.

É sua primeira vez por aqui? Entenda o blog: No dia 13/08/2010 eu criei este blog apenas para programar a minha viagem para a Itália... Ele cresceu muito, fiz muitos amigos e virou uma fonte de informações para muitas pessoas. Para melhor compreensão, ele foi dividido em três partes: 1) as pesquisas sobre cada cidade, atrações turísticas, gastos,... e o marcador que eu adoro: Entrando no clima, onde experimentei receitas, filmes, livros,... 2) A montagem do meu roteiro passo a passo: todos os dias estão na guia ROTEIRO FINAL; 3) O relato completo da minha viagem - todos os dias - com informações, dicas, gastos totais... etc. Estão na guia MINHA VIAGEM. Entre... o blog é seu!!! Aqui você vai encontrar informações sobre as cidades que eu visitei: Milão, Lago di Como, Turim, Verona, Pádova, Vicenza, Veneza, Florença, Pisa, Lucca, San Gimignano, Siena, Arezzo, Cortona, Cinque Terre, Assis, Roma, Pompéia, Capri, Sorrento, Positano e Nápoles... Este projeto foi finalizado pois estou com outro agora: http://www.toindoparaafranca.blogspot.com/ - mas entrarei aqui uma vez por semana para responder comentários, perguntas, etc... BOA VIAGEM À ITÁLIA!!!

domingo, 2 de outubro de 2011

Meu relato de viagem - dia 14 - Pisa e Lucca

Bom dia, pessoal...

E vamos agilizar estes posts, não é mesmo? Logo, tenho que iniciar o novo blog... e já tenho dezenas de idéias... Aguardem!

E hoje vamos comentar a viagem para um dos lugares mais visitados na Itália: PISA... E depois, um pulinho em Lucca (ontem, eu escolhia as fotos para este post e achei uma que tirei de uma bruschetta que comemos no almoço em Lucca... não aguentei e fiz em casa... ficou parecida... pelo menos"matei" um pouco a vontade...rs)

Então, pegue uma receita de bruschetta (e já deixe os ingredientes preparados), separe as fotos de "micos" que você já pagou em viagens, lembre-se do ditado "torre que nasce torta, nunca se indireita..." E VEM COMIGO para:

Marcelino, como está a Itália??? Magiorno - Dia 14 - Pisa e Lucca

Acordamos muito cedo... Depois de ver as centenas de milhares de turistas na Estação Santa Maria Novella, eu fiquei com receio de não achar passagens de trem para Pisa... Tomamos café no quarto - suco, frutas e sanduíche de queijo e presunto, tudo comprado no mercado. Saindo, a Angelica estava na recepção - ela é muito simpática. Perguntou para onde iríamos naquele dia... Explicamos e ela deu uma dica ótima:

O PULO DO (GATO) TURISTA: Há um bilhete vendido em tabacarias que você pode utilizar para viagens curtas... Você vai agradecer esta informação de joelhos quando ver as filas intermináveis das bilheterias e dos postos de auto atendimento para venda de tickets da Estação Santa Maria Novella...

Este eu comprei na tabacaria da Estação... Custou 5,90 euros. Com ele, você pode andar 90km. Mas, NÃO ESQUEÇA DE VALIDÁ-LOS NAS MÁQUINAS AMARELAS.

Depois de comprar o bilhete, é só procurar nos telões o trem que vai para PISA CENTRALE...

A viagem dura mais ou menos uma hora. Muito tranquila... Descemos na Estação e, como era muito cedo, estava quase tudo deserto... Pelo mapa, era só seguir reto em uma rua... Paramos para tomar um café (1 euro) e, de repente, começou o movimento. Você nem irá precisar de mapa: todo mundo vai para uma única direção.

Todos para uma única direção...

Informações aqui no blog sobre Pisa: http://toindoparaaitalia.blogspot.com/2011/04/pisa.html

E seguimos o fluxo...



E, quando você menos esperar, irá ver a seguinte imagem:


Vendo isto, seus passos começam a acelerar e, quando você prestar atenção, está correndo para chegar logo... para ver esta imagem:

Para fazer graça, o pinheiro da direita pendeu para a mesma direção da Torre...


Confesso: ela é menor do que eu imaginei... mas, não tem como você não ficar admirado. O Campo dei Miracoli onde ela está situada ainda é formado pelo Duomo, o Camposanto e o Batistério... Como chegamos cedo, poucas pessoas passeavam pelo local... e foi ótimo! É um lugar que oferece uma sensação de paz, sendo muito claro e aberto.

Um dos nossos objetivos era subir na Torre. Como diz o Eduardo: "Vir a Pisa e não subir na Torre e como ir a Veneza e não passear de gôndola..." Chegamos na bilheteria e pedimos dois ingressos para a Torre. De repente, escuto do atendente: "Somente para a Torre?" - em português... Era brasileiro e conversamos alguns minutos...

O PULO DO (GATO) TURISTA: Para visitar a Torre, você deve deixar sua bolsa ou mochila na bilheteria. O horário é marcado - a visita dura 20 minutos - e só podem subir 30 pessoas de cada vez.

Vejam no quadro: o horário (de 20 em 20 minutos) e a quantidade de pessoas. O preço do ingresso para a Torre é 15 euros. Para visitar o Duomo, o Batistério e os Museus, você deve pagar separado... Sinceramente, eu não estava com vontade. Vimos o Batistério da porta, pois esta estava aberta... O Duomo, a mesma coisa... Então, não achei que valesse a pena pagar para entrar nos dois... Como já vimos no blog, preços e horários para todos os monumentos aqui: http://www.opapisa.it/it/organizza-la-tua-visita/informazioni-pratiche/tariffe-e-agevolazioni.html

No horário marcado, entramos na Torre... e você percebe totalmente a inclinação na hora que está subindo. As escadas são em espiral e em alguns momentos você tem que se apoiar na parede...

Pelo menos nesta tem janelas e é iluminada...
Diferende da Cúpula do Duomo em Florença...rs


Preste atenção nos degraus: bem gastos, não é mesmo?


O Batistério e o Duomo...

A minha perdição... tudo aquilo do lado esquerdo são barraquinhas
de lembranças, bugigangas, etc...


No alto da Torre...

Após os 20 minutos, há um aviso para descer... ok, fazer o quê? Rsrsrs

O Batistério...

Esta foto é considerada um "mico" mas, quem não faz!?


Dezenas de pessoas pagando o mesmo "mico"...

E Pisa é isso... Com certeza em meio dia você vê tudo (nós chegamos às 8h30 e 11h30 já estávamos indo embora). Ficamos mais um pouco sentados nessa grama maravilhosa e partimos para nossa segunda missão do dia...

Tchau, Torre Pendente...

É muito engraçado ir embora de Pisa... como fomos cedo, tivemos a oportunidade de apreciar a Torre e adjacências sem nenhum movimento. Na volta, centenas de turistas caminhavam em direção a Torre. Sim, COM CERTEZA todos vão para Pisa somente por ela...rsrs

Já era quase hora do almoço e resolvemos almoçar no McDonnalds... Ok,... entendo que muita gente não gosta, não é saudável, etc, etc... Mas, lembre-se: um panini na Itália pode custar até 6 euros e um hambúrguer do McDonnalds custa 1 euro... É uma opção a ser considerada... Olhem os preços:



Enquanto comíamos, uma moça que estava sentada na mesa do lado juntamente com um homem não parava de olhar para nós... De repente, ela perguntou: "Por acaso você não é do blog TÔ INDO PARA ITÁLIA?!?",.. O Eduardo respondeu: "Sim, é dele...". Nossa, fiquei todo sem graça... rsrs Ser reconhecido na Itália?!? Chique, não é mesmo? De repente, ela mostrou o celular... Ela estava no blog e procurou a minha foto para ver se era eu mesmo... Disse que seguia o blog há muito tempo e o consultava sempre... Fiquei todo emocionado e orgulhoso... Olha a foto para provar:

Se vocês estiverem lendo este relato, queria dizer que foi um prazer encontrá-los. Muito obrigado pelo carinho e pelo confiança no blog... É a maior recompensa que nós, blogueiros, ganhamos!

Pagamos baratíssimo pela passagem para Lucca - 2.50 euros - e em 25 minutos estávamos na nossa segunda parada do dia... 


O traçado regular das ruas de Lucca ainda segue o padrão da antiga colônia romana, fundada em 180 a. C. Muralhas maciças, construídas entre os séculos 16 e 17, ajudam a impedir o trânsito de carros e favorecem os passeios a pé.

Homem praticando Yoga na entrada da cidade...

A muralha que circunda Lucca...

Para vocês: uma idéia da muralha em volta da cidade...

Eu tinha um mapa de Lucca... Mas, para ser sincero, deixei dentro da mochila e consultei poucas vezes. Eu queria passear, sem compromisso com nada... Lucca é uma cidade muito pequena e bem italiana... passear é a melhor opção!




A praça - Anfiteatro - de Lucca...



Para ilustração - foto aérea da praça.



Igreja de San Michele...

A casa de Puccini - essa eu olhei no mapa...rs

Homenagem a Puccini

Tirei esta foto para ilustrar a diferença entre comer sentado ou levar (ou comer em pé). A foto está tremida porque a dona da loja não gostou muito da idéia...rs Veja: Uma granita - para levar ou tomar em pé: 2 euros; para tomar sentado no bar: 4 euros (o dobro). Claro que eu comprei e tomei andando...rs

AHHHHH!!! As bruschettas que falei no início do post... Gente do céu, vocês não imaginam como isso estava bom!!! E só era pão, tomate e temperos... Nossa Senhora do Viajante... Preço: 5 euros pelas duas. Eu pedi duas e o Eduardo duas... E 3,50 por uma cerveja ótima. MARAVILHOSAS!!!

Após o lanche, voltamos para a Estação. Compramos o bilhete para Firenze - 5,30 euros - e fizemos uma viagem muito tranquilo e gostosa...

Bilhete de volta para Firenze - 5,30 euros cada uma. Duas, 10,60 euros... Somente um ticket para duas passagens... economia de papel, muito bem!

Não consigo dormir nestas viagens... Eu quero ver tudo, presenciar tudo, não perder nenhum detalhe... Aproveitei também para fazer um balanço do dia... Finalmente conheci a famosa Torre de Pisa! Até agora, não tivemos nenhum problema, tudo estava maravilhoso, extamente como o roteiro... Tentei fechar os olhos um pouquinho, mas não consegui... O motivo?

Felicidade....

GASTOS $$$ -
Gastos: Márcio (base apenas de um viajante para melhor compreensão)
Somente gastos com alimentação, hospedagem, bilhetes de entrada, transporte...

- Ticket - Firenze/Pisa: 5,90 euros
- Café: 1 euro
- Visita - Torre: 15 euros
- Almoço: 5,90 euros - McDonnalds
- Ticket - Pisa/Lucca: 2,50 euros
- Granita: 2 euros
- Bruschettas e cerveja: 8,50
- Ticket - Lucca/Firenze: 5,30
- Diária no Hotel Locanda di Firenze: 49 euros (24,50 para cada um) - http://www.locandadifirenze.com/  

TOTAL DO DIA: 70,60 euros

PREVISÃO DE GASTOS DO 14 DIA - ROTEIRO FINAL: 100 euros

SOBROU: 29,40 euros

11 comentários:

Priscila Blekic disse...

Oi Márcio!!!
Vou te contar um segredo...rsrsrrs
Eu estou totalmente viciada no seu blog...kkkk
Não vejo a hora de chegar o fim de semana pra ler os novos relatos!!
Mas me diz uma coisa? O que vc achou de Lucca? Ela será uma de nossas cidades na viagem do final do Ano, e gostaria de uma opinião de quem conheceu a cidade!
Ah! sim... Estou mega curiosa para ver a mala que vc comprou em Firenze... posta a foto vai??? rsrsrrsr
bjokas mil
Priscila

Mauricio disse...

Olá,
Primeiramente gostaria de dizer, que est é um excelente blog sobre turismo na Itália. Parabéns pela iniciativa e potêncial para fazer TUDO isto.... se fosse comigo acho que não conseguiria nem ao menos iniciar um blog..
Gostaria de saber com qual câmera você tirou estas fotos que estão aqui no blog? Muito boa a qualidade.
Até +

Anônimo disse...

Ótimo relato e ótimas fotografias. Definitivamente, uma vez na Itália, graças a você, tenho que visitar Lucca. Obrigado por dividir esta experiência com nós, deste lado do monitor. Abraços.

Carlos

Márcio Jardim disse...

Oi Priscila, tudo bem???
Fico feliz que esteja gostando... É feito com muito carinho. Agora, sobre Lucca... eu gostei sim... uma cidadezinha bem italiana: pequena, aconchegante e com a melhor bruscheta q eu comi - a da foto...
bjs

Márcio Jardim disse...

Olá Mauricio, tudo bem???
Agradeço seus elogios... Sobre a câmera, é uma bemmm velhinha minha. Uma cybershot 7.2 mp. Essa aqui: http://www.livingroom.org.au/photolog/reviews/sony/sony_cybershot_dscp200.php . Ela é antiga, mas muito boa... Gosto muito de fotografia, mas não teria paciência para carregar aqueles materiais todos de profissionais...rsrsrsr
abs

Márcio Jardim disse...

Olá Carlos,
fico feliz com seu comentário... Obrigado pela visita.
Grande abs

Jose Luiz Valentim disse...

Eu e minha esposa já viajamos pela Toscana, duas vezes, e, agora , escolhemos Lucca para passarmos tres meses, de abril a julho, usando-a como base para uma vivencia italiana e conhecermos melhor toda a região. Suas dicas são muito úteis e interessantes. Quando eu estiver lá, provavelmente, tambem vou criar um blog para contar as novidades. Um abraço e parabéns pelo blog.

Márcio Jardim disse...

Olá Jose... obrigado pela visita e ao elogio. Lucca é muito italiana e uma ótima escolha para quem quer "viver" a Itália. E espero o endereço do seu blog para eu acompanhar ok? Vai ajudar muitas pessoas...
Abs

Anônimo disse...

adorei ver Lucca,cidade dos meus parentes,mas vale a pena visitar também Sillano e o vale de Soraggio,que faz limite com a provincia da Emilia-Romana, possui o parque nacional,lindo.

Márcio Jardim disse...

Obrigado pela dica de Silano...
Abs

Anônimo disse...

Márcio essa sua foto dos horários da Torre são só estes ou aparece outro após estes?????...não sei q q horas estarei por lá.Bjoss, Lúcia Casarim

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...