.

É sua primeira vez por aqui? Entenda o blog: No dia 13/08/2010 eu criei este blog apenas para programar a minha viagem para a Itália... Ele cresceu muito, fiz muitos amigos e virou uma fonte de informações para muitas pessoas. Para melhor compreensão, ele foi dividido em três partes: 1) as pesquisas sobre cada cidade, atrações turísticas, gastos,... e o marcador que eu adoro: Entrando no clima, onde experimentei receitas, filmes, livros,... 2) A montagem do meu roteiro passo a passo: todos os dias estão na guia ROTEIRO FINAL; 3) O relato completo da minha viagem - todos os dias - com informações, dicas, gastos totais... etc. Estão na guia MINHA VIAGEM. Entre... o blog é seu!!! Aqui você vai encontrar informações sobre as cidades que eu visitei: Milão, Lago di Como, Turim, Verona, Pádova, Vicenza, Veneza, Florença, Pisa, Lucca, San Gimignano, Siena, Arezzo, Cortona, Cinque Terre, Assis, Roma, Pompéia, Capri, Sorrento, Positano e Nápoles... Este projeto foi finalizado pois estou com outro agora: http://www.toindoparaafranca.blogspot.com/ - mas entrarei aqui uma vez por semana para responder comentários, perguntas, etc... BOA VIAGEM À ITÁLIA!!!

sábado, 5 de março de 2011

Murano, Burano e Torcello... As Ilhas de Veneza...

Bom dia, pessoal...

E o feriado chegou... Ainda bem... Carnaval - para mim - é para colocar a leitura em dia, arrumar a casa, colocar fora o que eu não preciso mais, organizar as contas e a agenda... Preciso de mais carnavais...rs

Hoje vamos falar das duas Ilhas próximas de Veneza: Murano e Burano.

Todas as vezes que procurei algo sobre estas ilhas, encontrava as seguintes informações:
- Não deixem de visitar e
- Não compre NADA nas ilhas pois o preço é super-hiper-mega inflacionado
- Se for ficar três dias em Veneza, reserve o último para visitar Murano e Burano...

Ok! Vou seguir esses conselhos...

Vamos iniciar com MURANO, considerada a Capital do Vidro.
Amiga Wiki, o que você tem a dizer sobre esta ilha?

Murano, embora descrita como uma ilha da Lagoa de Veneza, é de fato um arquipélago de sete ilhas menores, das quais duas são artificiais (Sacca Serenella e Sacca San Mattia), unidas por pontes entre si. Tem aproximadamente 5500 habitantes e fica a somente 1 km de Veneza. Murano é um local famoso pelas obras em vidro, particularmente candeeiros.

Murano foi fundada pelos romanos, e desde o século VI foi habitada por gente procedente de Altino e Oderzo. A principio, a ilha prosperou como porto pesqueiro e graças à produção de sal. Era um centro de comércio. Com o porto controlavam a ilha de Santo Erasmo. A partir do século XI a cidade começou a decair devido a muitos habitantes se mudarem para Dorsoduro. Tinham um grande poder local, como o de Veneza, mas desde o século XIII Murano foi governada por venezianos. Contrariamente a outras ilhas da lagoa, Murano cunhava as suas próprias moedas.

Em 1291, todos os cristaleiros de Veneza foram obrigados a mudar-se a Murano devido ao risco de incêndio, porque a esmagadora maioria dos edifícios de Veneza era construída em madeira. Durante o século XIV, as exportações começaram e a ilha ganhou fama, inicialmente pelo fabrico de missangas de cristal e de espelhos. O cristal aventurine foi inventado na ilha e, durante algum tempo, Murano chegou a ser o maior produtor de cristal da Europa. O arquipélago, mais tarde, ficou conhecido pelo fabrico de lustres. Embora tenha havido grande queda durante o século XVIII, a cristalaria continuou a ser a industria mais importante da ilha.

No século XV, a cidade tornou-se popular como lugar de férias dos venezianos, e construiu-se um palácio, mas esta moda extinguiu-se depois. O campo da ilha era conhecido pelas suas árvores de fruta e jardins até ao século XIX, quando começaram a construir-se mais casas.

Em Murano, a principal atração é a fabricação do vidro. Um ponto turístico com este tema: O Palazzo Giustinian, atualmente sede do Museu do Vidro - http://www.museiciviciveneziani.it/frame.asp?musid=12&sezione=musei - O bilhete custa 6,50 Euros.

Um vídeo sobre Murano, desde a saída de Veneza: http://www.youtube.com/watch?v=_7ivU3jFVXI
Achei fantástico o trabalho com o vidro...

 Mapa de Murano... Pertinho de Veneza - 30m de Vaporetto.

 A Ilha de Murano...

O trabalho com o vidro...

BURANO

Burano situa-se na Lagoa de Veneza, e tal como a sua vizinha 7 km mais a sul, Veneza, é na realidade uma localidade constituída por várias ilhas pequenas ligadas por pontes entre si. Localizada cerca de Torcello no extremo norte da Lagoa, é conhecida pelos seus cristais e trabalho em renda.

Os primeiros ocupantes das ilhas foram provavelmente Romanos, mas é no século VI que recebe o seu nome actual quando a zona é ocupada por gente vinda de Altino, que terão dado à ilha o nome de uma das portas da sua cidade. No entanto há mais duas versões para a origem do nome; numa delas o nome deriva do apelido da primeira família que ali se estabeleceu, os Buriana, e a outra que o nome foi dado por habitantes de Buranello, uma ilha 8 km a sul de Burano.

Apesar da ilha se ter desenvolvido depressa, continuou a ser parte do território administrado por Torcello mas sem nenhum dos privilégios que os seus habitantes, ou os de Murano, tinham. A situação só se alterou, e a ilha teve importância no século XVI, quando as mulheres locais começaram a produzir belas peças de renda, que rapidamente começou a ser exportada para o resto da Europa. No século XVIII a industria da renda começou o seu declínio, uma tendência que só seria contrariada em 1872, quando uma escola profissional foi aberta para as tecedeiras, trazendo um novo fôlego à industria, contudo actualmente já não se produzem peças de renda de maneira tradicional na ilha, uma vez que é um trabalho de mão de obra intensiva (cada peça leva várias horas para produzir), o que o torna muito caro.

Vídeo sobre Burano: http://www.youtube.com/watch?v=j-MuVUaX7Zw&feature=related

Site: http://www.isoladiburano.it/


TORCELLO

Torcello é uma ilha situada ao norte da Lagoa de Veneza. É considerada a região de Veneza continuamente habitada há mais tempo. O principal atrativo da ilha é a Catedral de Santa Maria Assunta, fundada em 639 e com muitas obras bizantinas dos séculos XI e XII, incluindo mosaicos.

Após a queda do Império Romano, Torcello foi uma das primeiras ilhas da lagoa a serem sucessivamente povoadas por aqueles que fugiram da cidade de Veneti em terra firme (continente), para se abrigar das invasões bárbaras recorrentes, especialmente depois de Átila, o Huno, destruíu a cidade de Altinum e todos os assentamentos em torno de 452.

Embora a região de Veneto formalmente pertencesse ao exarcado bizantino de Ravenna desde o fim da Guerra Gótica manteve-se inseguro por conta de freqüentes invasões germânicas e guerras: Durante os 200 anos seguintes os lombardos e francos alimentaram um fluxo permanente de refugiados urbanos sofisticados para a segurança relativa da ilha, incluindo o bispo de Altino. Em 638 Torcello tornou-se oficialmente o bispado por mais de mil anos e as pessoas de Altinum trouxeram consigo as relíquias de São Heliodoro, agora, o padroeiro da ilha.

Vídeo sobre Torcello: http://www.youtube.com/watch?v=VVuIpw1dOd0


Fotos e textos: Wikipedia

5 comentários:

Anônimo disse...

Oi, eu estive nessas ilhas em 2009: MURANO, BURANO E TORCELLO são lindas... assisti o artesão fazer um cavalinho de vidro e esse depois estava a venda na loja por 10,00 euros... fui em um barco com outras pessoas conhecer essas 3 ilhas, durou 1 dia o passeio e custou 25,00 euros por pessoa.

Márcio Jardim disse...

Olá, excelente dica... e barata tbm...
obrigado pela visita e pela informação.
vou atrás, com certeza.
abs

Verdadeira Italia disse...

Valeu por postar, Marcio. Gostaria de ver sua opiniao em alguns temas. Quando vc quiser aparecer, seja bem vindo. Faço esse convite pra todas as pessoas que dao a sua pequena colaboraçao com informaçao real.

Vou te passando umas dicas aos poucos.Desculpe, mas minha esposa esta gravida e consequentemente devo tomar cuidado dela.
Quando voce vem?E o seu roteiro?

Abraço.

Druida.

Anônimo disse...

Boa tarde!
Obrigada por sua iniciativa em postar dicas para a viagem.
Estou indo com meu marido agora em junho e ficaremos 3 dias em Veneza. Pelo que li, vale a pena ficar dois dias no centro de Veneza e no ultimo fazer este passeio pelas 3 ilhas?
Obrigada,
Diana.

Márcio Jardim disse...

Oi Diana,
Isso mesmo... É interessante assim, conhecer Veneza, depois as ilhas. Aconselho Burano e Torcello. Murano só se vc tiver tempo.
Abs

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...