam a implementação) e mais outros quatro países europeus membros da EFTA (Islândia, Noruega e Suíça; Liechenstein aguarda implementação). A Itália ingressou no dia 27 de novembro de 1990." Obrigado Wikipédia!

Bem, mesmo assim, mandei um email para o Consulado Geral da Itália em São Paulo e aqui está a resposta:
"Boa tarde, o pedido de permesso junto a Questura é necessário se permanecer sempre na mesma cidade, isso não é possivel se ficar viajando."
Juntamente, ele me enviou as seguintes informações:
Informações de turismo para brasileiros: Viagem turística, inferior de 90 dias, para Paises da Comunidade Europeia, para cidadão brasileiro não precisa de visto no passaporte. Mas, necessita de alguns itens:
1) Passagem de ida e volta.
2) Passaporte com validade minima de 180 dias.
3) Seguro saúde válido internacionalmente com cobertura mínima de 30 mil €uros.
4) Reservas de Hotéis ou local para residir, neste caso declaração de ospedagem fornecida pelo cidadão italiano ospedante. (modelo pode ser obtido junto a Questura italiana)
5) Demonstrar condições econômicas, mínimo 30 Euro dia, excluso hotel.
Não necessita de vacinas especificas.
Lembramos que a aceitação de estrangeiros no Pais fica sempre a criterio da Policia de Fronteira.

Ahhhh... Agora sim estou tranquilo quanto a este ponto! O problema é esse Seguro saúde... 30 mil Euros??? É dinheiro...

12 comentários:

  1. Oi Márcio! Então nao é em dinheiro nao. Voce contrata um ou, caso voce tenha um cartao de crédito platinum ele tem esse segura específico para atender ao tratado de Schengen. Inclusive te um email que a visa manda para que comprove.
    De novo o site do Riq salva a gente:
    http://www.viajenaviagem.com/2010/06/seguro-saude-no-exterior-a-wanessa-usou-e-conta-como-e/
    Bjinho e boa viagem...

    ResponderExcluir
  2. Não se preocupe com visto ou questura, até pq se vc tivesse que ir à questura passaria tuas férias na fila e nem assim daria tempo para obter o "permesso" (aqui o prazo para emissão é de cerca 1 ano). Mas lembre de andar sempre com teu passaporte; a fotocópia, como se usa no Brasil, aqui não vale.

    ResponderExcluir
  3. Márcio,
    Além da digitalização do seu passaporte no seu e-mail, deixe também os cartões de crédito que levará.
    Abraços,
    Myla

    ResponderExcluir
  4. Otima noticia! Mas, o tal 'selinho' no passaporte junto ao Consulado Italiano? Nao eh mais necessario!?

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Este selo, pelas minhas pesquisas, não é mais
    necessário... melhor né? rs
    abs

    ResponderExcluir
  6. Márcio,
    estou embarcando em 26/03 para ficar 3 meses em Firenze e me informei sobre a questura em sites, com amigos que já foram e com o próprio consulado. Em nenhum lugar obtive informações muito claras, então questionei a própria questura, rs, e NÃO, não precisamos do permesso di soggiorno se a intenção é ficar até 90 dias, o que para isso seria necessário se apresentar até o 8º dia na Questura.
    Abçs

    ResponderExcluir
  7. Olá Cleise,

    Muito obrigado pela dica e pela visita. Realmente, o permesso é para permanência no país.
    Abs e BOA VIAGEM!
    Não esquece de voltar aqui e contar como foi sua viagem.

    ResponderExcluir
  8. Olá, estarei na Itália de 5 à 14 de junho e preciso saber como é o clima nessa época, o que levar na mal, aceito sugestões. Obrigada Sueli

    ResponderExcluir
  9. Outra dúvida. Como visitar o vaticano?? é gratis e o museu? onde comprar, estamos em 11 pessoas e queremos ver o Papa.Qual a melhor maneira para adquirirmos ingressos:
    Abçs Turminha de Taubaté-SP-BR

    ResponderExcluir
  10. Sueli... calor, muito calor...rsrs
    Início de verão...
    Leve roupas leves e claras: bermudas, camisetas, etc... Não se esqueça que em alguns lugares e igrejas você não pode entrar de blusinha - mostrando os ombros - ou shorts curtos ok?

    De sapato, tênnis!!! Nem pense em sandálias e sapatos...rsrs... Não esqueça de levar um chinelo havaianas... São ótimas!!!
    abs

    ResponderExcluir
  11. Olá Turma de Taubaté...
    para entrar no Vaticano não precisa pagar, mas nos museus sim...
    Aqui você encontra os horários, preços dos bilhetes e link para comprar online: http://mv.vatican.va/4_ES/pages/z-Info/MV_Info_Orari.html

    Mais informações sobre o Vaticano: www.vatican.va

    Abração e boa viagem!!!

    ResponderExcluir
  12. Então pelo que entendi não é mesmo nescessario o selinho no passaporte italiano.Ainda bem, mnos uma burocracia chata pra fazer antes de embarcar.

    ResponderExcluir

O TÔ INDO PARA A ITÁLIA agradece seu comentário! BOA VIAGEM!!!