.

É sua primeira vez por aqui? Entenda o blog: No dia 13/08/2010 eu criei este blog apenas para programar a minha viagem para a Itália... Ele cresceu muito, fiz muitos amigos e virou uma fonte de informações para muitas pessoas. Para melhor compreensão, ele foi dividido em três partes: 1) as pesquisas sobre cada cidade, atrações turísticas, gastos,... e o marcador que eu adoro: Entrando no clima, onde experimentei receitas, filmes, livros,... 2) A montagem do meu roteiro passo a passo: todos os dias estão na guia ROTEIRO FINAL; 3) O relato completo da minha viagem - todos os dias - com informações, dicas, gastos totais... etc. Estão na guia MINHA VIAGEM. Entre... o blog é seu!!! Aqui você vai encontrar informações sobre as cidades que eu visitei: Milão, Lago di Como, Turim, Verona, Pádova, Vicenza, Veneza, Florença, Pisa, Lucca, San Gimignano, Siena, Arezzo, Cortona, Cinque Terre, Assis, Roma, Pompéia, Capri, Sorrento, Positano e Nápoles... Este projeto foi finalizado pois estou com outro agora: http://www.toindoparaafranca.blogspot.com/ - mas entrarei aqui uma vez por semana para responder comentários, perguntas, etc... BOA VIAGEM À ITÁLIA!!!

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Gelato!!!

Tenho certeza absoluta que irei voltar - no mínimo - uns 10kg mais gordo devido a uma única razão: os gelatos italianos... Como vai estar um calor muito forte (fui para a Espanha no mesmo período - julho - e fiquei louco com os granizos: raspadinhas de gelo com suco), tenho certeza que vou gastar alguns euros em gelatos... Vamos a um pouco de história:

A história do gelato remonta a sobremesas congeladas servidas na Roma antiga, feitas de gelo e neve de montanhas, que eram preservadas abaixo do solo. A origem é chinesa, onde preparavam uma espécie de raspadinha, feita com uma mistura de leite e arroz, que depois era congelada na neve.

No século 13, o explorador veneziano Marco Polo se surpreendeu com a iguaria e levou a receita para a Itália. Mais tarde, os gelatos apareceram durante os banquetes dos Medicis, em Florença. Foi lá que o arquiteto florentino Bernardo Buontalenti, depois de 200 anos, desenvolveu o sorvete moderno.

Para os italianos, sorvete - gelato - é como o café para os brasileiros: toda hora é hora de parar em uma barraquinha e pedir um. Um copinho, ou um cone, custa em torno de 1,5 a 2 euros. Hoje, o sorvete italiano é considerado o melhor do mundo e em qualquer canto de qualquer cidade você encontra uma gelateria. As duas cidades que competem com o título de melhor sorvete é Florença e San Gemignano. Sabores? Encontrei nos sites os seguintes: de frutas do bosque, limoncello, nutella (minha Nossa Senhora..., tô perdido...rs), tiramisú, morango, amaretto, pistache, etc, etc, etc...

Ótima dica do site Dicas de Roma... um vocabulário para ajudar você a escolher o seu sabor de gelato na Itália :

Cioccolato = chocolate
Nocciola = avelã
Straccilatella = flocos
Limone = limão
Fragola = morango
Crema = creme
Bergamotto = tangerina
Pistacchio = pistache
Mela = maçã
Cocco = coco
Amarena = cereja selvagem
Zabaione = doce a base de ovo, açúcar e licor
Zuppa Inglese = doce tipo tiramisù mas, no lugar do café usa-se licor ou vinho doce
Melone = melão
Vaniglia = baunilha
Liquirizia = alcaçuz
Fiordilatte = nata
Cassata = bolo siciliano feito com ricotta, massa de amêndoas e frutas cristalizadas
Frutti di Bosco = frutas vermelhas
Anguria = melância
Gianduia = chocolate com avelãs
Tiramisù = doce feito com bolachas champagne molhadas no café expresso, creme branco e cacau
Creme Caramel = flan
Panna Cotta = doce tipo manjar
Conno = casquinha
Coppetta = copinho
Panna = chantilly

Nota mental: Não deixar de provar o sorvete em San Gemignano... aliás, nem preciso de nota mental para isso...rs...

E alguém resiste??? Fonte: Sites de gastronomia e nossa fabulosa Wikipédia

4 comentários:

Unknown disse...

Realmente o gelato italiano é fantástico. Eu cheguei no domingo e fiquei 35 dias lá e tomei todos os dias um delicioso gelato, pois estava um calor de matar. Engordei horrores, mas valeu a pena cada grama que eu trouxe de volta para o Brasil. Aproveite!!!

Marina Frigeri disse...

entrei com o trem andando e quero a janela!! Vc vai ficar quanto tempo na italia? Posso dizer que morando nao engorda nao, pq a alimentaçao deles é muito mais saudavel e o mais legal é que segue os alimentos de cada estaçao. Sao cardapios diferentes DURANTE TODO O ANO! Mas se é por pouco tempo como turista engorda mesmo, tendo que provar tudo de uma so vez!
De gelato em Milao tem a Grom, q é uma das mais famosas e a Chocolat que tem sabores de chocolate diferentes dos "tradicionais". Vale a pena parar em todas!!!

Daniela disse...

Estou na Itália a quase 3 meses (fazendo meu doutorado que graças à Deus está só no começo..rs) e cada vez mais fico apaixonada pelos gelatos! Passando por Pisa, não deixe de tomar um na Piazza Garibaldi, na Botega del Gelato! Pra mim, sem dúvidas é o melhor! Em Roma os preços costumam ser um pouco maiores e os gelatos menores...rsrs...mas nada é impedimento para um bom gelato! Enjoy your trip! Arrivederci!

Márcio Jardim disse...

Oi Daniela... com certeza irei...
Aliás, irei em todas...rs
bjs

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...