.

É sua primeira vez por aqui? Entenda o blog: No dia 13/08/2010 eu criei este blog apenas para programar a minha viagem para a Itália... Ele cresceu muito, fiz muitos amigos e virou uma fonte de informações para muitas pessoas. Para melhor compreensão, ele foi dividido em três partes: 1) as pesquisas sobre cada cidade, atrações turísticas, gastos,... e o marcador que eu adoro: Entrando no clima, onde experimentei receitas, filmes, livros,... 2) A montagem do meu roteiro passo a passo: todos os dias estão na guia ROTEIRO FINAL; 3) O relato completo da minha viagem - todos os dias - com informações, dicas, gastos totais... etc. Estão na guia MINHA VIAGEM. Entre... o blog é seu!!! Aqui você vai encontrar informações sobre as cidades que eu visitei: Milão, Lago di Como, Turim, Verona, Pádova, Vicenza, Veneza, Florença, Pisa, Lucca, San Gimignano, Siena, Arezzo, Cortona, Cinque Terre, Assis, Roma, Pompéia, Capri, Sorrento, Positano e Nápoles... Este projeto foi finalizado pois estou com outro agora: http://www.toindoparaafranca.blogspot.com/ - mas entrarei aqui uma vez por semana para responder comentários, perguntas, etc... BOA VIAGEM À ITÁLIA!!!

domingo, 21 de agosto de 2011

Meu relato de viagem - dia 06 - Verona - 1º parte

Bom dia, meus amigos...

Primeiro, quero agradecer as pessoas que estão curtindo e visitando a página do TÔ INDO PARA A ITÁLIA no facebook. Ainda não foi lá? O ícone está no lado direito, abaixo dos marcadores... O pessoal está deixando ótimas dicas! Aproveitem!

Segundo: Vamos para Verona?!?!?

Marcelino, como está a Itália??? Magiorno - Dia 06 - Verona - 1º parte

Acordei apreensivo neste dia... Tudo estava maravilhoso e o receio que na próxima cidade-base houvesse algum problema estava "cutucando" minha cabeça... Mas, tentei não pensar mais neste assunto durante o café e enfiei o dedo no pote de Nutella... O Eduado perguntou: "Você não enjoa desse negócio?!?"

A viagem foi muito tranquila... Deixamos Milão para trás, com o excelente flat da Ivy, as lojas com descontos maravilhosos, o charme, a elegância das pessoas, a pizza da Zanzara (rsrs)... Eu já sentia uma saudade imensa de coisas que havia conhecido a poucos dias... Mas, tirei o guia do bolso e a euforia voltou... Estávamos indo para a segunda cidade-base: Verona! A cidade de Romeu e Julieta...

Não largo!!!

Eu e o Eduardo no trem, em direção a Verona, com o nosso lanche da manhã...

Chegamos na pequena estação de Verona e o receio voltou... Primeiro pensamento: que o B&B fosse REALMENTE próximo da estação... As mochilas estavam pesadas devido a algumas compras....

CHEGAMOS EM VERONA!!!

A Estação de Verona...

Tirei o mapa do bolso - com o hotel marcado - e lá fomos nós... Lembram quando eu falei como eram as placas com os nomes das ruas???

Placas brancas, com o nome entalhado... consegue enxergar?!? Imagina de longe, então...

Mesmo assim - e graças ao meu pensamento positivo constante desde a saída da Estação - encontramos o B&B sem nenhuma dificuldade...

Rua do B&B... incrivelmente sossegada e perto do centro!

O B&B Il Ghiro - http://www.ilghiro.net/ - é muito bem localizado... pertinho da estação. Chegamos, e a dona nos atendeu - Stela. No primeiro momento, achei tudo ótimo. Ela foi extremamente simpática. Informou que nosso quarto estava quase pronto - quarto duplo com cama de casal que viram duas camas de solteiro. Pegou um mapa de Verona e nos mostrou exatamente onde o B&B estava e como fazer para chegar aos pontos turísticos. Deixamos nossas malas e partimos para nossa jornada...

Cartão que a Stela entrega para você não se perder...rs

Li em dezenas de lugares que Verona é a grande surpresa para os turistas... É verdade... Charmosa, elegante e extremamente acolhedora, Verona me surpreendeu. Uma cidade pequena com a áurea totalmente italiana...

Nossa primeira tarefa era comprar o Verona Card. Confesso que foi uma tarefa árdua... Perguntamos em diversas tabacarias e não encontramos. Até que, em uma pequena lojinha no centro, encontramos o "dito cujo"... rs.

Claro que, como eu sempre digo: rir de alguém por algo que esta pessoa fez é ter a certeza que a vida dará o troco: Lembram que eu ri do Eduardo por ele ter confundido e perguntado quanto custava a Zanzara, na pizzaria em Milão? Pois é... O troco: Cheguei para o Sr. da Loja e lancei: "O Sr. tem o VERÔNICA CARD?!?" Não preciso dizer que escutei piadinhas o dia inteiro, não é mesmo?!?

O PULO DO (GATO) TURISTA: Uma correção: no meu roteiro final - pois esta informação ainda consta no site - há o Verona Card para um dia que custa 10 euros... O Sr. da loja me explicou que este não existe mais, somente o cartão para dois dias, no valor de 15 euros... 

"Onde eu encontro você, Verona Card?!?"

O Cartão... como funciona? Você compra e, no primeiro lugar turístico, eles colocam a data - embaixo. Atrás do cartão, há a lista dos lugares que você pode visitar... Quando você chegar na atração turística, apresente o cartão na bilheteria... eles fazem um "X" no local indicado.

Compramos o nosso cartão e já nos deparamos com a Piazza dell Erbe...


Um visitante canino...

Prepare-se... Você vai querer comprar dezenas de coisas... Confesso que sou fã dos famosos - e considerados por muitos como bregas, mas eu não ligo... rsrs - imãs de geladeira... Nesta praça, você vai encontrar dezenas. Há copos com frutas picadas para vender... Uma delícia! Comprei um: 2,50 euros.

Eduardo tirou esta foto escondida... Olha a minha feição... o que eu estava pensando?!?
"Então... paguei 70 reais no meu chapéu no Brasil e aqui eu encontrei por 10 euros... hummm... Ok!!!"

Seguimos para a primeira atração turística - pertinho da Piazza delle Erbe: A casa da Julieta... Não foi difícil encontrar:

Eu, entrando na famosa casa...

Quando você entra, há uma porta aberta com um Sr. sentado em uma máquina de costura... Ele chama você e te dá de presente o seu nome costurado em um papel... Você fica impressionado como ele faz aquilo rápido... Perguntei 20 vezes se ele iria cobrar o nome no papel, deixando CLARO que eu não iria pagar... Realmente ele não cobrou... Mas, é um chamariz para a loja dele que escreve e desenha várias coisas em aventais, bonés, almofadas... vale a pena dar uma olhadinha...

Os milhões de cadeados deixados como prova de amor...

Dezenas de turistas tentando tirar a "famosa" foto com a Julieta...

Como eu já paguei um "mico" com a foto da torre de pisa, mais um não faz diferença...
E vamos segurar esse peito, pois o povo diz que dá sorte...rsrsrs


A famosa sacada da Juju...

Entramos com o VERÔNICA CARD - rsrs - no museu... A entrada custa 6 euros, mas com o Verona Card não pagamos nada.


O PULO DO (GATO) TURISTA: Vou listar durante o relato o preço das atrações turísticas para atestar como é incrivelmente mais em conta comprar o Verona Card.
  
Essa foto ficou escura, mas queria mostrar a gente na sacada da Juju...

"Por favor, Julieta, me arruma um namordao?!?"

Foto da sacada... Olha a fila para tirar a famosa foto...

Foto da entrada...

Dentro do museu... comentário do Eduardo:
"É lógico que o Romeu ficava louco para subir na sacada... a Julieta já deixava os seios de fora!!!"

A cama da Juju...

Olha a pose na sacada... rsrsrs
Não me pergunte como eu consegui torcer o corpo assim... Tentei fazer de novo, e não deu certo... rsrs

Seguimos para a Torre Lamberti e subimos para ver a vista da cidade... Preço: 4 euros. Nós não pagamos, pois usamos o Verona Card.

Ruas de Verona...



A Torre Lamberti

Metade do percurso de elevador e depois escadas...


A Arena de Verona vista da Torre

Só telhados... rs

Olha eu aí!



Depois de descer da Torre, visitamos a Basilica de Santa Anastacia... Muito bonita... 2,50 euros a entrada. Para quem tem o cartão, entrada grátis.

Seguimos para o Teatro Romano e Museu Arqueológico de Verona... Fica um pouco longe, tem que atravessar uma ponte, etc... Mas, a vista é incrível e vale a pena... Entrada para o Museu: 4,50 euros. De graça com o cartão.

Indo para o Museu...








O Museu abriga uma grande quantidade de estátuas, colunas, objetos... encontrados nas escavações. É um lugar que vale a pena pela belíssima vista de Verona... Fiquei encantado! Foi uma caminhada exaustiva, mas valeu muito a pena! Muito interessante também pelo valor histórico... Pelo o que percebi, eles usam o teatro para apresentações... Acho isso muito legal! Imagina você ver algo em um lugar que tem centenas de anos???

Continuando o passeio, chegamos no Duomo...

Duomo de Verona

Nesta hora, a fome apertou... também, depois de toda aquela caminhada...rs Já passava das 13h30m... Encontamos um restaurante maravilhoso, pequeno e aconchegante... Comi um risoto de aspargos fantástico por 5 euros, mais 1 euro de coperto (taxa por sentar à mesa). 

Desde Milão, eu vi algumas pessoas bebendo algo de cor vermelha, com uma fatia de laranja dentro... Fiquei curioso... Neste restaurante, havia uma mesa com mais de oito pessoas, todo mundo bebendo aquilo... perguntei para o garçom o que era e, naquele momento, fiquei conhecendo um dos meus futuros vícios italianos: o Spritz!

"O drinque chamado de Spritz que de uma bebida mais usada na região do Vêneto, passou a fazer sucesso na Itália toda no início deste ano o lançamento de uma propaganda nacional decretou o sucesso como cocktail e as variações da bebida começam a ser criadas por vários barmans. Em Trento se destaca o espumante Ferrari enquanto em Rovereto além dos vários espumantes usa-se também o prosecco. Com o Bitter Campari ou o Cynar se tem a versão mais amarga e mais alcólica. Na região do Alto Adige e em Trieste, o spritz é servido na forma original austríaca: vinho bramco e áqua, sem nenhum ingrediente para dar uma cor típica. Em Florença se bebe com o Martini Vermelho.


Receita:

- 1 dose de Aperol ou Campari vermelho.
- 1 dose de prosecco ou qualquer outro espumante, vinho branco, club soda, ou água com gás.
- 1 fatia de laranja.




Eu jamais deveria ter experimentado... Tomei dois: 3 euros cada um! rsrsrs É uma delícia! 

Bem, após o almoço, fomos conhecer um dos símbolos máximos de Verona: A Arena!




Arena sendo preparada para as apresentações de Ópera!

Entrada para a Arena, 6,50 euros... Com o cartão: grátis! (Você já fez as contas mais ou menos de quanto economizamos com o cartão?!?)

A Arena fica na Piazza Bra, muito famosa em Verona... Você leu aqui no blog que a Piazza Brá é o grande centro da vida social de Verona. A praça é um grande triângulo completamente renovado, com belos edifícios coloridos, sendo um ponto de partida fantástico para descobrir Verona a pé. Imensos portões, de 1480 - os Portões da Bra - delimitam a praça. Procurei e descobri que Bra vem de Braida, que em veronês significa "amplo espaço aberto".


Os Portões da Brá

A Piazza Brá

Depois, fomos visitar a Igreja di San Fermo...

O PULO DO (GATO) TURISTA: Poucas pessoas sabem, mas quando você estiver na Igreja di San Fermo, visite a Igreja inferior... A sensação de paz é indescritível!!!
  
Igreja di San Fermo

As duas velas que eu e o Eduardo acendemos na Igreja Inferior...

Visitei dezenas de Igrejas na Itália... San Marco, em Veneza... A Basílica de São Pedro, em Roma... Igrejas suntuosas, igrejas simples... Mas a Igreja que me fez sentir uma paz indescritível foi na Igreja inferior de San Fermo... Jamais vou esquecer... A construção foi iniciada no século XI, na intenção de abrigar as relíquias de San Fermo... A superior é do século XII, reformada no século XIV... Quando perguntei para o Sr. que trabalhava na Igreja onde ficava a entrada para a Igreja Inferior, ele deu uma risadinha... Disse que poucos turistas conhecem a existência dela... Ainda bem que fui um desses sortudos... rsrs. Entrada para a Igreja de San Fermo: 2,50 euros. Com o cartão: grátis.

CONTINUA...

21 comentários:

Anônimo disse...

Queria saber uma coisa: os seus diálogos eram em inglês ou vc fala italiano? Quem não sabe italiano consegue se comunicar sem problemas?
Estou adorando os posts, continue!
Eloisa

Carla disse...

Adorei Márcio! Ainda não consegui me programar pra ir pra Verona, mas com certeza logo irei, e com suas dicas ficará muito mais fácil aproveitar o passeio, ainda mais com a dica do Verona Card, que nao tinha ouvido falar ainda! Economiza mesmo! Que bom! O Spritz lá é bem barato mesmo heim? Aqui em Milão custa em torno de 7 euros. Absurdo de cidade grande, rs. bjus

Anônimo disse...

Marcio,
O seu relato de viagem da ida a Como sumiu do blog. Não a encontro mais.
Adorei Verona, pena que não está nos meus planos, porém, se der, vou até lá.
Bjs
Angela Cardoso

Elisa Bravo disse...

Márcio, já fiquei nervosa com essa historia de nao achar o Verona Card!!! Rs... Só espero nao perder tanto tempo para encontra-lo, já que só vou passar 1 dia em Verona (num bate-volta de Veneza). Por acaso vc conseguiu enxergar na plaquinha branca o nome da rua aonde ficava a tabacaria? Rs....Parabéns pelo blog! Eu o indico pra todo mundo e entro a cada hora para ver se vc postou mais alguma coisa nova.

Aline Kis disse...

Que sonho hein...sua viagem foi linda, estou encantada! Parabéns pelo blog, é muito esclarecedor e autêntico.

Irei para a botinha em Novembro...pra morar. Fiz um blog pra contar sobre essa loucura, rsrs. Dá uma passadinha lá.
Beijos...

regiane disse...

Caramba!!!! Tô doida pra chegar a minha vez!!!! Embarco para 6 dias de Suíça e 25 de Itália e estou amaaaaaaaaando o blog!!!!! Continue postando, nós vamos curtindo cada relato!!!!!! Abraços! Regiane.

Anônimo disse...

Oi Marcio

Meu nome é Marcia e tb fui pra Italia agora em Julho. casamento do meu sobrinho, na sicilia em Taormina, lugar lindo. Fiquei 2 semanas apenas, sendo uma na sicilia e outra em Roma, sem palavrar pra descrever tudo que vi...só estando lá mesmo. Adorei seu blog e foi muito util. sabe como é né foi minha primeira viagem internacional, primeira de muitas é claro.Agora vc quer ir pra França, é!!!. Legal, minha ideia tb, coincidencia né..Faça logo esse blog com as maravilhosas dicas, vou copiar todas...

Anônimo disse...

Oi Marcio. Estou adorando seus relatos! Mto bom e instrutivos. Só gostaria q fossem bem mais frequentes.. 30 dias pra relatar...vai levar uns meses aih...rsrsrsrs....estou com receio de nao dar tempo de eu ler tudo antes de viajar! rsrsrsrs...
Obrigado por compartilhar conosco!

Taciana disse...

Márcio, meu nome é Taciana, moro em Brasília, tenho 31 anos e é a primeira vez que estou me comunicando com vc, porém, acompanho o "Tô indo" desde o início. É simplesmente maravilhoso! A Itália é um dos meus sonhos de consumo e, certamente, o seu blog vai ser a minha total referência para o planejamento da minha viagem. Não sei ainda quando vou, mas pretendo ir na primeira oportunidade.
Acompanho todos os dias. O fato é que, como vc ainda está pondo as informações da viagem em dia, não posta diariamente. Confesso: fico ansiosa para ler a nova postagem. Quando abro o blog e vejo que ainda está na mesma, fico frustrada. KKKKK! Márcio, quando leio os seus comentários, me emociono, pois consigo perceber a sua empolgação com as obras de artes, com os museus, etc... Acontece o mesmo comigo!Que emoção senti quando li o seu comentário (ainda durante as pesquisas)sobre o "Nascimento de Vênus". Me identifiquei muito com isso, pois tenho o mesmo pensamente que vc: a emoção de contemplar ao vivo o que antes eu conheci nos meus livros de História, quando estudei o Renascimento! É simplesmente fabuloso! Riquíssimo período cultural da História da Humanidade.
Márcio, me identifiquei muito com você, pois, durante toda a sua fase de pesquisa, percebi que você priorizou um roteiro cultural. É isso que eu pretendo na minha viagem. Sem falar ainda nas inúmeras dicas detalhadas, dicas estas que fazem toda a diferença numa viagem.
Pois bem, é isso! Estou estou feliz com o sucesso da sua viagem e do blog. Achei interessantíssimo o capítulo "Claudete na Itália" e os comentários da Cris. Muito enriquecedores.
Márcio, já queria há muito tempo fazer contato com você, mas fiquei só curtindo o blog durante todo esse tempo e deixei para me apresentar somente agora.
Espero mantermos contatos mais vezes e, pode ter certeza: quando for planejar a minha viagem vou lhe pedir muitas informações e tirar muitas dúvidas.
Ah! Pense com carinho na possibilidade do "TÔ INDO" virar livro. É sério! Muito interessante a idéia, pois se apresenta como um ítem de muita utilidade para quem deseja planejar a sua viagem. E agora com o "TÔ INDO PARA A FRANÇA" e posteriormente, "TÔ INDO PARA O EGITO", pode até virar uma série de publicações turíticas! Por quê não?
Em relação ao "TÔ INDO PARA A FRANÇA", mal posso esperar para ser inaugurado. Sugiro que pesquise bem sobre a Provence. Tenho certeza de que todos os leitores vão adorar, principalmente esta leitora assídua aqui.
Enfim, beijos pra você e lembranças para o Eduardo. Sinto com se já o conhecesse também.
Até o próximo contato. Aguardo o seu.

TACIANA.

Robson Meira disse...

Fala ae, Marcio.

Estou curtindo bastante esta sua novela, quer dizer, viagem.

Não demore para escrever, quando passa dois dias do post anterior, gasto o meu F5... assim vai chegar logo aos 250 mil. kkkk Minha viagem a Italia será no próximo dia 09 e preciso das seus relatos e "Pulos do Gato",

Abraços e mais uma vez, parabéns pelo excelente blog!!!! o numero de acessos já diz tudo!!

Abraços

Elvira disse...

Oi Marcio.

Fiquei um pouco afastada do blog mas já estou lendo o seu relato inteirinho desde o começo.
Parabéns, os posts estão ótimos. Eu viajando com você. A visão do viajante é bem melhor que os guias de turismo.

Bjs.
Elvira

Obs: Ah! Adoro Spriz. É viciante...

gee disse...

oi, marcio!
como vc encontrou o il ghiro? foi pelo booking.com ou vc reservou direto com o hotel?
estou me guiando pelas suas referencias de hotel pra escolher os meus!
bjusss

Samantha disse...

Como vc bem disse, achar o veronacard não foi uma tarefa fácil. Procuramos em bancas, tabacarias... e nada! Então, decidimos não perder mais tempo, e ir pra Casa de Julieta. E, SURPRESA!! Lá, vende o veronacard!! Fica a dica pro seus leitores.

Samantha disse...

Marcio, como vc bem disse... achar o veronacard não foi uma tarefa fácil... Procuramos em bancas, tabacarias... e nada! Decidimos não perder mais tempo, e fomos pra casa

Lúcia Nagy Casarim disse...

Já sei aonde vou comprar um chapéu p o calvo do maridim......ainda bem q estou relendo seu blog, ia comprar aqui e levar, já desisti.Tb vou começar por Milão e indo mais ou menos na sua sequência então ele pode esperar até chegarmos em Verona só será o 3º dia da viagem até lé protetor solar no carecon rsrrsr
Bjos Lúcia Casarim

Luciana Martins disse...

Gostaria de deixar um alerta aos desavisados que estão indo para Itália em breve. Acabei de voltar da Itália,essa foi nossa segunda viagem a Itália. Desembarcamos em Roma e subimos de carro até Milão. Passamos por Firenze , Veneza, Brescia, Como e finalmente Milão. Fomos muito mal atendidos em todos os restaurantes que fomos em Roma. Em 80% dos restaurantes de todas as cidades, com exceção de Brescia, precisamos reclamar da conta porque SEMPRE era cobrado "acidentalmente" um prato a mais ou uma ou duas Coca-Cola a mais (que custa 4 euros). O pior da viagem: fomos roubados. Quebraram o vidro do carro que tínhamos alugado, roubaram tudo que havíamos deixado no carro, GPS, sacola com roupas que meu marido comprou etc, e pasmem foi no estacionamento do Hotel Cardinal St Peter em Roma, onde estávamos hospedados. O hotel não arcou com nenhuma despesa, cobrou a estadia normalmente e ainda tivemos que pagar 450 euros do vidro para Hertz. Não bastando isso, tentaram roubar minha bolsa no metro de Milão, sorte que meu marido consegui impedir. Só decepção !!!! FIQUEM ATENTOS

Márcio Jardim disse...

Olá Luciana,
Nossa, que acontecimento ruim... Agradeço o aviso.
Abs

Flavia disse...

Marcio
Sabe se ha desconto do verona card pra criancas??? Adorei ler sua experiencia em verona!!!
Flavia cunha






Márcio Jardim disse...

Olá Flavia
Essa informação eu realmente não sei. Dá uma olhadinha no site do cartão ou enviei um email para eles ok?
Abs

Fernanda disse...

Olá Márcio,
Primeiramente queria parabenizá-lo pelo excelente trabalho. Tô devorando o blog!
Queria te pedir uma ajuda. Quem sabe você consegue me ajudar? Seguinte, irei da Suiça para Veneza, e terei algumas horas em Verona. Lendo sobre a cidade, gostaria muito de conhecer os seguintes pontos turísticos:
- Arena (só por fora)
- Casa da Julieta (só por fora)
- Castelvecchio
- Piazza Delle Erbe
- Jardim Giusti.
Sei que é bem relativo, mas saberia me dizer mais ou menos quanto tempo demoraria para conhecer (claro que superficialmente)estes lugares?
Qual a ordem de visitação que eu deveria adotar para conseguir aproveitar melhor o tempo?
Qual o meio de transporte utilizar entre as atrações (ou é possível fazer o trajeto a pé)?
Obrigada,
Fernanda

Márcio Jardim disse...

Olá Fernanda,
dá para fazer... mas acredito que o Castelvecchio e o Jardim é mais complicado, tente ver a arena, casa da julieta e a piazza. Se sobrar tempo, os outros ok? dá para fazer todo o trajeto a pé, o que é melhor para não esperar transporte.
abs

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...