.

É sua primeira vez por aqui? Entenda o blog: No dia 13/08/2010 eu criei este blog apenas para programar a minha viagem para a Itália... Ele cresceu muito, fiz muitos amigos e virou uma fonte de informações para muitas pessoas. Para melhor compreensão, ele foi dividido em três partes: 1) as pesquisas sobre cada cidade, atrações turísticas, gastos,... e o marcador que eu adoro: Entrando no clima, onde experimentei receitas, filmes, livros,... 2) A montagem do meu roteiro passo a passo: todos os dias estão na guia ROTEIRO FINAL; 3) O relato completo da minha viagem - todos os dias - com informações, dicas, gastos totais... etc. Estão na guia MINHA VIAGEM. Entre... o blog é seu!!! Aqui você vai encontrar informações sobre as cidades que eu visitei: Milão, Lago di Como, Turim, Verona, Pádova, Vicenza, Veneza, Florença, Pisa, Lucca, San Gimignano, Siena, Arezzo, Cortona, Cinque Terre, Assis, Roma, Pompéia, Capri, Sorrento, Positano e Nápoles... Este projeto foi finalizado pois estou com outro agora: http://www.toindoparaafranca.blogspot.com/ - mas entrarei aqui uma vez por semana para responder comentários, perguntas, etc... BOA VIAGEM À ITÁLIA!!!

domingo, 31 de outubro de 2010

FESTIVAL ITALIANO - Brusquetas e Tiramisú

Bom dia, pessoal...

Uma das coisas que eu gosto muito na minha família é que sempre fazemos "Festivais"... Qualquer motivo é bom para fazer um Festival... Mas, festival de quê? Bem, já fizemos festivais de pastéis (um monte de recheios diferentes), quiches, bolos, etc... e os motivos são ótimos (somente para ter um motivo para se esbaldar nos petiscos): comemorar a instalação da pia na cozinha, um quadro que foi pendurado na sala... Desta vez, resolvi fazer lá em casa - e não na casa da minha mãe, como é de praxe - e, para entrar no clima, fizemos um Festival Italiano, para comemorar, inclusive, a minha viagem para a Itália (que será só ano que vem, mas faremos outro festival para comemorar a proximidade da viagem...rs).

E, como um bom Festival Italiano, duas iguarias foram selecionadas para os petiscos (preparadas, é claro, pelo Eduardo que é chef de cozinha): Brusquetas e o Tiramisú... Vamos saber suas origens???

De acordo com a minha amiga Wiki (Wikipédia - é que de tanto consultá-la, para mim, já é íntima), Bruschetta (AFI: [brusˈketta]) é um antepasto italiano feito à base de pão, que é tostado em grelha com azeite e depois esfregado com alho. Há diversas variações, sendo bastante conhecida a bruschetta de tomate, que leva, por cima da fatia de pão, tomates e manjericão.

Já o blog http://frugal.blogspot.com/ diz que O termo bruschetta (pronuncia-se brusqueta) é originário das regiões Lazio e Abruzzo, derivada da palavra bruscato (tostado ou torrado no forno ou na grelha). Há também outros nomes para bruschetta, como fetunta, na região da Toscana, derivado das palavras fetta unta, isto é, fatia untada, no caso, com azeite de oliva.

Esta saborosa iguaria italiana, pouco conhecida no Brasil, saboreada em todo território italiano, nas mais diversas formas, tem sua origem na antigüidade entre os trabalhadores rurais, quando o pão era seu principal alimento e se constitui numa forma gostosa de se aproveitar o "pão velho", que sobra de um dia para outro.

A clássica bruschetta é feita com uma fatia de pão italiano rústico, de farinha escura e grossa, de casca dura, tostada na grelha, esfregada com alho, untada com abundante azeite e polvilhada com sal e eventualmente com pimenta-do-reino.

Sentiu, né? Agora, vamos ao Tiramisú:

De acordo com a Wiki, o Tiramisù é uma sobremesa tipicamente italiana, com origem na região de Chianti, que consiste em camadas de biscoito champagne embebidas em café e vinho Marsala, ou conhaque, ou rum e brandy, entremeadas com o cremoso e macio queijo chamado mascarpone, polvilhado com chocolate amargo.

Seguindo a pesquisa, o site http://www.vinhoegastronomiabyajs.com/ tem uma coerente explicação sobre a origem do doce: Há muita história e lenda sobre a origem do Tiramisu. Mas não há nenhum documento que mencione o Tiramisu antes de 1983.

Uma das histórias, conta que uma sobremesa semelhante ao Tiramisú teria sido criada no século XVII, em Siena, cidade da província Italiana de Toscana. A ocasião era de uma visita do Grão-Duque Cosimo de Medici III, para quem essa guloseima foi criada e apelidada de "zuppa del duca" (sopa do duque). Cosimo trouxe a receita consigo de volta a Florença. A popularidade da "Sopa del Duque" aumentou mais ainda por toda a corte italiana , quando atribuíram à sobremesa propriedades, excitantes e afrodisíacas. Passados alguns anos, correu a lenda que em determinadas proporções aumentariam o desempenho sexual, antes de um encontro amoroso. Por isso a sobremesa mudou de "Sopa del Duque" para "Tiramisú". O nome "surge em primeira-mão em separado, "te tira su" tradução ao pé da letra " te levanta" ou "põe te para cima". Este mito, poderia ter alguma verdade, em relação às suas capacidades afrodisíacas. O seu valor energético, associado à cafeína e cacau poderia realmente "levantar" o Gran Duque...

Mas a palavra final na origem de Tiramisu ' é do livro de Fernando e Tina Raris "La Marca Gastronomica" publicada em 1998, um livro completamente dedicado à culinária da cidade de Treviso. Os autores se lembram do que Giuseppe Maffioli escreveu em um artigo em 1981: "Tiramisu ' nasceu recentemente, há 10 anos na cidade de Treviso. Foi proposto pela primeira vez no restaurante Le Beccherie. A sobremesa e seu nome ficaram extremamente populares, sendo então copiados por muitos restaurantes em Treviso e ao redor da Itália. Ainda hoje o restaurante "Le Beccherie" faz a sobremesa com a receita clássica: ladyfingers empapada em café expresso, forte amargo, creme mascarpone-zabaglione em pó de chocolate amargo. Alba e Ado Campeol, os donos do restaurante lamentam, que não patentearam o nome e a receita, especialmente para evitar toda a especulação e suposições na origem deste bolo, e a difusão de tantas receitas que não têm nada que ver com o Tiramisu original.


Aqui, um vídeo da Ilze Scamparini contando as versões da origem e a receita do Tiramisú: http://www.youtube.com/watch?v=VIRZgcu01Sg

Ahhhh... gente do céu, e vocês devem saber como é bom! Abaixo, deixo as fotos dos pratos do nosso Festival... Foi tudo feito com elegância e esmero (gosto de caprichar para minha mãe e convidados... aliás, mãe é mãe, não é?). E, todo mundo saiu satisfeito... até porque, o Eduardo não é fraco não... Vejam só:


O famoso e maravilhoso Tiramisú! Esse é a receita original... Comi meia forma...rsrs!
E essa era uma das Brusquetas - de ricota com molho pesto - Nossa!!! Estava bom demais... e ainda tinha de Pizzaiolo, Pepperoni e Funghi... Ahhhh!!!
NOTA MENTAL: Juntar o dinheiro para o SPA (para me internar depois da viagem)!

Um comentário:

Eduardo disse...

Buom Giorno, o festival italiano foi maravilhoso, boa comida e melhor, pessoas fabulous, mas aimda o melhor é o blog, que eu prestigio por todo o empenho e dedicação diária.
Arrivederci

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...