.

É sua primeira vez por aqui? Entenda o blog: No dia 13/08/2010 eu criei este blog apenas para programar a minha viagem para a Itália... Ele cresceu muito, fiz muitos amigos e virou uma fonte de informações para muitas pessoas. Para melhor compreensão, ele foi dividido em três partes: 1) as pesquisas sobre cada cidade, atrações turísticas, gastos,... e o marcador que eu adoro: Entrando no clima, onde experimentei receitas, filmes, livros,... 2) A montagem do meu roteiro passo a passo: todos os dias estão na guia ROTEIRO FINAL; 3) O relato completo da minha viagem - todos os dias - com informações, dicas, gastos totais... etc. Estão na guia MINHA VIAGEM. Entre... o blog é seu!!! Aqui você vai encontrar informações sobre as cidades que eu visitei: Milão, Lago di Como, Turim, Verona, Pádova, Vicenza, Veneza, Florença, Pisa, Lucca, San Gimignano, Siena, Arezzo, Cortona, Cinque Terre, Assis, Roma, Pompéia, Capri, Sorrento, Positano e Nápoles... Este projeto foi finalizado pois estou com outro agora: http://www.toindoparaafranca.blogspot.com/ - mas entrarei aqui uma vez por semana para responder comentários, perguntas, etc... BOA VIAGEM À ITÁLIA!!!

sábado, 23 de abril de 2011

SIENA

Boa tarde, meus amigos...

Estou aproveitando o feriado para colocar as pesquisas em dia...
Depois de Pisa, Lucca, Arezzo e Cortona, vamos para SIENA???

Siena (em português também conhecida como Sena) é uma cidade e sede de comuna italiana na região da Toscana, província do mesmo nome, com cerca de 52.775 (ISTAT 2003) habitantes. Estende-se por uma área de 118 km², tendo uma densidade populacional de 447 hab/km². Faz fronteira com Asciano, Castelnuovo Berardenga, Monteriggioni, Monteroni d'Arbia e Sovicille.

Siena é universalmente conhecida pelo seu património artístico e pela notável unidade estilística do seu centro histórico, classificado pela UNESCO como Património da Humanidade.

Para saber a história, clique aqui: http://pt.wikipedia.org/wiki/Siena

Texto do Guia Folha de São Paulo - Itália:

As principais atrações de Siena estão reunidas em um labirinto de ruas e vielas ao redor da Piazza del Campo, que tem forma de leque. Uma das maiores praças medievais da Europa, a piazza fica no meio das 17 çontrade (paróquias) da cidade. A antiga rivalidade existente entre elas é lembrada, de dois em dois anos, no Palio. Nas ruas, podem-se ver os símbolos das paróquias em flâmulas, placas e entalhes, demonstrando a lealdade dos moradores à contrada onde nasceu. Andar por Siena, situada em uma colina, também pode revelar encantadores refúgios e paisagens inesperadas.

COMO CHEGAR?

De Florença a Siena: Trem - duração da viagem: 1h30m - preço do bilhete: 6,30 euros.


VÍDEOS

http://www.youtube.com/watch?v=hF7-wxFsE0o

http://www.youtube.com/watch?v=ru7kr_O0uhw&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=Dss7odG_TNs&feature=fvwrel

http://www.youtube.com/watch?v=oNwwVYugcFY


O QUE VER? - Texto: Wikipédia

A sua catedral, iniciada em meados do século XII, é um representativo exemplo da arquitectura gótica italiana. A fachada principal, obra de Giovani Pisano, foi terminada em 1380; no interior pode ver-se o púlpito octogonal apoiado sobre leões de Nicola Pisano, e o seu pavimento de mosaicos. Sob a catedral, no batistério, encontra-se a magnífica pia batismal com baixo-relevos de Donatello, Ghiberti, Jacopo della Quercia e outros escultores do século XV. A Pinacoteca Nacional de Siena tem importante coleção de obras do Trecento e do Quattrocento.

A praça principal, em forma de meia-lua, é a Piazza del Campo, e é onde se encontra o Palazzo Pubblico (câmara municipal ou prefeitura, século XIV), com o famoso Campanile (campanário), e onde se encontram os afrescos de Simone Martini e Ambrogio Lorenzetti e relevos da Fuente Gaia de Jacopo della Quercia. Nesta praça também está a alta Torre del Mangia. Na Piazza del Campo realiza-se a famosa e emotiva corrida de cavalos chamada Palio di Siena. O Palio é feito duas vezes por ano, a 2 de Julho e 16 de Agosto, com 10 cavalos e cavaleiros, e cada par representa um dos 17 bairros da cidade, designados contrade. Excepcionalmente, em anos de Jubileu realiza-se um terceiro Palio.

Bilhetes e Sites:
- Chiesa di San Domenico: http://www.basilicacateriniana.com/ - Das 9h às 18h - Grátis;
- Duomo: http://www.operaduomo.siena.it/ - Seg. a Sexta das 10h30 às 19h30; Sáb. e Dom. das 13h30 às 17h30 - Preços e horários da Catedral, Museu dell Ópera, Battisterio, Cripta, Oratório di San Bernardino e o Museu Diocesano di Arte Sacra: http://www.operaduomo.siena.it/orari.htm
- Museu Civico e Torre dei Mangia: 10h às 17h - ingresso conjunto: 13 euros; Individual: Museu - 8 euros e Torre - 7 euros.
- Pinacoteca Nazionale: http://www.ticketeria.it/pinacotecadisiena-informazioni.asp - Seg. e Dom. 8h30 às 13h30; Ter. a Sáb. das 8h15 às 19h15; 4 euros;

SITES

http://www.comune.siena.it/

http://www.sienaguidavirtuale.it/

http://www.burger.si/Italy/Siena/05.html

http://www.aboutsiena.com/


MAPAS

http://mappery.com/map-of/Siena-Map-3

http://www.iswcs.org/iswcs2005/images/mapOfSiena.jpg

http://www.tuscany-hotels.net/Siena/italy/ATorre_Map.jpg

http://www.hotelcentralesiena.com/map.htm

Foto: Wikipédia

3 comentários:

Brenda Tavares disse...

Marcio, eu sou declaradamente apaixonada por este lugar!!!! AMOOOOOOOOOOOO!! Linda, charmosa, limpa, organizada, mesmo durante o caotico Palio. Sabe um lugar onde vc ve no olho do seu povo o orgulho? Em Siena eu senti isso, os cidadaos cuidando do que é deles e com muito orgulho do que eles tem.
Fiquei 3 dias em Siena, e poderia continuar...
Indicadissima!! AMO, AMO e AMO!!!!!!!

Márcio Jardim disse...

OI Brenda,
Já vi e ouvi vários elogios - grandes - a este lugar. Não poderia deixar de visitar de maneira nenhuma...rs E, pelo seu entusiasmo e conhecendo um pouquinho do seu bom gosto, não vou me arrepender...rs
Bjs e obrigado pela visita

Anônimo disse...

Acabamos de chegar em Siena. Depois escrevo contando sobre nossa impressão. Aproveito, por enquanto, para avisar a quem vem de carro, que a cidade tem diversos portões de entrada, onde há câmeras em que a policia fotografa todos os carros que entram e saem daqui. Somente os moradores tem entrada e saída livre. Você tem então que decorar exatamente a porta por onde entrou para que o responsável pelo seu hotel entre em contato com a polícia para avisar da sua entrada e não multá-lo. Depois escrevo mais alguma dica importante.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...