É sua primeira vez por aqui? Entenda o blog: No dia 13/08/2010 eu criei este blog apenas para programar a minha viagem para a Itália... Ele cresceu muito, fiz muitos amigos e virou uma fonte de informações para muitas pessoas. Para melhor compreensão, ele foi dividido em três partes: 1) as pesquisas sobre cada cidade, atrações turísticas, gastos,... e o marcador que eu adoro: Entrando no clima, onde experimentei receitas, filmes, livros,... 2) A montagem do meu roteiro passo a passo: todos os dias estão na guia ROTEIRO FINAL; 3) O relato completo da minha viagem - todos os dias - com informações, dicas, gastos totais... etc. Estão na guia MINHA VIAGEM. Entre... o blog é seu!!! Aqui você vai encontrar informações sobre as cidades que eu visitei: Milão, Lago di Como, Turim, Verona, Pádova, Vicenza, Veneza, Florença, Pisa, Lucca, San Gimignano, Siena, Arezzo, Cortona, Cinque Terre, Assis, Roma, Pompéia, Capri, Sorrento, Positano e Nápoles... Este projeto foi finalizado pois estou com outro agora: http://www.toindoparaafranca.blogspot.com/ - mas entrarei aqui uma vez por semana para responder comentários, perguntas, etc... BOA VIAGEM À ITÁLIA!!!

segunda-feira, 7 de março de 2011

Entrando no clima: A Cabeça do Italiano...

Bom dia, pessoal...

Sou daquele tipo de pessoa que não consegue ler um livro de cada vez... Eu começo um, depois outro e assim por diante... Atualmente, eu estou lendo quatro. Mas, quando o livro realmente é interessante, eu começo a ler e nem lembro dos outros...

Foi o caso do A CABEÇA DO ITALIANO - do jornalista Beppe Severgnini. Foi uma leitura de dois dias... Comecei ontem e acabei de terminar... Vamos a sinopse apresentada pelo livro?

A Itália é uma droga suave, vendida em pacotes repletos de pôr-do-sol, olivais, massas, limoeiros e vinho. A bota também é um labirinto. É sedutora, mas complicada. Na Itália, pode-se andar em círculos durante anos a fio. E isso, naturalmente, é muito divertido. Enquanto se esforçam para achar uma saída, muitos recém-chegados recorrem às opiniões de visitantes anteriores. Gente como Goethe, Stendhal, Byron e Twain. Esses autores ainda são citados, como se nada tivesse mudado. Não é verdade. Algumas coisas mudaram. O problema é descobrir o que.

O jornalista faz um retrato divertido, comparando a história da itália com a sua modernidade. Os costumes, os lugares, os monumentos... todos relacionados com expressões pontuadas de sarcasmo e ironia. O livro apresenta a Itália em uma viagem guiada por dez dias... Iniciando pelo aeroporto de Malpensa, passando por Milão, Toscana, Roma, Nápoles, Sardenha e Crema, o jornalista foca seus olhares nos momentos simples, do cotidiano do italiano. É gostoso, é simples, é divertido... li, gostei e recomendo!

Foto: sinopsedolivro.com

7 comentários:

Elvira disse...

Oi Marcio.

Esse livro eu não conheço mas já anotei. Você já leu "Meus vizinhos italianos" e "Uma educação a italiana"?
Não sei se ainda estão em venda mas são bem legais também.

Bjs.
Elvira

A Viajante disse...

quero ler tbm, vou procurar pra comprar, adorei a dica!!

Márcio Jardim disse...

Meninas, vale a pena sim...
eu gostei...
Elvira, não vi esses ainda,
mas vou dar uma procurada...
valeu a dica.
bjs

Amanda Payne disse...

Oi Márcio,

Ganhei esse livro de presente de umas amigas antes de vim a Itália e também gostei muito!

Bem interessante ler sobre algumas coisas do cotidiano daqui de uma forma divertida!

Amanda
www.extern360.blogspot.com

Márcio Jardim disse...

Oi Amanda...
Que bom que gostou do livro...
Ele é interessante mesmo...
Dei uma olhada no seu blog,
desejo sorte no início de suas
atividades internéticas...rs
abs

Juliana disse...

Valeu pela dica, Márcio!
Achei legal pela sinopse. Também já li a sinopse de um livro dele que fala sobre aulas de língua italiana e achei engraçado. Pena que ele é torcedor do Inter de Milão :D
Olha o site dele: http://www.beppesevergnini.com/
Bjs

Márcio Jardim disse...

Oi Juliana,
tudo bem?
Sim, eu gostei do livro... Uma forma diferente de ver a Itália. Olhei o site e gostei muito... valeu pela dica.
bjs

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...