Aproveitando a dica da minha amiga blogueira, do excelente blog http://dicasderoma.com.br/ , hoje vamos falar do Pandoro, bolo natalino com origem em Verona, nossa cidade atual aqui no blog.
Já falamos aqui do Panettone - http://toindoparaaitalia.blogspot.com/2010/12/e-esta-chegando-o-natalcom-panettone.html - e, como estamos quase as vésperas de Natal, nada melhor que mais um post com espírito natalino italiano...
A história do Pandoro começa na Idade Média, onde o pão branco era consumido apenas pelos ricos, enquanto os mais pobres só podiam produzir pão preto. Os pães doces eram reservados apenas para a nobreza, que foram sendo aprefeiçoados, passando para os pães com ovos, manteiga e açúcar ou mel, servidos somente no palácio e conhecidos como "pão de ouro" (Pandoro).
Atualmente, o Pandoro é um doce típico do Natal na Itália. A massa é de cor dourada e macia, e perfumada com baunilha. A forma lembra uma estrela, geralmente com oito pontas, servido com açúcar por cima, em uma clara imitação a neve.
Confesso: eu nunca comi... até hoje! Fui ao supermercado e comprei um. Muito bom mesmo... A curiosidade não deixou eu esperar até o Natal para abrir... Experimentei acompanhado de um café fresquinho.... hummm! Ele é mais macio que o Panettone e tem um gosto especial. Eu recomendo!

2 comentários:
Oi Márcio.
Com sorvete também fica uma delícia!
Abs.
Elvira
Olá Elvira... Creio que qualquer coisa no mundo fica uma delícia com sorvete. Até feijão! rs Sou desesperado por sorvete!
Abs e obrigado pela visita
Postar um comentário