.

É sua primeira vez por aqui? Entenda o blog: No dia 13/08/2010 eu criei este blog apenas para programar a minha viagem para a Itália... Ele cresceu muito, fiz muitos amigos e virou uma fonte de informações para muitas pessoas. Para melhor compreensão, ele foi dividido em três partes: 1) as pesquisas sobre cada cidade, atrações turísticas, gastos,... e o marcador que eu adoro: Entrando no clima, onde experimentei receitas, filmes, livros,... 2) A montagem do meu roteiro passo a passo: todos os dias estão na guia ROTEIRO FINAL; 3) O relato completo da minha viagem - todos os dias - com informações, dicas, gastos totais... etc. Estão na guia MINHA VIAGEM. Entre... o blog é seu!!! Aqui você vai encontrar informações sobre as cidades que eu visitei: Milão, Lago di Como, Turim, Verona, Pádova, Vicenza, Veneza, Florença, Pisa, Lucca, San Gimignano, Siena, Arezzo, Cortona, Cinque Terre, Assis, Roma, Pompéia, Capri, Sorrento, Positano e Nápoles... Este projeto foi finalizado pois estou com outro agora: http://www.toindoparaafranca.blogspot.com/ - mas entrarei aqui uma vez por semana para responder comentários, perguntas, etc... BOA VIAGEM À ITÁLIA!!!

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Atrações Turísticas - Veneza - Cannaregio - 01

Boa tarde, pessoal...

Iniciamos as atrações turísticas de Veneza...
Como comentei, farei uma separação pelos bairros - Sestieri - de Veneza:
http://toindoparaaitalia.blogspot.com/2011/01/bairros-de-veneza.html

Mas, postarei as principais atrações de Veneza... Creio que, quem vai à cidade - como eu - está mais interessado na PRÓPRIA cidade... Claro, as atrações são importantes... Mas, o que eu quero é me perder em Veneza...rsrs

Começamos com o bairro de CANNAREGIO

Para conhecer mais um pouquinho do bairro, convidamos a nossa amiga Wiki para dar as informações do dia:

Cannaregio é limitada a norte pela lagoa, até ao canal dos Mendicanti. O limite com o sestiere de Castello é determinado por este canal e, a sul, até ao canal de Santa Marina. Dirige-se para oeste, e segue este último, depois o canal de San Lio e o rio Fontego dei Tedeschi, que o separa de sestiere de San Marco, até ao Grande Canal. A grande via de água serve de limite com os sestieri de San Polo e de Santa Croce.

O canal principal é o Canal de Cannaregio que liga o Grande Canal de Veneza, junto da Igreja de São Jeremias, com a lagoa. Duas pontes atravessam este canal: a Ponte delle Guglie, na qual os quatro cantos são decorados com obeliscos, e daí o seu nome, e a Ponte dei Tre Archi. Esta última construção de três arcos é a única ponte deste estilo em Veneza.

Principais atrações de Cannaregio:

IGREJA DE SANTA MARIA DOS MILAGRES
Santa Maria dei Miracoli
Endereço: Campo Santa Maria Nova, Cannaregio, Venice 30121, Italy
Transporte: Rialto, Fondamente Nuove
Site: -*-
Horário: Segunda a Sábado: 10h às 17h; Domingo: 15h às 17h
Preço: 3 euros.

A igreja de Santa Maria dos Milagres (em italiano: Chiesa di Santa Maria dei Miracoli) é uma igreja de Veneza (Itália), templo católico de estilo renascentista construído entre 1481 e 1489, projetado por Pietro Lombardo com a finalidade de dar uma localização digna à imagem da Virgem Maria venerada nesse lugar desde 1408. A igreja foi edificada em estilo do renascimento veneziano: mármore branco, rosa e serpentina, colunas falsas nas paredes, parte alta da fachada semicircular, etc. O interior tem uma única nave com una abóbada de berço e é dominado por uma escadaria que chega ao altar principal totalmente adornada por estátuas de Tullio Lombardo, Alessandro Vittoria e Nicolò di Pietro, enquanto que a abóbada se divide em cinquenta caixotões decorados com os rostos dos profetas, feitos por Vincenzo dalle Destre, irmão de Gerolamo Pennacchi, e Lattanzio da Rimini.


CA'D'ORO
Endereço: Calle Ca' d'Oro, Cannaregio 3933, Venice, 30135
Tranporte: Ca'd'Oro
Site: http://www.cadoro.org/
Horário: Segunda: 8:15h às 14h; Terça a domingo: 8:15h às 19:15h
Preço: 9,50 euros.

A Ca' d'Oro é um conhecido palácio de Veneza, situado no sestiere de Cannaregio e voltado para o Grande Canal. Actualmente é utilizado como museu. O palácio foi edificado entre 1421 e cerca de 1440 por encomenda do mercador veneziano Marino Contarini. A denominação deriva do facto de, no início, algumas partes da fachada serem recobertas a ouro. Este acabamento fazia parte duma complexa policromia, hoje desaparecida, que decorava a fachada, vista como um dos máximos exemplos do gótico florido em Veneza. A galeria hospeda a colecção de obras de arte recolhida por Giorgio Franchetti durante a sua vida, a que, depois da doação ao Estado Italiano (1916) e com vista na instalação do museu, foram acrescentadas algumas colecções estatais, das quais provém a maior parte dos bronzes e das esculturas expostas, além de numerosas pinturas venezianas e flamengas. Além das pinturas e esculturas, também estão expostas algumas peças artesanais e tapetes.


MADONNA DELL'ORTO
Endereço: Campo Madonna dell'Orto
Tranporte: Madonna Dell'Orto
Site: http://www.madonnadellorto.org/
Horário: Segunda à Sábado: 10h às 17h; Domingo: 13h às 17h
Preço: 6 euros.

A igreja foi construída pelos Humiliati em meados do século XIV, com desenho de Tibério da Parma, que se encontra enterrado no seu interior. Inicialmente dedicou-se a São Cristóvão, santo padroeiro dos viajantes, «para que protegesse os barqueiros que levavam passageiros para as ilhas da lagoa norte»; mas foi consagrada à Virgem Maria no século seguinte, quando, num horto (orto em italiano) se encontrou uma estátua da Virgem que se dizia ser milagrosa.

Fotos e alguns textos: Wikipédia.org

10 comentários:

Angela disse...

Olá Márcio, belo post! Fui a alguns anos atrás à Veneza. É mágica!! Minha filha, este ano, vai com o colégio passear por lá, viagem de formatura, e está pegando suas dicas. Ela escreveu tudo em um caderninho! Ela está adorando. Obrigada pela ajuda! Beijos

Patricia disse...

Oi Márcio, propaganda feita!! :-)

Raquel M.B.G. disse...

Oi Márcio, eu nem estou planejanto taaanto Veneza, porque também to querendo é "me perder" por lá...rs Abraços, e parabéns pelas dicas de sempre.

Márcio Jardim disse...

Oi Angela, eu que agradeço a visita e fico muito feliz por poder ajudar sua filha... qualquer coisa, é só escrever ok?
bjs

Márcio Jardim disse...

Tita, do ótimo http://tita-in-trento.blogspot.com/ - obrigado pela divulgação.
Bacio

Márcio Jardim disse...

Oi Raquel... digo a mesma coisa...rsrs quero é me "jogar" em Veneza, mas não nos canais, porque parece estar um pouco sujo..rsrs
bjão e apareça!

Lilian Carvalho disse...

Igreja Santa Maria dei Miracoli

Esta Igreja é pequena mas linda, cheia de jóias e mármore branco, cinza e rosa, ela é tida como a preferida dos venezianos para se casar pois fica entre o canal e uma pequena praça, permitindo aos casais chegarem e sairem de gôndola antes e depois da cerimônia. A Igreja foi construida depois que vários milagres foram atribuidos á Virgem Maria dentre eles devolver a vida uma pessoa que havia ficado submersa no Canal de Gluddeca.

Nós demos a sorte de, no domingo, presenciar uma tradição em Veneza... após o casamento, os noivos, costumam ir ate a Piazza San Marco para tirar fotos e pedir proteção ao santo padroeiro da cidade, como a praça está sempre cheia de turistas eles tiram fotos com quem pede!(Nós tiramos mas não sei como postar aqui!!)

Marcio,
Entra neste site, vc vai adorar...uma criatura fotografou o percurso inteiro de um city tour em Veneza....e que fotos!
www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=925346
Beijos
Lilian

Márcio Jardim disse...

Como sempre, minha Visitante de Honra - Lilian Carvalho - detonando como sempre em seus comentários fantásticos.
Obrigado, Lilian... apareça SEMPRE!

suzy disse...

MÁRCIO: AMEI O SEU BLOG!eu estava planejando minha viagem e quando pesquisava algo lá estava você. fui antes p/a Itália, em março/2011Você é ótimo, deixa o blog no ar. Lembrei de entrar para ver o resultado de sua viagem. Parabéns!
a França é divina.

Márcio Jardim disse...

Olá Suzy,
fico muito feliz com o elogio ;-) obrigado... O blog continuará no ar sim, com certeza... para todos que quiserem fazer essa belíssima viagem...
bjs

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...