.

É sua primeira vez por aqui? Entenda o blog: No dia 13/08/2010 eu criei este blog apenas para programar a minha viagem para a Itália... Ele cresceu muito, fiz muitos amigos e virou uma fonte de informações para muitas pessoas. Para melhor compreensão, ele foi dividido em três partes: 1) as pesquisas sobre cada cidade, atrações turísticas, gastos,... e o marcador que eu adoro: Entrando no clima, onde experimentei receitas, filmes, livros,... 2) A montagem do meu roteiro passo a passo: todos os dias estão na guia ROTEIRO FINAL; 3) O relato completo da minha viagem - todos os dias - com informações, dicas, gastos totais... etc. Estão na guia MINHA VIAGEM. Entre... o blog é seu!!! Aqui você vai encontrar informações sobre as cidades que eu visitei: Milão, Lago di Como, Turim, Verona, Pádova, Vicenza, Veneza, Florença, Pisa, Lucca, San Gimignano, Siena, Arezzo, Cortona, Cinque Terre, Assis, Roma, Pompéia, Capri, Sorrento, Positano e Nápoles... Este projeto foi finalizado pois estou com outro agora: http://www.toindoparaafranca.blogspot.com/ - mas entrarei aqui uma vez por semana para responder comentários, perguntas, etc... BOA VIAGEM À ITÁLIA!!!

sábado, 4 de dezembro de 2010

Opinião - Globo Repórter

Bom dia, minha gente...

Não poderia deixar de comentar sobre o Globo Repórter e seu tema: As cidades do bem viver... Belíssimas imagens sobre a Itália e excelentes informações... Mas, o que eu mais gostei, foi que o programa saiu do comum: não foi focado nas cidades italianas mais conhecidas... Foi explanado sobre Levanto, Matera... e, claro, sobre a formidável Toscana e Cinque Terre. Alguns dos temas apresentados:

- A região mais feliz da Itália: A Toscana!
- A maça do amor de Bolzano... Vermelho intenso por dentro - como a casca -, possui mais vitaminas e nutrientes do que a maça comum...
- Movimento que começou na Itália: controlar o tempo... diminuir o ritmo... e deixar a ansiedade de lado...
- Greve in Chianti - cidade onde o conceito de cidades do bem viver surgiu - possui um açougue centenário - aberto em 1700.
- Florença - Via Maggio: um dos lugares onde Leonardo da Vinci pode ter pintado a Mona Lisa.
- A cidade ideal: Levanto! Porta de entrada de Cinque Terre.
- O famoso azeite de Oliva...
- O santuário das baleias...
E muito mais...

A gastromia não poderia ser deixada de lado e Ilze Scanparini - uma das profissionais que eu mais gosto da Globo - adorou experimentar segredos culinários centenários.

Quem não conseguiu ver - e possui tv a cabo - a Globo News terá alguns horários de reprise do programa: Hoje - Sábado - às 9h (aliás, já está quase começando..rs) e amanhã - Domingo - às 13h... ou, se você quiser, aproveite no site: http://g1.globo.com/globo-reporter . Lá está todo o programa - em partes e, inclusive, todas as receitas dos pratos apresentados durante a reportagem.

Aproveite e não deixe de ver - eu, vou ver de novo agora... - vale a pena!


Matera... uma das cidades comentadas no programa... Foto: goeurope.com

14 comentários:

Anônimo disse...

Buongiorno!

Eu me chamo Isabela e vivo na Italia ha 16 anos e meio. Adivinhe aonde moro? Em Monterosso (al Mare - esse è o nome completo) ja faz mais de 10anos.

Na verdade eu estava em Monterosso justamente naquele periodo em que a Ilze fez a reportagem e eu tambem gostei, mas a verdade é um pouquinho diferente. Nao vou ficar elencando aqui as diferenças entre a realidade e o que ela contou na reportagem, ate porque pode ter-se tratado nao de ma fe mas da interpretaçao pessoal dela e da equipe dela. As Cinque Terre e Levanto sao cidadezinhas minusculas e lindas, mas calmas so mesmo no inverno porque durante o verao ficam quase impossiveis de relaxar e ate mesmo comer dentro do metodo slow food.. é uma verdadeira loucura de turistas chegando, saindo, ficando. Monterosso por exemplo passa de 1.600 hab registrados a 6.000 no verao. Acredite sao cidadezinhas dificeis de viver slow por almenos 8 meses do ano. Os turistas dificilmente conseguem saborear realmente o estilo de vita que ela relatou. E os mesmos habitantes no verao tem uma certa dificuldade.

Enfim apesar dessas e algumas outras incongruencias, aquela regiao e' maravilhosa e apesar de tudo vale a pena viver uns tempos por la, ou pelo menos visitar!

Saluti!

Márcio Jardim disse...

Olá Isabela,
Concordo totalmente com você. Imagino como deve ficar essas cidades com dezenas de turistas... A reportagem tem seu lado fantasioso e irreal com certeza. Cinque Terre, por exemplo, é um dos destinos mais procurados da Itália então, viver lá no método slow deve ser quase impossível. Agradeço imensamente seu comentário e suas informações. Ah, e procurei informações sobre Monterosso e fiquei encantado. Parabéns!
Um grande abraço!
E apareça sempre...

Anônimo disse...

Rapidinho Marcio, as Cinque Terre sao visitadas por cerca 3milhoes de pessoas por temporada: de março a comecinho de novembro. Era so pra dimensionar um pouquinho melhor a coisa.

Um abraçao a voce
Isabela

Anônimo disse...

Olá Marcio!
Acabei de descobrir seu blog e estou encantada.
Vou para Itália em maio do ano que vem e estou muito ansiosa. Tenho certeza que suas dicas me ajudarão muito nessa empreitada.
Passarei aqui sempre, viu?
Abs e Parabéns pela iniciativa.
Milena Giupponi

Márcio Jardim disse...

Olá Isabela... imagina, 3 milhões de pessoas??? É muita gente...
abração

Márcio Jardim disse...

Obrigado, Milena...
Agradeço muito a sua visita e espero que o blog ajude muito em sua viagem.
Abraços

Anônimo disse...

por favor alguem sabe o nome da musica inicial do progama do globo reporter sobre as cidades do bem viver,aquela musica logo apos que o sergio fala
Muito obrigado para quem responder
de__ferrari@hotmail.com

Márcio Jardim disse...

Olá...Sei sim: O nome é Esperanza, da Laura Pausini. Foi tema da novela Esperança da Rede Globo. Aqui está o clipe: http://www.youtube.com/watch?v=973DbcPJOng e aqui está a letra: http://letras.terra.com.br/laura-pausini/559136/ A música é linda né???
Abs

Anônimo disse...

Olá Marcio Jardim, assisti a reportagem sobre a italia e achei otimo, nunca vi nada igual, ate mesmo gostaria de saber se é possivel achar trabalho e começar a viver por lá...nunca sai do brasil, e trabalho como metalurgico, será que me daria bem...obrigado
Agradeço pela atenção...

Willian Braga

Márcio Jardim disse...

Olá Willian. Sim a reportagem foi muito bonita. Bem, começar a vida fora do país é bem mais complicado do que parece. Alguns amigos meus foram... Alguns voltaram logo, outros ainda trabalham muito para manter um padrão de vida bom... Agora, com a crise mundial, encontrar trabalho na Europa está muito complicado, principalmente para os estrangeiros. Outro ponto é que, para trabalhar, você irá precisar de documentação para permanecer no país. Mesmo assim, se é algo que você gostaria de fazer, aconselho um excelente planejamento antes ok? Um abraço e obrigado pela visita.

ERICA RITACCO disse...

Olá Márcio,

Eu e meu marido acampamos um final de semana em Cinque Terre e conseguimos conhecer um pouquinho daquele paraíso. Fizemos uma das trilhas de duas horas e meia e amamos o visual. Se você ainda não estveve por lá, vale muito a pena. Já Toscana conheço pouquissimo e tenho vontade de ir na primavera respirar outros ares.

Seu blog é muito bom. Parabéns!

Erica (www.ericaema.blogspot.com)

Márcio Jardim disse...

Erica, Cinque Terre não estava no meu roteiro... Mas, me rendi aos encantos das Cinco Terras. Espero que apenas um dia seja suficiente para conhecer um pouco dos maravihas daquele lugar...

Muito obrigado pelo elogio ao blog!
Abração

Iracema disse...

Olá Márcio!
Estive em Cinque terre em Dezembro/10. Foi o passeio lindo que fizemos na Itália É imperdível.Leve um bom tênis para fazer a trilha. É simplesmente um encanto da natureza.
Bom passeio...eu quero voltar lá!!!

Márcio Jardim disse...

Olá Iracema...
O tênis eu já comprei... Um bem macio, porque sei que ele vai andar bastante rs. Obrigado pela visita!
Abs

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...