.

É sua primeira vez por aqui? Entenda o blog: No dia 13/08/2010 eu criei este blog apenas para programar a minha viagem para a Itália... Ele cresceu muito, fiz muitos amigos e virou uma fonte de informações para muitas pessoas. Para melhor compreensão, ele foi dividido em três partes: 1) as pesquisas sobre cada cidade, atrações turísticas, gastos,... e o marcador que eu adoro: Entrando no clima, onde experimentei receitas, filmes, livros,... 2) A montagem do meu roteiro passo a passo: todos os dias estão na guia ROTEIRO FINAL; 3) O relato completo da minha viagem - todos os dias - com informações, dicas, gastos totais... etc. Estão na guia MINHA VIAGEM. Entre... o blog é seu!!! Aqui você vai encontrar informações sobre as cidades que eu visitei: Milão, Lago di Como, Turim, Verona, Pádova, Vicenza, Veneza, Florença, Pisa, Lucca, San Gimignano, Siena, Arezzo, Cortona, Cinque Terre, Assis, Roma, Pompéia, Capri, Sorrento, Positano e Nápoles... Este projeto foi finalizado pois estou com outro agora: http://www.toindoparaafranca.blogspot.com/ - mas entrarei aqui uma vez por semana para responder comentários, perguntas, etc... BOA VIAGEM À ITÁLIA!!!

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Roteiro pela Toscana

Bom dia, pessoal...

Estou com algumas dúvidas - óbvio, rs... - em relação aos meus bate-e-voltas partindo de Florença. Claro que perguntei para quem entende do assunto e escrevi um email para a Cris - do http://www.noticiasdabota.com/ - Compartilho com vocês pois a ajuda da Cris, como sempre, é um verdadeiro "banho" de conhecimento:

Oi Cris, tudo bem?
Escrevo para pedir ajuda...rsrsrs
deixei meu roteiro assim:
1 dia - Florença
2 dia - Florença
3 dia - Pisa e Lucca
4 dia - Cortona, Arezzo e Siena
5 dia - San Giminagno e Volterra
6 dia - Cinque Terre...

O que você acha? Eu consigo fazer essas cidades, como no dia 4, tudo em em dia? Para essas cidades tem ônibus ou trem que partem de Florença? Os ônibus são da empresa Atrapalo? Desculpe pelas perguntas, mas foram dúvidas que surgiram e só pensei em vc para responder...rs
obrigadão

A resposta:

Ola Marcio!

Vamos ver se consigo te ajudar!

De Firenze voce consegue conduçao para todos os lugares, mas como voce vai fazer "escalas" em alguns pontos, vamos pesquisar juntos pra ver se vai ser possivel.

1 dia - Florença
2 dia - Florença
Talvez seja um pouco apertado dois dias para Firenze, ja que voce quer visitar os museus e ir até a região de Chiante! Se bem que no verao os dias sao mais longos e vc podera aproveitar tudo ate as 22 horas.

3 dia - Pisa e Lucca
Aqui è super tranquilo! Voce pode fazer o trajeto de trem! Eu faria o seguinte percurso de trem:
Firenze - Pisa Centrale
Pisa - Lucca
Lucca - Firenze

Iria a Pisa primeiro, porque nao tem tanta coisa pra se ver e voce faria tudo mais rapido, deixaria Lucca por ultimo, que o bonito de Lucca è caminhar pelo centro historico que è um pouco grandinho. Assim que voce chegar la, pegue um mapa no atendimento a turista, è gratuito e voce vai se perder no meio de tantas ruelas.

De Pisa centrale ate a Praça dos Milagres voce pode ir de onibus (05 min) ou pode fazer uma pequena caminhada que nao è longe.

4 dia - Cortona, Arezzo e Siena
Esse è o dia mais critico! Pode ser que de pra fazer, mas vai ficar um pouco apertado!
Eu deixaria Siena por ultimo, que è a cidade maior e vc vai perder mais tempo! O ideal seria alugar um carro, porque de Arezzo pra Siena vc vai gastar 03 horas de trem.

Se vc quiser fazer as 03 cidades, acorde cedissimo e pegue o primeiro trem. Tem trem a partir das 5 horas da madrugada! ahahaha Brincadeirinha, voce pode ir mais tarde! Falando serio, parta cedo pra dar tempo de fazer tudo! Dependendo do trem, voce pode fazer esse percurso em 30 min ou em 1:30hs. Pesquise no site antes qual o melhor horario e faça tudo cronometrado.

O centro historico de Arezzo è pequeno e vc ira fazer super veloz. Eu nunca fiz o trajeto ArezzoxCortona de trem ou de onibus, por isso nao sei te aconselhar direito. Tem trem para Camucia que è uma fraçao de Cortona, mas nao sei se è proximo do centro historico (na Wikipedia diz que sao 04 km). Talvez seja melhor procurar um onibus para fazer esse trajeto.

FirenzexArezzo. Trem
ArezzoxCortona Onibus ou trem. Quando vc chegar em Arezzo, pergunte no quiosque de turismo qual è a melhor forma de chegar a Cortona)
Cortona x Siena - Eu nao sei se è melhor vc ir de trem o de onibus. Se vc sai de Firenze para Siena, è melhor ir de onibus, que è mais rapido. Se informe no Ufizzio turismo na estaçao de Arezzo.

5 dia - San Giminagno e Volterra
Partindo de Firenze para San Gininagno de onibus SITA (a sede da Sita fica proximo a estaçao SMN em Firenze. No link abaixo voce consegue ver os horarios. Sita (onibus) FirenzeX S. Saminagno
http://www.sitabus.it/sita-toscana/Firenze-S%20Gimignano2010.pdf

De SG para Volterra nao tem trem, mas deve ter algum onibus. Nao è possivel que nao tenha, pq nao è muito longe. O problema è que nao deve ter muitos horarios.

De Volterra vc pode retornar a Firenze de Trem. Mais ou menos 03 horas de viagem.

6 dia - Cinque Terre...
Nao tem trem direto de Florença para Cinque Terre. Voce tera que fazer uma conexao em Pisa centrale para uma das cinco cidades de Cinque Terra. Eu nao sei qual delas vc escolheu pra visitar. Voce pode comprar um unico bilhete de Florença para Cinque Terre, mas tera que descer em Pisa Centrale e trocar de onibus.

As 05 cidades sao essas:
Vernazza
Corniglia
Manarola
Riomaggiore
Monterosso al Mare

Baci!

É ou não é uma ajuda EXTRAORDINÁRIA???
Muito obrigado, Cris.

3 comentários:

Elvira disse...

Oi Marcio.

Bem legal o seu roteiro pois todas essas cidades possuem coisas maravilhosas para se ver. Ainda bem que você conseguiu dicas de uma "especialista" assim fica bem mais fácil.

Sabe Márcio. Não sei como vai ser seu tempo durate a viagem mas acho que fzer 03 cidades em um só dia fica muito corrido. Muitas vezes a gente acaba vendo tudo superficialmente e muito rápido e por isso não aproveita tão bem. Com um roteiro assim apertado se acontecer um imprevisto ou se você quiser ficar um pouco mais , não vai conseguir.

Bjs.
Elvira

Márcio Jardim disse...

OI Elvira,
Saudades de você por aqui...
Sim, a Cris foi essencial na elaboração co roteiro... Fiquei muito feliz! Quanto a fazer 3 cidades em um dia, já tirei essa idéia da cabeça... Vou mais folgado...rs
bjs e apareça!

Pepito Monteiro disse...

Olá Boa noite a todos,

Estava pesquisando pois vamos fazer em Setembro um roteiro parecido, inicialmente pensei com base em Florenza(carro)Siena, Chiante, Pizza, Livorno, Arezzo,Pienza,
Montepulciano, Montalcino e Arezzo, indo e voltando para Firenza,pois vamos ficar 7 dias.
Tomei a liberdade de consultar você sobre quais dessas cidades valem mais a pena e se você tem outra indicação de roteiro ou cidade. Nossa viagem tem objetivo: Gastronomico enólogo e cultural.
Desde já agradeçemos as dicas. Saúde!!
pepitomonteiro@hotmail.com

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...