Antes de continuar os relatos, quero informar que postarei continuamente todos... Como expliquei, estou voltando de um mês de férias e tenho que organizar muita coisa... Inclusive, notas, folders, dicas,... da viagem para vocês ok? E, provavelmente, terei que dividir os posts dos dias em dois, devido as fotos... Mas, continem comigo aqui... e vamos para:
Marcelino, como está a Itália??? Magiorno - Dia 02 - MILÃO - 1º parte
Antes do relógio despertar, eu e o Eduardo já estávamos de pé, correndo pela casa... Antes de qualquer coisa, eu queria abrir a janela e ter a certeza que eu estava na Itália:
Da janela do flat... Ah, sim... Eu estava na Itália!!!
Passeando pelas ruas de Milão, encontramos ruas calmas e cheias de charme... Era domingo e não encontramos ninguém naquela hora - 7h. Paramos em uma banca de jornal e perguntamos se estávamos no caminho certo. A mulher, sem levantar a cabeça, apontou com o dedo a direção... Respondemos: "Grazie..." Nenhuma resposta....
As casas nas ruas de Milão...
Poucas vezes na minha vida eu senti algo como naquele dia... Era a primeira atração turística que eu estava vendo depois de tantas pesquisas... A emoção foi grande pois realmente neste instante eu acreditei que estava em Milão... No avião, revisei meu roteiro final e vi algumas fotos do Duomo... E, naquele momento, ele estava ali, ao meu alcance:
O Duomo 7h35 da manhã... Ninguém ao seu redor.. somente o ciclista e um
turista deslumbrado no canto esquerdo... rsrs
Detalhes das esculturas...
Eduardo na "pequena" porta do Duomo...
Detalhe da "pequena" porta...
O PULO DO (GATO) TURISTA: Se você quiser ver o Duomo de Milão sem milhões de turistas ao redor, vá bem cedo! É deslumbrante! A única coisa é que o sol estará atrás, fazendo sombra na parte da frente... Mas, aviso: um mísero detalhe que você nem nota... rsrs
Depois de algum tempo hipnotizado pelo Duomo - confie em mim, você sentirá o mesmo - fomos atrás de um lugar para tomar um café e comer algo. Não encontramos pelo caminho nenhuma cafeteria aberta (domingo). O que fizemos??? Olhamos para o lado esquerdo e encontramos a solução:
A entrada da Galeria Vittorio Emanuele...
Entramos na Galeria e, de repente, a fome acabou... rsrsrs
O PULO DO (GATO) TURISTA: A mesma dica do Duomo vale para a Galeria... se você quiser tirar fotos tranquilamente, vá cedo. A quantidade de pessoas é impressionante... Sabe a famosa "giradinha" nos testículos do touro para dar sorte? Se você for após as 8h30, prepare-se: há fila! Sem falar que será difícil você conseguir tirar uma foto sem aparecer dezenas de pés ao lado... E de manhã??? Ninguém!
A famosa "giradinha"...
O touro já sem "saco" para aguentar os turistas... literalmente... rsrsrs
Eu pretendia fazer compras na Prada, mas os atendentes estavam abrindo a loja
naquele momento então, deixei para "depois"... não queria causar nenhum incômodo...
Os primeiros raios de sol entrando...
"Quase" vazia...
Sentar no chão após as 8h da manhã para tirar foto??? Impossível...
Só se você não tiver medo de ser pisoteado...
Depois de andar, olhar dezenas de detalhes, as lojas, etc... - deslumbrante - a fome voltou! Procuramos um café e, após dar uma "espiadinha" nos preços dos menus, concluímos que seria mais "interessante" tomar café no McDonnalds... Sim, há um Mc na Galleria e, se me recordo bem, foi motivo de grande protesto entre os italianos a questão de abrir um fast food americano em um ícone turístico como a Vittorio Emanuele! Mas,... não achei ruim devido ao preço do café...rsrsrs!
Ah, tomar um café na Vittorio Emanuele, com esta vista "chique"
ao fundo, não tem preço... Ah, tem sim:
2 Caffes Latte (café com leite) 2,40 euros - Sonho: 1 euro -
Acqua Naturale: 1 euro - Pan com Nocciola: 0,90 euros
TOTAL DA CONTA: 5,30 pelo café da manhã para duas pessoas...
Depois, continuamos a dar uma volta na Galeria... Vimos as datas que as lojas foram abertas:
1775... Antiga, né???
Neste momento, começou o movimento... as lojas abriram suas portas e, depois de ficar um período razoável na Galeria (confie em mim, você não achará o suficiente...), resolvemos conhecer o interior do Duomo... Entramos e, como grande parte das igrejas principais da Itália, o interior é grandioso... Creio que apenas um pouco mais de luz seria interessante para vislumbrar todos os detalhes... Não sei se eu ainda estava com uma overdose visual devido a parte externa, mas eu esperava mais do interior... Fiquei com gosto de "bolo de noiva" (lindo por fora, mas com pouco recheio)...
O nosso principal objetivo era subir no telhado do Duomo... Como em várias cidades, o Duomo é o centro da cidade e ponto de partida para conhecer diversas atrações turísticas. Sendo assim, tínhamos certeza que a vista deveria ser fantástica... Antes de entrar, parei novamente para contemplar o Duomo e pensei: Nossa, e ainda li comentários de pessoas dizendo que não valeria a pena conhecer Milão... Que bom que não acreditei... rsrs
A entrada é no lado esquerdo e custa 7 euros... Subimos as escadas e logo nos deparamos com uma vista incrível:
Impossível não se emocionar... Você olha de longe e vê a magnitude... Então, você começa a se aproximar e observa os milhares de detalhes que compõem toda a obra. Literalmente: para ficar de queixo "caído"... Ficamos algum tempo lá em cima, olhando a vista, reconhecendo os lugares, tirando fotos... Somente dois turistas americanos eram nossos companheiros...
Descemos e a paisagem já não era mais a mesma: dezenas de turistas chegavam. Parecia hora marcada...rsrs.
Naquele momento, o calor começava a fazer seus efeitos e eu e o Eduardo iniciamos a nossa busca por um dos ícones italianos... Não demorou muito para encontrar:
GELATTO!!! 2,50 euros o pequeno; 3,00 euros o médio e 3,50 euros o grande...
Adivinhem qual o tamanho que eu peguei?!? Qual sabor? Chocolate, claro! Espetacular... Realmente, depois de toda a minha viagem, devo concordar: o sorvete italiano realmente merece toda - e muito mais - fama que possui... Comendo o sorvete, fomos passear novamente na Galeria... e o que encontramos?
Os turistas começaram a "brotar" do chão e, durante o período que ficamos no telhado do Duomo, eles marcaram território em toda a extensão da Galeria... Era o momento de sair e andar em novos lugares. Eu gosto de conhecer ruas típicas da cidade, sem a loucura frenética dos visitantes...
Já era quase hora do almoço e resolvemos procurar um bom restaurante para nossa primeira refeição italiana... Encontramos um próximo a Pinacoteca de Brera, em uma rua calma e extremamente acolhedora... (BREAK TIME CAFE - Food and Drink - Via Brera, 29)
Frango grelhado e uma salada...
Se a massa estava boa?!? E como... rsrs
O Eduardo optou pelo gnochi, com molho de quatro queijos...
Como era o nosso primeiro almoço italiano, resolvemos gastar um pouquinho mais: 19 euros cada um por dois pratos de frango grelhado com salada, dois pratos de massa e taças de vinho... Uma delícia!
Descansamos um pouco e, como estávamos perto, fomos a Pinacoteca di Brera...
CONTINUA...
Oi Marcio!
ResponderExcluirTô adorando seus posts sobre a viagem.
Fico feliz que tenha aproveitado muito.
Ah, notei que levou a sério minha dica: FILTRO SOLAR. Imprescindível não? rs
Bjão
Eu também amei Milano! E o engraçado é que conversando com as pessoas, muitas me disseram que não gostaram de nada lá.
ResponderExcluirEu fiquei encantada e voltarei novamente!!
Beijos
Márcio, vc é incrível!!! A sua alegria me contagia!!! Estou aqui gargalhando sozinha por conta do saco do touro...
ResponderExcluirJá estou me sentindo em Milão, e olha que a minha viagem é só em outubro!!!
Boa essa dica de chegar cedinho...
Continua contando, que tá sendo uma delícia viajar de carona com vcs. Bjs
Ellen
Oi Márcio !! Não precisa dizer que está espetacular seu relato, assim como todas as dicas do Blog... Entendo as fotos, notinhas, organização etc, etc, etc... Mas tô quase morrendo de ansiedade !! rsrsrsr
ResponderExcluirSerá que conseguirei ler os relatos que preciso antes de embarcar ?? Afff... Estarei sempre aqui, na expectativa !! rsrrs Abs
Marcio, adorei o relato, todos os detalhes!!!Eu fico aqui em casa ansiosa pelas suas histórias...Bom, como eu vou à Itália em outubro (25), acho que até lá vou conseguir ler todas as suas histórias...Será???
ResponderExcluirHá...e o restaurante que vc tinha colocado num posto, que fica na Galeria Emanuele em Milão? Você foi? realmente são aqueles valores?
ResponderExcluirABços
Zinho
Caracas velinho. to curtindo pacas suas historias. em novembro passarei uns dias na italia tb.
ResponderExcluiralem de me divertir com suas historias pegarei varias dicas para minha ida.
abraços
Oi Márcio!
ResponderExcluirQue excelente relato! Assim como muitos sempre ouvi que Milão não tem nada a ser visto, e por isso estou amando este seu relato, pois prova o contrário!!!
Ola Marcio, estou na Italia desde o dia 02, è a terceira vez q venho aqui, serà a primeira vez que irei a Roma e gracas ao teu bolg fiz minha reserva com a simpàtica Gisele (Maison Vaticana). Creio que pela simpatia dela ao telefone a hospedagem serà MA e o passeio BE como diria Claudete (rs...)
ResponderExcluirSeu blog è òtimo, jà o acompanho a um tempo mas nunca havia comentado. Parabèns!
Estive no Duomo e sinceramente... a cada vez q vou la fico mais maravilhada... adoroooooo!!!
Abcs e obg pela dica!
Os relatos estão ótimos, fico triste quando leio "Poderá também gostar de:" - sinal que acabou mais um dia de história...
ResponderExcluirAbraços!
Márcio acredita que quando cheguei na Itália, tinha um cartaz imenso colado na Libreria Bocca que dizia que os proprietários estavam enfrentando dificuldade para pagar o aluguel do local e por isso a livraria deixaria de existir. O cartaz pedia que a população pedisse ajuda à prefeitura para que algo tão tradicional não acabasse. Em algum lugar eu tenho uma foto sobre isso. Enfim, após alguns meses voltei à Milão e vi a livraria aberta sem o cartaz. Fiquei mega feliz.
ResponderExcluirbeijo
Olá Milena... Filtro solar quatro vezes por dia... rsrsrs O sol estava de cozinhar... Obrigado pela visita Bjs
ResponderExcluirOlá Mariana... Sou da mesma opinião... Adorei Milão e ficaria mais tempo por lá com certeza... Bjs
ResponderExcluirNossa Ellen, fiquei até vermelho agora... Rs Obrigado pelo elogio... Agradeço mesmo e obrigado pelas visitas... Bjs
ResponderExcluirOlá Glaucia... Estou fazendo o possível, juro... Mas, voltar e colocar trabalho, contas, família... tudo em ordem, é complicado... Mas prometo postar logo ok? Bjs
ResponderExcluirOlá Elisa, com certeza... até outubro quero já estar com tudo finalizado... antes de setembro... rsrsrs bjs
ResponderExcluirOlá Zinho... Bem, sobre o restaurante eu não fui, pois estava em outro lugar na hora do almoço... como expliquei, eu coloquei aqueles restaurantes pois precisava de uma média de preços para saber quanto levar... mas vc encontra restaurantes ótimos e bem em conta... abs
ResponderExcluirOlá Junior. Fico feliz que esteja gostando... obrigado pela visita... Abs
ResponderExcluirOi Lu, tudo bem? Muito obrigado. Milão é linda, eu adorei! Bjs
ResponderExcluirOi Sarah... que bom que reservou com a Gisele. Você vai adorar!!! E muito obrigado pela visita. Abs
ResponderExcluirOi Elisa... Imagina eu então quando escrevo isso? Rsrsrs Abs
ResponderExcluirOi Erica... Que bom que eles conseguiram. Achei linda a livraria e é um patrimônio de Milão com esta data... Bjs...
ResponderExcluir