.

É sua primeira vez por aqui? Entenda o blog: No dia 13/08/2010 eu criei este blog apenas para programar a minha viagem para a Itália... Ele cresceu muito, fiz muitos amigos e virou uma fonte de informações para muitas pessoas. Para melhor compreensão, ele foi dividido em três partes: 1) as pesquisas sobre cada cidade, atrações turísticas, gastos,... e o marcador que eu adoro: Entrando no clima, onde experimentei receitas, filmes, livros,... 2) A montagem do meu roteiro passo a passo: todos os dias estão na guia ROTEIRO FINAL; 3) O relato completo da minha viagem - todos os dias - com informações, dicas, gastos totais... etc. Estão na guia MINHA VIAGEM. Entre... o blog é seu!!! Aqui você vai encontrar informações sobre as cidades que eu visitei: Milão, Lago di Como, Turim, Verona, Pádova, Vicenza, Veneza, Florença, Pisa, Lucca, San Gimignano, Siena, Arezzo, Cortona, Cinque Terre, Assis, Roma, Pompéia, Capri, Sorrento, Positano e Nápoles... Este projeto foi finalizado pois estou com outro agora: http://www.toindoparaafranca.blogspot.com/ - mas entrarei aqui uma vez por semana para responder comentários, perguntas, etc... BOA VIAGEM À ITÁLIA!!!

sábado, 11 de dezembro de 2010

Romeo e Julieta... em Verona!

Bom dia, pessoal...

Continuando nossas pesquisas inciais sobre Verona, hoje vamos falar de amor...

Ah, o amor... Sempre lembrado e idolatrado por todas as regiões do planeta... Quando vem acompanhado de uma tragédia, sua repercussão ultrapassa todos os limites... E, comentando a equação amor + tragédia, é inevitável não pensar em Romeo e Julieta...

Sim, Verona foi o cenário para a inspiração do grande clássico da literatura... Vamos a um pouquinho de história?

Romeo e Julieta é uma tragédia escrita por William Shakespeare entre 1591 e 1595. A história é sobre dois adolescentes cujas famílias são inimigas mortais - a família Montechio e a família Capuleto. Diversos conflitos são iniciados entre as famílias e provocam a ira do Príncipe que determina severa punição aos envolvidos nas confusões: caso as provocações não cesassem, seriam punidos com a morte.

Neste contexto, encontramos Romeo, um jovem Montechio, que sofria de amor por Rosalina... Para esquecer a moça, seus amigos o convidam para um baile de máscara na casa dos Capuleto. No baile, Romeo se encanta por Julieta Capuleto, que corresponde ao encantamento...

Mais tarde, Romeo invade o jardim da casa de Julieta e escuta ela, em sua varanda, declarando seu amor a ele... (aqui entra um dos pontos turísticos mais famosos de Verona: a varanda de Julieta...)

Bem, apesar de ser uma história mundialmente conhecida, eu detesto spoilers, então não vou continuar contando... Mas, até os passarinhos sabem como a história termina: Os dois jovens morrem por seu amor... (Se você quiser ler a história completa, aqui está o link para o download do livro de Shakespeare: http://www.ebooksbrasil.org/adobeebook/romeuejulieta.pdf . Mas, se você quer ler apenas um resumo completinho, aqui está: http://pt.shvoong.com/books/301956-romeu-julieta/ )

Romeu e Julieta pertence a uma tradição de romances trágicos que remonta à antiguidade. Seu enredo é baseado em um conto da Itália, traduzido em versos como A Trágica História de Romeu e Julieta por Arthur Brooke em 1562, e retomado em prosa como Palácio do Prazer por William Painter em 1582. Shakespeare baseou-se em ambos, mas reforçou a ação de personagens secundários, especialmente Mercúcio e Páris, a fim de expandir o enredo. O texto foi publicado pela primeira vez em um quarto[a] de 1597 mas essa versão foi considerada como de péssima qualidade, o que estimulou muitas outras edições posteriores que trouxeram consonância com o texto original shakespeariano.

O caso de amor entre os dois jovens ficou entre as peças mais populares de Shakespeare e, ao lado de Hamlet, é uma das suas obras mais levadas aos palcos do mundo inteiro... Com o seu grande sucesso, a cidade de Verona tornou-se a capital de todos os namorados apaixonados...

Escolhi a foto do filme Romeo e Julieta - de Franco Zeffirelli , de 1968 - por ser uma das melhores adaptações do romance... Foi um filme que assisti dezenas de vezes na Sessão da Tarde.

OBS: Comentarei mais sobre a Varanda da Julieta - e todos os seus detalhes - quando postar as atrações turísticas de Verona.

Algumas informações do post foram retiradas e adaptadas do Wikipédia.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...