Sei que estamos falando de Milão, organização do roteiro, etc... mas, não poderia deixar de postar sobre isso: quando eu era criança, vi uma reportagem no globo repórter ou no fantástico - não lembro - de uma cripta que era feita com dezenas de milhares de ossos de pessoas... Aquilo ficou marcado na minha memória... e hoje, passando por alguns sites, lembrei que esta cripta fica em Roma... e claro que irei visitar! Abaixo, informações sobre a cripta do Wikipédia:
Santa Maria della Concezione dei Cappuccini, ou Nossa Senhora da Conceição dos Capuchinhos, é uma igreja em Roma, Itália, encomendada pelo Papa Urbano VIII, cujo irmão, Antonio Barberini, era um frei capuchinho. Está localizada a Via Veneto, perto da Piazza Barberini.
A cripta está localizada embaixo da Santa Maria della Concezione, uma igreja encomendada pelo Papa Urbano VIII em 1626. O irmão do Papa, Cardeal Antonio Barberini, que era da ordem dos Capuchinhos, ordenou, em 1631, que os restos de milhares de freis Capuchinhos fossem exumados e tranferidos para a cripta. Os ossos foram colocados ao longo das paredes e os freis começaram também a enterrar seus próprios mortos lá, bem como os corpos de Romanos pobres, cujas tumbas ficavam embaixo do chão da atual capela das Missas.
A cripta, ou ossário, contem agora os restos de 4.000 freis enterrados entre 1500-1870, um tempo no qual a Igreja Católica permitia enterros embaixo e dentro de igrejas. A cripta subterrânea é dividida em cinco capelas e os ossos são dispostos de forma elaborada, tranformando o espaço em uma macabra obra de arte. Alguns esqueletos estão intactos e ainda vestidos em hábitos franciscanos.
Uma placa em uma das capelas diz em três línguas: "O que você é agora, nós um dia fomos; o que somos agora, você será um dia.". Este é um memento mori.
A igreja foi constrída entre 1626 e 1631 e contem obras de artistas famosos como Guido Reni, Gherardo delle Notti, Mario Balassi, Lanfranco, Domenichino, Baccio Ciarpi, Sacchi, Rusconi, Andrea Camassei, Girolamo Muziano, Alessandro Turchi e Pietro da Cortona.
Uma volta pela cripta: http://www.youtube.com/watch?v=xlK0frpbh5s&feature=player_embedded
A Cripta dos capuchinhos
3 comentários:
é um lugar muito interessante, mesmo sendo pequeno...ja passei umas 5 vezes por la...
Saluti di Roma!
Gi!
Vi uma reportagem sobre essa igreja no Programa do Gugu, acho que faz um ano mais ou menos. Achei meio "fúnebre" demais, fiquei um pouco impressionada, mas é um passeio que acho que vale a pena sim, ao menos é bagagem cultural. Mas não aprecio muito essa forma de "arte" não rsrsr
Olá Márcia,
Eu também vi essa resportagem no Gugu... realmente, é fúnebre... mas, quero ver pelo valor histórico. Vou me benzer antes de entrar... rs... abs
Postar um comentário