.

É sua primeira vez por aqui? Entenda o blog: No dia 13/08/2010 eu criei este blog apenas para programar a minha viagem para a Itália... Ele cresceu muito, fiz muitos amigos e virou uma fonte de informações para muitas pessoas. Para melhor compreensão, ele foi dividido em três partes: 1) as pesquisas sobre cada cidade, atrações turísticas, gastos,... e o marcador que eu adoro: Entrando no clima, onde experimentei receitas, filmes, livros,... 2) A montagem do meu roteiro passo a passo: todos os dias estão na guia ROTEIRO FINAL; 3) O relato completo da minha viagem - todos os dias - com informações, dicas, gastos totais... etc. Estão na guia MINHA VIAGEM. Entre... o blog é seu!!! Aqui você vai encontrar informações sobre as cidades que eu visitei: Milão, Lago di Como, Turim, Verona, Pádova, Vicenza, Veneza, Florença, Pisa, Lucca, San Gimignano, Siena, Arezzo, Cortona, Cinque Terre, Assis, Roma, Pompéia, Capri, Sorrento, Positano e Nápoles... Este projeto foi finalizado pois estou com outro agora: http://www.toindoparaafranca.blogspot.com/ - mas entrarei aqui uma vez por semana para responder comentários, perguntas, etc... BOA VIAGEM À ITÁLIA!!!

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Atrações Turísticas - Veneza - Dorsoduro - 03

Boa tarde, meus amigos...

Voltando com nossa programação normal, iremos falar do bairro DORSODURO.

Antes, uma observação: quando você entra na internet e digita Veneza em qualquer site de busca, milhões de atrações aparecem... Igualmente nos guias: você abre e uma grande parte é dedicada à cidade das águas. Como comentei, estou colocando as atrações principais... Se eu fosse ficar uma semana em Veneza eu postaria tudo... Mas, são apenas três dias... E quero conhecer Veneza a pé e não ficar boa parte do dia dentro de atrações turísticas. Claro, são importantes mas, neste caso, o primordial é a cidade...

No bairro de Dorsoduro, posso mencionar dois pontos importantes: A Accademia e a coleção da Peggy Guggenheim...

Mas, antes vamos conhecer mais um pouco sobre o bairro Dorsoduro? E quem convidamos para elucidar os pontos principais deste Sestieri? Nossa amiga Wiki, para quem não conhece, é o site da Wikipedia...

Dorsoduro é o sestiere mais meridional de Veneza. Fica a sul dos sestieri de Santa Croce e San Polo, englobando as ilhas situadas do outro lado do canal da Giudecca, à exceção da ilha de San Giorgio Maggiore que pertence ao sestiere de San Marco. O seu nome provém da natureza do terreno, mais duro que as terras envolventes. A norte, o sestiere está separado do de Santa Croce, e, de oeste para leste, pela sequência dos canais Scomenzera, Santa Maria Maggiore, Rio Nuovo, Malcantòn, Ca' Foscari e San Pantalòn. O canal da Frescada separa-o do sestiere de San Polo até ao Grande Canal. O limite do sestiere segue o Grande Canal até à Alfândega de Veneza. Atravessando o canal da Giudecca, o sestiere compreende igualmente as ilhas da Giudecca, de Sacca Fisola e de Sacca San Biagio na ponta ocidental da Giudecca.

Obrigado, Wiki... Agora, vamos conhecer os dois pontos que mencionei de Dorsoduro:

ACCADEMIA
Endereço: Campo della Carità, Dorsoduro n. 1050 - Venice
Tranporte:
Site: http://www.gallerieaccademia.org/sito/home.html
Horário: Segunda - das 8:15h às 14h; Terça a domingo - das 8:15h às 19:15h
Preço: 6,50 euros. Você pode comprar pela internet. Veja o site acima.

A Accademia é um museu e galeria de arte especializada em arte pré-XIX em Veneza, Itália, situado na margem sul do Grande Canal. A L'Accademia di Belle Arti di Venezia foi fundada em 1750 pelo Senado Veneziano como sendo a escola de pintura, escultura e arquitetura de Veneza. É conhecida simplesmente como Accademia. Seu primeiro presidente foi Giambattista Piazzetta, junto com o conselheiro Giambattista Pittoni. A intenção era reproduzir a mesma Accademia que já existia em outras cidades, como Roma (Accademia di San Luca), Milão e Bolonha (Accademia Clementina). Foi a primeira instituição a estudar a restauração de obras de arte em 1777. Entre seus professores estiveram Tiepolo, Hayez, Arturo Martini, Carlo Scarpa e Emilio Vedova. A Accademia apresenta obras de vários artistas, entre eles: Gentile Bellini, Giovanni Bellini, Bernardo Bellotto, Canaletto, Carpaccio, Giulio Carpioni, Rosalba Carriera, Cima da Conegliano, Fetti, Luca Giordano, Francesco Guardi, Giorgione, Johann Liss, Charles Le Brun, Pietro Longhi, Lorenzo Lotto, Mantegna, Michele Marieschi, Antonello da Messina, Piazzetta, Giovanni Battista Pittoni, Preti, Giambattista Tiepolo, Tintoretto, Tiziano, Veronese (Paolo Caliari), Vasari, Leonardo da Vinci, Alvise Vivarini e Giuseppe Zais.



COLEÇÃO PEGGY GUGGENHEIM
Endereço: 704 Dorsoduro, I-30123 Venezia
Tranporte:
Horário: De Quarta a Segunda - 10h às 18h - Fechado nas Terças-feiras
Preço: 12 euros. (Caro né?) Você pode comprar pela internet. Veja o site acima.

A Coleção Peggy Guggenheim é um pequeno museu no Grande Canal, em Veneza, Itália. É um dos vários museus da Fundação Solomon R. Guggenheim. Contendo principalmente a coleção pessoal de arte de Peggy Guggenheim (1898-1979), ex-esposa do artista Max Ernst e sobrinha de Solomon Robert Guggenheim, este museu abriga uma coleção um tanto pequena e mais idiosincrática que as dos outros museus Guggenheim. Entretanto, os trabalhos expostos incluem alguns dos proeminentes modernistas americanos e futuristas italianos. As peças da coleção abrangem o cubismo, o surrealismo e o expressionismo abstrato. Estes incluem notáveis obras de Pablo Picasso, Salvador Dalí, Magritte, Constantin Brancusi (incluindo uma escultura da série "Bird in Space") e Jackson Pollock. A coleção está no Palazzo Venier dei Leoni, um inacabado palácio do século XVIII que nunca foi construído além do térreo. Em uma sala, o museu exibe algumas pinturas de sua filha Pegeen Vail. Nos pátios entre os principais edifícios há jardins que abrigam uma extensa coleção de obras. A Coleção Peggy Guggenheim é o mais importante museu italiano de arte americana e européia da primeira metade do século XX. A própria Peggy está enterrada nos Jardins do Palácio.

Textos e segunda foto: Wikipédia

Encontrei duas fotos da Peggy que eu tinha que colocar aqui...rs. São dos sites http://nspotted.tumblr.com/ e http://artpaulafaddul.blogspot.com/2011/01/museu-peggy-guggenheim.html. Como diria uma amiga, "um luxo só..." rsrsrs



2 comentários:

Angela disse...

Olá Márcio, sou a filha da Angela e estou anotando todas as suas dicas para a minha viagem para Veneza. Já fui para outras cidades da Itália com a minha família, mas é a primeira vez que vou sozinha. Obrigada!! Seu blog sobre a Itália é o máximo. Ana Luísa!

Márcio Jardim disse...

Oi Ana Luísa...
Primeiro, muito obrigado pelo elogio...
Que bom que está sendo útil para você.
Qualquer coisa, é só escrever.
Obrigado pelas visitas.
Abs

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...