Hoje vamos comentar sobre um dos ícones de Florença: O David - de Michelangelo:
A estátua do rei Davi prestes a lutar contra Golias tem uma história interessante e encontrou seu lugar definitivo sob circunstâncias dramáticas. Aos 26 anos de idade, Michelangelo tinha por tarefa terminar uma escultura já começada e abandonada por um outro artista, mas ela se tornou algo memorável.
Michelangelo recebeu um salário mensal e um prazo de dois anos. Disseram-lhe ainda que, se seus patronos florentinos gostassem do resultado, ele receberia um pagamento adicional. Fiel à rapidez com que trabalhava Michelangelo concluiu o trabalho antes do prazo.
Um grupo de notáveis artistas florentinos decidiu que a escultura deveria ser colocada em frente ao parlamento do governo civil, o Palazzo Vecchio, na Piazza della Signoria. Na calada da noite, a enorme estátua saiu do ateliê, nas proximidades da catedral.
A escultura era tão grande que uma parte da parede teve de ser demolida para que ela passasse. Foram necessários 40 homens e quatro dias para levar a estátua a seu destino, apoiada em andaimes e cordas e carregada sobre cilindros. Na noite em que a escultura foi revelada ao público alguém jogou uma pedra nela – possivelmente um ato de solidariedade política com Donatello, cuja estátua Judite e Holofemes (1460) estava sendo substituída pelo Davi de Michelangelo.
A escultura de 5,16 metros e 5,5 toneladas foi esculpida num único bloco de mármore, entre 1501 e 1504. Hoje encontra-se no Museu da Academia, em Florença, Itália. “O Davi de Michelangelo é uma linha divisória da História da Arte. É uma escultura da vitória. Com esta estátua, o moderno superou o antigo.” (Antonio Paolucci)
“O bloco de mármore tinha 5,5 metros de altura e nele, infelizmente, um certo mestre Simone da Fiesole começara a esculpir um gigante, e trabalhara tão mal que cavara um buraco entre as pernas e a coisa toda ficou desfigurada, inutilizada. Michelangelo decidiu pedi-lo a Soderini e aos diretores, que lhe entregaram o bloco imprestável. Michelangelo fez então um modelo de cera, conferindo-lhe, para ser instalado no palácio, as formas de um jovem Davi com um estilingue na mão, tendo em mente que, assim como ele defendera seu povo e o governava com justiça, aqueles que agora governavam a cidade pudessem defendê-la com bravura e também governá-la com justiça.” (Giorgio Vasari, Vida de Michelangelo, 1568)
Fontes: FARTHING, Stephen. 501 Grandes Artistas, RJ: Sextante, 2009;
PROENÇA, Graça. Descobrindo a História da Arte. SP: Ática, 2009;
SCHUMAN, K. e PAXTON, R. O Método Michelangelo. Best Seller: RJ, 2007.
Fonte: http://arteemerson.blogspot.com/2010/05/o-davi-de-michelangelo.html
A obra permaneceu em frente ao Palazzo Vecchio, na Piazza della Signoria, até 1873, quando foi transferida para a Galleria dell'Accademia, em Florença, onde pode ser admirada atualmente.
Fotos: Wikipédia
Nenhum comentário:
Postar um comentário