É sua primeira vez por aqui? Entenda o blog: No dia 13/08/2010 eu criei este blog apenas para programar a minha viagem para a Itália... Ele cresceu muito, fiz muitos amigos e virou uma fonte de informações para muitas pessoas. Para melhor compreensão, ele foi dividido em três partes: 1) as pesquisas sobre cada cidade, atrações turísticas, gastos,... e o marcador que eu adoro: Entrando no clima, onde experimentei receitas, filmes, livros,... 2) A montagem do meu roteiro passo a passo: todos os dias estão na guia ROTEIRO FINAL; 3) O relato completo da minha viagem - todos os dias - com informações, dicas, gastos totais... etc. Estão na guia MINHA VIAGEM. Entre... o blog é seu!!! Aqui você vai encontrar informações sobre as cidades que eu visitei: Milão, Lago di Como, Turim, Verona, Pádova, Vicenza, Veneza, Florença, Pisa, Lucca, San Gimignano, Siena, Arezzo, Cortona, Cinque Terre, Assis, Roma, Pompéia, Capri, Sorrento, Positano e Nápoles... Este projeto foi finalizado pois estou com outro agora: http://www.toindoparaafranca.blogspot.com/ - mas entrarei aqui uma vez por semana para responder comentários, perguntas, etc... BOA VIAGEM À ITÁLIA!!!

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Meu relato de viagem - dia 21 - Roma

Bom dia meus amigos...

Tudo bem? Como estão no feriado??? Minha cidade está "morta"...rsrs Uma delícia andar nas ruas...

Hoje vamos falar de uma atração turística que, geralmente, está no topo da lista dos turistas que planejam visitar Roma: Os Museus do Vaticano...

Vamos comigo?!?

Marcelino, como está a Itália??? Magiorno - Dia 21 - Roma

Terceiro dia em Roma... E eu ainda estava como se fosse o primeiro dia... Aviso aos turistas de primeira viagem à Itália: se você deixar menos de três dias para Roma, será uma blasfêmia... Quanto mais você vê, mais você quer...

Acordamos cedo pois hoje era um dia muito aguardado: nossa atração principal eram os Museus do Vaticano. O horário marcado para visita eram as 9h... Estávamos ao lado do Vaticano... Como comentei, é muito próximo do Maison Vaticana, onde estávamso hospedados.

Eu já estava preparado:: a fila era umas cinco vezes maior do que a do Coliseu no dia anterior... Mas, fiquei tranquilo e perguntei para um segurança o procedimento para quem comprou o ingresso pela internet: "Aguarde e dez minutos antes do seu horário, volte..."

O PULO DO (GATO) TURISTA: Não deixe para comprar o ingresso do Vaticano na hora... A fila que comentei era para comprar o ingresso... Com o voucher da compra pela internet você entra no horário marcado sem enfrentar nenhuma fila... Expliquei tintin por tintin como adquirir o ingresso pela internet no link: http://toindoparaaitalia.blogspot.com/2011/05/museus-do-vaticano.html


Fiquei com um pouco de pena dos guardas na organização... Eram tantos grupos com dezenas de pessoas que parecia estádio de futebol... E para deixar tudo certo, não é trabalho fácil!

Chegou nosso horário e, como anunciado, entramos... Mostramos o voucher na bilheteria que foi trocado pelo ingresso... Passamos pelas catracas e iniciamos nossa jornada...
.



Área Egípcia...




Pátio Octogonal:
Linda escultura de Laocoonte...




Esta foto não é do teto ou parede... e sim do chão!

Sim, do chão... acredite!

Galeria dos Mapas:
Este teto foi um dos pontos altos para mim...
Dá a impressão de ser um "corredor dourado para o céu"... Lindo, mesmo!

Detalhe do teto...

Estacionamento interno...






Meus olhos viram diversos monumentos maravilhoso em Roma: a Fontana, o Coliseu, o Pantheon... Mas, os Museus do Vaticano... são celestiais (impossível não pensar neste trocadilho rs)... Passamos pelo Pátio Octogonal (onde tem a belíssima estátua de Laocoonte), pela maravilhosa e estupenda Galeria dos Mapas (com aquele teto dourado fantástico)... encontramos os cômodos pintados por Rafael Sanzio... Tudo é muito bonito, cheio de detalhes e quase divino...

O PULO DO (GATO) TURISTA: Olhem com atenção para esta foto:


Essa fila "desesperada" é para ver a Capela Sistina, como mostra a placa... A loucura das pessoas é tão grande, que elas esquecem de todo o resto e vão em direção a Capela... A Sistina é maravilhosa? Sim, É!!! Mas, e o resto? Até onde eu sei, a Capela não vai sair do lugar, então: calma... Aproveite tudo o que o complexo pode oferecer... E se prepare, pois é um empurra-empurra louco, todo mundo pisando no seu pé (fui obrigado a ser indelicado com uma moça que estava empurrando todo mundo de uma forma grosseira). Inclusive existe uma parte que possui quadros lindos (como alguns de Salvador Dalí) mas ninguém dava atenção...

Salvador Dalí.... DESPREZADO!

Se tinha muita gente correndo para ver a Sistina??? Bem.....


Para ver a Capela, não se preocupe com o tamanho do complexo... É só seguir o fluxo (dá para ver né? rs) ou as placas... "Todos os caminhos levam a Capela..."




É impressionante o fascínio que as pessoas ficam pela Capela... Parecem teleguiadas... Mas, quando você entrar pela porta de acesso, você irá entender...

E aqui está a terceira foto proibida da viagem...
Falamos da Capela Sistina aqui:

Antes de tudo, vou responder a algumas perguntas que me fizeram sobre a Capela...

Márcio, é bonita mesmo? Não... É ESPETACULAR...
Pode tirar foto? Não... inclusive há guardas monitorando...
Você tirou alguma foto? Sim... A que está acima e mais 3... com medo...rs!
Tem muita gente? Sim... muita mesmo!
Você ficou emocionado? Muito... os olhos se encheram...
Qual parte é mais bonita? A parte é... TUDO!

Se eu já considerava Michelangelo "divino" depois de ver o Davi, o Moisés, etc, depois de ver a Capela, eu posso concluir que: Sim, ele é divino! E, para aqueles que não acreditam em divindades, eu aviso: ele é um ET! Só assim para explicar... É um lugar totalmente sem explicação... Você olha para todos os lados e as pessoas estão olhando para cima, com a boca aberta... As dimensões, os ângulos, as cores, as figuras... esplêndidas...

Ficamos um bom tempo dentro da Capela... Até o pescoço doer. Há alguns bancos, sempre ocupados por turistas... Os guardas não paravam de gritar: No photo, please! e Silence!. Se eles são grosseiros? Sim, são... bastante. Então, não espere ser tratado como um rei ou rainha... Aliás, eu até entendo: você imagina passar o dia inteiro controlando aquela multidão de pessoas?!? E vamos ser honestos: muitos deixaram a educação em casa quando viajaram...

Ah, uma leitora do blog comentou que ela tinha certeza que eu iria dizer uma frase quando falasse da Sistina... Sim, Marcela... Você acertou: A Capela é linda, linda, linda...rsrs

Entrar é um problema... Sair é outro! A Sistina é o "ponto final" do complexo... Depois dela, é melhor você sair. Aproveitamos para olhar a loja de souvenirs do Museu... Comprei um caderno fantástico! A capa possui toda a extensão das pinturas da Capela... E depois da loja, você encontra as famosas escadas em espiral... Para dar adeus ao Museu...

Adeus, Museus...

Saindo dos Museus, fomos em direção a nossa segunda atração do dia: a Basílica de São Pedro... Infelizmente somente tiramos fotos por fora e decidimos visitar o interior no dia seguinte bem cedo... Veja abaixo o motivo:




Clique na foto para você ter uma idéia do tamanho da fila...
Ela dava voltas e voltas dentro da Praça... 

Isso sim que é uma fila de respeito...rs
Saímos e fomos almoçar próximo a Basílica... perto, você irá encontrar dezenas de pequenos restaurantes com preços bem convidativos (para o padrão Roma). Comemos em um lugar que o prato era servido com quatro opções a sua escolha... Finalmente, eu achei arroz na Itália...rsrsrs Comi com uma vontade daquelas (11 euros com um refrigerante).
 
Após o almoço, andamos pelas dezenas de lojas que há no Vaticano... Terços, fotos, rosários, amuletos, chaveiros,... De todas as formas, cores, preços,... que você desejar. Sem falar em algumas que parecem as lojas de R$ 1,99 brasileiras... Essas são as melhores...rs Achei um terço, que nas lojas do Vaticano estava por 12 euros, por 3 euros... Ficamos um bom tempo andando ao redor da Praça e da Basílica...
 
Como ainda tínhamos uma boa parte da tarde, fomos às compras... E na época de "Saldi" italiana, não há melhor opção para fazer...rs Todo o dinheiro que sobrou nos outros dias da viagem eu gastei em Roma...rs Camisas sociais, jaquetas, blusas... Tudo por um preço que, comparado com o Brazil, era ridículo. Comprei uma jaqueta linda - que no Brazil eu não pagaria menos de R$ 400.00 ou R$ 500,00 - por 20 euros... Sim, é para ficar desesperado!!!
 
Durante nossas caminhadas pela loja, encontrei uma gelateria que merece ser mencionada...
 
Della Palma - via della Maddalena, 20, Rome 00186
Bem próxima ao Pantheon...

Minha Nossa Senhora do Perpétuo Socorro... foi o melhor sorvete que eu comi na Itália!!! Juro!!! E olha que eu comi sorvete hein??? Tem de todos os sabores que você pode imaginar... Mas, eu nem vi o resto: tem uma parte somente de chocolate com diversas misturas: com rum, com damasco, com nutella... Ai ai... Comi dois potes: cada um por 3,50 euros... Saímos e fomos ao banco.

O PULO DO (GATO) TURISTA: Há diversos caixas eletrônicos para você sacar dinheiro. Como mencionei, levamos o VISA TRAVEL MONEY... Li alguns relatos que os caixas "engoliram" cartões... Bem,... o Eduardo colocou o cartão e a máquina não devolveu... Ele ficou desesperado. O Banco já estava fechado e chamamos um funcionário batendo no vidro. Explicamos que a máquina pegou o cartão e ele deu um sorriso e levantou as mãos, querendo dizer: sinto muito. Saímos e o Eduardo parou para se acalmar... Resolvemos voltar na máquina e, quando vimos, uma moça estava com o cartão dele na mão... Quando ela colocou o dela na mesma máquina, o cartão dele foi devolvido... PERIGO!!! Lembre-se: comentei aqui que quando você compra com o VISA TRAVEL MONEY, ele não pede senha... Então, se acontecer com você, não saia da frente da máquina... Tente colocar outro cartão ou peça para alguém que estiver por perto. Se nada acontecer, ligue do seu celular para o nr. que eles fornecem do cartão e CANCELE!!! Você já imaginou se alguém pega o ser cartão??? CUIDADO!!!

Depois do incidente do cartão, continuamos aproveitando Roma... passeamos bastante, sem rumo, olhando as vitrines, as lojas, etc. Voltamos para o Maison pois nesta noite a Gisele e o Antonio - donos do Maison - convidaram a gente para comer uma pizza...

A pizzaria era maravilhosa! Atendimento muito bom e a pizza maravilhosa... Conhecemos algumas brasileiras que vivem em Roma e são amigas da Gisele... Uma delas é a Marcia, que trabalha no Maison... Quem já se hospedou lá já conhece essa mulher maravilhosa... e todos são unânimes: Ela é divertidíssima!

Após a pizza, fomos conhecer o famoso bairro Trastevere de Roma, onde há um grande movimento noturno. Quer saber mais sobre ele, clique nos links abaixo:



Bares, boates, ruas que parecem um labirinto,... fazem do Trastevere um bairro único, cheio de vida, de agitação e com um clima peculiar italiano. Conhecemos até um bar brasileiro: o Bumbum de Mel... (sim, é esse o nome mesmo...rs). Nem vou dar o endereço, porque você não vai achar mesmo...rs É melhor perguntar...

Chegamos destruídos no Maison e fomos direto para cama, pois no outro dia era o último em Roma...


GASTOS $$$ -
Gastos: Márcio (base apenas de um viajante para melhor compreensão)
Somente gastos com alimentação, hospedagem, bilhetes de entrada, transporte...

- Almoço: 11 euros
- Museus do Vaticano: 19 euros
- Croissant: 2 euros
- Gelato: 7 euros
- Diária no Hotel Maison Vaticana: 65 euros (32,50 para cada um) - http://www.maisonvaticana.com/portuguese/


TOTAL DO DIA: 71,50 euros

PREVISÃO DE GASTOS DO 21 DIA - ROTEIRO FINAL: 100 euros

SOBROU: 28,50 euros

14 comentários:

Jocelaine disse...

Márcio,amo oseu blog.Passo horas pesquisando e me divertindo aqui.Minha viagem será em maio com mais 4 amigas,será nossa primeira viagem para o exterior e escolhemos a fazer só a Italia.O problema é que depois de ler o seu blog nos apaixonamos pelo Maison Vaticana e não estamos conseguindo fazer a reserva pelo site,aparece uma frase que para os dias 14 15 e16 não há vagas.Por favor nos dê uma ajudinha,quem sabe se você interceder por nós conseguiremos realizar o nosso sonho...Desde já te agradeço pela grande ajuda que o seu blog tem nos dado para formatar a nossa viagem,abraços Jo

Elvira disse...

Oi Márcio.

Nunca fui aos museus do Vaticano. Devem ser maravilhosos.

Fiz uma pergunta num coméntário em um outro post mas acho que ele se perdeu.
Gostaria de saber sobre as gorjetas. Você deu muitas gorjetas em restaurantes, hotéis, etc. Qual o valor médio ?

Bjs.
Elvira

Lilian Carvalho disse...

Dia 20 está chegando e já estou ansiosa pelo blog da França, mais uma vez descrição e fotos maravilhosas! Vou sentir saudades de novo da Itália quando acabarmos esta excursão! Beijos
Lilian Carvalho

Elisa Bravo disse...

Márcio, acabo de chegar de uma viagem maravilhosa: 31 dias na Europa (Paris, Brugge, Mont Saint Michel, Amsterdã, Verona, Veneza, Florença, Pisa, Lucca, Arezzo, Cortona, Siena, San Gimignano, Roma e Ostia Antica)!!! Obrigada por todas as dicas e trocas de e-mails!!! Pode ter certeza que também vou te acompanhar no TÔ INDO PRA FRANÇA e já digo: não deixe de ir ao Mont Saint Michel e, claro, a Paris!!!

Elisa Bravo disse...

OI, Márcio!!!Apesar de já ter retornado da minha viagem, ainda continuo lendo os seus posts porque eu adoro!!! Qdo eu fui à Roma (quer dizer, Vaticano), eu vi o Papa!!! ÊÊÊ!!! Então, quero aproveitar esse espaço e dar uma dica aos que vão viajar: o Papa aparece todos os domingos pontualmente ao meio dia para abençoar a população que está na praça e pra mandar mensagens ao mundo. É indescritível a emoção quando ele fala diretamente aos brasileiros que ali se encontram!!!

Márcio Jardim disse...

Olá Jocelaine... Obrigado pelo elogio. Então, vão viajar como no seriado do Sex and the City??? rsrs Só as amigas. Bem, sobre o Maison, tente mandar um email para a Gisele, falando que vc viu o Maison aqui no blog, etc... Vou mandar um email para ela tb ok? Vou torcer por vocês... abs

Márcio Jardim disse...

Oi Elvira,

Bem... não dei gorjetas não...rsrsrs Para quem está viajando com tudo contado, creio que dar gorjeta não é legal...rs Mas, vi em um guia que o valor médio é de 1 a 3 euros ok?
bjs

Márcio Jardim disse...

Oi Lilian... eu cumpri viu??? rsrsrs Obrigado pelo comentário e pela visita...
Bjão

Márcio Jardim disse...

Oi Elisa, vou responder os dois aqui ok? rsrs Então foram 31 dias de Europa??? Que delícia hein?? E claro que quero vc lá no blog da França... Obrigado pela dica do Papa. Eu não consegui vê-lo. Bjão

Karina Souza disse...

Olá Márcio!! Adivinha só... Estou no Maison Vaticano em razão de suas dicas, talvez até no mesmo quarto haha bem, estou com uma duvida, o Roma pass eu somente usei para transporte e o Coliseu, posso usar ele para o Vaticano tb? Bjooo

Karina Souza disse...

Oiii Márcio, to em Roma no Maison seguindo suas dicas, q são ótimas! To com uma duvida... O Roma Pass pode ser usado no museu do Vaticano ?? Diz q sim!! Bjooo

Márcio Jardim disse...

Oi karina... uma excelente viagem para vc... Infelizmente, não... o passe para o Vaticano é separado, infelizmente...rs Dá um beijo na Gisele por mim.
Bjs

Marília disse...

Oi, Márcio! Seu blog é uma maravilha! Irei viajar na próxima semana e não consigo parar de ler!!! Bom, segui seu conselho e reservei minha entrada para o Museu do Vaticano. Porém, não paguei! Não apareceu a opção de pagamento na hora da reserva! Você fez o pagamento previamente? Não sei o que aconteceu! Obrigada!

Márcio Jardim disse...

Marilia,
O pagamento com cartão está suspenso. Você só vai reservar e depois vai ter que passar nos Museus para trocar pelo bilhete ok?
abs

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...