É sua primeira vez por aqui? Entenda o blog: No dia 13/08/2010 eu criei este blog apenas para programar a minha viagem para a Itália... Ele cresceu muito, fiz muitos amigos e virou uma fonte de informações para muitas pessoas. Para melhor compreensão, ele foi dividido em três partes: 1) as pesquisas sobre cada cidade, atrações turísticas, gastos,... e o marcador que eu adoro: Entrando no clima, onde experimentei receitas, filmes, livros,... 2) A montagem do meu roteiro passo a passo: todos os dias estão na guia ROTEIRO FINAL; 3) O relato completo da minha viagem - todos os dias - com informações, dicas, gastos totais... etc. Estão na guia MINHA VIAGEM. Entre... o blog é seu!!! Aqui você vai encontrar informações sobre as cidades que eu visitei: Milão, Lago di Como, Turim, Verona, Pádova, Vicenza, Veneza, Florença, Pisa, Lucca, San Gimignano, Siena, Arezzo, Cortona, Cinque Terre, Assis, Roma, Pompéia, Capri, Sorrento, Positano e Nápoles... Este projeto foi finalizado pois estou com outro agora: http://www.toindoparaafranca.blogspot.com/ - mas entrarei aqui uma vez por semana para responder comentários, perguntas, etc... BOA VIAGEM À ITÁLIA!!!

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

E está chegando o Natal...com Panettone!!!

Boa noite, minha gente...

Acabei de colocar um pisca-pisca na janela da cozinha... Moro em um prédio e dá para ver bem de longe... E não vou negar e não tenho vergonha de admitir: adoro pisca-pisca! Mas, não posso deixar de comentar que a parte mais gostosa do Natal é a ceia... rs! E junto com a ceia, está o Panettone. Pensando nisso, lembrei que o Panettone tem sua origem na Itália... E nada mais justo contar sua história no meu blog:

Bem, como qualquer outra iguaria mundialmente conhecida, existem diversas histórias sobre o Panettone. Vamos a mais conhecida...

Conta a lenda que um jovem morador de Milão - na século XV - apaixonou-se pela filha do padeiro. Tentando impressionar o pai da moça (que, claro, era contra o relacionamento), ele disfarçou-se de ajudante de padeiro e criou um pão doce...

Imediatamente, o pão tornou-se um sucesso... Na massa, misturava-se frutas e ganhou destaque na padaria também por ter uma forma de uma cúpula de igreja...

Com o tempo, todos queria comer o "pão da padaria do Toni" - nome do pai da moça... Depois, "pão do Toni", e logo após, simplesmente, "Panetone".

Existem outras duas versões sobre a história do panetone. Uma dela diz que ele foi inventado pelo mestre-cuca Gian Galeazzo Visconti, primeiro duque de Milão, que preparou a iguaria para uma festa em 1395.

A última versão conta que um certo Ughetto resolveu se empregar em uma padaria para poder ficar pertinho da sua amada Adalgisa, filha do dono. Ali ele teria inventado o panetone, entre 1300 e 1400. Feliz com a novidade, o padeiro permitiu que Ughetto se casasse com Adalgisa.

Adaptado do site: Drashirleydecampos

Foto: fogaodobocão

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...