Este é um tópico importante: as viagens de trem pelas cidades da Itália... Pesquisei muito e decidi reunir todas as dicas e passo-a-passo para conseguir comprar e embarcar em um trem italiano. No final do post, indico onde consegui as informações... Respirem - porque é um pouco complicado -, peguem um papel e caneta e vem comigo:
TRENS - Sinônimo de tranporte na Itália, eles são o melhor meio de percorrer as cidades italianas e, normalmente, o mais barato. A rede ferroviária mais famosa é a Trenitalia. No site, você pode ver os horários de partidas, ver sua rota e até comprar bilhetes com seu cartão internacional. Vi em alguns sites que é muito difícil conseguir comprar a passagem pelo site - às vezes você consegue na primeira, mas pode ser que demore muito e, ainda, não dê certo.
Há diferentes tipos de trens na Itália: os comuns, os que param também nas pequenas estações e os de alta velocidade. Nesta última categoria estão o Intercity, o Eurocity, ou o EuroStar, nos quais a reserva é obrigatória.
Os tipos de trens:
Frecia Rossa - alta velocidade: o mais moderno e veloz... novinho em folha. Diretamente proporcional em relação ao preço: é o mais caro. Os bilhetes já vem com o lugar reservado.
EuroStar - É o segundo, em relação a velocidade e fatores moderno. Mas, a passagem ainda é alta.
Intercity - É o preço "médio". Veloz, com tarifas intermediárias. Você tem a opção de reservar o seu assento - recomendável - senão, você poderá viajar no corredor ou em pé, pois o número de passageiros é grande. Há a opção do Intercity Noturno. A diferença é que ele viaja durante à noite e há a opção de reserva de cabines com cama (reservar neste caso é altamente recomendável).
Regionale - Viajam entre as Regiones (Estados) da Itália. Lentos e econômicos, não percorrem grandes distâncias.
Os trens locais e inter-regionais comuns na Itália estão freqüentemente atrasados e não são particularmente rápidos, mas atendem bem às necessidades daqueles que não estão com pressa ou que não querem gastar muito, uma vez que as passagens custam metade do preço daquelas dos trens de alta velocidade.
Agora, como funciona o processo?
Pelo que encontrei, chegando na estação, você possui duas formas de comprar sua passagem: no guichê ou nas máquinas self-service (estas possuem a opção de idioma em Português). Nas máquinas você pode calcular seu roteiro, verificar valores... etc... Bem, então você escolhe a cidade onde deseja ir, o horário, quantidade e a forma de pagamento. Após essas transações, aparecerá na tela da máquina o NÚMERO e o HORÁRIO DO TREM. Anote esses dados a caneta no seu bilhete, assim que ele for impresso.
Lembre-se: Partenza: origem / Arrivo: destino / via: por quais cidades o trem passará / Carrozza: vagão / Binário: plataforma;
Este tipo de bilhete que estamos falando - Regionale - não possui númeiro e nem horário de partida porque ele pode ser utilizado em qualquer horário, em até 6 horas depois de convalidado (já vamos ver o que é isso). Nos outros trens - como o Eurostar - já vem impresso o número, horário, etc...
Bem, após você estar com o bilhete em mãos, vem a segunda parte da jornada: encontrar o seu binário (plataforma) de saída. Para descobrir, procure os cartazes de Partenze ou nos Visores (quadros eletrônicos de partidas) que existem na estação. Procure pelo nr. do trem e pelo horário, que o número do binário estará ao lado.
Após comprar o bilhete, econtrar o binário vem a parte de suma importância: CONVALIDAR SEU BILHETE. Existem vária máquinas pequenas e amarelas com a expressão CONVALIDA pela estação. Basta inserir o bilhete e ele imprime o horário, data e estação em que você está. ATENÇAO: Se você não fizer isso, os agentes dentro do trem podem pedir para verificar seu bilhete e, se não estiver convalidado, você poderá pagar uma multa de 117 a 300 euros, mais detenção.
E... BOA VIAGEM...
BOAS DICAS:
- Se você quiser comprar seu bilhete pela internet, aqui está um ótimo passo-a-passo do blog Brasil na Itália: http://www.brasilnaitalia.net/2009/01/como-entender-o-site-da-trenitalia.html , inclusive com as telas do site. Muito bom!
- Para ver suas rotas, lembre-se do nome das cidades em italiano - Florença: Firenze - Veneza: Venezia - Milão: Milano ...
- Cuidado: às vezes, podem trocar o trem de binário (plataforma). Para informar, eles avisam pelo sistema de som. Verifique também os painéis para ver se houve alterações. Preste atenção também na movimentação das pessoas...
- No Eurostar, o assento já vem marcado;
- No Intercity, você pode reservar o lugar por um adicional e 3 euros;
- Cuidado com furtos no interior do trem, principalmente se você for viajar à noite;
- Viajar de segundo classe - pelo o que eu li em vários relatos - é tranquilo;
- Dizem que o site do Trenitalia, as compras de bilhete são reservadas somente para quem mora na Itália, ou seja, quem mora no Brasil, com cartão de crédito daqui, não consegue, por isso que às vezes dá vários erros no site quando se tenta realizar a compra... Masss... vi várias pessoas que conseguiram, então não custa tentar...
- Não se esqueça que seu trem pode fazer escalas ou trocas em outras cidades...
- Às vezes, comprar a passagem na hora tem suas compensações: existem trajetos que o site da Trenitalia não mostra que são mais baratos para chegar ao seu destino;
- Se você não for comprar suas passagens on-line, entre no site do Trenitalia, faça a simulação da sua rota e leve impresso os horários, valor da passagem, etc... irá facilitar sua vida...
- No site http://www.dicasderoma.com.br/ há uma informação que a OK OPERADORA DE TURISMO LTDA aqui em Curitiba (fone: 41-3232-1151) vende passagens de trem da Trenitalia. Como estou na mesma cidade, liguei e confirmei a informação. Você paga uma taxa de 30 euros por todos os trechos que comprar, ou seja, se você comprar uma passagem: 30 euros, se comprar dez trechos: 30 euros também... (eu achei meio salgado, mas quem quer comodidade, é uma boa dica). Eles mandam toda as confirmações por email.
- Pelo que pesquisei, se você conseguir comprar pelo site com 30 dias de antecedência, ganha 30% de desconto, 7 dias ganha 15%, mas o número de ofertas é limitado.
- Procurei em diversos sites e não consegui encontrar uma resposta correta e definitiva sobre a razão do site do Trenitália - às vezes - dar erro na hora da compra de passagens aqui do Brasil. Alguns falam que se o seu banco já começou o processo de segurança 3d, você consegue comprar com o cartão. Outros, que somente italianos - na Itália - conseguem. Enfim, o que importa é tentar...
- Peça informações para funcionários uniformizados. Há relatos de pessoas que se oferecem para auxiliar ou dar informações e depois cobram por isso.
- Ao comprar a passagem pelo site do Trenitália - Ferrovie dello Stato, veja se a tarifa AMICA está disponível. Ela garante descontos de 20% em relação a tarifa normal. Não há necessidade de carteirinha ou qualquer outro fator... esta tarifa está disponível a todos, é só você comprar o bilhete com antecedência.
Por fim, vou tentar comprar pelo site do http://www.ferroviedellostato.it/ os trechos maiores, como Veneza-Florença, senão, deixarei para comprar lá mesmo, pois como vi, posso encontrar preços e trajetos melhores do que os mostrados no site.
Dicas provenientes dos sites:
http://www.mochileiros.com/
http://eduardozardini.blogspot.com/
http://www.minhasaga.org/
http://www.manualdoturista.com.br/
