.

É sua primeira vez por aqui? Entenda o blog: No dia 13/08/2010 eu criei este blog apenas para programar a minha viagem para a Itália... Ele cresceu muito, fiz muitos amigos e virou uma fonte de informações para muitas pessoas. Para melhor compreensão, ele foi dividido em três partes: 1) as pesquisas sobre cada cidade, atrações turísticas, gastos,... e o marcador que eu adoro: Entrando no clima, onde experimentei receitas, filmes, livros,... 2) A montagem do meu roteiro passo a passo: todos os dias estão na guia ROTEIRO FINAL; 3) O relato completo da minha viagem - todos os dias - com informações, dicas, gastos totais... etc. Estão na guia MINHA VIAGEM. Entre... o blog é seu!!! Aqui você vai encontrar informações sobre as cidades que eu visitei: Milão, Lago di Como, Turim, Verona, Pádova, Vicenza, Veneza, Florença, Pisa, Lucca, San Gimignano, Siena, Arezzo, Cortona, Cinque Terre, Assis, Roma, Pompéia, Capri, Sorrento, Positano e Nápoles... Este projeto foi finalizado pois estou com outro agora: http://www.toindoparaafranca.blogspot.com/ - mas entrarei aqui uma vez por semana para responder comentários, perguntas, etc... BOA VIAGEM À ITÁLIA!!!

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Entrando no clima: Queijos e vinhos...

Boa tarde, meus amigos...

Recebi um comentário que eu concordei, depois de uma análise:

"Márcio, faz tempo que não vejo um post Entrando no clima..."

E neste final de semana, o assunto já foi resolvido...

Quando eu viajei para a Espanha, eu engordei cinco quilos... e olha que eu caminhava feito um camelo no deserto todos os dias para ver todas as atrações turísticas... Um dos grandes culpados para este excesso de bagagem, foi um dos meus vícios mais antigos: queijos... Amo de paixão louca! Quanto mais "mofado e fedido" mais eu amo...rsrs

Meu lanche da tarde espanhol era - todo dia - um pacote de mini torradas comprado no supermercado e queijos... queijos... e mais queijos... De todos os tipos, cheiros, sabores e temperos... Eu sentava em uma praça com um bom copo de Caña com limón (bebida dos deuses: cerveja com fanta de limão... ) e me deliciava, vendo as pessoas andarem, admirando a praça...

Havia um queijo - esqueci o nome - que era uma bolinha negra um pouco achatada, dura com pedra... Quando eu vi pela primeira vez, jamais imaginei que aquilo era para comer... A moça do supermercado pegou uma faca, cortou uma tampa na parte achatada e dentro - como se fosse o pote de ouro dos gnomos no fim do arco íris - eu descobri um queijo fundido que, desculpem o termo, era um prazer orgásmico... Dos cinco quilos, 2 com certeza foram por causa deles... (Ah, e um quilo foi culpa de uma bolacha maria recheada com chocolate... rs)

Agora, imagina na Itália???

Para comemorar meus 20 quilos que ganharei, fizemos um Festival de Queijos e vinhos lá em casa... Fiz uma receita italiana que minha amiga Marina me ensinou (dificílima...) que possui um nome bem brasileiro: "Chinelos de Berinjela" - você pega uma berinjela, corta no sentido horizontal (um chinelo), coloca em uma assadeira, derrama um pouco de azeite de oliva, coloca um queijo de sua preferência (escolhi o Gouda), tomate em rodelas, óregano e manjericão... e taca no forno!!!

Juntamente com o Chinelo, colocamos pedaços de queijo Brie, Provolone e Parmesão no prato... Dois vinhos para acompanhar (claro né, um só para degustação não dá)... e, concluímos que a felicidade existe... Para celebrar a Toscana, um dos vinhos homenageava Montepulciano... aquela cidadezinha pertinho de Florença... Ô, vida bôa!!! rsrs Confira abaixo:


Fotos: minhas, com produção do Eduardo... -
porque este blog é chiquê já conta com produção...hahaha

16 comentários:

Anônimo disse...

Gostei da receita, é uma excelente idéia e de muito bom gosto....não entendo de vinhos mas aprecio muito, aqui estou me fartando rsrsrs...
Meu sogro é um grande entendedor e não me deixa faltar...ultimamente estamos sendo felizes com Barbera d'Alba, cantina Nebiolo de Piemonte...ain que delícia...
SE um dia eu voltar para o Brasil eu acho que é umas das coisas que mais vai me fazer falta...

La Nostra Italia disse...

Marcio, também sou apaixonada por queijos. Tanto que meu pai me apelidou de "rata branca".
Perto da minha casa tem um mercadinhos que se chama A Casa do Queijo. Nem preciso dizer que é minha favorita, né? De vez em quando compramos alguns graminhas (kilos, na verdade) de queijos para degustaçao. E umas geleias doce-picante para acompanhar os queijos mais fortes... uma verdadeira bondade divina!
Em agosto tem sempre uma festa perto de casa com mostras de artesanatos e produtos locais. Uma vez compramos queijos de um produtor e juro que um deles foi o melhor gorgonzola que ja comi. De tao molinho que era, vivia comendo pao e bolacha com esse queijo.
O assunto me deu agua na boca so de pensar. Isso que eu ja jantei :D
Beijos

Márcio Jardim disse...

Oi Yeda,
e é bom mesmo...rs E a única coisa que eu entendo de vinhos é tomar...rsrsrs
Obrigado pela visita...
bjs

Márcio Jardim disse...

Hahaha... esse apelido foi demais, Juliana. Agora, eu entraria na falência se tivesse uma loja dessas do lado da minha casa... Eu deixava o dono rico. E queijo com geléia ~e uma perdição total.
Beijão e obrigado pela visita

Lilian Carvalho disse...

hum...agora eu tô entendendo o sumiço do fim de semana....tá perdoado!! Beijos

Unknown disse...

Márcio, seus "chinelos" ficaram ótimos... deu água na boca.
Beijo.
Marina

Unknown disse...

Márcio, assim como você, eu também sou louca por queijos!! O melhor que já provei foi em Portugal, na Serra da Estrela, simplemsmente maravilhoso... você retira aquela "casquinha" e saboreia aquele creme divino.... hummmmm... com um pãozinho, um bom vinho e no friozinho da serra, não há nada melhor na vida!!
Beijão!!
Ahhhh, dia 21 está chegando e eu "tô indo pra Itália"!!! rsrs

La Nostra Italia disse...

Eu so nao entrei na falencia ainda porque nao passo todos os dias em frente e antes de pensar nos queijos, penso na balança primeiro :D
Além dos queijos, outra perdiçao aqui sao os salames, presuntos...
Beijos e bom dia!

Márcio Jardim disse...

OI Lilian... rsrsrs
o sumiço teve seus motivos...rs
Beijão

Márcio Jardim disse...

Oi Marina...
hahaha... Você viu? E tava uma delícia...rs
Beijão

Márcio Jardim disse...

Regiane,
você me fez lembrar de novo das bolinhas pretas com o queijo cremoso dentro... MEU DEUS!!! Como aquilo é bom...
Já dia 21??? Nossa, e a ansiedade, como está?
Não esquece de voltar e compartilhar com a gente hein?
beijão e se a gente não se falar mais UMA VIAGEM EXTRAORDINÁRIA PARA VOCÊ!!!

Márcio Jardim disse...

Oi Juliana,
vou tentar manter este mantra da balança na cabeça... Mas, já tenho certeza quase absoluta que não vai dar certo... Ah, tudo bem! Quando eu chegar eu dou um jeito... Corro 45m todo dia... Então, quando eu chegar, aumento mais 45m rsrsrs.
Beijão e obrigado pela visita

Unknown disse...

Márcio, que pena, fui pra Espanha e não provei essa maravilha, agora vou ter que voltar só para experimentar as famosas "bolinhas pretas"!!!
É, minha viagem está chegando, estou super-hiper-mega ansiosa, mas é bom, não é?!!?
Pode deixar que assim que voltar conto tudo!!
Beijão e, até mais!!

Elvira disse...

Oi Marcio.

Realmente um Queijo & Vinho não dá para resistir.
Ô coisa boa!

Garde um pouquinho da fome para os queijos na Itália.

Bjs.
Elvira

Anônimo disse...

Olá,
Também estou indo para Itália - Toscana e costa Amalfitana.
Marcio, posso trazer vinhos , queijos e doces na mala ? rs... acho que nao né...já li cada coisa..
abraço
vanessa SP

Márcio Jardim disse...

Olá Vanessa, infelizmente não... do jeito que eles jogam as malas, imagina como chegaria??? abs

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...