.

É sua primeira vez por aqui? Entenda o blog: No dia 13/08/2010 eu criei este blog apenas para programar a minha viagem para a Itália... Ele cresceu muito, fiz muitos amigos e virou uma fonte de informações para muitas pessoas. Para melhor compreensão, ele foi dividido em três partes: 1) as pesquisas sobre cada cidade, atrações turísticas, gastos,... e o marcador que eu adoro: Entrando no clima, onde experimentei receitas, filmes, livros,... 2) A montagem do meu roteiro passo a passo: todos os dias estão na guia ROTEIRO FINAL; 3) O relato completo da minha viagem - todos os dias - com informações, dicas, gastos totais... etc. Estão na guia MINHA VIAGEM. Entre... o blog é seu!!! Aqui você vai encontrar informações sobre as cidades que eu visitei: Milão, Lago di Como, Turim, Verona, Pádova, Vicenza, Veneza, Florença, Pisa, Lucca, San Gimignano, Siena, Arezzo, Cortona, Cinque Terre, Assis, Roma, Pompéia, Capri, Sorrento, Positano e Nápoles... Este projeto foi finalizado pois estou com outro agora: http://www.toindoparaafranca.blogspot.com/ - mas entrarei aqui uma vez por semana para responder comentários, perguntas, etc... BOA VIAGEM À ITÁLIA!!!

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Meu relato de viagem - dia 02 - Milão - 2º parte

Bom dia, meus amigos...

Estão gostando dos relatos??? Espero que sim... é muito bom reviver ótimos momentos que passei... Agora postarei com mais freqüência... Minha vida está entrando nos eixos... rsrs. Ficar trinta dias fora é maravilhoso, voltar é estupendo... mas, colocar tudo em ordem... é um desespero. Eu creio que preciso de férias pós férias... Mas, chega de conversa e vamos ao que interessa...

Marcelino, como está a Itália??? Magiorno - Dia 02 - MILÃO - 2º parte

1º parte: http://toindoparaaitalia.blogspot.com/2011/08/meu-relato-de-viagem-dia-02-milao-1.html

Depois do almoço, sabemos que uma "lesera" (para homenagear meus amigos nordestinos) comanda nosso corpo... para combatê-la, pedimos um bom café...

O PULO DO (GATO) TURISTA: Aviso aos desavisados: o café na Itália - se você pedir um expresso -, como diria um personagem da TV: "é punk". Apelidamos carinhosamente de "Tinta". O motivo: é apenas um dedo de café grosso e cremoso. Eu e o Eduardo tomávamos igual tequila: em um gole só... Então, você pensa: porque punk? É como injetar adrenalina direto na veia... Agora eu entendo porque os italianos comem muita massa no almoço e conseguem trabalhar... Nós tomávamos e aguardávamos uns dez minutos... Energia total! E muito bom... Você ainda vai encontrar - os mais comuns: O Caffe Latte (Café com leite), o famoso Cappuccino (com cacau borrifado na espuma), o Macchiatto (expresso com espuma de leite) e - se você quiser algo mais ameno - o Americano (café expresso com mais água)... Segundo o Wikipédia italiana, a famosa bebida foi introduzida na Europa por Veneza e pelo comércio os povos árabes. No começo era vendido aos ricos e finalmente depois foi aceito, nesta nação católica do Papa Clemente VIII, apesar dos pedidos para proibir a bebida muçulmana. E, depois de consolidada na Itália, tornou-se sagrada. Para o italiano, o café é obrigatório após o almoço, como parada para conversar com amigos, etc... e eles se orgulham desta tradição. PREÇO DO CAFE EXPRESSO: Varia entre 1 euro a 2,50. Cuidado: o preço altera (e muito) se você tomar em pé ou sentado. Uma comparação: em uma cafeteria em Capri, o café era 1,20 euros para tomar em pé ou levar e - acreditem - 4,30 euros para tomar sentado... Eu tirei foto da placa de preços para provar!

A "Tinta"...

Após todas as energias do universo voltarem ao meu corpo devido a "tinta", fomos passeando devagar para a Pinacoteca di Brera. Como já comentei no blog, a Pinacoteca guarda o melhor acervo de Milão. Há obras de Tintoretto, Mantegna, Canaletto e, um dos meus preferidos: Caravaggio.

Pinacoteca di Brera - preço do ingresso: 9 euros


Eduardo...

O pátio central da Pinacoteca

Infelizmente, sem fotos do interior da Pinacoteca... Como a grande maioria de museus na Itália, não podemos tirar fotos e eu sigo severamente esta regra... Tudo bem, eu confesso: tirei apenas três fotos escondidas durante a minha viagem...rsrsrs No decorrer, conto quais foram...

com as duas meninas admirando a obra "Lamentação sobre Cristo Morto", de Andrea Mantegna na Pinacoteca di Brera

Gostei muito da Pinacoteca... Uma coleção muito interessante e de grande valor artístico. Vi quadros que já conhecia de livros e tive a oportunidade de ver uma restauração minuciosa: Dentro do museu há uma sala de vidro onde funcionários realizam restaurações. Você pode ficar observando e tentando entender como alguém pode ter tamanha paciência para efetuar este trabalho...

Após o nosso primeiro passeio cultural, decidimos voltar as ruas de Milão... ainda tinha muita coisa para ver naquele dia... Mas, pelo roteiro, estávamos adiantados.

"Alô,... Motorista??? Chega de tomar Cappuccino... Já saí da Pinacoteca e
vamos continuar do passeio..."

Estava disponível para teste drive - grátis... Quase que eu testei...rsrsrs!!!

Eduardo: "Ainda não acredito que tô na Itália..."

Já que estávamos na cidade considerada capital mundial da moda e uma das mais elegantes da Europa, é evidente que queríamos ver pessoas chiques, poderosas e famosas... até porque gostaria de me sentir em casa...rsrs Seguimos para o Quadrilátero  de Ouro - Via Montenapoleone, della Spiza, Manzoni e Corso Venezia - onde estão algumas das maiores marcas do mundo, como Prada, Bulgari, Dolce & Gabbana, etc...

Início do Quadrilátero...

Preços?!? Nossa... de espantar... Anotei alguns: uma bolsa da Prada: 987 euros; Uma jaqueta da Gucci: 2.009 euros; Um porta documentos da Louis Vuitton: 693 euros... Impressionante, não é mesmo? Mas, vale pela visita...

Continuando o passeio, encontramos lojas que realmente combinavam com a gente...rs Neste momento, minha sandália arrebentou. Entrei na GAP que estavam em promoção e comprei um chinelo bem legal por 5,99 euros... Passamos na Zara (que já estava em SALDI), na H&M,... mas não compramos nada. Segui minha regra de deixar para comprar para o final...

O PULO DO (GATO) TURISTA: Cuidado com as compras. Lembre-se do cartão de crédito e que você terá que carregar mais peso em suas malas... Faça como eu: quando eu vejo algo, penso se realmente eu preciso ou se não vai ficar na minha casa para depósito de poeira... ou deixo para comprar depois... e nunca mais compro... rsrs

Seguimos em direção a Piazza della Scala para ver o Teatro Alla Scala que, infelizmente, estava fechado. Aproveitamos para apreciar a pequena praça que fica em frente, decorada com uma bela estátua de Leonardo da Vinci...

O Teatro Alla Scala

A Piazza della Scala, com uma estátua de Leonardo...

Nesta praça, como em muitos pontos da Itália, existe uma fonte, com torneira, para você beber água a vontade... e que água boa e gelada...

O PULO DO (GATO) TURISTA: Em muitos lugares na Itália, água é muito caro se você comprar em lanchonetes ou lugares turísticos. Leve em sua mochila - como eu fiz - uma garrafinha vazia e aproveite as fontes de água pótavel italianas...

Descansamos um pouquinho para a próxima parada: o Castelo Sforzesco... Adianto: todas as atrações são próximas e fáceis de encontrar, ainda mais se você possuir um mapa. Então, não se preocupe muito em pegar ônibus ou metrôs.

O Castelo Sforzesco foi construído por Francesco Sforza (e você já sabe disso porque leu aqui no blog em nosso planejamento sobre Milão) e passou por inúmeras rstaurações. Atualmente ele é um museu e, entre várias obras, abriga uma peça muito famosa:

A entrada do Castelo... Entrada: 3 euros

A Pietá Rondanini, de Michelangelo... obra mais famosa do Castelo!
NO FLASH!!!! O guarda gritava com sotaque italiano...

Saímos do Castelo e o sol já estava alto... e "queimando"...

CINTO DE UTILIDADES: Não deixe de levar chapéu, protetor solar e água... Eu e o Eduardo agradecemos por não esquecer dos nossos. O sol é forte!!!

Resolvemos voltar ao Duomo para ver sua fachada resplandecendo ao sol... E não houve nenhum arrependimento:




O Duomo e a Galeria Vittorio Emanuele...

Não me cansava de tirar fotos do Duomo... Foi paixão mesmo! Ah, claro... vou colocar só mais uma:

Eu!!! Rs

Depois de toda essa intensa - e excelente - caminhada, uma pausa para um lanche: compramos dois Paninis (sanduíches) deliciosos e duas Birras médias...

Vai um Panini???
Panini: 3,70 euros; Birra: 3,20 euros
Como não tinha garçom, eu mesmo tirei a foto...

O roteiro do dia foi concluído... Resolvemos voltar a Corso Buenos Aires - aquela que fomos com a Ivy no primeiro dia. Mas, o percurso era um pouco grande... Resolvemos pegar o Metrô que fica quase em frente ao Duomo...

O PULO DO (GATO) TURISTA: Como pegar o Metrô, ou Metro como eles falam, em Milão... Você pode comprar o bilhete - 1 euro - na bilheteria ou nas máquinas... Vamos as fotos:

As máquinas de tickets de Metro - só apertar na tela, escolher a quantidade
de tickets, colocar as moedas (ou o dinheiro) no local especificado e...

... aguardar a impressão. Aqui, o Eduardo - que foi meu modelo de turista várias vezes para as fotos do blog...rsrs - mostra o ticket e onde ele cai após a impressão. Facílimo!

CINTO DE UTILIDADES: É bom ter um mapa do Metro para se localizar, principalmente se você ficar mais de dois dias em Milão. Nas bancas de revistas há mapas por 1,50 euro... e já vem com todos os pontos turísticos marcados e com as indicações das estações de Metro... 

Já na Corso Buenos Aires, encontramos o que queríamos: um supermercado (PUNTO SMA - Corso Buenos Aires, 21). Compramos algumas coisas para nossos lanches... Incrivelmente mais barato!!! Um Panini comprado em lanchonete: média de 4 euros... Feito em casa: 0,80 centavos...

Não vou detalher muito sobre os supermercados (funcionamento, máquinas, preços...) pois no próximo post farei uma análise geral sobre os mercados italianos... inclusive, trouxe folhas e notas com preços dos produtos como exemplos... Aguardem!

Cheios de sacolas, pegamos o Metro e fomos para o flat... Ficamos super hiper felizes com o preço das nossas compras. Comprar no mercado - como vou detalhar depois - é muito mais barato! Como em qualquer lugar do mundo...

Tomamos um bom banho - merecido - e descemos para jantar! Perto do flat há alguns restaurantes bons e baratos... Os melhores... rsrs Até pensamos em ir para o centro, mas o cansaço não deixou... Sentamos no bar do lado de fora e logo uma "fumacinha" me incomodou. Olhei e percebi que era para espantar as famosas Zanzaras - que você já leu aqui no blog o que são: os mosquitos de verão na Itália -, pois sentamos no lado de fora, devido o calor...

Comentei com o Eduardo: "Precisamos tomar cuidado com a zanzara..."... Assim que a garçonete chegou, ele perguntou, em italiano: "Quanto custa a zanzara???". Ela ficou olhando com cara de espanto e eu comecei a rir sem parar... hahahaha... Ele confundiu o nome ZANZARA com COPERTO (taxa para sentar à mesa). Ela riu também e entendeu a confusão... Como eu disse, ela poderia responder: "Não custa nada... pode se servir..." Hahaha... Pizza de Zanzara...

Pedimos uma pizza para os dois e dividimos, com uma birra para cada um: pizza - 6 euros; uma birra - 4 euros. A pizza era com massa bem fina e um recheio maravilhoso... Não vou prolongar muito sobre as pizzas, pois elas merecem um post especial... rsrs

Subimos para o flat e, sem pensar em nada, "desmaiei" na cama... literalmente... mas, com a primeira etapa (primeiro dia) cumprida!

-*-*-*- 

GASTOS $$$ -
Gastos: Márcio (base apenas de um viajante para melhor compreensão)

- Café da manhã - 5,65 euros
- Gelatto - 3,50
- Entrada para o Duomo - 7 euros
- Almoço - 19 euros
- Café Expresso - 1,20 euros
- Entrada para a Pinacoteca - 11 euros
- Entrada para o Castello Sforzesco - 3 euros
- 2 bilhetes de Metrô - 2 euros
- Panini e Birra - 6,90 euros
- Mercado - 11,20 para cada um
- Jantar - 7 euros
- Diária no flat: 75 euros (37,50 para cada um) - preço super hiper mega promocional que a Ivy fez para nós dois devido ao blog... Ela de vez em quando faz promoções e tarifas convenientes para períodos iguais ou superiores a 5 dias... Se você se interessar pelo flat, entre em contato com a Ivy e veja o preço certinho, pois há variações dependendo da temporada, eventos, etc... O email da Ivy: viajando@hotmail.it

TOTAL DO DIA: 114,95 euros

PREVISÃO DE GASTOS DO 02 DIA - ROTEIRO FINAL: 90 euros

FALTOU: 24,95 euros

16 comentários:

Unknown disse...

Marcio

To adorando os seus relatos! To doida pra chegar logo na Toscana!

Quanto ao cafe, pra quem gosta de cafe um pouco menos forte, pode pedir Caffè Lungo, isto è, eles adicionam um pouco mais e agua! Eu sempre prefiro o caffe lungo! Um abraço

Carlos disse...

Meu caro Márcio cada vez q leio seus relatos acho cada vez melhor, e agora para quem quer ir a Itália fai ser super fácil com suas dicas e detalhes super interessante, parabéns mais uma vez e estou aguardando mais relatos, espero que chegue o dia de venezia.

Erica Ritacco disse...

Adoro seus posts pois são sempre detalhistas.
bjs, Erica Ritacco - www.ericaema.blogspot.com

Anônimo disse...

sou leitora assídua do seu blog,pois ele está servindo de base para a viagem que eu e meu esposo faremos em janeiro de 2012. Estou adorando seus relatos,abro o teu blog todos os dias ansiosa pelas novidades. Abraços.

rosane

Anônimo disse...

Estou amando os relatos dos primeiros dias de viagem. Acompanhei toda a parte anterior do blog e agora me delicio com a narrativa bem humorada da sua viagem. Só espero que este relato chegue ao fim antes do di 6 de setembro, dia em que embarco para a Itália.
Parabéns!!
Angela Cardoso

Unknown disse...

Márcio!
Muito bom meu amigo, mas depois de 30 dias sem postar os seus fàs estão ansiosos! Mais rápido!!!!!! Vc devia er trazido aquele "curto", a "tinta"na mala! rsrssrrrsr, bjs

Gabriela disse...

Nossa, amo seu blog!!! Já me ajudou bastante!!! Parabéns!!!

Márcio Jardim disse...

Oi Cris... Saudades de vc por aqui! E eu então?!? Tenho tanta coisa para contar da Toscana... rsrsrs... Obrigado pela dica do café. Abs

Márcio Jardim disse...

Olá Carlos... Muito obrigado pelo elogio e pelas visitas. Logo logo estarei contando os detalhes de Veneza ok? Abs

Márcio Jardim disse...

Oi Erica... Muito obrigado... Bjs

Márcio Jardim disse...

Olá Rosane... obrigado pelo elogio e fico feliz que o blog esteja ajudando... Abs

Márcio Jardim disse...

Oi Angela... estou fazendo o possível para terminar tudo antes ok??? Aguarde... bjs e obrigado

Márcio Jardim disse...

Oi Lilian... hahahaha... quem dera,... uma garrafa daquela tinta seria muito bom...rs bjs

Márcio Jardim disse...

Olá Gabriela... Obrigado, fico muito feliz!!! Bjs

Anônimo disse...

márcio, tô adorando... tô indo pra itália daqui a seis dias... doida q vc fale mais... tentei me cadastrar no blog, acho q não consegui... como faço? mas parabéns e adoro seu jeito de contar... jussaraleite

Márcio Jardim disse...

Olá Jussara,
Será que tem algum problema? Veja se consegue... Se não conseguir de novo me avise que olho novamente ok?
bjs e boa viagem

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...