.

É sua primeira vez por aqui? Entenda o blog: No dia 13/08/2010 eu criei este blog apenas para programar a minha viagem para a Itália... Ele cresceu muito, fiz muitos amigos e virou uma fonte de informações para muitas pessoas. Para melhor compreensão, ele foi dividido em três partes: 1) as pesquisas sobre cada cidade, atrações turísticas, gastos,... e o marcador que eu adoro: Entrando no clima, onde experimentei receitas, filmes, livros,... 2) A montagem do meu roteiro passo a passo: todos os dias estão na guia ROTEIRO FINAL; 3) O relato completo da minha viagem - todos os dias - com informações, dicas, gastos totais... etc. Estão na guia MINHA VIAGEM. Entre... o blog é seu!!! Aqui você vai encontrar informações sobre as cidades que eu visitei: Milão, Lago di Como, Turim, Verona, Pádova, Vicenza, Veneza, Florença, Pisa, Lucca, San Gimignano, Siena, Arezzo, Cortona, Cinque Terre, Assis, Roma, Pompéia, Capri, Sorrento, Positano e Nápoles... Este projeto foi finalizado pois estou com outro agora: http://www.toindoparaafranca.blogspot.com/ - mas entrarei aqui uma vez por semana para responder comentários, perguntas, etc... BOA VIAGEM À ITÁLIA!!!

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Meu relato de viagem - dia 05 - Milão

Bom dia, meus amigos...

Alguns avisos:
- Depois de 239 emails que recebi desde que eu voltei da Itália, enviados para o toindoparaaitalia@gmail.com , faltam apenas alguns para eu colocar em dia!!! YES!!! Dei prioridade aos emails devido as viagens próximas de alguns visitantes! BOA VIAGEM A TODOS!!!
- Também respondi "quase" todos os últimos comentários... Quem deixou algum, pode dar uma olhada na resposta ok? Muito obrigado pelas visitas e pelas mensagens no blog!!!
- E a minha alegria de ver o registros de visitantes do blog? 200.932!!! Felicidade total!!! Muito obrigado MESMO pelo carinho e também pelas mensagens na página do Facebook do Tô indo para a Itália... Atinda não curtiu? Veja o ícone no lado direito, abaixo dos marcadores!!!
- Mais uma vez peço desculpa por não estar postando todos os dias... Estou com muito trabalho e minhas aulas voltaram à noite... Mas, calma... PROMETO que terminarei logo!!!

Bem, mas vamos ao que interessa... Em um post, prometi que iria falar sobre os MERCADOS ITALIANOS... Então, pegue uma cestinha, sua lista de compras e VEM COMIGO:

O GRILO FALANTE - Os Mercados Italianos...

- Os mercados na Itália são pequenos, totalmente diferentes daqueles mega super mercados que encontramos nas grandes cidades brasileiras... É capaz de você passar por alguns e nem perceber que são mercados...
- Não preciso dizer, mas vou dizer...rsrs Os preços são infinitamente mais em conta, principalmente para comprar lanches.
- Em um mercado de Milão - na Corso Buens Aires - existem caixas onde você mesmo passa os produtos na leitora, insere o dinheiro na máquina (ou o cartão) e efetua o pagamento... Sem atendentes! Legal, não é mesmo? Mas, fiquei pensando: se você não passar um produto e levar mesmo assim, o que acontece? No mundo existe dezenas de aproveitadores... Claro que não passou pela minha cabeça fazer algo parecido, mas fiquei curioso... Evidentemente que não testei para saber o que aconteceria!
- Atenção na hora de comprar frutas, legumes... há luvas de plástico. Nunca pegue nada sem elas!
- Você pesa suas frutas... Como é o processo: você coloca no saquinho plástico, vai até a máquina e digita o código referente a fruta que está nas placas... Automaticamente, é impresso uma etiqueta com o preço.

Eduardo escolhendo cerejas... Com as luvas na mão SEMPRE!!!

Pesando e colocando o código da fruta que está nas placas... Preste atenção para não errar o código e colcoar um mais caro...rs

- Veneza, o lugar MAIS CARO da Itália, possui uma particularidade: possui o mercado MAIS BARATO que encontrei... Uma comparação: você irá encontrar em banquinhas pela cidade uma garrafa de água de 1,5L por 4 ou 4,5 euros... No mercado, encontrei a mesma água por inacreditáveis 0,22 centavos... Sim, isso mesmo!!!
- Como em Veneza é muito difícil encontrar endereços, vou tentar explicar mais ou menos onde fica o - praticamente - único mercado próximo das atrações turísticas... Vamos lá: Pare no meio da ponte Rialto. Como não sei em que lado você estará, pergunte para algum vendedor onde fica a Disney Mega Store... Ele apontará - direito ou esquerda. Você desce e encontra a Disney... Do lado esquerdo, há um restaurante e, no meio da parede branca, há uma abertura onde está escrito ROTISSERIA em neón... Esta é a passagem para a Rua Campo San Lio, no bairro de Castello... Entre e continue reto ("continuar reto" em Veneza quer dizer que você precisa dobrar onde acaba a rua, evidentemente...). Você passará uma pequena ponte... após, é só perguntar para algum vendedor onde fica o Mercado. Se você gosta de mapas, coloque este endereço no Google Maps: Super Mercato Su. Ve. (S.R.L.) - Alimentari - 5601, Castello, Venezia, VE 30122, 30122, Itália - Fone: +39 041 523 0274. Mas, seguindo estas orientações, você encontrará... já aviso que é difícil, pois Veneza é repleta de ruas sem saídas e becos... Mas, você acha... e vale a pena!!!

Compras no mercado de Veneza... Não está tudo, pois as outras águas (e cervejas...rs) já estavam no frigobar... Sabe quanto custou tudo? 17,67 euros... Os sanduíches nós mesmos fizemos, com recheio de queijo, presunto e rúcula. Um sanduíche em lanchonete custa, em média, 4 a 5 euros... Fizemos as contas: o nosso custou 0,67 centavos... E sabe quanto custou um pacote com todas essas bolachas salgadas embaladas individualmente - ótimas para levar de lanche? 1,58 centavos... O pacote com 10 bolinhos da Kinder? 2,11 euros... Eu amo economia... rsrs

- Abaixo, uma lista com a média dos preços dos mercados - baseados em nossas compras (os preços estão em euros e se não estiver especificado pct - pacote, fatiado ou litro, o preço refere-se ao valor do KG): Clique para ampliar.


- Tenho certeza que você se espantará com a diferença de preços e, claro, fará comparação com o Brasil. Existem preços exorbitantes e os ridiculamente baixos... Igual em qualquer lugar do mundo!

E é isso sobre os mercados pessoal... Qualquer dúvida, sabem o que fazer: deixem comentários!

Agora, vamos continuar com...

Marcelino, como está a Itália??? Magiorno - Dia 05 - Milão - Último dia

Hoje era um dia especial... Claro que todos os dias até aquele foram especiais mas... este tinha um gostinho mais apurado... rs Era o dia de ver a Santa Ceia, do Leonardo da Vinci... Se você se lembra, foi difícil de reservar... - http://toindoparaaitalia.blogspot.com/2011/04/historia-triste-com-final-feliz.html. Comentei aqui no blog que li em algumas páginas da internet que, se você não reservasse, quem sabe poderia esperar para conseguir algum ingresso por desistência de alguém... ESQUEÇA!!! Todos os que eu vi que tentaram, não conseguiram... e ainda levavam um olhar de desdém da atendente dizendo: "Você não sabia que era necessário reservar?!?" Então, reserve com antecedência! Quem sabe os anjos do céu olhem e você consiga um ingresso... Mas, garanto: se você conseguir, comemore como se ganhasse na mega sena...

Como comentei no blog, fui obrigado a mudar todos os primeiros dias do meu roteiro em Milão devido a esta atração... Eu não queria de jeito nenhum deixar de ver esta obra, devido ao seu imenso valor e toda a história em torno dela... E sou fã do Leonardo, em todos os quesitos...

Mas, vamos ao início do dia: Tomamos café no flat e fomos passear... Era um dia totalmente livre, somente com dois compromissos: visitar a Última Ceia e comer um panzerotti do Luini - lembram dele? http://toindoparaaitalia.blogspot.com/2010/10/falando-em-milao.html - Para não cansar muito, pegamos o metro e agora eu vou comentar algo que poderá ofender algumas pessoas, mas eu preciso:

Aquela história da falta de banho na Europa é verdade! Eles não tem o hábito como nós - e eu agradeço de joelhos aos índios brasileiros por deixar essa herança - de tomar banho todos os dias... Na Espanha, eu sofri com isso... Lembro que eu tomava banho de manhã e a noite e a Sra. do Hotel perguntou se eu tinha alguma doença de pele, pois tomava banho diariamente... (?!?!?!?!?). Voltando para a Itália, sofremos em algumas cidades: o cheiro das axilas de uma grande parte das pessoas era tenebroso!!! E o que mais me deixava apavorado: de manhã cedo - 7h - aquele cheiro já empesteava tudo!

Creio que uma parcela da população não toma banho ou, se toma, coloca a mesma roupa... Por diversas vezes eu fui obrigado a abrir a janela do metro - ou ônibus - e colocar o rosto próximo para conseguir respirar sem passar mal. É terrível... Não fui - ainda - para a Europa no inverno, mas no verão... é difícil de aguentar! Escutava vários brasileiros comentando o assunto... Neste ponto, somos melhores!

E vai por mim, não estou exagerando! Às vezes, uma belíssima mulher italiana, ou um homem muito elegante, se aproximava e, devido ao cheiro, eu era obrigado a fugir igual ao papa léguas foge do coyote... Claro que não era uma regra: havia diversas pessoas cheirosas... E olha uma controvérsia da vida: há uma crença que os negros é que não tomam banho... Pelo menos na Itália é totalmente o contrário: há diversos africanos em Milão e todos os que chegaram perto de mim cheiravam a perfume ou a sabonete...

O PULO DO (GATO) TURISTA: Falando em africanos, há uma grande quantidade deles na Itália... Eles ficam em grupos e possuem aquela já conhecida alegria e simpatia africana... Só um detalhe: tome cuidado com aqueles que estão na Praça do Duomo oferecendo pulseirinhas feitas de linha... Se eles colocarem no seu braço e amarrar... prepare a carteira!!! E há aqueles que vendem bolsas falsificadas expostas no chão - muito comum em Veneza e Roma. Só pare se você for comprar... Se pedir informações sobre o produto, aguente as conseqüências... rsrsrs Teve um que seguiu o Eduardo por quase duas quadras somente porque ele perguntou o preço de uma bolsa... rs

Pegamos o metro e descemos no Duomo... Eu já comentei que fiquei apaixonado por ele?!? rsrs A imagem que você terá saindo da estação é esta:

Linda, não é?

E passeamos... e muito! Fizemos praticamente todas as ruas em volta do Duomo... Quando chegamos novamente na Praça do Duomo, vimos uma modelo sendo fotografada, confirmando o conceito que Milão é uma das capitais da moda...


Agora, eu só imagino o calor que esta pobre menina estava sentindo...
E há pessoas que dizem que vida de modelo é fácil....rs

Comemos uma fruta sentados na escada do Duomo... Que sensação gostosa! Aconselho a todos a sentarem, sem compromisso, e ficar olhando o movimento... é muito interessante...

Almoçamos em um restaurante muito charmoso e gastamos, cada um, 8 euros por um prato de massa para cada um, uma salada (que foi dividida) e uma água com gás... Mais um pouco de descanso... Merecido, não é mesmo?!? Para fechar com chave de ouro, um gelatto: 2,50 euros.

Faltavam 15 minutos para as 13h e fomos em direção a Igreja Santa Maria delle Grazie, onde está a Última Ceia... O horário da nossa visita era 14h15... Evidentemente que fomos parando em diversas lojas, lojinhas de lembranças, etc... Era o último dia para compras de presentes, lembranças,... em Milão.

Chegamos na Igreja...


A porta no lado esquerdo - com as bandeiras - é a entrada para a  Última Ceia - Cenacolo Vinciano.

Eu, extremamente ansioso,  com meu ticket... Ao comprar o ingresso pela internet, eles mandam para o seu email um voucher... você deve imprimir e apresentar na bilheteria, para troca pelo ticket... Aqui você também pode ver o que a combinação Nutella todos os dias e sol forte fez com o meu rosto: espinhas e manchas!!! rsrs Mas, já sumiram... rsrs

Você aguarda o guarda (rima boa, não é??? rs) avisar sua vez - por horário - e entra com um grupo de pessoas... passa por algumas portas de vidro e...
  
Suspense...

E lá estava ela... eu vou poupar você de ler palavras como linda, maravilhosa, sensacional, etc.. (ok, não poupei... você leu) porque qualquer coisa é pouco para explicar a sensação que eu senti... É uma sala completamente vazia... e ao mesmo tempo, repleta... Há bancos onde você pode sentar e ficar admirando a obra... - Um aviso: o tempo é limitado... Chegue perto, veja todos os apóstolos, as explicações... Lindo, lindo, lindo e lindo! Emoção pura e fantástica!!! Proibido tirar fotos, infelizmente...

Acabou o nosso tempo e eu queria ficar agarrado no chão e não sair mais... rsrs Seguimos para outra exposição sobre o Leonardo que estava acontecendo na mesma Igreja, com manuscritos dos seus diários... muito interessante. Fiquei imaginando como ele conseguia escrever tão pequeno e repleto de detalhes... Impressionante! Merece com louvor o título de GÊNIO!

Saímos da Igreja e a fome apertou... Hora da segunda parada do dia: encontrar os panzerottis do Luini... Voltamos para o Duomo - de metro - e logo encontramos... fica em uma rua do lado esquerdo do Duomo, muito fácil de encontrar. Inclusive, perguntamos para um guarda e nem terminamos a pergunta e ele já apontou a direção...

Se são gostosos? Não, não são... são maravilhosos....




Um panzerotti: 2,30 euros... Uma delícia!!

Continuamos o passeio... e eu tomei uma Granita, pois estava precisando... rsrsrs

Em Milão, até os cachorros são chiques... Olhe as coleiras...

Resolvemos voltar cedo para o flat, pois tínhamos que arrumar todas as malas (não é uma parte muito gostosa da viagem...rs). Passamos em uma confeitaria maravilhosa e compramos um lanchinho:

As cervejas eram das compras do mercado e os petiscos custaram 4,90 euros...
Nos meus, tudo tinha nutella... O que era esse pedaço de torta de Nutella?!?!
McDonnalds que me desculpe, mas preciso usar a frase: Eu AMO tudo isso!!!

Depois de um bom tempo, terminamos de arrumar as malas e organizar o flat da Ivy... Hora de jantar... Descemos e fomos na pizzaria da Zanzara... lembram né? rsrsrs... O jantar custou 7 euros para cada um... Ôh pizza boa e barata... rsrs

Comendo a pizza, brindamos a Milão... e, sabe aquela angústia que sentimos quando algo bom está acabando?!? Pois é, fui dormir com ela naquela noite...

GASTOS $$$ -
Gastos: Márcio (base apenas de um viajante para melhor compreensão)

- Passagens de Metro: 2 euros (1 euro cada uma)
- Almoço: 8 euros
- Entrada - Última Ceia: 8 euros
- Gelatto: 2,50 euros
- Exposição do Leonardo: 10 euros
- Panzerotti: 2,30 euros
- Granita: 3 euros
- Petiscos: 2,45 euros
- Jantar: 7 euros
- Diária no flat: 75 euros (37,50 para cada um) - preço super hiper mega promocional que a Ivy fez para nós dois devido ao blog... Ela de vez em quando faz promoções e tarifas convenientes para períodos iguais ou superiores a 5 dias... Se você se interessar pelo flat, entre em contato com a Ivy e veja o preço certinho, pois há variações dependendo da temporada, eventos, etc... O email da Ivy: viajando@hotmail.it

TOTAL DO DIA: 82,75 euros

PREVISÃO DE GASTOS DO 05 DIA - ROTEIRO FINAL: 110 euros

SOBROU: 27,25 euros

20 comentários:

Meiriele disse...

Márcio, adorei a dica do super em Veneza. Será a minha segunda parada na Europa e a única na Itália, então vou aproveitar. Por acaso não sabe o horário de funcionamento do super né? E funcionamento do comércio no geral no fim de semana? Vou ficar lá só no sábado e domingo... Ai, to pedindo demais né?? rsss Ansiosa pelos posts de Veneza!

Lu Nascimento disse...

Oh meu Deus, incrível, eu sei que estou sendo repetitiva, mas incrível!!! Da próxima vez eu vou à Milão!
Eu também me surpreendi com os preços do mercado em Veneza. Eu comprei esta água de 22 centavos também, e vi outras coisas muito interessantes, como os lanchinhos que você citou. Comprávamos sempre estes pacotinhos de bolinhos da Kinder e da Mulino Bianco, deliciosos.
Bem, só me resta agradecer a gentileza de você dividir conosco a viagem e aguardar ansiosa os próximos posts.
Abraços, Márcio!

Karen disse...

Márcio!! Que maravilha de ler teus relatos. Fico em dúvida do que eu gosto mais: das dicas, das descrições ou das fotos explicativas!! Confesso que vr o interior dos trens e as estações me aliviaram! Estava com medo do que iria encontrar por lá.. hehehe.

Obrigada pelas informações mega preciosas!!!

(Porto Alegre)

Anônimo disse...

kkkk!!! Morri de rir de vc contando do "odor" dos italianos... Quando vc for em Paris, aí que vai ver o quanto isso é verdade... Além dessa questão, o que me chamou atenção, foi que eles assoam o nariz no meio de todo mundo, no restaurante... sem a menor cerimônia... Aconteceu perto de nós várias vezes...Engraçado né?!
Estamos adorando seus relatos... estou ansiosa pra chegar em Roma, Florença e Veneza. Todo dia confiro o blog pra ver se tem atualização!!
Abraços!!!
Mariana Caixeta.

Fabricio Zerves disse...

Cara, a sua organização me impressiona... e olha que eu tbm me organizei pra viajar, mas vc foi perfeito! Curtindo seus relatos com saudosismo.

Anônimo disse...

Marcio, muito legal o seu blog, conheci um pouco antes de vir para Milao.

Quanto aos supermercados, tem ido muito nesses pequenos, mas existem os grandes como Carrefour(maravilhoso), Il Gigante e outros.

Marlene

Anônimo disse...

oi marcio, eu estive na toscana e conheci a casa onde Leonardo da Vince nasceu, tenho fotos se vc desejar deixa email aqui q te envio ok

Carlos disse...

Meu caro Márcio um dia tranquilo heinn, gostaria de resaltar sobre os africanos que vendem os produtos falsificados que se a polícia pegar vc comprando deles vc recebe uma multa ou uma bronca daquelas, não sei te informar se é em todas as cidades mais em veneza foi assim, aviso de italianos.
Parabéns novamente.

marcomanga disse...

muito interessante
donde eres ahora?

Unknown disse...

Afinal....a pergunta que não quer calar...quantos quilinhos a masi mesmo???

Anônimo disse...

Ao lado do mercado que vc citou na corso Buenos Aires tem um sorveteria que esta sempre cheia , esqueci o nome o melhor gelato que tomamos , estive em Milao no inicio de Junho 2011 , abrs Luis Henrique

Anônimo disse...

Olá Márcio! Esse passeio para conhecer a Última Ceia - Cenacolo Vinciano começa na hora e dura apenas 15 minutos? Vou para Itália em novembro e o horário/dia disponível é o da minha volta... dará tempo se for rápido e começar no horário...
Aguardo resposta.
Obriga,
Sabrina

Márcio Jardim disse...

Oi Luís... obrigado pela dica... essa realmente eu não vi... Pena! rs
Obrigado pela visita!

Abs

Márcio Jardim disse...

Olá Sabrina,
Começa exatamente no horário marcado e dura 15m. Eu cheguei 20m antes e fui obrigado a esperar. O guarda nos chamou exatamente no horário ok?
abs

O turista disse...

Hehehe... Olá Márcio, estou morando em Dublin e posso ratificar seu comentário: agradeçamos aos índios por nossos costumes!! hehehe... Aqui, imagino que como na Itália, não é todo mundo que chama a atenção pela falta de banho, mas alguns, vou te contar... merecem um prêmio, hehehe... é bom salientar a questão dos negros, porque, de fato, no Brasil a gente ouve muito essa idéia de que eles é que não tomariam banho, etc... aqui, que todo mundo é loiro de olho claro, não tem essa!! Mas enfim, parabéns pelo blog, de fato, como alguém comentou acima, tua organização impressiona, e os relatos são tudo de bom: úteis, detalhados, informativos, engraçados... parabéns!

Márcio Jardim disse...

Olá!!! Agradeço o seu comentário e visita... Fico feliz que gostou do blog. Então em Dublin é igual??? Nossa... na Itália é terrível! rs. Agradeço os elogios.
Abs

EDYGUIMARÃES disse...

Tô indo p Itália próximo dia 29 abril de 2013. Estarei em quase todos os lugares que vc citou em sua viagem. Dicas muito boas estas de compras em supermercados.

Márcio Jardim disse...

Obrigado Edy,
Excelente viagem para você!
Abs

Petit Lu disse...

Ola Marcio, td bem..? Estou indo para Italia em Setembro. Ja tem um tempo que estou vendo varios blogs, dicas e etc. Hj achei seu blog... FANTÁSTICO!
Td detalhado principalmente para mim que estou indo sozinha, apenas com um pouco de inglês, na cara e na coragem. Uma coisa, nao consigo visualizar o dia 03 e 04 em Milao, como faço?!
Beijos e Obrigada pelas excelentes dicas!!!

Márcio Jardim disse...

Olá Petit Lu
vou dar uma olhada se há algum problema ok?
Bjs

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...