.

É sua primeira vez por aqui? Entenda o blog: No dia 13/08/2010 eu criei este blog apenas para programar a minha viagem para a Itália... Ele cresceu muito, fiz muitos amigos e virou uma fonte de informações para muitas pessoas. Para melhor compreensão, ele foi dividido em três partes: 1) as pesquisas sobre cada cidade, atrações turísticas, gastos,... e o marcador que eu adoro: Entrando no clima, onde experimentei receitas, filmes, livros,... 2) A montagem do meu roteiro passo a passo: todos os dias estão na guia ROTEIRO FINAL; 3) O relato completo da minha viagem - todos os dias - com informações, dicas, gastos totais... etc. Estão na guia MINHA VIAGEM. Entre... o blog é seu!!! Aqui você vai encontrar informações sobre as cidades que eu visitei: Milão, Lago di Como, Turim, Verona, Pádova, Vicenza, Veneza, Florença, Pisa, Lucca, San Gimignano, Siena, Arezzo, Cortona, Cinque Terre, Assis, Roma, Pompéia, Capri, Sorrento, Positano e Nápoles... Este projeto foi finalizado pois estou com outro agora: http://www.toindoparaafranca.blogspot.com/ - mas entrarei aqui uma vez por semana para responder comentários, perguntas, etc... BOA VIAGEM À ITÁLIA!!!

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Bairros de Veneza

Veneza se divide em seis SESTIERI - divisões de algumas cidades italianas, Sestiere no singular e Sestieri no plural. São como distritos administrativos ou bairros.

Os Sestieri de Veneza são: Cannaregio, Castello, San Marco (inclui a ilha de San Giorgio Maggiore), Dorsoduro (inclui a ilha Giudecca), San Polo e Santa Croce:

Cannaregio é o sestiere mais setentrional de Veneza. É neste sestiere que termina a Ponte della Libertà que liga a cidade ao continente e a estação ferroviária de Venezia Santa Lucia.


Castello é o mais oriental e o maior dos bairros de Veneza.


Dorsoduro é o sestiere mais meridional de Veneza. Fica a sul dos sestieri de Santa Croce e San Polo, englobando as ilhas situadas do outro lado do canal da Giudecca. O seu nome provém da natureza do terreno, mais duro que as terras envolventes.



San Marco é o sestiere mais central de Veneza. É neste sestiere que se situa a Praça de São Marcos, a Basílica, e o seu Campanário.



San Polo é o menor dos sestiere de Veneza. É neste sestiere com uma área de 35 hectares ao longo do Grande Canal de Veneza que se situa o principal mercado da cidade desde 1097.




Santa Croce (Santa Cruz), como o sestiere de San Polo, pertence à zona chamada Luprio, onde se encontravam os pântanos salgados nos primeiros tempos da história da cidade. O seu nome faz referência à cruz de Jesus Cristo.


Para postar sobre as atrações de Veneza, publicarei posts por Bairro para melhor planejamento.

Informações e mapas: Wikipédia

4 comentários:

Anônimo disse...

Valeu pelas dicas...

Márcio Jardim disse...

De nada...
abs

Anônimo disse...

Estaremos aguardando novas dicas de hospedagem e alimentação, pois estas que você nos oferece são muito boas, obrigada...

Márcio Jardim disse...

De nada... agradeço as visitas e os elogios.
Abs

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...