.

É sua primeira vez por aqui? Entenda o blog: No dia 13/08/2010 eu criei este blog apenas para programar a minha viagem para a Itália... Ele cresceu muito, fiz muitos amigos e virou uma fonte de informações para muitas pessoas. Para melhor compreensão, ele foi dividido em três partes: 1) as pesquisas sobre cada cidade, atrações turísticas, gastos,... e o marcador que eu adoro: Entrando no clima, onde experimentei receitas, filmes, livros,... 2) A montagem do meu roteiro passo a passo: todos os dias estão na guia ROTEIRO FINAL; 3) O relato completo da minha viagem - todos os dias - com informações, dicas, gastos totais... etc. Estão na guia MINHA VIAGEM. Entre... o blog é seu!!! Aqui você vai encontrar informações sobre as cidades que eu visitei: Milão, Lago di Como, Turim, Verona, Pádova, Vicenza, Veneza, Florença, Pisa, Lucca, San Gimignano, Siena, Arezzo, Cortona, Cinque Terre, Assis, Roma, Pompéia, Capri, Sorrento, Positano e Nápoles... Este projeto foi finalizado pois estou com outro agora: http://www.toindoparaafranca.blogspot.com/ - mas entrarei aqui uma vez por semana para responder comentários, perguntas, etc... BOA VIAGEM À ITÁLIA!!!

segunda-feira, 7 de março de 2011

Entrando no clima: A Cabeça do Italiano...

Bom dia, pessoal...

Sou daquele tipo de pessoa que não consegue ler um livro de cada vez... Eu começo um, depois outro e assim por diante... Atualmente, eu estou lendo quatro. Mas, quando o livro realmente é interessante, eu começo a ler e nem lembro dos outros...

Foi o caso do A CABEÇA DO ITALIANO - do jornalista Beppe Severgnini. Foi uma leitura de dois dias... Comecei ontem e acabei de terminar... Vamos a sinopse apresentada pelo livro?

A Itália é uma droga suave, vendida em pacotes repletos de pôr-do-sol, olivais, massas, limoeiros e vinho. A bota também é um labirinto. É sedutora, mas complicada. Na Itália, pode-se andar em círculos durante anos a fio. E isso, naturalmente, é muito divertido. Enquanto se esforçam para achar uma saída, muitos recém-chegados recorrem às opiniões de visitantes anteriores. Gente como Goethe, Stendhal, Byron e Twain. Esses autores ainda são citados, como se nada tivesse mudado. Não é verdade. Algumas coisas mudaram. O problema é descobrir o que.

O jornalista faz um retrato divertido, comparando a história da itália com a sua modernidade. Os costumes, os lugares, os monumentos... todos relacionados com expressões pontuadas de sarcasmo e ironia. O livro apresenta a Itália em uma viagem guiada por dez dias... Iniciando pelo aeroporto de Malpensa, passando por Milão, Toscana, Roma, Nápoles, Sardenha e Crema, o jornalista foca seus olhares nos momentos simples, do cotidiano do italiano. É gostoso, é simples, é divertido... li, gostei e recomendo!

Foto: sinopsedolivro.com

7 comentários:

Elvira disse...

Oi Marcio.

Esse livro eu não conheço mas já anotei. Você já leu "Meus vizinhos italianos" e "Uma educação a italiana"?
Não sei se ainda estão em venda mas são bem legais também.

Bjs.
Elvira

Jocasta Maciel disse...

quero ler tbm, vou procurar pra comprar, adorei a dica!!

Márcio Jardim disse...

Meninas, vale a pena sim...
eu gostei...
Elvira, não vi esses ainda,
mas vou dar uma procurada...
valeu a dica.
bjs

Extern360 disse...

Oi Márcio,

Ganhei esse livro de presente de umas amigas antes de vim a Itália e também gostei muito!

Bem interessante ler sobre algumas coisas do cotidiano daqui de uma forma divertida!

Amanda
www.extern360.blogspot.com

Márcio Jardim disse...

Oi Amanda...
Que bom que gostou do livro...
Ele é interessante mesmo...
Dei uma olhada no seu blog,
desejo sorte no início de suas
atividades internéticas...rs
abs

La Nostra Italia disse...

Valeu pela dica, Márcio!
Achei legal pela sinopse. Também já li a sinopse de um livro dele que fala sobre aulas de língua italiana e achei engraçado. Pena que ele é torcedor do Inter de Milão :D
Olha o site dele: http://www.beppesevergnini.com/
Bjs

Márcio Jardim disse...

Oi Juliana,
tudo bem?
Sim, eu gostei do livro... Uma forma diferente de ver a Itália. Olhei o site e gostei muito... valeu pela dica.
bjs

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...