.

É sua primeira vez por aqui? Entenda o blog: No dia 13/08/2010 eu criei este blog apenas para programar a minha viagem para a Itália... Ele cresceu muito, fiz muitos amigos e virou uma fonte de informações para muitas pessoas. Para melhor compreensão, ele foi dividido em três partes: 1) as pesquisas sobre cada cidade, atrações turísticas, gastos,... e o marcador que eu adoro: Entrando no clima, onde experimentei receitas, filmes, livros,... 2) A montagem do meu roteiro passo a passo: todos os dias estão na guia ROTEIRO FINAL; 3) O relato completo da minha viagem - todos os dias - com informações, dicas, gastos totais... etc. Estão na guia MINHA VIAGEM. Entre... o blog é seu!!! Aqui você vai encontrar informações sobre as cidades que eu visitei: Milão, Lago di Como, Turim, Verona, Pádova, Vicenza, Veneza, Florença, Pisa, Lucca, San Gimignano, Siena, Arezzo, Cortona, Cinque Terre, Assis, Roma, Pompéia, Capri, Sorrento, Positano e Nápoles... Este projeto foi finalizado pois estou com outro agora: http://www.toindoparaafranca.blogspot.com/ - mas entrarei aqui uma vez por semana para responder comentários, perguntas, etc... BOA VIAGEM À ITÁLIA!!!

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

A Ponte Rialto, a Ponte dos Suspiros e outras pontes...

Boa tarde, pessoal...

Eu pensei em postar estas duas atrações de Veneza juntamente com os posts sobre atrações turísticas... Mas, pela sua grande visibilidade e importância, creio que merecem um post unicamente para elas...

A PONTE RIALTO

Em todos os Guias e sites que - até o momento - pesquisei sobre Veneza, ela está lá... em destaque! Creio que, juntamente com a Piazza San Marco e a Basílica, a Ponte Rialto forma a tríade de maior desejo para os visitantes admirarem. O nome vem de rivo alto (margem alta) e ela foi, por muito tempo, a única maneira de atravessar o Grande Canal de Veneza... Em 1854, foi construída a ponte da Accademia para auxiliar esta grande atração turística na passagem de milhões de visitantes.

Voltando no tempo: com o crescimento do bairro Rialto - antigo bairro de bancos e depois de mercados - em 1588 foi projetada uma sólida ponte de pedra para ligar as duas margens do grande Canal. A ponte foi construída entre 1588 e 1591 para substituir a antiga ponte de madeira, que não aguentou o desgaste, ataques e a desmoronamentos, devido ao excesso de peso.

O desenho foi de Antonio da Ponte (nome sugestivo) que ganhou um concurso públido em 1587 que, por incrível que pareça, ganhou de mestres como Michelangelo e Andrea Palladio, que apresentaram projetos muito clássicos, o que não foram considerados apropriados para a época. O projeto de Antonio foi simples, baseado em apenas um arco, onde duas rampas inclinadas cruzam-se em um pórtico central.

Atualmente, continua a ser um dos pontos mais movimentados da cidade, juntamente com seu agitado mercado.

OBS: Encontrei uma piada, daquelas que você fica olhando com cara de "que coisa mais boba" para a pessoa que conta, sobre a ponte: "Qual é a ponte mais feliz de Veneza? A que Ri Alto"... Dããrrr


PONTE DOS SUSPIROS - Ponte dei Sospiri

Por incrível que pareça, esta ponte me espantou: eu imaginava que o nome era devido aos grandes suspiros e divagações românticas que aconteciam na cidade ou a uma grande história de amor que se concretizou na ponte... que nada!!! A história é mórbida mesmo... Dizzzz a lenda que este nome é proveniente dos suspiros (pegou o link???) dos prisioneiros que, atravessando-a, admiravam pela última vez o mundo exterior...

Prisioneiros??? Sim, prisioneiros... A ponte foi construída em 1602 para unir o Palazzo Ducale e a prisão local - a Prigioni Nove, o primeiro edifício do mundo construído para ser uma prisão. E quem foi responsável pelo projeto? Antonio Contino, sobrinho do Antonio da Ponte.

OBS: Não encontrei nenhuma "piada" sobre esta ponte...


PONTE DELLA LIBERTÁ

Sobre a ponte que liga a parte continental a Veneza - ilha já comentei aqui:

Uma curiosidade sobre a Ponte della Libertá é que Benito Mussolini a inagurou em 1933 com o nome de "Ponte Littorio". Após a Segunda Guerra Mundial, o seu nome foi mudado para "Ponte da Liberdade" em memória da libertação do fascismo.

PONTE DOS DESCALÇOS

Confesso que adorei este nome...rs. A Ponte dos Descalços, juntamente com a Ponte Rialto, a Ponte da Academia e a Ponte da Constituição, são as únicas que atravessam o Grande Canal. Também é designada Ponte da Estação ou Ponte da Ferrovia devido à proximidade à estação ferroviária de Santa Lúcia. A construção começou a 4 de maio de 1932 segundo projeto do engenheiro Eugenio Miozzi (1889-1979). Foi inaugurado a 28 de outubro de 1934. É uma ponte de um único arco de pedra Ístria (mineral típico da região). Substituiu uma anterior ponte em ferro construída em 1858.


PONTE DA CONSTITUIÇÃO

Conhecida como a "quarta ponte sobre o Grande Canal" ou "Ponte de Calatrava" (devido ao projeto do arquiteto espanhol Santiago Calatrava) comunica a Piazzela Roma com a Estação Santa Lucia. Exibindo um design contemporâneo, a ponte possui parapeitos de vidro e foi inaugurada em 11 de setembro de 2008.


PONTE DA ACADEMIA

A ponte da Academia (em italiano: ponte dell'Accademia) é uma ponte em arco de Veneza. Originalmente em ferro, foi inaugurada em 20 de novembro de 1854. Fica próxima da Accademia.

Na sequência desta obra, foi aberto um concurso para edificar uma ponte de pedra. O projeto vencedor (Torres e Briazza) não foi todavia realizado e construiu-se uma ponte em madeira sob projeto do engenheiro Eugenio Miozzi (1889-1979), que foi aberta em 15 de janeiro de 1933. Sucessivas intervenções adicionaram à obra original elementos metálicos.


Textos baseados em informações retiradas do Wikipédia e do Terra - Turismo.
Fotos: Wikipédia.
 

10 comentários:

Jocasta Maciel disse...

Nossa adorei, lindas pontes, espero passar por elas algum dia! rsrs muito lindas e com muitas história pra contar!

abraço!

http://viajanteinterestelar.blogspot.com/

ines bachiega disse...

Amei a postagem! Parabéns!

Lilian Carvalho disse...

Márcio,
Amei os comentários das pontes! Para mim está sendo uma delícia acompanhar os seus posts e lembrar destes locais maravilhosos. Não vejo a hora de voltar lá!
Ah! Uma dica: quando for falar das atrações pesquisa sobre as filas e como dribá-las. Em várias atrações há como comprar antes os ingressos ou comprar ingressos diferenciados com entradas mais rápidas. Em Veneza, Florença e Roma as filas são uma loucura.
Tentei lhe mandar ontem o roteiro que usei na Itália em 2008 com algumas destas dicas mas é muito grande e não consegui, tentei lhe encaminhar o arquivo pelo facebook mas tb não consegui anexar. Vou tentar ir colocando aqui quando vc for postando.
bjs
Lilian

Márcio Jardim disse...

Lilian, que bom que gostou do post e obrigado pela visita... Quanto as atrações maiores, eu sempre coloco como comprar os ingressos, sites, etc... porque sei que as filas devem ser gigantescas... Obrigado pelo comentário, como sempre - merecido o título de visitante de honra...rs. Será que vc consegue me enviar este arquivo por email? O meu é marciocjardim@gmail.com Se você conseguir, agradeço muito. Bjs

Angela disse...

Olá Márcio, a ponte dos suspiros é a minha preferida! Linda! Minha filha adorou seu post e já deixou tudo anotado no seu caderninho de viagem! Obrigada novamente pelas maravilhosas dicas! Beijos e um ótimo final de semana.

Márcio Jardim disse...

obrigado, Ines...
agradeço a visita

Márcio Jardim disse...

A Viajante...
Obrigado... se você quiser, com certeza irá passar...
abs

Márcio Jardim disse...

Olá Angela,
Fala para sua filha tomar cuidado com esse caderninho hein??? rsrs...
Mas, qualquer coisa, quando ela estiver lá, é só acessar o blog...rs
bjs e um ótimo fim de semana para você também

Unknown disse...

Ponte da Constituição... Linda, vista linda, entrada da cidade, degraus e mais degraus para desespero de turistas tolinhos que, como eu, levaram suas malas já um tanto pesadinhas... rodinha aqui não "rola"... é tudo no braço! Uff!

Márcio Jardim disse...

Opa... ainda bem que vou levar uma mochila nas costas...rsrs. Já imaginei que malas com rodas não daria certo, principalmente em Veneza...rs
Abs

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...