.

É sua primeira vez por aqui? Entenda o blog: No dia 13/08/2010 eu criei este blog apenas para programar a minha viagem para a Itália... Ele cresceu muito, fiz muitos amigos e virou uma fonte de informações para muitas pessoas. Para melhor compreensão, ele foi dividido em três partes: 1) as pesquisas sobre cada cidade, atrações turísticas, gastos,... e o marcador que eu adoro: Entrando no clima, onde experimentei receitas, filmes, livros,... 2) A montagem do meu roteiro passo a passo: todos os dias estão na guia ROTEIRO FINAL; 3) O relato completo da minha viagem - todos os dias - com informações, dicas, gastos totais... etc. Estão na guia MINHA VIAGEM. Entre... o blog é seu!!! Aqui você vai encontrar informações sobre as cidades que eu visitei: Milão, Lago di Como, Turim, Verona, Pádova, Vicenza, Veneza, Florença, Pisa, Lucca, San Gimignano, Siena, Arezzo, Cortona, Cinque Terre, Assis, Roma, Pompéia, Capri, Sorrento, Positano e Nápoles... Este projeto foi finalizado pois estou com outro agora: http://www.toindoparaafranca.blogspot.com/ - mas entrarei aqui uma vez por semana para responder comentários, perguntas, etc... BOA VIAGEM À ITÁLIA!!!

domingo, 19 de dezembro de 2010

Pandoro - direto de Verona...

Bom dia, pessoal...

Aproveitando a dica da minha amiga blogueira, do excelente blog http://dicasderoma.com.br/ , hoje vamos falar do Pandoro, bolo natalino com origem em Verona, nossa cidade atual aqui no blog.

Já falamos aqui do Panettone - http://toindoparaaitalia.blogspot.com/2010/12/e-esta-chegando-o-natalcom-panettone.html - e, como estamos quase as vésperas de Natal, nada melhor que mais um post com espírito natalino italiano...

A história do Pandoro começa na Idade Média, onde o pão branco era consumido apenas pelos ricos, enquanto os mais pobres só podiam produzir pão preto. Os pães doces eram reservados apenas para a nobreza, que foram sendo aprefeiçoados, passando para os pães com ovos, manteiga e açúcar ou mel, servidos somente no palácio e conhecidos como "pão de ouro" (Pandoro).

Atualmente, o Pandoro é um doce típico do Natal na Itália. A massa é de cor dourada e macia, e perfumada com baunilha. A forma lembra uma estrela, geralmente com oito pontas, servido com açúcar por cima, em uma clara imitação a neve.

Confesso: eu nunca comi... até hoje! Fui ao supermercado e comprei um. Muito bom mesmo... A curiosidade não deixou eu esperar até o Natal para abrir... Experimentei acompanhado de um café fresquinho.... hummm! Ele é mais macio que o Panettone e tem um gosto especial. Eu recomendo!

O Pandoro... Foto: MyScraps blogspot

2 comentários:

Elvira disse...

Oi Márcio.

Com sorvete também fica uma delícia!

Abs.
Elvira

Márcio Jardim disse...

Olá Elvira... Creio que qualquer coisa no mundo fica uma delícia com sorvete. Até feijão! rs Sou desesperado por sorvete!
Abs e obrigado pela visita

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...