É sua primeira vez por aqui? Entenda o blog: No dia 13/08/2010 eu criei este blog apenas para programar a minha viagem para a Itália... Ele cresceu muito, fiz muitos amigos e virou uma fonte de informações para muitas pessoas. Para melhor compreensão, ele foi dividido em três partes: 1) as pesquisas sobre cada cidade, atrações turísticas, gastos,... e o marcador que eu adoro: Entrando no clima, onde experimentei receitas, filmes, livros,... 2) A montagem do meu roteiro passo a passo: todos os dias estão na guia ROTEIRO FINAL; 3) O relato completo da minha viagem - todos os dias - com informações, dicas, gastos totais... etc. Estão na guia MINHA VIAGEM. Entre... o blog é seu!!! Aqui você vai encontrar informações sobre as cidades que eu visitei: Milão, Lago di Como, Turim, Verona, Pádova, Vicenza, Veneza, Florença, Pisa, Lucca, San Gimignano, Siena, Arezzo, Cortona, Cinque Terre, Assis, Roma, Pompéia, Capri, Sorrento, Positano e Nápoles... Este projeto foi finalizado pois estou com outro agora: http://www.toindoparaafranca.blogspot.com/ - mas entrarei aqui uma vez por semana para responder comentários, perguntas, etc... BOA VIAGEM À ITÁLIA!!!

sábado, 31 de dezembro de 2011

Último post do blog... e gastos totais da viagem!

 Boa tarde meus GRANDES AMIGOS...

Fiquei lutando durante alguns dias para escrever este post, o último do blog... e creio que escolhi um dia muito bom: o último dia do ano de 2011. Até hoje, foram 508 postagens, 1847 comentários, 327.018 visitas... onde discutimos sobre cidades italianas, costumes, dúvidas, dicas, etc...

Durante um ano e quatro meses fiquei totalmente apaixonado por este blog... Entrava todos os dias, conversava com pessoas de todos os lugares, conheci diversos amigos... Aliás, este é um ponto maravilhoso: amigos! Várias vezes algumas pessoas me chamaram de amigo por já me considerar um... Entrei na casa de muitas pessoas e fiz parte do planejamento e organização da desejada e almejada viagem para a Itália. E posso dizer que foi maravilhoso... uma experiência incrível!

domingo, 18 de dezembro de 2011

Meu relato de viagem - dia 26 - Nápoles

Boa tarde meus amigos...

Então... está chegando o final... o final do blog, o final do ano, o final de um projeto, de um ciclo...

Mas, como tudo na vida, tudo segue... novos caminhos, novo ano, início de outro projeto, novo ciclo...

Convido vocês, meus amigos, para prestigiarem o penúltimo dia da minha viagem....

OBS: Próximo post:

- ÚLTIMO DIA DA VIAGEM;
- PLANILHA COMPLETA DOS GASTOS;
- SORTEIO DA CAIXA DE INFORMAÇÕES DA ITÁLIA.

domingo, 11 de dezembro de 2011

Meu relato de viagem - dia 25 - Positano e Amalfi

Buon Giorno... (Lá no http://toindoparaafranca.blogspot.com/ eu já estou falando Bonjour...rs)

Tudo bom, meus amigos??? Preparados para o antepenúltimo post do meu RELATO DE VIAGEM???

Eu vou confessar algo... Creio que eu sei porque estou demorando um pouco para terminar... Eu já estou morrendo de saudades... Apesar do http://toindoparaafranca.blogspot.com/ já está a todo vapor, não posso dizer que será uma despedida sem eu ficar triste... No último post deste blog, então...

Ah, está chegando o último post pessoal... Você já participou do sorteio para ganhar uma caixa com centenas de informações sobre a Itália? Não??? Se você está pensando em viajar para lá, eu aconselho a participar. Veja aqui: http://toindoparaaitalia.blogspot.com/2011/11/ultimo-concurso-do-blog.html

Bem, mas... vamos continuar não é mesmo? É a vida que segue...

Abraços e beijos...

domingo, 4 de dezembro de 2011

Meu relato de viagem - dia 24 - Capri

Boa tarde meus amigos...

Dia/Roteiro 24... O relato está chegando ao fim... e já estou com saudades!!! Sim, estamos quase no final... Faltam apenas quatro posts... Vocês irão sentir saudades?!?! Eu vou... muita saudade mesmo!!! Ah, no final vou apresentar uma tabela com todos os gastos (previsão e gastos reais) ok?

Ah! Já participou do sorteio da caixa com mapas, folders, guias, etc??? Olha lá hein... tá acabando o prazo... Veja aqui: http://toindoparaaitalia.blogspot.com/2011/11/ultimo-concurso-do-blog.html

Bem, hoje não tenho nenhum recado...rsrs Então, já vou direto:

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Eu, se fosse você, participava...

Boa tarde meus amigos...

Acabei de fechar a caixa que enviarei para a pessoa que ganhará o concurso...

Olha, nem eu sabia, mas quem receber, ficará muito, mas muito feliz... tem mapas detalhados que eu trouxe de cada cidade, folders, folhetos, guias... fora os guias que estou enviando...

Para participar é só deixar um comentário no post: http://toindoparaaitalia.blogspot.com/2011/11/ultimo-concurso-do-blog.html

Veja lá e boa sorte!!!

domingo, 27 de novembro de 2011

Meu relato de viagem - dia 23 - Pompéia e Sorrento

Boa tarde meus amigos...

Antes do relato do 23º dia na Itália, alguns avisos:

1) Recebi alguns emails durante as últimas semanas de leitores indignados informando que existe quatro blogs que estão copiando literalmente o TÔ INDO PARA A ITÁLIA... Confesso que, por curiosidade, dei uma olhada nos links que me enviaram e realmente: fotos, textos e até minhas receitas estão lá... Tem um, em específico, que a moça diz que fez a receita, colocou o meu texto de opinião sobre o assunto e ainda a foto que eu tirei do bolo...rsrs e a legenda ainda diz: este é o resultado final... Ficou uma delícia!!!

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Relato de Viagem - Elisa Bravo...

Bom dia meus amigos...

Publico hoje um relato de viagem que recebi da Elisa Bravo em 30 de outubro... Ela utilizou o blog e sempre comentava os posts... Elisa, obrigado pelo seu email e repito: sua foto na gôndola ficou linda...rs

Oi, Márcio, Buena Sera!!!

Eu gostaria de te agradecer pelas suas dicas maravilhosas!!! Eu estou colocando tudo em prática!!!

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Último concurso do Blog...

Boa tarde meus amigos...

Estamos a cinco posts para o término do MEU RELATO DE VIAGEM e quase 300.000 visitas... Para comemorar:

"Conhecimento é o que se repassa e não o que se guarda..."

sábado, 19 de novembro de 2011

Meu relato de viagem - dia 22 - Roma

Bom dia meus amigos...

Tudo bem? Antes de tudo, dois avisos:

1) Está quase no final a votação para o TOP BLOG: dia 22 de novembro... Se você ainda não votou no TÔ INDO PARA A ITÁLIA, vota lá: http://www.topblog.com.br/2011/index.php?pg=busca&c_b=36136848

2) Amanhã será a inauguração do blog TÔ INDO PARA A FRANÇA - http://toindoparaafranca.blogspot.com/. Espero vocês lá!!!

Vamos ao último dia de Roma???

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Meu relato de viagem - dia 21 - Roma

Bom dia meus amigos...

Tudo bem? Como estão no feriado??? Minha cidade está "morta"...rsrs Uma delícia andar nas ruas...

Hoje vamos falar de uma atração turística que, geralmente, está no topo da lista dos turistas que planejam visitar Roma: Os Museus do Vaticano...

Vamos comigo?!?

domingo, 6 de novembro de 2011

Meu relato de viagem - dia 20 - Roma

Boa tarde meus amigos...

Estou espantado...

Sim, espantado com vocês... Isso mesmo: com vocês!!!

Em 4 dias de vida, o email (toindoparaafranca@gmail.com) do novo blog sobre a França - http://toindoparaafranca.blogspot.com/ - recebeu 13 relatos sobre viagens para as terras francesas, com dezenas de dicas de hospedagem, restaurantes, etc. E já temos 17 seguidores... TODOS vão ser publicados!!!

Pessoal, nem sei o que dizer... MUITO OBRIGADO! Sabe o que isso quer dizer? Repetiremos o mesmo sucesso do INDO PARA A ITÁLIA no TÔ INDO PARA A FRANÇA...

domingo, 30 de outubro de 2011

Meu relato de viagem - dia 19 - Roma

Bom dia, meus amigos...

Nossa, como o tempo passa rápido... Lembram quando eupublicava aqui no blog os meses, depois as semanas e, por fim, os dias que faltavam para a minha viagem?!? E já se passaram quase três meses que eu voltei... É assustador não é mesmo? Fiquei pasmo ontem: tudo já está decorado para o Natal... Parece que foi ontem que eu ajudei a minha mãe a cuidar do tender que estava no forno para a festa do ano passado... Credo! Rsrs

sábado, 29 de outubro de 2011

Meu relato de viagem - dia 18 - Assis

Boa tarde, meus amigos...

Começo este post com uma notícia triste...

Uma grande tragédia ocorreu na Itália. Enchentes devastaram cidades do norte, incluindo Cinque Terre - tema do meu post anterior. Vejam só:

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Relato de viagem - Fabrício Zerves

Boa tarde amigos,

Uma das partes que mais gosto aqui no blog - mentira, eu gosto dele inteiro rsrs - é a parte dos relatos dos visitantes... Eu creio ser imensamente válido a opinião de outras pessoas, com várias visões sobre a mesma cidade, monumento, etc...

Desta vez, temos o relato do Fabrício, super hiper mega presente na página do blog no Facebook, oferecendo grandes dicas... Valeu Fabrício, muitíssimo obrigado!

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Meu relato de viagem - dia 17 - Cinque Terre

Bom dia meus amigos...

Começo este post com uma grande notícia: o TÔ INDO PARA A ITÁLIA é um dos finalistas na categoria Viagem e Turismo do prêmio TOP BLOG 2011... Estou muito feliz, muito obrigado... Olha o selo de finalista aí do lado...rsrs

Agora, QUEM JÁ VOTOU, PODE VOTAR NOVAMENTE... Os votos da primeira fase foram ZERADOS. Se você gostou do blog, vota na gente...rs É só clicar no selo aí do lado ok? Muito obrigado!

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Relato de viagem... por Angela Cardoso

Bom dia amigos...

Mais um grande relato de uma visitante do blog... Aproveito para agradecer a Angela por compartilhar (como eu já disse, aqui não é o Facebook, mas as pessoas compartilham... rsrs Eu sei, a piadinha é sem graça, mas eu não resisto) seu relato e suas belíssimas fotos... Vamos viajar com a Angela???

Cheguei de uma viagem maravilhosa e muito do sucesso dela, devo as sua dicas. Acabei incluindo Como e Verona por causa do Tô indo para à Itália..rs rs.

domingo, 16 de outubro de 2011

Meu relato de viagem - dia 16 - Arezzo e Cortona

Bom dia, meus amigos...

Que domingo gostoso... Com uma chuvinha daquelas que "obrigam" você a ficar na cama... Mas, estou aqui, para continuar meus relatos. Antes, gostaria de compartilhar uma dúvida que recebi por email (hoje é o dia de responder os emails do blog) do Ítalo. Vejam só:

Apesar de todo encanto e informações que você coloca no blog, você é super "pé no chão", colocando em detalhes os gastos diários, principalmente com essas metas estabelecidas por dia. Mas gostaria de saber como você faz esse cálculo? Alimentação, passagens e suvenis são controlados individualmente? ou os valores postados são pra vocês dois? Apenas hospedagem está sendo dividido?

sábado, 15 de outubro de 2011

Meu relato de viagem - dia 15 - San Gimignano e Siena

Bom dia, meus amigos...

Primeiramente peço desculpas... Fiquei alguns dias sem postar! Viajei a trabalho, com alguns outros afazeres urgentes... Mas, estou aqui de volta! Vou acelerar um pouco as postagens pois tenho que inaugurar o novo blog - http://toindoparaafranca.blogspot.com/ - em 20 de novembro... (para quem não sabe, dia do meu aniversário...rs). Vamos lá?

Marcelino, como está a Itália??? Magiorno - Dia 15 - San Gimignano e Siena

Foi uma surpresa: fiquei acostumado com Florença tão rápido que até me espantou... Parecia que estava na cidade há dias... Levantamos, tomamos o café e partimos para a estação Santa Maria Novella. Andava pelas ruas naturalmente... Até cumprimentei um senhor que abria seu açougue... Extremamente a vontade. Chegamos na estação e comprei a passagem para a nossa primeira parada do dia: San Gimignano...

O PULO DO (GATO) TURISTA: Para ir a San Gimignano, você deve descer na Estação Poggibonsi e de lá pegar um ônibus que te levará para a cidade.

Pagamos 5,30 euros pela passagem e lá fomos para SG. Depois de uma hora mais ou menos, descemos na Estação Poggibonsi...


Na lanchonete da pequena estação, você pode comprar a passagem de ônibus para SG. Custa 1,95 euros...

O PULO DO (GATO) TURISTA: Você pode comprar o bilhete de ida e volta para a estação, fica mais cômodo e barato... Mas, uma dica importante: se você vai para outro lugar de ônibus (como eu - Siena, por exemplo), poderá pegar o transporte na porta de SG, ou seja, não precisará do bilhete de volta para a estação... Foi o que eu fiz!

Esperamos o ônibus. Na porta da Estação há um painel avisando a hora de chegada...


O ônibus chegou exatamente na hora marcada. Embarcamos e em pouco minutos - e uma vista fabulosa - chegamos na entrada da cidade...



Entrei e me encantei... (ficou um trocadilho, mas foi isso mesmo o que aconteceu). A cidade é linda, charmosa e fantástica. Você leu aqui no blog:

San Gimignano é uma comuna italiana da região da Toscana, província de Siena, com cerca de 7.105 habitantes. Estende-se por uma área de 138 km², tendo uma densidade populacional de 51 hab/km². Faz fronteira com Barberino Val d'Elsa (FI), Certaldo (FI), Colle di Val d'Elsa, Gambassi Terme (FI), Poggibonsi, Volterra (PI).

Foi um importante ponto para as peregrinações até Roma pela Via Francigena. As famílias de patrícios que controlavam a cidade construíram cerca de 72 torres-casa (algumas atingem 50 m de altura) como símbolo do seu poder e riqueza. Embora hoje só existam 14 de tais estruturas, San Gimignano mantém a atmosfera feudal e é muito procurada pelos turistas. A pequena localidade contém muitas obras de arte datadas dos séculos XIV e XV.

E anote: LINDA!



Eduardo no poço que fica no meio da praça central...

E mais uma vez a grande dica de acordar cedo e partir para a cidade deu resultado. Chegamos e não tinha praticamente ninguém (mais tarde, "brotaram" turistas de todos os lados... foi difícil andar pelas pequenas ruas da cidade...) Mas, o que eu queria era:

A Gelateria com o melhor gelato do mundo

Vocês podem ver pela foto que não tem quase ninguém dentro da pequena gelateria... Depois que saímos, andamos pela cidade e passamos por ela novamente... a fila era interminável!!! Todos querendo provar o melhor sorvete do mundo...

O PULO DO (GATO) TURISTA: Aproveite para comprar o sorvete na hora que chegar na cidade para evitar filas enormes...

É claro que eu provei o de chocolate! E garanto: É MARAVILHOSO! Merece o título! Para ser sincero, eu pensei que o gelato desta gelateria fosse uma fortuna pelo título que ela possui... Muito pelo contrário: a mesma média dos outros gelatos da Itália... Peguei um copinho de 3,50 euros... 

Depois de passar o dedo e raspar todo o potinho de sorvete, (rsrsrs) eu queria subir em uma das Torres da cidade para ver a vista (5 euros)... Foi neste momento que me apaixonei de vez pela cidade... CUIDADO: A cidade é paixão a primeira, segunda, terceira, quarta.... vista!












Eu só tenho uma coisa a dizer: COLOQUE A CIDADE EM SEU ROTEIRO... e ponto final!

Olha a vista desta porta... então, você pensa: "Não tem como melhorar..."

Ah, tem... uma cantora com uma voz magnífica... e que música!!
Emoção total!

E essa vista?!?!



 E o que eu posso dizer sobre as lojas e os produtos locais?!?!
Prestem atenção nestes queijos... Vocês não imaginam o aroma!!! E o sabor?!?

As ruas... Ahhh, as ruas... Perfeitas!!!




Este foi nosso almoço, em um restaurante na entrada da cidade... Uma tábua de frios com um bom vinho! Custo: 22 euros - 11 euros para cada um... Ôh, delícia!!!

Já me fizeram diversas vezes a pergunta: "Qual foi a cidade que você mais gostou?!?" Confesso: eu gostei de todas, algumas bem mais, outras bem menos... Mas, San Gimignano... Foi um encanto! Você se sente realmente na Itália!!! Linda, majestosa, encantadora... Parece aquelas cidades que ficam dentro daquelas bolas de vidro com água, comuns no Natal...rsrsrs E os velhinhos da cidade?!?! Um capítulo a parte... Você tinha vontade de pegar e apertar até dizer chega... Todos com cara de vô e vó.

É uma sensação única... Toda a cidade de pedra, com torres, no alto de uma colina, com aquela vista maravilhosa... ai ai... Se eu pudesse, eu passaria alguns dias ali para descansar... O único problema são as dezenas de milhões de turistas... Eu escolheria uma época mais tranquila... Deve ser maravilhoso acordar, ver aquela vista, tomar um café demorado com os velhinhos, passear...

Agora falando sério: eu me apaixonei!!! Não queria ir embora! Sentado no restaurante, com uma taça de vinho na mão, vendo aquela entrada da cidade... quase rasguei todos os outros tickets de trem para ficar ali mesmo, sem nem levantar...rs Tudo o que você escutar de bom sobre SG multiplique por dez... E mais uma vez: coloque ela no seu roteiro! Acredite em mim... Você vai voltar neste blog e me agradecer por isso!

Bem, mas eu tinha que ir né?!?! Fazer o quê...rsrs Agora estava com medo! Deveria ter programado SG para o final... Duvido que eu vá gostar de alguma cidade da mesma forma...rs É Toscana pura e cristalina... Juntamos todas as sacolas (comprei mini vidros de azeite, nociola, amêndoas, etc...) e fomos para o ponto de ônibus que fica bem próximo da entrada para a cidade esperar o ônibus para Siena... Demorou um pouco e em todo esse tempo fiquei observando a entrada da cidade... Juro: eu poderia muito bem passar uma temporada na cidade, como um retiro pessoal.

O ônibus chegou... Subimos - bilhete 5,50 euros - e a vista durante a descida do ônibus é linda... Sabe aquels filmes que mostram imagens da verdadeira Toscana? Com arbustos, pequenas estradas,...? Então... é aqui que elas estão...rs

Chegamos em Siena... Vimos aqui no blog que:

Siena é universalmente conhecida pelo seu património artístico e pela notável unidade estilística do seu centro histórico, classificado pela UNESCO como Património da Humanidade. As principais atrações de Siena estão reunidas em um labirinto de ruas e vielas ao redor da Piazza del Campo, que tem forma de leque. Uma das maiores praças medievais da Europa, a piazza fica no meio das 17 çontrade (paróquias) da cidade. A antiga rivalidade existente entre elas é lembrada, de dois em dois anos, no Palio. Nas ruas, podem-se ver os símbolos das paróquias em flâmulas, placas e entalhes, demonstrando a lealdade dos moradores à contrada onde nasceu. Andar por Siena, situada em uma colina, também pode revelar encantadores refúgios e paisagens inesperadas.

Nossa primeira missão era encontrar a Piazza del Campo, o que não foi nem um pouco difícil...





Palazzo Pubblico (câmara municipal ou prefeitura, século XIV), com a famosa Torre del Mangia.

O maravilhoso Duomo.

Fuente Gaia de Jacopo della Quercia.


Essa foto ficou boa... rsrsrs E o Eduardo nem percebeu que eu tirei...rs

Siena é bem maior do que eu imaginei... Estava lotada e muito suja devido as dezenas de turistas que emperravam qualquer passagem. A falta de organização nos monumentos turísticos tirou toda a nossa vontade de conhecer algo por dentro... Ninguém respeitava fila, todo mundo gritava e ninguém se entendia... Eu deveria ter feito o contrário: ir primeiro para Siena e depois San Gimignano...

Não sei se eu estava ainda em êxtase por SG, mas Siena não foi um ponto muito alto para mim. Mesmo assim, passeamos muito e nos divertimos... Não estou dizendo que foi ruim, até porque ela tem seus encantos e sua arquitetura é muito bonita... Adorei o Duomo e a Piazza é grandiosa... Gostaria muito de conhecê-la na época do Palio - a grande festa da cidade... Ela deve ficar linda!!!

E foi em Siena que encontramos o maior número de brasileiros... e alguns em horríveis condições: pedindo dinheiro ou tentando conversar com alguém em português... Fiquei triste vendo algumas situações...

Voltamos para Firenze - 6,50 euros o bilhete de ônibus... Descemos no ponto da empresa Sita - http://www.sitabus.it/ - que possui os ônibus que fazem estas rotas pela Toscana...

Fomos para o hotel e entrei direto no chuveiro... deitei, com um belo sanduíche feito no quarto, e fui ver um pouco de TV... Reclamamos da TV no Brazil... Mas, garanto: as nossas redes são bem melhores...rsrsrs


GASTOS $$$ -
Gastos: Márcio (base apenas de um viajante para melhor compreensão)
Somente gastos com alimentação, hospedagem, bilhetes de entrada, transporte...

- Ticket - trem de Firenze/Poggibonsi: 5,30 euros
- Ticket - ônibus até San Gimignano: 1,95 euros
- Gelato: 3,50 euros
- Ingresso - Torre: 5 euros
- Almoço: 11 euros
- Ticket - ônibus de SG/Siena: 5,50 euros
- Doces em Siena: 4,50 euros
- Ticket - ônibus de Siena/Firenze: 6,50 euros
- Diária no Hotel Locanda di Firenze: 49 euros (24,50 para cada um) - http://www.locandadifirenze.com/  

TOTAL DO DIA: 67,75 euros

PREVISÃO DE GASTOS DO 15 DIA - ROTEIRO FINAL: 100 euros

SOBROU: 32,25 euros






domingo, 2 de outubro de 2011

Meu relato de viagem - dia 14 - Pisa e Lucca

Bom dia, pessoal...

E vamos agilizar estes posts, não é mesmo? Logo, tenho que iniciar o novo blog... e já tenho dezenas de idéias... Aguardem!

E hoje vamos comentar a viagem para um dos lugares mais visitados na Itália: PISA... E depois, um pulinho em Lucca (ontem, eu escolhia as fotos para este post e achei uma que tirei de uma bruschetta que comemos no almoço em Lucca... não aguentei e fiz em casa... ficou parecida... pelo menos"matei" um pouco a vontade...rs)

Então, pegue uma receita de bruschetta (e já deixe os ingredientes preparados), separe as fotos de "micos" que você já pagou em viagens, lembre-se do ditado "torre que nasce torta, nunca se indireita..." E VEM COMIGO para:

Marcelino, como está a Itália??? Magiorno - Dia 14 - Pisa e Lucca

Acordamos muito cedo... Depois de ver as centenas de milhares de turistas na Estação Santa Maria Novella, eu fiquei com receio de não achar passagens de trem para Pisa... Tomamos café no quarto - suco, frutas e sanduíche de queijo e presunto, tudo comprado no mercado. Saindo, a Angelica estava na recepção - ela é muito simpática. Perguntou para onde iríamos naquele dia... Explicamos e ela deu uma dica ótima:

O PULO DO (GATO) TURISTA: Há um bilhete vendido em tabacarias que você pode utilizar para viagens curtas... Você vai agradecer esta informação de joelhos quando ver as filas intermináveis das bilheterias e dos postos de auto atendimento para venda de tickets da Estação Santa Maria Novella...

Este eu comprei na tabacaria da Estação... Custou 5,90 euros. Com ele, você pode andar 90km. Mas, NÃO ESQUEÇA DE VALIDÁ-LOS NAS MÁQUINAS AMARELAS.

Depois de comprar o bilhete, é só procurar nos telões o trem que vai para PISA CENTRALE...

A viagem dura mais ou menos uma hora. Muito tranquila... Descemos na Estação e, como era muito cedo, estava quase tudo deserto... Pelo mapa, era só seguir reto em uma rua... Paramos para tomar um café (1 euro) e, de repente, começou o movimento. Você nem irá precisar de mapa: todo mundo vai para uma única direção.

Todos para uma única direção...

Informações aqui no blog sobre Pisa: http://toindoparaaitalia.blogspot.com/2011/04/pisa.html

E seguimos o fluxo...



E, quando você menos esperar, irá ver a seguinte imagem:


Vendo isto, seus passos começam a acelerar e, quando você prestar atenção, está correndo para chegar logo... para ver esta imagem:

Para fazer graça, o pinheiro da direita pendeu para a mesma direção da Torre...


Confesso: ela é menor do que eu imaginei... mas, não tem como você não ficar admirado. O Campo dei Miracoli onde ela está situada ainda é formado pelo Duomo, o Camposanto e o Batistério... Como chegamos cedo, poucas pessoas passeavam pelo local... e foi ótimo! É um lugar que oferece uma sensação de paz, sendo muito claro e aberto.

Um dos nossos objetivos era subir na Torre. Como diz o Eduardo: "Vir a Pisa e não subir na Torre e como ir a Veneza e não passear de gôndola..." Chegamos na bilheteria e pedimos dois ingressos para a Torre. De repente, escuto do atendente: "Somente para a Torre?" - em português... Era brasileiro e conversamos alguns minutos...

O PULO DO (GATO) TURISTA: Para visitar a Torre, você deve deixar sua bolsa ou mochila na bilheteria. O horário é marcado - a visita dura 20 minutos - e só podem subir 30 pessoas de cada vez.

Vejam no quadro: o horário (de 20 em 20 minutos) e a quantidade de pessoas. O preço do ingresso para a Torre é 15 euros. Para visitar o Duomo, o Batistério e os Museus, você deve pagar separado... Sinceramente, eu não estava com vontade. Vimos o Batistério da porta, pois esta estava aberta... O Duomo, a mesma coisa... Então, não achei que valesse a pena pagar para entrar nos dois... Como já vimos no blog, preços e horários para todos os monumentos aqui: http://www.opapisa.it/it/organizza-la-tua-visita/informazioni-pratiche/tariffe-e-agevolazioni.html

No horário marcado, entramos na Torre... e você percebe totalmente a inclinação na hora que está subindo. As escadas são em espiral e em alguns momentos você tem que se apoiar na parede...

Pelo menos nesta tem janelas e é iluminada...
Diferende da Cúpula do Duomo em Florença...rs


Preste atenção nos degraus: bem gastos, não é mesmo?


O Batistério e o Duomo...

A minha perdição... tudo aquilo do lado esquerdo são barraquinhas
de lembranças, bugigangas, etc...


No alto da Torre...

Após os 20 minutos, há um aviso para descer... ok, fazer o quê? Rsrsrs

O Batistério...

Esta foto é considerada um "mico" mas, quem não faz!?


Dezenas de pessoas pagando o mesmo "mico"...

E Pisa é isso... Com certeza em meio dia você vê tudo (nós chegamos às 8h30 e 11h30 já estávamos indo embora). Ficamos mais um pouco sentados nessa grama maravilhosa e partimos para nossa segunda missão do dia...

Tchau, Torre Pendente...

É muito engraçado ir embora de Pisa... como fomos cedo, tivemos a oportunidade de apreciar a Torre e adjacências sem nenhum movimento. Na volta, centenas de turistas caminhavam em direção a Torre. Sim, COM CERTEZA todos vão para Pisa somente por ela...rsrs

Já era quase hora do almoço e resolvemos almoçar no McDonnalds... Ok,... entendo que muita gente não gosta, não é saudável, etc, etc... Mas, lembre-se: um panini na Itália pode custar até 6 euros e um hambúrguer do McDonnalds custa 1 euro... É uma opção a ser considerada... Olhem os preços:



Enquanto comíamos, uma moça que estava sentada na mesa do lado juntamente com um homem não parava de olhar para nós... De repente, ela perguntou: "Por acaso você não é do blog TÔ INDO PARA ITÁLIA?!?",.. O Eduardo respondeu: "Sim, é dele...". Nossa, fiquei todo sem graça... rsrs Ser reconhecido na Itália?!? Chique, não é mesmo? De repente, ela mostrou o celular... Ela estava no blog e procurou a minha foto para ver se era eu mesmo... Disse que seguia o blog há muito tempo e o consultava sempre... Fiquei todo emocionado e orgulhoso... Olha a foto para provar:

Se vocês estiverem lendo este relato, queria dizer que foi um prazer encontrá-los. Muito obrigado pelo carinho e pelo confiança no blog... É a maior recompensa que nós, blogueiros, ganhamos!

Pagamos baratíssimo pela passagem para Lucca - 2.50 euros - e em 25 minutos estávamos na nossa segunda parada do dia... 


O traçado regular das ruas de Lucca ainda segue o padrão da antiga colônia romana, fundada em 180 a. C. Muralhas maciças, construídas entre os séculos 16 e 17, ajudam a impedir o trânsito de carros e favorecem os passeios a pé.

Homem praticando Yoga na entrada da cidade...

A muralha que circunda Lucca...

Para vocês: uma idéia da muralha em volta da cidade...

Eu tinha um mapa de Lucca... Mas, para ser sincero, deixei dentro da mochila e consultei poucas vezes. Eu queria passear, sem compromisso com nada... Lucca é uma cidade muito pequena e bem italiana... passear é a melhor opção!




A praça - Anfiteatro - de Lucca...



Para ilustração - foto aérea da praça.



Igreja de San Michele...

A casa de Puccini - essa eu olhei no mapa...rs

Homenagem a Puccini

Tirei esta foto para ilustrar a diferença entre comer sentado ou levar (ou comer em pé). A foto está tremida porque a dona da loja não gostou muito da idéia...rs Veja: Uma granita - para levar ou tomar em pé: 2 euros; para tomar sentado no bar: 4 euros (o dobro). Claro que eu comprei e tomei andando...rs

AHHHHH!!! As bruschettas que falei no início do post... Gente do céu, vocês não imaginam como isso estava bom!!! E só era pão, tomate e temperos... Nossa Senhora do Viajante... Preço: 5 euros pelas duas. Eu pedi duas e o Eduardo duas... E 3,50 por uma cerveja ótima. MARAVILHOSAS!!!

Após o lanche, voltamos para a Estação. Compramos o bilhete para Firenze - 5,30 euros - e fizemos uma viagem muito tranquilo e gostosa...

Bilhete de volta para Firenze - 5,30 euros cada uma. Duas, 10,60 euros... Somente um ticket para duas passagens... economia de papel, muito bem!

Não consigo dormir nestas viagens... Eu quero ver tudo, presenciar tudo, não perder nenhum detalhe... Aproveitei também para fazer um balanço do dia... Finalmente conheci a famosa Torre de Pisa! Até agora, não tivemos nenhum problema, tudo estava maravilhoso, extamente como o roteiro... Tentei fechar os olhos um pouquinho, mas não consegui... O motivo?

Felicidade....

GASTOS $$$ -
Gastos: Márcio (base apenas de um viajante para melhor compreensão)
Somente gastos com alimentação, hospedagem, bilhetes de entrada, transporte...

- Ticket - Firenze/Pisa: 5,90 euros
- Café: 1 euro
- Visita - Torre: 15 euros
- Almoço: 5,90 euros - McDonnalds
- Ticket - Pisa/Lucca: 2,50 euros
- Granita: 2 euros
- Bruschettas e cerveja: 8,50
- Ticket - Lucca/Firenze: 5,30
- Diária no Hotel Locanda di Firenze: 49 euros (24,50 para cada um) - http://www.locandadifirenze.com/  

TOTAL DO DIA: 70,60 euros

PREVISÃO DE GASTOS DO 14 DIA - ROTEIRO FINAL: 100 euros

SOBROU: 29,40 euros

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...