Boa tarde, minha gente...
Voltando com a nossa programação normal, continuamos com Vicenza... As informações abaixo são do site http://www.initalytoday.com/pt/veneto/vicenza/
Vicenza, a antiga Vicetia, surge em uma zona do Vêneto que por um lado se tem os Pré-Alpes e pelo outro lado os Montes Berici: uma situação que com os cursos de água que a cortam, o Bacchiglione e o Retrone, formam um panorama muito característico. Mais de cem palácios nobres embelezam esta cidade que, pela qualidade arquitetônica podemos considerá-la uma espécie de Veneza.
A primeira população é de origem paleovêneta, mas foi na época romana que a cidade iniciou a assumir uma instalação urbana definida. No período medieval foi Comune Libero, mas a esta fase seguiram-se longos períodos de lutas duras e de tentativas de conquista por parte de Padova e de Verona: a cidade desejando pôr fim à esta fase que bloqueava o seu desenvolvimento, cedeu espontaneamente o seu governo à Veneza em 1404. Esta escolha estratégica permitiu uma nova fase cultural, econômica e artística da cidade: começou um longo período de renovamento edilício que perdurou até o fim do século XVI, e é caracterizado pela construção de nobres palácios e novas ruas. Vicenza tornou-se assim um dos lugares de maior interesse arquitetônico da Itáia.
Observar estes palácios equivale assistir à evolução da arquitetura italiana do tardo gótico ao renascimento: do início as fachadas correspondem ao gosto gótico veneziano_ Casa Zen, Palazzo da Schio, Palazzo Porto-Breganze, Palazzo Thiene, Casa Pigafetta _ depois o estilo se evolui e as fachadas iniciam a assumir um aspecto de austeras casas de época de 1400– Palazzo Angaran, Palazzo Negri, Palazzo Thiene _ enfim, da metade de 1500, Andrea Palladio inaugura um tipo de arquitetura de gosto nobre e voltado para o clássico, luminosa e funcional, um estilo que influenciará a arquitetura européia até o 1800- Palazzo Chiericati, Palazzo Porto, Palazzo Valmarana. A colocação de todos estes palácios é bem evidente ao longo do percurso da cidade, sendo assim, a visita destes locais torna-se muito prática.
Agora, algumas informções técnicas da nossa amiga Wiki:
Vicenza é uma comuna italiana da região do Vêneto, província de Vicenza, com cerca de 113.898 habitantes. Estende-se por uma área de 80 km², tendo uma densidade populacional de 1424 hab/km². Faz fronteira com Altavilla Vicentina, Arcugnano, Bolzano Vicentino, Caldogno, Costabissara, Creazzo, Dueville, Longare, Monteviale, Monticello Conte Otto, Quinto Vicentino, Torri di Quartesolo.
O centro histórico de Vicenza é Patrimônio da Humanidade da Unesco.
Foto: Wikipedia
É sua primeira vez por aqui? Entenda o blog: No dia 13/08/2010 eu criei este blog apenas para programar a minha viagem para a Itália... Ele cresceu muito, fiz muitos amigos e virou uma fonte de informações para muitas pessoas. Para melhor compreensão, ele foi dividido em três partes: 1) as pesquisas sobre cada cidade, atrações turísticas, gastos,... e o marcador que eu adoro: Entrando no clima, onde experimentei receitas, filmes, livros,... 2) A montagem do meu roteiro passo a passo: todos os dias estão na guia ROTEIRO FINAL; 3) O relato completo da minha viagem - todos os dias - com informações, dicas, gastos totais... etc. Estão na guia MINHA VIAGEM. Entre... o blog é seu!!! Aqui você vai encontrar informações sobre as cidades que eu visitei: Milão, Lago di Como, Turim, Verona, Pádova, Vicenza, Veneza, Florença, Pisa, Lucca, San Gimignano, Siena, Arezzo, Cortona, Cinque Terre, Assis, Roma, Pompéia, Capri, Sorrento, Positano e Nápoles... Este projeto foi finalizado pois estou com outro agora: http://www.toindoparaafranca.blogspot.com/ - mas entrarei aqui uma vez por semana para responder comentários, perguntas, etc... BOA VIAGEM À ITÁLIA!!!
2 comentários:
Olà Marcio,
Voce ta vindo morar na Italia?
Vicenza tem um centro historico belissimo mesmo...
Eu moro em Roma.
abraços
Ester
Olá Ester...
não estou indo morar, não...
é só passeio mesmo... e que passeio hein?
obrigado pela visita
abs
Postar um comentário