.

É sua primeira vez por aqui? Entenda o blog: No dia 13/08/2010 eu criei este blog apenas para programar a minha viagem para a Itália... Ele cresceu muito, fiz muitos amigos e virou uma fonte de informações para muitas pessoas. Para melhor compreensão, ele foi dividido em três partes: 1) as pesquisas sobre cada cidade, atrações turísticas, gastos,... e o marcador que eu adoro: Entrando no clima, onde experimentei receitas, filmes, livros,... 2) A montagem do meu roteiro passo a passo: todos os dias estão na guia ROTEIRO FINAL; 3) O relato completo da minha viagem - todos os dias - com informações, dicas, gastos totais... etc. Estão na guia MINHA VIAGEM. Entre... o blog é seu!!! Aqui você vai encontrar informações sobre as cidades que eu visitei: Milão, Lago di Como, Turim, Verona, Pádova, Vicenza, Veneza, Florença, Pisa, Lucca, San Gimignano, Siena, Arezzo, Cortona, Cinque Terre, Assis, Roma, Pompéia, Capri, Sorrento, Positano e Nápoles... Este projeto foi finalizado pois estou com outro agora: http://www.toindoparaafranca.blogspot.com/ - mas entrarei aqui uma vez por semana para responder comentários, perguntas, etc... BOA VIAGEM À ITÁLIA!!!

terça-feira, 5 de abril de 2011

Entrevista - Cris - Direto de Florença!!! Parte 01

Boa noite, pessoal...

Um presente maravilhoso:

Conheci a Cris - do excelente http://www.noticiasdabota.com/ - na esfera blogueira. Ela mora em Florença e o blog dela é fantástico: dezenas e dezenas de informações sobre toda a Toscana...

Então, uma idéia pipocou na minha cabeça: Fazer uma entrevista com ela sobre Florença!!! Fiz a proposta para a Cris e ela aceitou...

Formulei perguntas básicas, aquelas que todo mundo quer saber quando está indo pela primeira vez para uma cidade... (E são essas respostas que servem como base para continuar nossas pesquisas mais aprofundadas).

Mandei as perguntas e hoje recebi um verdadeiro MANUAL sobre FLORENÇA, com dezenas de dicas maravilhosas, sites, etc...

Cris, não sei como agradecer - como eu prometi no email, posso pagar um gelatto quando eu chegar em Florença... mas agora, depois que recebi as respostas, vou ser obrigado a pagar um excelente jantar... rs Com muito gosto!!!

Antes de continuar: Cris, você é a terceira pessoa a ganhar (MERECIDO):


Vou dividir as repostas da Cris em alguns posts... E aqui vai a primeira parte:

01 - Como é Florença?

Definir Firenze, ou Florença para os brasileiros, não è uma tarefa fácil, porque você acaba sendo repetitivo.

Para os padrões italianos, Florença é uma cidade relativamente grande, capital da Região Toscana e capital da Provincia que tem o seu nome, mas para quem vem dos grandes centros brasileiros, Firenze, com suas ruas estreitas e sinuosas è uma cidade pequena, quase provinciana. Em outubro de 2010 Florença possuia 370.580 habitantes e è a oitava cidade italiana em número de habitantes.

Na idade Medieval Florença foi um importante centro cultural, comercial, econômico e financeiro. Na Idade Moderna, Florença foi a capital do Granducato di Toscana sob o domínio das familias Medici e dos Lorena. Florença foi capital da Italia durante os anos de 1865 a 1871, depois da Unificação da Italia em 1861.

Importante centro universitário, Florença foi declarada pela Unesco patrimônio da humanidade, e è ainda considerada como a cidade que deu origem ao Renascimento. Universalmente conhecida como o berço da arte e da arquitetura, Firenze é também considerada como uma das cidades mais belas do mundo, graças aos seus numerosos monumentos e museus – entre eles, Duomo, Santa Croce, Uffizi, Ponte Vecchio, Piazza Signoria e Palazzo Pitti.

Firenze possui um clima moderado, com verões quentissimos e invernos semi-frios (em comparação com o inverno europeu, mas para nós brasileiros, aqui faz frio sim!). No verão é fácil encontrar 40 graus durante o dia e no inverno a temperatura vai abaixo de zero. Porém o tempo pode enlouquecer como no ano de 1985, que a temperatura invernal chegou a –23 graus. Paisagem de neve não è algo normal, mas pode acontecer. Se a neve chegar em Firenze, é porque a Itália inteira está congelada.

Compartilho com vocês um poema feito pelo Poeta Maior Vinicius de Morais em homenagem a Florença:

Soneto de Florença (Vinicius de Morais)

Florença... que serenidade imensa
Nos teus campos remotos, de onde surgem
Em tons de terracota e de ferrugem
Torres, cúpulas, claustros: renascença

Das coisas que passaram mas que urgem...
Como em teu seio pareceu-me densa
A selva oscura onde silêncios rugem
No meio do caminho da descrença...

Que tristes sombras nos teus céus toscanos
Onde, em meu crime e meu remorso humanos
Julguei ver, na colina apascentada

Na forma de um cipreste impressionante
O grande vulto secular de Dante
Carpindo a morte da mulher amada...

02 - Como me preparar antes de chegar na cidade para aproveitá-la o máximo?

Firenze é uma cidade histórica, quase medieval. Teve a sua glória no renascimento e tudo aqui está ligado a arte. Eu aconselho a todos que pretende visitar Firenze,, estudar um pouco sobre os grandes escultores, pintores e suas obras. Só assim, você vai conseguir andar por Firenze e desfrutar 100% do clima fiorentino.

Traga um sapato confortável, porque aqui você vai andar o tempo todo! Traga tambem um adaptador para tomadas, porque aqui as tomadas são diferentes das nossas. Imagina se você não consegue recarregar sua máquina fotográfica ou notebook?

Continuem acompanhando os posts...

7 comentários:

Unknown disse...

Marcio

Muito obrigada pelo selo e pelo carinho! Espero que minha entrevista seja util a todos! Um grande abraço

Lilian Carvalho disse...

Márcio!!!
Vc é terrível!
Li tudo com tanta vontade e tão empolgada e vc só coloca 2 respostas....vou ficar com gostinho de quero mais até amanhã???
Beijos

Márcio Jardim disse...

Oi Cris,
Depois das respostas que você enviou,
ainda é pouco...rsrs
Mais uma vez, muito obrigado.
bjão

Márcio Jardim disse...

Lilian, minha VISITANTE DE HONRA...
Saudades de você por aqui...
Esse relato da Cris vai ser devorado por partes... rsrsrs.
Aguarde! Você vai adorar...
bjão

Lilian Carvalho disse...

Rsrsrsrrsrs, que jeito...vou ter que aguentar esta tortura!
Ah! Olha a Revista Viagem deste mês..a capa é Portugal mas tem uma paginazinha adorável falando das maravilhas das estradas e cidadezinhas entre Milão e Roma.
Como vou descer de Veneza até Roma de carro em 3 dias já comecei a incluir algumas delas no meu roteiro, só acrescentei também San Gimigniano pois minha filhota exigiu dormir no dia do aniversário de 11 anos dela nesta cidade...acredita?

Márcio Jardim disse...

Oi Lilian...

Já vou na banca hoje comprar a revista... obrigado pela dica. Adorei que você voltou ;-)

Então sua mãe filha exigiu??? Tá certa ela...rsrs Pelo o que eu vi, a cidade é linda. Bjão e continue aqui hein???

Annita disse...

Marcio, parabéns pela escolha e pela entrevista. Muito util!
Cris vc arrasou, ficou otimo! Parabéns!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...