.

É sua primeira vez por aqui? Entenda o blog: No dia 13/08/2010 eu criei este blog apenas para programar a minha viagem para a Itália... Ele cresceu muito, fiz muitos amigos e virou uma fonte de informações para muitas pessoas. Para melhor compreensão, ele foi dividido em três partes: 1) as pesquisas sobre cada cidade, atrações turísticas, gastos,... e o marcador que eu adoro: Entrando no clima, onde experimentei receitas, filmes, livros,... 2) A montagem do meu roteiro passo a passo: todos os dias estão na guia ROTEIRO FINAL; 3) O relato completo da minha viagem - todos os dias - com informações, dicas, gastos totais... etc. Estão na guia MINHA VIAGEM. Entre... o blog é seu!!! Aqui você vai encontrar informações sobre as cidades que eu visitei: Milão, Lago di Como, Turim, Verona, Pádova, Vicenza, Veneza, Florença, Pisa, Lucca, San Gimignano, Siena, Arezzo, Cortona, Cinque Terre, Assis, Roma, Pompéia, Capri, Sorrento, Positano e Nápoles... Este projeto foi finalizado pois estou com outro agora: http://www.toindoparaafranca.blogspot.com/ - mas entrarei aqui uma vez por semana para responder comentários, perguntas, etc... BOA VIAGEM À ITÁLIA!!!

domingo, 20 de fevereiro de 2011

O Carnaval de Veneza...

Bom dia, Pessoal...

E hoje, domingo, acordei 6:30 da manhã... Eu não me lembrei que acabou o horário de verão... Mas, tudo bem... aproveitei para colocar as pesquisas em dia...

Começou ontem uma das maiores festas do mundo: o Carnaval de Veneza. Este ano, a festa começou dia 19 de fevereiro e vai até dia 08 de março.

Mas, como começou tudo isso Wiki?

O Carnaval de Veneza surge a partir da tradição do século XVII, onde a nobreza se disfarçava para sair e misturar-se com o povo. Desde então as máscaras são o elemento mais importante deste carnaval. Há no entanto registos de folguedos carnavalescos de 1268.

A festa carnavalesca de Veneza tem duração de 10 dias. Durante as noites realizam-se bailes em salões e as companhias conhecidas como compagnie della calza realizam desfiles pela cidade. Entre as mais conhecidas estão Os Antigos e Os Ardentes.

Os trajes que se usam são característicos do século XVIII, e são comuns as maschera nobile, ou seja, máscaras nobre, caretas brancas com roupa de seda negra e chapéu de três pontas. Desde 1979 foram sendo somadas outras cores aos trajes, embora as máscaras continuem a ser brancas, prateadas e douradas.

Em 1797 Veneza passou a fazer parte do Reino Lombardo-Véneto, quando Napoleão Bonaparte assinou o tratado de Campo Formio. No que respeita ao Carnaval, os festejos foram proibidos. No ano seguinte os austríacos tomaram conta da cidade.

Os festejos só foram restabelecidos em 1979 de forma oficial, após quase dois séculos de ausência. Desde então a festa faz-se nos dias antes da Quaresma.

Para ver o calendário oficial e notícias sobre o Carnaval, clique aqui:
http://www.carnevale.venezia.it/

Outro site legal é o:
http://www.venezia.net/blog-eventi/category/carnevale-2010/

E aqui para ver fotos fantásticas das fantasias:
http://www.youtube.com/watch?v=T8LQiaB1JsU



Fotos: Wikipedia

14 comentários:

Elvira disse...

Oi Marcio.

Eu também me enganei com o horário de verão.
Acordei super cedo.

Bjs.
Elvira

Angela disse...

Olá Márcio, tenho muitas máscaras! Estao velhinhas, pois ainda era adolescente quando vi o carnaval de Veneza!! Lindo! E os preparativos para a viagem?? Vc deve estar muito ansioso! Primeira vez que vem para a Itália? Beijos e uma ótima semana.

La Nostra Italia disse...

Oi, Marcio, tudo bem?
Acredita que nunca fui a Veneza durante o Carnaval? Uma vergonha, pois nao é tao longe assim de onde moro. Vamos ver se consigo convencer meu namorado a ir este ano.
Minha amiga foi no do ano passado e disse que se decepcionou por nao ter musica. Ela imaginou que teria e achou estranho. Mas ela disse que viu cada fantasia bonita.
Nao sabia dessa historia que o Carnaval foi proibido em Veneza durante o dominio de Napoleao (como sempre, so fazendo o que ele queria) e so foi instituido novamente como festa oficial em 1979.
A proposito de Carnaval, tem outro famoso aqui na Italia que è o de Viareggio, na Toscana. E' mais parecido com o do Brasil, tanto que um bloco de la até foi convidado para desfilar no Rio de Janeiro!
Uma otima semana!

Márcio Jardim disse...

Oi, Elvira...
Consequência: Eram dez horas da noite e eu estava na cama...rsrs
beijão

Márcio Jardim disse...

Oi, Angela...
Bem, quero ver se compro pelo menos uma das máscaras... e tenho que trazer um imã de geladeira para minha mãe senão ela me pega...rs

Sim, minha primeira viagem a Itália... Ansioso??? Imagina... Conto os dias, as horas e os minutos. Rs
Beijos e uma ótima semana!!!

Verdadeira Italia disse...

Marcio postei sobre o carnaval ontem.

Por curiosidade o carnaval de Veneza é hoje pra turista, com mascaras feitas a mao e que os italianos como bom marketeiros vendem por uma grana. Se voce for nos ultimos dias, paga por 1/3 do preço inicial.
E prepare-se pra em Veneza pagar preços absurdos por café, agua,etc. E em alguns lugares, comer sentado custa mais caro também.

Outras diferenças:
-Pouca musica e aquelas que tem sao dance ou medievais;
-Roupas e fantasias tipicamente medievais.Muita roupa.
-Pegaçao igual a 0 atualmente. Falando com venezianos descobri que na época medieval o carnaval era desculpa pra nobres sairem com plebeus, todos andavam mascarados e Roma nao gostava muito dos venezianos pois a prosmicuidade e luxo eram levados a extremos. Resumo, antigamente a chapa era quente.Veja o filme Casanova que relata bem isso.

Druida.

Anônimo disse...

quro muito ir na itali durante o carnavl

Márcio Jardim disse...

Ao Anônimo...
Se você sonhar e quiser realizar - assim como eu fiz - com certeza, um dia você vai...
Acredite!!!
Abs e obrigado pela visita

Minelinha... disse...

Muito legal seu blog! Morei na Italia por quase cinco anos. Sou italo-brasileira de coraçao ( das duas patrias!). Agora estou morando na Inglaterra, que nem de longe tem o charme italiano. Os italianos sao super temperamentais, engraçados, complicados... Pena que o pais agora esteja muito zuado. Desejo boa sorte pra vc la e se tiver curiosidade, veja meu blog: www.marinelacarniato.blogspot.com. Abraços.

Márcio Jardim disse...

Olá Minelinha, obrigado pela visita
já olhei seu blog e fuçei tudo...rs
Espero que o país já esteja melhor quando eu chegar
rsrs
beijos.

Márcio Jardim disse...

Olá Druida,
obrigado pelas dicas...
já deixei um recado pra vc no seu blog.
abs

Unknown disse...

eu adorei os cometarios mas eu ñ estou procurando isso estou pocurando sobre o carnaval do brasil
beijos
Natalia narciso Julião neves

Anônimo disse...

gostei mas Ñ estou procurando isso estou procurando sobre o carnaval de antigamente e o de hoje beijoss de duda

Anônimo disse...

hola me llamos caroll soy de españa,estoy muy mal en el brasil.adiósespaña

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...