É sua primeira vez por aqui? Entenda o blog: No dia 13/08/2010 eu criei este blog apenas para programar a minha viagem para a Itália... Ele cresceu muito, fiz muitos amigos e virou uma fonte de informações para muitas pessoas. Para melhor compreensão, ele foi dividido em três partes: 1) as pesquisas sobre cada cidade, atrações turísticas, gastos,... e o marcador que eu adoro: Entrando no clima, onde experimentei receitas, filmes, livros,... 2) A montagem do meu roteiro passo a passo: todos os dias estão na guia ROTEIRO FINAL; 3) O relato completo da minha viagem - todos os dias - com informações, dicas, gastos totais... etc. Estão na guia MINHA VIAGEM. Entre... o blog é seu!!! Aqui você vai encontrar informações sobre as cidades que eu visitei: Milão, Lago di Como, Turim, Verona, Pádova, Vicenza, Veneza, Florença, Pisa, Lucca, San Gimignano, Siena, Arezzo, Cortona, Cinque Terre, Assis, Roma, Pompéia, Capri, Sorrento, Positano e Nápoles... Este projeto foi finalizado pois estou com outro agora: http://www.toindoparaafranca.blogspot.com/ - mas entrarei aqui uma vez por semana para responder comentários, perguntas, etc... BOA VIAGEM À ITÁLIA!!!

sábado, 1 de outubro de 2011

Meu relato de viagem - dia 13 - Florença - Firenze

Bom dia MEUS AMIGOS!!!

Não posso deixar de comemorar... São dois ótimos motivos:
- O blog completou 1 ano e 1 mês e está perto de alcançar 250.000 visitas!!! #ORGULHO#
- Estamos a 5 semanas seguidas como um dos 30 blogs sobre viagens mais votados do TOP BLOG 2011 - o ícone azul aí do lado... Está chegando o final da 1ª fase - início de outubro... Ajude o blog a ficar entre os 100 finalistas... Vota lá!!! Rsrsrs

E não é para ficar orgulhoso?!?! Vocês não imaginam a minha felicidade!!!!

Muito Obrigado!!!! E como eu posso agradecer? Ah, já sei...

Marcelino, como está a Itália??? Magiorno - Dia 13 - Florença/Firenze

Acordamos muito cedo!!! Queríamos subir na Cúpula do maravilhoso Duomo... Realmente devo concordar: é um das construções mais lindas que eu já vi! Os detalhes e as cores são impressionantes... Chegamos e fomos procurar a entrada para a cúpula - fica do lado esquerdo para quem está na frente do Duomo.

Conhecido também como a Basílica di Santa Maria del Fiore, o Duomo (http://www.duomofirenze.it/) deslumbra a todos, principalmente com sua maravilhosa cúpula - obra do aclamado  arquiteto renascentista Brunelleschi - e pelo campanário, de Giotto. Já falamos sobre horários, preços, etc... aqui no blog: http://toindoparaaitalia.blogspot.com/2011/04/atracoes-turisticas-florenca-parte-02.html

Quer saber mais sobre a história do Duomo? http://pt.wikipedia.org/wiki/Santa_Maria_del_Fiore

Mas, vamos ao que interessa: a nossa subida na cúpula! Existem 463 degraus e nenhum elevador e eu AVISO: Se você tem problemas de coração ou claustrofobia, NÃO VÁ!!! Sim, estou falando pela primeira vez em Caps Lock: NÃO VÁ!!! Você já vai entender o porquê... Chegamos por volta das 7h50m e já havia uma pequena fila...

Pagamos nosso ingresso - 8 euros - e começamos a jornada... Evidentemente não é difícil... Se você pensar, são apenas 463 degraus... Não é uma loucura... o problema não é esse... é o calor INFERNAL e o espaço é muito pequeno e escuro... Vi algumas moças passando mal já no início...

A Cúpula... lindíssima! Eu queria tirar mais fotos, mas a
quantidade de turistas empurrando para continuar não deixava...

O caminho do sacrifício... rsrs

Eu já estava começando a passar mal de tanto calor...

As escadas...

Se você olhou as axilas molhadas do rapaz e fez aquela "carinha de nojo", você não imagina o que são as pessoas que estão nos degraus de cima começarem a pingar suor e cair nos outros que estão nos degraus debaixo...rs
Imagina ficar preso em uma cela com esta vista?!?

Completamente destruído!
Eu realmente comecei a passar mal MESMO!!!
E olha que sou bem resistente para essas coisas...
Quer dizer, menos com calor excessivo...

Tudo bem... a vista compensa!!!



Adorei esta sombra...

Olha essa vista!!! Eu amei essa foto...  

Quando eu vejo esse tipo de coisa, eu tenho vontade de pegar as pessoas que estragam os monumentos históricos e escrever no rosto delas - com uma caneta de tinta permanente - as mesmas coisas que elas escreveram, para elas andarem pelo resto da vida com aquilo e ver se elas continuarão achando bonito... Uma blasfêmia!!!


Igreja de Santa Croce...



O Campanário...




Ficamos um tempo admirando a vista - e eu me recuperando da subida... Mas, comecei a pensar: ainda tem a descida. Mas, pensei no velho ditado: para baixo todo santo ajuda... e fiquei tranquilo! Após tirar várias fotos e admirar cada ponto, começamos a jornada...


Alguém sabe onde eu encontro a caneta de tinta permanente?!?

Estava indo tudo bem... a direção é a mesma para subir e para descer... De repente, a fila parou nos dois sentidos. Aqui começou o problema: eu fiquei em uma parte escura, minúscula, sem ar, com um monte de gente em volta... comecei a suar frio, a ficar sem ar... as meninas do meu lado começaram a se abanar... Minha visão ficou escura... Sabe aqueles momentos que você sabe que vai desmaiar?!?! Então, era esse... Eu me segurei na parede e, instintivamente, empurrei todo mundo até chegar em uma janela minúscula, que só cabia meu rosto... Minha camiseta estava molhada! Nem vi onde ficou o Eduardo... As meninas - japonesas - que estavam do meu lado antes, vieram e começaram a me abanar... Não entendia nada do que elas estavam falando... Nesse momento, o Eduardo chegou... Disse que eu estava mais branco do que um fantasma... e, claro, que só saí de perto da janelinha quando a fila começou a andar novamente... Um espaço foi liberado e eu literalmente "voei" sobre aqueles degraus... Saí e sentei no chão... Não aguentava ficar em pé...

Devo afirmar: a Cúpula e a vista de cima são magníficas... mas, confesso: foi uma experiência um pouquinho traumática...rsrs

Recuperado, continuamos nosso passeio pela cidade...

O Duomo... com toda a luz que ele merece!!!

As carruagens... e os cavalos almoçando...rs

O famoso carrossel...

Galeria Uffizi...

A famosa Ponte Vecchio...


Essa foto ficou boa...



Ahhhh... os Paninis de Firenze...

E esses little caminhões?!?

De volta a Piazza del Signoria...

Em Florença, há vários estabelecimentos que vendem os pratos prontos, como você pode ver na foto... Você escolhe e eles esquentam... E são de encher os olhos! Como Estava próximo da hora do almoço, resolvemos experimentar...


Prato do Eduardo...

Meu prato... Não escolhi pelas batatas e sim pelo frango... Gente do CÉU!!! Esse frango assado com alecrim dentro estava uma loucura... Nossa conta: Cada prato: 11 euros; Uma birra: 5 euros... Total: 32 euros; 16 euros para cada um! Ah, estão vendo aquele pedaço de papel e caneta atrás do prato??? Minhas anotações de tudo o que eu gastava para colocar aqui no blog... Eu fiz a tarefa...rs!

Perto da Ponte Vecchio, dezenas de cadeados para simbolizar a união e o amor...

Almoçamos e demos aquela descansada merecida, olhando o movimento, sentados na praça, cuidando do relógio: 14h30 tínhamos um encontro com o verdadeiro Davi, de Michelangelo, na Galeria dell Accademia...

PAUSA: Um gelatto para recuperar o fôlego: 3 euros...

Um pouco antes do horário previsto, fomos para a Accademia. Não é muito longe do centro de Florença. Você consegue ver o Duomo pelas ruas...


Para a Accademia, o mesmo processo: se você comprar o bilhete online - como já explicamos aqui no blog http://toindoparaaitalia.blogspot.com/2011/04/vou-comecar-as-atracoes-turisticas-de.html - tem que imprimir o voucher que eles enviam para o seu email e trocar pelo ticket na bilheteria.... Como eu sempre digo: você vai chorar de emoção por não precisar ficar na fila...rsrsrs Ainda mais embaixo daquele sol escaldante...

Olhando para a fila, não acreditei... Cheguei perto para ver: um rapaz estava com o blog impresso nas mãos... exatamente como eu fiz - veja aqui http://toindoparaaitalia.blogspot.com/2011/06/comemoracao.html - e fiquei todo emocionado... Quando li TÔ INDO PARA A ITÁLIA, com a logo do blog foi demais!!! Se você - o turista que estava com o blog nas mãos... - está lendo este relato, quero dizer MUITO OBRIGADO pela confiança!!! Isto é a maior recompensa que nós blogueiros podemos receber!

Mas, não parou por aí... fiquei na porta de uma loja de couro esperando meu horário...

O PULO DO (GATO) TURISTA: Você deve aguardar seu horário de entrada. O guarda deixa entrar as pessoas em grupos: cada um no seu horário... Mas, lembre-se: quinze minutos antes vá para a fila.

Enquanto ficava pasmo por um porta moedas custar incríveis 55 euros, comecei a conversar com uma moça muito simpática... Ela disse que pegou várias informações para viajar na internet, inclusive em um blog... adivinhem qual? Rsrsrs

Entramos na Accademia... Estátuas inacabadas de Michelangelo e outras obras não foram o suficientes para tirar a atenção de uma estátua específica...

Não pode tirar foto... Mas, não resisti... Esta foi minha segunda foto proibida... E esta eu não tremi e nem fiquei nervoso... Ficou boa, né? Acho que estou me acostumando...rsrs

Michelangelo foi um ser humano único... Até quem não acredita em bençãos divinas, fica em dúvida quando se depara com uma obra dele... Ele foi tocado por Deus... Claro, todos nós fomos, mas nele, acho que Deus olhou para ver se não tinha ninguém olhando e encostou um dedo a mais... Só pode! Não existe outra explicação... Quando você se aproxima da área onde está o Davi (lógico que é uma área privilegiada) você tem vontade - desculpe o termo - de soltar um grande palavrão... Sabe aqueles que a gente fala quando é difícil de acreditar em algo? Pois é... esses mesmo... Algo assim: "&¨%$#$#$* O QUE É ISSO, %$#&¨??!?!?!".

Lindo, maravilhoso... espetacular! Ficamos um bom tempo admirando! Não pude deixar de notar uma rachadura em um dos seus calcanhares... Depois, procurando na internet, vi reportagens que tratam do assunto, dizendo que vários estudos estão em andamento e uma nova restauração está programada... Ao custo de 1 MILHÃO DE EUROS... É muito dinheiro, não é mesmo??? Sim, é... mas depois de conhecer o Davi, tenho certeza que eu aprovaria até o dobro do orçamento...

Depois de olhar, olhar, olhar, olhar... de baixo, de cima, dos lados, de perfil, de frente, de costas, etc... Não queríamos que as outras estátuas ficassem magoadas... Fomos admirar as outras obras de Michelangelo. Várias delas aparecem no filme - com explicações - Agonia e Êxtase, que já falamos aqui: http://toindoparaaitalia.blogspot.com/2011/06/entrando-no-clima-filme-agonia-e-extase.html. Depois, volamos ao Davi, rsrsrs... Não tem como cansar de ver... Totalmente compreensível o título de "uma das obras mais visitadas da Itália...". Merecido... e com louvor!

Saímos da Accademia e nosso próxima parada era a Piazzale Michelangelo (http://toindoparaaitalia.blogspot.com/2011/04/piazza-della-signoria-e-piazzale.html). Pegamos um ônibus...

O PULO DO (GATO) TURISTA: Você pode ir a pé até a praça... se tiver fôlego! Ela fica um pouco afastada do centro. Melhor pegar um ônibus. Em cada parada há placas informando se o veículo para no local. O bilhete é 1 euro.

... e descemos na Piazzale...

Esta réplica do Davi é famosa... Mas, confesso que não me emocionou...
Um pouco tempo antes, eu estava vendo o magnífico original.

Vista...

Olha lá o Duomo...

Do alto da colina é possível admirar todo o centro histórico, ter uma visão privilegiada do Rio Arno. É uma vista privilegiada! Vale a pena! Foi nela que fizemos um bom pequenique, com nosso lanche devidamente guardado nas mochilas... Há barraquinhas e um café na Piazzale mas,... com preço nada convidativos...

Descansamos um pouco e resolvemos voltar a pé para o hotel Não é nada absurdo: você só irá descer uma escada enorme, percorrer alguns metros, atravessar uma ponte e pronto! De volta ao centro...

Igreja de Santa Croce, no caminho de volta...
O pôr-do-sol chegava e seus últimos raios iluminavam a fachada da Igreja...

Encontrei alguns camelôs vendendo malas... Eu observava os preços desde Milão... Meu plano era: depois de Veneza - devido as pontes, ruelas, etc... - compraria uma mala com rodinhas e guardaria a mochila. Os preços estavam muito elevados: 50, 60 euros e eu queria uma mala grande. Bem,... parei em um dos camelôs.... O diálogo:
- Quanto custa esta mala? - falei alto para os outros escutarem
- 45 euros!
- Ok, obrigado... - e comecei a andar
- Senhor, senhor... volte... Quanto você me dá por ela!
- Eu só tenho 15 euros... - disse, olhando minha carteira...
- Muito pouco, senhor... pode s 35?
- Como eu disse, só tenho 15 euros... obrigado! - e continuei andando...
- Espera, senhor... 25 euros!
Neste momento, outro camelô gritou:
- Eu faço por 15 euros a mesma mala...
O que estava negociando comigo olhou assustado e disse:
- Ok, eu faço por 15!
- Ah, muito obrigado... vou levar sim!

E comprei uma mala grande, com rodinhas, por 15 euros... O Eduardo não acreditava no que viu! Como eu sempre digo: se ele vendeu por 15, com certeza ele não teve prejuízo... Então...  E quem disse que na Itália não se pode pechinchar?!?!

Fomos para o hotel... Fiz um lanche e fui arrumar minhas coisas na minha mala nova... Acredita que ela tem até bolsos extras?!?! Rsrsrsrs

Próximo post: PISA e LUCCA

GASTOS $$$ -
Gastos: Márcio (base apenas de um viajante para melhor compreensão)
Somente gastos com alimentação, hospedagem, bilhetes de entrada, transporte...

- Entrada - cúpula: 8 euros
- Almoço: 16 euros
- Ingresso - Accademia: 14 euros
- Gellato: 3 euros
- Ônibus: 1 euros
- Diária no Hotel Locanda di Firenze: 49 euros (24,50 para cada um) - http://www.locandadifirenze.com/  

TOTAL DO DIA: 66,50 euros

PREVISÃO DE GASTOS DO 13 DIA - ROTEIRO FINAL: 120 euros

SOBROU: 33,50 euros

18 comentários:

Lilian Carvalho disse...

Márcio!
Voltei e estou cheia de coisas para contar...vamos devagar...vou lhe mandar uns emails e fotos, prometo!
Passei mal igualzinho a você no Duomo de Florença e olha que eu fui em março, estava chovendo e bem fresquinho. No meio da escada, na subida as pernas não aguentaram e eu tive que sentar. Meu marido subiu com as meninas e ficaram em esperado lá em cima. Imagino a sua situação no verão! Lembro que na minha descida, por várias vezes engarrafou e também tivemos que parar! Bom, para compensar tem "aquela" vista que só que passa pelo literal aperto pode guardar na memória! Bjs

Lu Nascimento disse...

Márcio, que incrível o relato. Estou gostando muito. Minhas alunas do curso adoraram, estão acompanhando ansiosas pelos posts. Parabéns, ao ler cada um dos relatos, ao ver cada uma das fotos, aumenta mais ainda a vontade de voltar à Itália!
Beijos.

Ana disse...

Oi Márcio!! Tudo bem?? Só para acrescentar a respeito da Piazzale Michelangelo, é importante que se compre um "bigletto" de ônibus a mais por garantia, pois às vezes acontece de o motorista do ônibus não ter nenhum disponível para vender (ou estar de má vontade) e nem sempre as barracas e lanchonetes próximas à praça têm bilhetes para vender. Isto aconteceu comigo. Tive que pegar um táxi pois já estava anoitecendo!

Anônimo disse...

ahhhhhh cade mais posts???? faz mais de 1 semana q nao tem post novo :-(

Glaucia disse...

Sim, um dos momentos inebriantes de minha viagem foi o encontro com Davi, e, é claro, rolou uma foto proibida !! rsrsrs Como não fotografar tanta perfeição ??
Florença é mesmo linda, romântica, apaixonante !!! Voltarei assim que puder !

Márcio Jardim disse...

Oi Lilian...
Nem me lembre do desespero do Duomo... Nossa!!! Um horror...rsrsrs Tudo bem que foi compensado pela vista magnífica... Se no inverno foi assim, imagina o que eu passei no verão então...rs
Bjs

Márcio Jardim disse...

Oi Lu...
Muito obrigado pela visita e pelo comentário...
Agradeço mesmo...
Bjs

Márcio Jardim disse...

Ana,
Muito obrigado pela dica!! Concordo plenamente com você... Imagina ficar no meio daquela praça sem voltar para o centro??? Vai ter que fazer como eu, descer a pé... Mas, à noite não deve ser legal...rsrs
Bjs

Márcio Jardim disse...

Oieee...
Eu sei que estou me atrasando um pouco... Mas, colocarei todos os posts ok???
Abs

Márcio Jardim disse...

Glaucia,
Não consegui resistir mesmo...rs Até tentei, mas foi mais forte que eu... meu dedo criou vida própria e apertou o botão do celular para tirar a foto...rs
bjs

Suzana disse...

Este blog é tudo o que eu preciso; super obrigada; super sorte ai na sua viagem pra França; Que bom que existem pessoas assim neste mundo, que sentem esse prazer em compartilhar tudo assim de uma forma tão tranquila, segura e interessante!!

Márcio Jardim disse...

Oi Suzana...
fico muito feliz em poder ajudar... e agradeço o desejo de sorte na França... vai ser sim ;-). Muito obrigado mesmo pela visita e pelo elogio... fico orgulhoso.
bjs

Jorge disse...

Marcio
Fiquei com falta de ar lendo esse post. emoção e aflição no Duomo. Será que vou conseguir. Sou alto 1,83. Já subi monumentos sem problemas, mas ultimamente ando meio claustrofóbico, mas vou vencer isso. é possível visitar a Igreja sem necessariamente subir a cupula nao é?
Abraço

Márcio Jardim disse...

OI Jorge... Consegue sim... eu tenho 1,87m rsrsrs... Agora, como eu disse no post, é se estiver calor e com muita gente, é meio claustrofóbico... Mas dá para visitar a igreja sem subir sim ok?
abs

Suely disse...

Oi Marcio
Minha filha passou mal na subida do Arco do Triunfo em Paris, ela queria desistir e descer mas não dava mais pois vinham muitas pessoas atrás, ainda bem que para descer fomos de elevador.

Márcio Jardim disse...

Oi Suely,
Pois é... que bom que tinha elevador... Em Florença é na escada mesmo...rsrs
Bjs

Jorge Fortunato disse...

Márcio
Revendo esse post, lembro da primeira vez que li e fiquei sem ar dentro de casa...rs Lá em Firenze eu optei por não subir. Já tinha subido à Cupula de São Pedro e depois lá do Piazzale Michelangelo tinha visto bem a cidade. Acabei me decepcionando um pouco com o Duomo por dentro. Por fora é um espetáculo e esperava muito mais na parte interna. mas, claro, firenze é um encanto.
Abraços

Márcio Jardim disse...

Oi Jorge,
Nem fale... foi um sufoco horrível para mim...rsrs Mas, tem gente que suporta... Bem, concordo com vc... dos Duomos, achei que o interior deste seria uma maravilha... bem simples não é??? Mas todo o resto da cidade compensa...
abs

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...