Bem, eu prometi que quando iniciasse minhas pesquisas sobre Florença, um dos primeiros posts seria sobre ele...
Antes, uma volta no tempo...
Eu não tenho certeza, mas creio que eu tinha uns oito ou nove anos quando abri um livro de história e o vi pela primeira vez... Foi paixão a primeria vista. As linhas, as formas, as cores... Todo o conjunto me deixou fascinado. Não posso afirmar completamente (pois houve vários motivos) mas ele foi um dos meus motivos principais para amar arte...
Estou falando do quadro "O nascimento de Vênus", de Sandro Botticelli. Já desenhei ele diversas vezes, já pintei réplicas, já foi tema de trabalhos escolares e da faculdade, já foi capa dos meus cadernos, etc... etc... Ele sempre esteve presente na minha vida... E, finalmente, vou vê-lo ao vivo e a cores na minha frente...
Não consigo descrever como é a emoção de conhecer algo que sempre ficou na nossa imaginação... Aconteceu algumas vezes comigo, como por exemplo quando vi, na minha frente, ali, pertinho, a Sagrada Família, em Barcelona... Fiquei uns quinze minutos parado na frente, olhando... Passou um filme na minha cabeça: quantas vezes eu pensei em sua arquitetura, sua história... Foi fascinante!!! Outro exemplo foi visualizar o quadro "Guernica", de Pablo Picasso... Lindo! Majestoso!
E agora, chegou a vez do quadro de Botticelli... Bem, vamos conhecer um pouco sobre ele... Amiga Wiki:
O Nascimento de Vénus é uma pintura de Sandro Botticelli, encomendada por Lorenzo di Pierfrancesco de Médici para a Villa Medicea di Castello. A obra está exposta na Galleria degli Uffizi, em Florença, na Itália. Consiste de têmpera sobre tela e mede 172,5 cm de altura por 278,5 cm de largura. A pintura representa a deusa Vênus emergindo do mar como mulher adulta, conforme descrito na mitologia romana.
É provável que a obra tenha sido feita por volta de 1483, sob encomenda para Lorenzo di Pierfrancesco, que a teria pedido para enfeitar sua residência, a Villa Medicea di Castello. Alguns estudiosos sugerem que a Vênus pintada para Pierfrancesco, e mencionada por Giorgio Vasari, teria sido outra que não a obra exposta em Florença e estaria perdida até o momento.
No quadro, a deusa clássica Vênus emerge das águas em uma concha, sendo empurrada para a margem pelos Ventos D'oeste, símbolos das paixões espirituais, e recebendo, de uma Hora (as Horas eram as deusas das estações), uma manto bordado de flores. Alguns especialistas argumentam que a deusa nua não representaria a paixão terrena, carnal, e sim a paixão espiritual. Apresenta-se de forma similar a antigas estátuas de mármore (cujo candor teria inspirado o escultor do século XVIII Antonio Canova), esguia e com longos membros e traços harmoniosos.
Foto: Wikipedia.
Quer conhecer o quadro de pertinho? Veja ele no ART PROJECT do GOOGLE:
http://www.googleartproject.com/museums/uffizi/the-birth-of-venus
3 comentários:
Marcio
Voce vai amar... ele è belissimo, enorme! Muito mais bonito que a Gioconda de Leornado da Vinci!
Depois faz um post contando pra gente como foi o grande encontro!
So o conheci virtualmente pelo Google Art Projects...
Também sempre achei lindo, com as cores harmoniosas. E a Venus, tao linda, de uma beleza natural. Queria uma copia para colocar na sala de casa!
Beijos
Oi Cris,
eu tenho certeza que vou amar...rsrs quando eu voltar, quero contar nos mínimos detalhes....
bjão e obrigado pela visita.
Postar um comentário