Voltando as informações sobre Como, devo salientar que em diversos sites encontrei que, em Milão, há várias excursões para o Lago... Mas, analisando, creio que o preço pago - entre 60 a 70 euros - é um pouco acima das expectativas... Fazendo o seu próprio itinerário, creio que fica mais barato. Outro ponto que encontrei sobre as excursões: achei tudo muito apressado. Você chega em Como, já entra no barco, passa 4h viajando, desce - com 30m para o almoço - e volta para Milão...
Minha expectativa em relação a viagem ao Lago se resume a uma única palavra: tranquilidade. Quero chegar, passear calmamente, sem pressa... Sem mencionar que, em todas as informações que eu li, a viagem é deslumbrante... Então, por quê a pressa?
Bem, chegando a Como - explicado no post http://toindoparaaitalia.blogspot.com/2010/11/de-milao-como-como-chegar.html - vou direto para a Piazza Cavour, onde vários barcos fazem percursos turísticos (de uma margem a outra), parando nas diversas vilas que se encontram as margens do lago... O percurso dura em torno de 4 horas e o bilhete custa 17 euros. Mas, eu quero fazer um passeio mais curto... Não quero passar 4h em um barco, pois sou mais de andar, então, farei o passeio menor, de 30m, que custa 5 euros.
Informações sobre o horário e tarifa: http://www.navigazionelaghi.it/
Após o passeio de 30m, onde eles contam toda a história das villas e mansões que circundam o Lago, vou pegar o Funicolare - uma espécie de trem misturada com bondinho - que sobe o morro para ver toda a cidade e parte do Lago. Custo do passeio com o Funicolare: 2,20 euros ida e volta.
A viagem é rápida, dura 7 minutos e sai da Piazza de Gasperi e chega até a Villa de Brunate.
Informações sobre o horário e tarifa do Funicolare: http://www.funicolarecomo.it/
Almoço: encontrei vários restaurantes, inclusive um bem recomendado na estação do Funicolare, com preços em média de 10 a 15 euros. Como provavelmente eu ainda estarei neste ponto no horário do almoço, creio que será a minha opção.
A tarde, vou me dedicar ao que eu acredito ser a melhor coisa em uma viagem: andar sem pretensões pelo centro da cidade...
Quero iniciar o passeio pela Piazza Cavour, até chegar ao Duomo. Algumas atrações (sem custo):
- Duomo - Catedral;
- Piazza Verdi;
- Via Vittorio Emanuele - a principal da cidade;
- Porta Torre - antiga entrada da cidade;
- Dezenas de lojinhas, feiras e GELATERIAS...rs!
Existem dezenas de villas e cidadezinhas, como Bellano, Lierna, Varenna... mas, quero me concentrar mais na Província de Como.
Mais informações sobre Como: http://www.guidecomo.it/
Curiosidade: Como é a cidade natal do físico italiano Alessandro Volta (1745-1827), o inventor da pilha e a palavra Volt - unidade de tensão elétrica - foi batizada em sua homenagem.
O Duomo de Como - Foto: http://www.brasileitalia.info/
Próximo Post: Elaboração do ROTEIRO FINAL - 4º Dia.
5 comentários:
O seu blog está excelente e me ajudando muito.Eu e meu marido vamos à Milão e de lá gostaríamos de ir ao Lago di Como.Tenho medo de chegar lá[estamos sem carro]e não conseguir fazer o passeio de barco,do funicular ser mto longe e não aproveitarmos.Somos um casal de meia idade ,não falamos italiano,arranhamos o ingles.Fui buscar o site indicado por vc para navegação e não vi nem preço nem horario.Vc tem alguma outra sugestão para quem quer ir por conta propria?
Atenciosamente,Lilian
Oi Lilian, fico muito feliz que meu blog está ajudando. Agora, quanto ao seu medo: nem se preocupe. Se você está sem carro, vá para a Estação Central de Milão e compre a passagem para Como. Da estação, dá para ir andando até o centro e, nas margens do lago, há dezenas de barcos para fazer passeios turísticos... Nem precisa consultar preço e agendar. Sobre o funicolar, mesmo esquema: há indicações em toda a cidade. Não fique com receio! Chegando na cidade, com certeza você vai conseguir ver e fazer tudo o que deseja. Qualquer coisa, estou aqui.
abs
Oi cara. Eu, minha mulher e meu filho estamos indo para Milão. Promoção, baratinho e, no caso, só posso pousar em Milão e fazer todos os passeios a partir dali. Vi sombre Como e gostei. O que mais você sugere a partir de Milão? Entre alugar um carro ou fazer os trechos de trem, qual a melhor opção? Desculpe, mas já que você se dedicou tanto a isso, certamente tem algumas respostas. Abraços de Laerte
Olá Laerte,
De Milão, sugiro o próprio Lago di Como, Turim, Verona... dá até para ir a Veneza. Entre no www.trenitalia.com e veja percursos, tempoi, etc... Não alguei carro pois não queria este trabalho de alugar, cuidar, etc... fiz tudo de trem, prático e rápido.
abs
De trem, de Milão à Como, você leva 50 minutos. Rápido, eficiente, limpo! Mas tem outra opção mais demorada... O expresso é melhor! Custa 14 euros, na primeira classe, com lugar marcado.
Em Como, há a Andata Battello Ordinário, que custa 2,20 euros e demora 2 horas até Bellagio. Passeio lindo!
De Bellagio à Como, custa 11,80 euros, pelo servizio rápido.
No site www.navigazionelaghi.it você poderá obter informaçōes sobre horários e rotas vigentes até 02 de outubro de 2011.
No caminho, se puder gastar uns 55 euros, visite o restaurante da L'Isola Comacina: www.Comacina.it
Boa viagem!
Postar um comentário