.

É sua primeira vez por aqui? Entenda o blog: No dia 13/08/2010 eu criei este blog apenas para programar a minha viagem para a Itália... Ele cresceu muito, fiz muitos amigos e virou uma fonte de informações para muitas pessoas. Para melhor compreensão, ele foi dividido em três partes: 1) as pesquisas sobre cada cidade, atrações turísticas, gastos,... e o marcador que eu adoro: Entrando no clima, onde experimentei receitas, filmes, livros,... 2) A montagem do meu roteiro passo a passo: todos os dias estão na guia ROTEIRO FINAL; 3) O relato completo da minha viagem - todos os dias - com informações, dicas, gastos totais... etc. Estão na guia MINHA VIAGEM. Entre... o blog é seu!!! Aqui você vai encontrar informações sobre as cidades que eu visitei: Milão, Lago di Como, Turim, Verona, Pádova, Vicenza, Veneza, Florença, Pisa, Lucca, San Gimignano, Siena, Arezzo, Cortona, Cinque Terre, Assis, Roma, Pompéia, Capri, Sorrento, Positano e Nápoles... Este projeto foi finalizado pois estou com outro agora: http://www.toindoparaafranca.blogspot.com/ - mas entrarei aqui uma vez por semana para responder comentários, perguntas, etc... BOA VIAGEM À ITÁLIA!!!

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Pausa em Veneza: Fórum Romano no Bom dia Brasil!

Bom dia, meus amigos...

Hoje no Bom dia Brasil, foi exibida uma reportagem da (maravilhosa) Ilze Scamparini sobre o Fóum Romano, em Roma. Abaixo, transcrevo a reportagem e o vídeo. Fonte: globo.com

PASSEIO PELO MUNDO ANTIGO REVELA A MAGIA DO FÓRUM ROMANO
O Fórum Romano era o centro comercial, político e religioso da antiga Roma. Nele, foram erguidos vários templos dedicados aos deuses pagãos, como o templo de Saturno.

No centro de Roma, um sítio arqueológico de quase três mil anos e um dos mais importantes da Terra, pela beleza dos seus monumentos e pelo significado deles. Foi de um pequeno vale do Fórum Romano que a civilização ocidental foi levada para o mundo.

No fim da tarde, quando as portas se fecham para o publico, e só os pássaros têm entrada livre, aumenta a magia entre as ruínas do império.

O Fórum Romano era o centro comercial, político e religioso da antiga Roma. Nele, foram erguidos vários templos dedicados aos deuses pagãos, como o templo de Saturno. Também foram criadas novas formas de comportamento político, presentes na cultura do nosso tempo. Na área chamada “comício” ficavam a Tribuna dos Senadores, o Palco dos Magistrados e o lugar onde aconteciam as assembleias do povo.

As basílicas, inventadas na Grécia Antiga como centros de reunião, ganharam força e mais tarde foram usadas pelo cristianismo.

A noite traz mistério às ruas escuras. Só os grandes monumentos ganharam luz. Os novos refletores de produção italiana têm lâmpadas ecológicas que economizam energia. Juntas, consomem pouco mais de 5 KWs de potência, o equivalente a uma casa de tamanho médio.

O diretor de Valorização Cultural, Mario Resca, diz que a nova iluminação quer elevar a imagem da cidade eterna: “Esta era a rua onde se tomavam as grandes decisões, onde mudavam o Imperador. O direito romano, que tornou-se a fonte do inspiração do direito ocidental, foi criado aqui”, lembra.

Entre as ruínas célebres, a fachada de um templo construído 500 anos antes de Cristo. Saturno era a divindade romana da agricultura.

O Palácio do Imperador Tibério, no Paladino, teria criado o conceito de prédio que conhecemos hoje: um andar sobre o outro.

Uma rua feita 200 anos antes de Cristo e com as pedras originais nos traz ao Arco de Tito: monumento que comemorou o triunfo dos romanos sobre Jerusalém no ano 70 depois de Cristo.

Às 2h, as luzes do Fórum Romano se apagam. Mas a magia da cidade eterna permanece.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...