.

É sua primeira vez por aqui? Entenda o blog: No dia 13/08/2010 eu criei este blog apenas para programar a minha viagem para a Itália... Ele cresceu muito, fiz muitos amigos e virou uma fonte de informações para muitas pessoas. Para melhor compreensão, ele foi dividido em três partes: 1) as pesquisas sobre cada cidade, atrações turísticas, gastos,... e o marcador que eu adoro: Entrando no clima, onde experimentei receitas, filmes, livros,... 2) A montagem do meu roteiro passo a passo: todos os dias estão na guia ROTEIRO FINAL; 3) O relato completo da minha viagem - todos os dias - com informações, dicas, gastos totais... etc. Estão na guia MINHA VIAGEM. Entre... o blog é seu!!! Aqui você vai encontrar informações sobre as cidades que eu visitei: Milão, Lago di Como, Turim, Verona, Pádova, Vicenza, Veneza, Florença, Pisa, Lucca, San Gimignano, Siena, Arezzo, Cortona, Cinque Terre, Assis, Roma, Pompéia, Capri, Sorrento, Positano e Nápoles... Este projeto foi finalizado pois estou com outro agora: http://www.toindoparaafranca.blogspot.com/ - mas entrarei aqui uma vez por semana para responder comentários, perguntas, etc... BOA VIAGEM À ITÁLIA!!!

sexta-feira, 8 de abril de 2011

As refeições italianas...

Continuando sobre a dica da Cris, na pergunta sobre gastronomia em Florença
http://toindoparaaitalia.blogspot.com/2011/04/entrevista-cris-direto-de-florenca_9872.html

Vamos comentar mais sobre as REFEIÇÕES NA ITÁLIA:

Na Itália - de acordo com a Cris e diversos sites - as refeições são compostas (em ordem):

ANTIPASTO - O famoso "abre o apetite". Equivale ao nosso prato de entrada. É composto de bruschetas, pães com patês, frios, azeitonas, queijos, salames... Eu tenho um problema com antipasto: eu nunca peço, pelo simples fato que, quando você senta para comer, é claro que está com fome... e eu acabo comendo demais, principalmente queijos, pães,... e, quando chega o prato principal, já não estou mais com fome... Dica: Vi em um site que, às vezes, o antipasto custa, na Itália, o mesmo que o prato principal... Fique de olho.


PRIMI PIATTO - Primeiro prato: geralmente é um risoto, uma massa ou uma sopa.


SECONDO PIATTO - Segundo prato ou prato principal: Carnes (suína ou bovina), aves ou peixes. Geralmente no inverno são introduzidos nos cardápios as carnes de caça: javali, coelhos, etc...


CONTORNO - Uma guarnição, servida juntamente com o Secondo Piatto. Normalmente é uma salada ou legumes cozidos. (até aqui, já engordei três quilos...).


DESSERT - Meu ponto fraco: as sobremesas. Os mais tradicionais servem antes da Dessert a Formaggio e frutta - uma espécie de primeira sobremesa, composta de queijo e frutas. As opções de dessert são infinitas e podemos citar, como um dos mais famosos, o Tiramissú.


CAFFÉ - Café, expresso, machiatto...


DIGESTIVOS - Os licores ou bebidas com teor alcoólico, como o Limoncello ou a Grappa.


Como todos sabem, as refeições italianas são verdadeiros rituais. Quando comentamos algo sobre a gastronomia italiana, logo as imagens daquelas mesas enormes, repletas de iguarias maravilhosas, rodeadas de gente, invadem a nossa mente.

E estou vendo, em tudo que estou pesquisando, que os italianos merecem toda essa fama.

Sites consultados: as informações da Cris, http://www.reismagos.com.br/  e http://www.italia.org.br/

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom este Site, maravilhoso...
Deveria ter sobre o mundo tudooo!!!
Obrigada

Márcio Jardim disse...

Olá,
Obrigado mesmo!
Tomara que um dia o que vc falou se realize...rs
Abs

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...