.

É sua primeira vez por aqui? Entenda o blog: No dia 13/08/2010 eu criei este blog apenas para programar a minha viagem para a Itália... Ele cresceu muito, fiz muitos amigos e virou uma fonte de informações para muitas pessoas. Para melhor compreensão, ele foi dividido em três partes: 1) as pesquisas sobre cada cidade, atrações turísticas, gastos,... e o marcador que eu adoro: Entrando no clima, onde experimentei receitas, filmes, livros,... 2) A montagem do meu roteiro passo a passo: todos os dias estão na guia ROTEIRO FINAL; 3) O relato completo da minha viagem - todos os dias - com informações, dicas, gastos totais... etc. Estão na guia MINHA VIAGEM. Entre... o blog é seu!!! Aqui você vai encontrar informações sobre as cidades que eu visitei: Milão, Lago di Como, Turim, Verona, Pádova, Vicenza, Veneza, Florença, Pisa, Lucca, San Gimignano, Siena, Arezzo, Cortona, Cinque Terre, Assis, Roma, Pompéia, Capri, Sorrento, Positano e Nápoles... Este projeto foi finalizado pois estou com outro agora: http://www.toindoparaafranca.blogspot.com/ - mas entrarei aqui uma vez por semana para responder comentários, perguntas, etc... BOA VIAGEM À ITÁLIA!!!

sábado, 15 de outubro de 2011

Meu relato de viagem - dia 15 - San Gimignano e Siena

Bom dia, meus amigos...

Primeiramente peço desculpas... Fiquei alguns dias sem postar! Viajei a trabalho, com alguns outros afazeres urgentes... Mas, estou aqui de volta! Vou acelerar um pouco as postagens pois tenho que inaugurar o novo blog - http://toindoparaafranca.blogspot.com/ - em 20 de novembro... (para quem não sabe, dia do meu aniversário...rs). Vamos lá?

Marcelino, como está a Itália??? Magiorno - Dia 15 - San Gimignano e Siena

Foi uma surpresa: fiquei acostumado com Florença tão rápido que até me espantou... Parecia que estava na cidade há dias... Levantamos, tomamos o café e partimos para a estação Santa Maria Novella. Andava pelas ruas naturalmente... Até cumprimentei um senhor que abria seu açougue... Extremamente a vontade. Chegamos na estação e comprei a passagem para a nossa primeira parada do dia: San Gimignano...

O PULO DO (GATO) TURISTA: Para ir a San Gimignano, você deve descer na Estação Poggibonsi e de lá pegar um ônibus que te levará para a cidade.

Pagamos 5,30 euros pela passagem e lá fomos para SG. Depois de uma hora mais ou menos, descemos na Estação Poggibonsi...


Na lanchonete da pequena estação, você pode comprar a passagem de ônibus para SG. Custa 1,95 euros...

O PULO DO (GATO) TURISTA: Você pode comprar o bilhete de ida e volta para a estação, fica mais cômodo e barato... Mas, uma dica importante: se você vai para outro lugar de ônibus (como eu - Siena, por exemplo), poderá pegar o transporte na porta de SG, ou seja, não precisará do bilhete de volta para a estação... Foi o que eu fiz!

Esperamos o ônibus. Na porta da Estação há um painel avisando a hora de chegada...


O ônibus chegou exatamente na hora marcada. Embarcamos e em pouco minutos - e uma vista fabulosa - chegamos na entrada da cidade...



Entrei e me encantei... (ficou um trocadilho, mas foi isso mesmo o que aconteceu). A cidade é linda, charmosa e fantástica. Você leu aqui no blog:

San Gimignano é uma comuna italiana da região da Toscana, província de Siena, com cerca de 7.105 habitantes. Estende-se por uma área de 138 km², tendo uma densidade populacional de 51 hab/km². Faz fronteira com Barberino Val d'Elsa (FI), Certaldo (FI), Colle di Val d'Elsa, Gambassi Terme (FI), Poggibonsi, Volterra (PI).

Foi um importante ponto para as peregrinações até Roma pela Via Francigena. As famílias de patrícios que controlavam a cidade construíram cerca de 72 torres-casa (algumas atingem 50 m de altura) como símbolo do seu poder e riqueza. Embora hoje só existam 14 de tais estruturas, San Gimignano mantém a atmosfera feudal e é muito procurada pelos turistas. A pequena localidade contém muitas obras de arte datadas dos séculos XIV e XV.

E anote: LINDA!



Eduardo no poço que fica no meio da praça central...

E mais uma vez a grande dica de acordar cedo e partir para a cidade deu resultado. Chegamos e não tinha praticamente ninguém (mais tarde, "brotaram" turistas de todos os lados... foi difícil andar pelas pequenas ruas da cidade...) Mas, o que eu queria era:

A Gelateria com o melhor gelato do mundo

Vocês podem ver pela foto que não tem quase ninguém dentro da pequena gelateria... Depois que saímos, andamos pela cidade e passamos por ela novamente... a fila era interminável!!! Todos querendo provar o melhor sorvete do mundo...

O PULO DO (GATO) TURISTA: Aproveite para comprar o sorvete na hora que chegar na cidade para evitar filas enormes...

É claro que eu provei o de chocolate! E garanto: É MARAVILHOSO! Merece o título! Para ser sincero, eu pensei que o gelato desta gelateria fosse uma fortuna pelo título que ela possui... Muito pelo contrário: a mesma média dos outros gelatos da Itália... Peguei um copinho de 3,50 euros... 

Depois de passar o dedo e raspar todo o potinho de sorvete, (rsrsrs) eu queria subir em uma das Torres da cidade para ver a vista (5 euros)... Foi neste momento que me apaixonei de vez pela cidade... CUIDADO: A cidade é paixão a primeira, segunda, terceira, quarta.... vista!












Eu só tenho uma coisa a dizer: COLOQUE A CIDADE EM SEU ROTEIRO... e ponto final!

Olha a vista desta porta... então, você pensa: "Não tem como melhorar..."

Ah, tem... uma cantora com uma voz magnífica... e que música!!
Emoção total!

E essa vista?!?!



 E o que eu posso dizer sobre as lojas e os produtos locais?!?!
Prestem atenção nestes queijos... Vocês não imaginam o aroma!!! E o sabor?!?

As ruas... Ahhh, as ruas... Perfeitas!!!




Este foi nosso almoço, em um restaurante na entrada da cidade... Uma tábua de frios com um bom vinho! Custo: 22 euros - 11 euros para cada um... Ôh, delícia!!!

Já me fizeram diversas vezes a pergunta: "Qual foi a cidade que você mais gostou?!?" Confesso: eu gostei de todas, algumas bem mais, outras bem menos... Mas, San Gimignano... Foi um encanto! Você se sente realmente na Itália!!! Linda, majestosa, encantadora... Parece aquelas cidades que ficam dentro daquelas bolas de vidro com água, comuns no Natal...rsrsrs E os velhinhos da cidade?!?! Um capítulo a parte... Você tinha vontade de pegar e apertar até dizer chega... Todos com cara de vô e vó.

É uma sensação única... Toda a cidade de pedra, com torres, no alto de uma colina, com aquela vista maravilhosa... ai ai... Se eu pudesse, eu passaria alguns dias ali para descansar... O único problema são as dezenas de milhões de turistas... Eu escolheria uma época mais tranquila... Deve ser maravilhoso acordar, ver aquela vista, tomar um café demorado com os velhinhos, passear...

Agora falando sério: eu me apaixonei!!! Não queria ir embora! Sentado no restaurante, com uma taça de vinho na mão, vendo aquela entrada da cidade... quase rasguei todos os outros tickets de trem para ficar ali mesmo, sem nem levantar...rs Tudo o que você escutar de bom sobre SG multiplique por dez... E mais uma vez: coloque ela no seu roteiro! Acredite em mim... Você vai voltar neste blog e me agradecer por isso!

Bem, mas eu tinha que ir né?!?! Fazer o quê...rsrs Agora estava com medo! Deveria ter programado SG para o final... Duvido que eu vá gostar de alguma cidade da mesma forma...rs É Toscana pura e cristalina... Juntamos todas as sacolas (comprei mini vidros de azeite, nociola, amêndoas, etc...) e fomos para o ponto de ônibus que fica bem próximo da entrada para a cidade esperar o ônibus para Siena... Demorou um pouco e em todo esse tempo fiquei observando a entrada da cidade... Juro: eu poderia muito bem passar uma temporada na cidade, como um retiro pessoal.

O ônibus chegou... Subimos - bilhete 5,50 euros - e a vista durante a descida do ônibus é linda... Sabe aquels filmes que mostram imagens da verdadeira Toscana? Com arbustos, pequenas estradas,...? Então... é aqui que elas estão...rs

Chegamos em Siena... Vimos aqui no blog que:

Siena é universalmente conhecida pelo seu património artístico e pela notável unidade estilística do seu centro histórico, classificado pela UNESCO como Património da Humanidade. As principais atrações de Siena estão reunidas em um labirinto de ruas e vielas ao redor da Piazza del Campo, que tem forma de leque. Uma das maiores praças medievais da Europa, a piazza fica no meio das 17 çontrade (paróquias) da cidade. A antiga rivalidade existente entre elas é lembrada, de dois em dois anos, no Palio. Nas ruas, podem-se ver os símbolos das paróquias em flâmulas, placas e entalhes, demonstrando a lealdade dos moradores à contrada onde nasceu. Andar por Siena, situada em uma colina, também pode revelar encantadores refúgios e paisagens inesperadas.

Nossa primeira missão era encontrar a Piazza del Campo, o que não foi nem um pouco difícil...





Palazzo Pubblico (câmara municipal ou prefeitura, século XIV), com a famosa Torre del Mangia.

O maravilhoso Duomo.

Fuente Gaia de Jacopo della Quercia.


Essa foto ficou boa... rsrsrs E o Eduardo nem percebeu que eu tirei...rs

Siena é bem maior do que eu imaginei... Estava lotada e muito suja devido as dezenas de turistas que emperravam qualquer passagem. A falta de organização nos monumentos turísticos tirou toda a nossa vontade de conhecer algo por dentro... Ninguém respeitava fila, todo mundo gritava e ninguém se entendia... Eu deveria ter feito o contrário: ir primeiro para Siena e depois San Gimignano...

Não sei se eu estava ainda em êxtase por SG, mas Siena não foi um ponto muito alto para mim. Mesmo assim, passeamos muito e nos divertimos... Não estou dizendo que foi ruim, até porque ela tem seus encantos e sua arquitetura é muito bonita... Adorei o Duomo e a Piazza é grandiosa... Gostaria muito de conhecê-la na época do Palio - a grande festa da cidade... Ela deve ficar linda!!!

E foi em Siena que encontramos o maior número de brasileiros... e alguns em horríveis condições: pedindo dinheiro ou tentando conversar com alguém em português... Fiquei triste vendo algumas situações...

Voltamos para Firenze - 6,50 euros o bilhete de ônibus... Descemos no ponto da empresa Sita - http://www.sitabus.it/ - que possui os ônibus que fazem estas rotas pela Toscana...

Fomos para o hotel e entrei direto no chuveiro... deitei, com um belo sanduíche feito no quarto, e fui ver um pouco de TV... Reclamamos da TV no Brazil... Mas, garanto: as nossas redes são bem melhores...rsrsrs


GASTOS $$$ -
Gastos: Márcio (base apenas de um viajante para melhor compreensão)
Somente gastos com alimentação, hospedagem, bilhetes de entrada, transporte...

- Ticket - trem de Firenze/Poggibonsi: 5,30 euros
- Ticket - ônibus até San Gimignano: 1,95 euros
- Gelato: 3,50 euros
- Ingresso - Torre: 5 euros
- Almoço: 11 euros
- Ticket - ônibus de SG/Siena: 5,50 euros
- Doces em Siena: 4,50 euros
- Ticket - ônibus de Siena/Firenze: 6,50 euros
- Diária no Hotel Locanda di Firenze: 49 euros (24,50 para cada um) - http://www.locandadifirenze.com/  

TOTAL DO DIA: 67,75 euros

PREVISÃO DE GASTOS DO 15 DIA - ROTEIRO FINAL: 100 euros

SOBROU: 32,25 euros






20 comentários:

bagagens&destinos disse...

Márcio, sempre passo por aqui e nunca comento. Então, aproveitando: mas que viagem SABOROSA!! Fico na expectativa do que mais virá ainda... abraços

Lilian Carvalho disse...

Bom, posso concordar e multiplicar por 10 vezes tudo que você falou sobre Sam Gimignano. Meu amor e da minha família foi tão grande que a minha caçula escolheu esta cidade maravilhosa para passar o aniversário dela agor no dia 30.09. Foi a nossa segunda vez na cidade e garanto que a emoção foi amor ainda! Ficar hospedada e poder entender como a cidade funciona durante a noite, a madrugada e o amanhecer foi um prazer! Vimos o sol nascer por entre as casinhas de pedra da janela do nosso hotel bem na praça central e de noite andamos pelas ruas desertas e escuras e corremos com medo quando elmbrávamos das coisas do Museu da Tortura!Rsrssrsrrr
Quanto a Siena, bom multiplico por 10 a sua decepção....odiamos! Ela não estava suja, estava imunda! Calorenta! Barulhenta! Poluída e fétida! Nem parece que estamos na Europa! Só para você ter noção, tiramos apenas 6 fotos, todas na Piazza del Campo, a única coisa que escapa, somente pela imensidão e o curioso fato dos turistas sentarem ali para descansar ou quem sabe, como nós, recuperar o fôlego para enfrentar a volta decepcionados. Ainda bem que voltamos para dormir em San Gimignano e curtir um pouco mais o seu encanto!
Beijos, Lilian

Monica disse...

Caros viajantes apaixonados...., também sou amantissima desse esporte e as descobertas são sempre objetos da minha transformação.

ADOREI o post de San Gimignano pois me faz parte da minha historia. Eu e meu marido, quando decidimos nos casar, fugimos do roteiro festa-família e fomos só nós 2 casar nessa cidadezinha medieval. casamos dia 16 de junho em meio ao Festival Medieval e jamais esqueceremos. Quando fomos nos hospedamos em Cole Di Val' Elsa em uma vila parecidissima com a do filme SOB O SOL DE TOSCANA. chama- se Tanna de Lepri e fica há uns 7 kms de San Gimignano. Super linda e barata. Pena não ter dado a dica antes, mas tudo ai vale a pena, sem arrependimentos e com obrigação de voltar.

Vi que esta indo para França. assim como fizemos quando casei e passamos um tempo na Italia estamos voltando de outra experincia na França onde ficamos 3 meses curtindo a Provence.
Meu Blog é www.veraocomcezzane.blogspot.com. Não tenho tantas informações uteis quanto seu blog, fiz mais um diário para nossas lembrançasa mas se precisar de alguma dica terei prazer e te dar.

Abraços e boa aventura.

Anônimo disse...

Marcio, eu tb amei San Gimignano, estava louca para ver o seu post e vc realmente teve a mesma impressão que eu e meu marido. Nós seríamos capazes de ficar dias e dias ali. Ao contrário de vc, decidimos não ir para Siena, foi mais em função de uma gripe que peguei lá e devido a isso ficava mais cansada, mas não nos arrependemos pq curtimos SG sem pressa, andamos muito, entramos nas ruazinhas, subimos a torre, tudo maravilhoso, não é mesmo? Com certeza foi um dos meus passeios preferidos, então fica aqui um reforço da sua dica, para quem está indo pra Italia, NÃO DEIXE DE CONHECER SG!! Grande beijo, Marcio! Vanessa Gorizia

Raquel M.B.G. disse...

Oi Márcio, também fui a San Gimignano, e comi neste restaurante (proschiutto e afins...rsrsrs), reconheci pelo descanso de prato, rs.Que delícia de lugar, lindas fotos.

Anônimo disse...

marcio... eu gostaria de saber se para comprar pass de trem como o eurail pass,eurail global, so posso comprar pelo site? nas estaçoes vendem esses pacotes?

Márcio Jardim disse...

Oi Ana,
obrigado pelo SABOROSA...rsrs e foi mesmo...
Grande abs e obrigado pela visita

Márcio Jardim disse...

Oi Lilian,
concordo com vc... San Gimignano é maravilhoso... Que cidade fantástica... Sua filha fez uma excelente escolha. É uma cidade para aproveitar cada momento... Maravilhosa mesmo... Obrigado pela visita.

Márcio Jardim disse...

Olá Monica... Que pequena história emocionante... Parabéns! É um privilégio o que aconteceu com você e seu esposo... Deve ser uma experiência fantástica. Já olhei seu blog e pode deixar... Se eu precisar de algo com certeza eu entro em contato. Adorei o nome: Um verão com Cezanne... rsrs
Abs

Márcio Jardim disse...

Olá Vanessa...
Concordo com vc em todos os sentidos: SG é linda demais!!!! Obrigado pela visita...
bjs

Márcio Jardim disse...

Oiu Raquel...
Bom o restaurante né???
Bem na entrada... e muito bom!!!
bjs

Márcio Jardim disse...

Olá... Infelizmente não posso fornecer informações sobre esses passes, pois comprei tudo pelo o trenitalia.com ok?
Abs

Robson disse...

Fala Márcio.. cara, muito show o seu blog!!! Muitas informações legais e extremamente úteis!! Eu vou fazer a primeira viagem da minha vida agora em março/abril, e vou sozinho. Então estou planejando tudo bem certinho! Vou para Florença e já tinha decidido colocar 1 dia para San Gimignano, mas estava em dúvida se colocava Siena no mesmo dia ou não... mas depois do seu relato e de alguns comentários.. eu vou cortar Siena e aproveitar o dia inteiro por S.G. Estou contando os dias pra embarcar nessa aventura!!! Grande abraço!!

Márcio Jardim disse...

Olá Robson... Obrigado pela visita e pelo elogio. Se eu fosse fazer de novo, deixaria San Gimignao para um dia inteiro... adorei aquela cidade... Grande abraço

Jorge Fortunato disse...

Olá Márcio
Hoje faço meu post sobre San Gimignano, cidade que fiquei apaixonado e pretendo retornar para ficar dois dias por lá.
Siena é igualmente adorável e vale muito ser visitada. Também é um lugar para passar pelo menos uma noite. Talvez na lata temporada seja complicado, mas durante o mês de abril estava ótimo.
Abraços e não me canso de agradecer por esta boa dica.
Abraços

Márcio Jardim disse...

obrigado Jorge,
Estou lendo seu blog ok?
abs

Vanessa V M disse...

Olá, Marcio....estou me deliciando com o seu blog (e, simultaneamente, matando as saudades de Paris, atraves do "To indo para a França")...vou a Italia em Março de 2013 e seu blo tem sido uma excelente fonte de pesquisa.
Eu inicialmente havia pensado em ficar um dia inteiro em Siena, mas pelo seu post e demais comentarios, fiquei com receio de me decepcionar...
pergunta: há atrações suficientes para se ficar 1 dia em Siena e 1 em SG? Pensei em de repente fazer meio dia Montalcino e meio dia Siena tb, o que acha? Bjs

Márcio Jardim disse...

Olá Vanessa.
Sou suspeito para falar porque eu amei SG e ficaria o dia inteiro lá... Não gostei muito de Siena, mas ela é grande e dá para passar um dia tranquilamente...
Abs

Michael Moreira disse...

Oi Márcio!
Fiz um roteiro com várias das cidades que você conheceu: Cortona, San Gimignano, Roma, Siena, Florença...Bem, Cortona eu já havia escolhido porque eu também sou super fan do filme "Sob o Sol da Toscana" (e desde então meu sonho é conhecer a Toscana) mas San Gimignano e Montepulciano escolhi após algumas pesquisas, em alguma delas achei seu blog, então digamos que vc tenha influencido muito na minha viagem. Depois de ter lido esse relato sobre San Gimignano fiquei ainda mais curioso, então está mais doque confirmada em meu roteiro.
Quanto à Siena, será uma de minhas cidades base, até porque ficarei na casa de uma amiga italiana. E sabe onde ela vai me levar? Pra ver o Palio!!! Vamos?! rsss
Ela disse que é lindo e imperdível e que eu tenho absolutamente que ir. Confesso que isso influenciou muito na minha viagem!
Nossa, não vejo a hora de partir.
Sabe qual é meu medo? Não querer voltar nunca mais! Já sou apaixonado pela Itália, pelo idioma, pelas pessoas e pela gastronomia mesmo conhecendo pouco, imagine depois desta viagem?!
Enfim, com certeza que o sacrifício que estou fazendo para fazer esta viagem vai valer MUITO a pena!

Anônimo disse...

Voltei da Itália esta semana e a cidade que mais me encontaou foi San Gimignano.....Faço de suas palavras....as minhas....é encantadora...maravilhosa....
Eunice

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...