.

É sua primeira vez por aqui? Entenda o blog: No dia 13/08/2010 eu criei este blog apenas para programar a minha viagem para a Itália... Ele cresceu muito, fiz muitos amigos e virou uma fonte de informações para muitas pessoas. Para melhor compreensão, ele foi dividido em três partes: 1) as pesquisas sobre cada cidade, atrações turísticas, gastos,... e o marcador que eu adoro: Entrando no clima, onde experimentei receitas, filmes, livros,... 2) A montagem do meu roteiro passo a passo: todos os dias estão na guia ROTEIRO FINAL; 3) O relato completo da minha viagem - todos os dias - com informações, dicas, gastos totais... etc. Estão na guia MINHA VIAGEM. Entre... o blog é seu!!! Aqui você vai encontrar informações sobre as cidades que eu visitei: Milão, Lago di Como, Turim, Verona, Pádova, Vicenza, Veneza, Florença, Pisa, Lucca, San Gimignano, Siena, Arezzo, Cortona, Cinque Terre, Assis, Roma, Pompéia, Capri, Sorrento, Positano e Nápoles... Este projeto foi finalizado pois estou com outro agora: http://www.toindoparaafranca.blogspot.com/ - mas entrarei aqui uma vez por semana para responder comentários, perguntas, etc... BOA VIAGEM À ITÁLIA!!!

domingo, 16 de janeiro de 2011

Vicenza - APRESENTAÇÃO

Boa tarde, minha gente...

Voltando com a nossa programação normal, continuamos com Vicenza... As informações abaixo são do site http://www.initalytoday.com/pt/veneto/vicenza/

Vicenza, a antiga Vicetia, surge em uma zona do Vêneto que por um lado se tem os Pré-Alpes e pelo outro lado os Montes Berici: uma situação que com os cursos de água que a cortam, o Bacchiglione e o Retrone, formam um panorama muito característico. Mais de cem palácios nobres embelezam esta cidade que, pela qualidade arquitetônica podemos considerá-la uma espécie de Veneza.

A primeira população é de origem paleovêneta, mas foi na época romana que a cidade iniciou a assumir uma instalação urbana definida. No período medieval foi Comune Libero, mas a esta fase seguiram-se longos períodos de lutas duras e de tentativas de conquista por parte de Padova e de Verona: a cidade desejando pôr fim à esta fase que bloqueava o seu desenvolvimento, cedeu espontaneamente o seu governo à Veneza em 1404. Esta escolha estratégica permitiu uma nova fase cultural, econômica e artística da cidade: começou um longo período de renovamento edilício que perdurou até o fim do século XVI, e é caracterizado pela construção de nobres palácios e novas ruas. Vicenza tornou-se assim um dos lugares de maior interesse arquitetônico da Itáia.

Observar estes palácios equivale assistir à evolução da arquitetura italiana do tardo gótico ao renascimento: do início as fachadas correspondem ao gosto gótico veneziano_ Casa Zen, Palazzo da Schio, Palazzo Porto-Breganze, Palazzo Thiene, Casa Pigafetta _ depois o estilo se evolui e as fachadas iniciam a assumir um aspecto de austeras casas de época de 1400– Palazzo Angaran, Palazzo Negri, Palazzo Thiene _ enfim, da metade de 1500, Andrea Palladio inaugura um tipo de arquitetura de gosto nobre e voltado para o clássico, luminosa e funcional, um estilo que influenciará a arquitetura européia até o 1800- Palazzo Chiericati, Palazzo Porto, Palazzo Valmarana. A colocação de todos estes palácios é bem evidente ao longo do percurso da cidade, sendo assim, a visita destes locais torna-se muito prática.

Agora, algumas informções técnicas da nossa amiga Wiki:

Vicenza é uma comuna italiana da região do Vêneto, província de Vicenza, com cerca de 113.898 habitantes. Estende-se por uma área de 80 km², tendo uma densidade populacional de 1424 hab/km². Faz fronteira com Altavilla Vicentina, Arcugnano, Bolzano Vicentino, Caldogno, Costabissara, Creazzo, Dueville, Longare, Monteviale, Monticello Conte Otto, Quinto Vicentino, Torri di Quartesolo.

O centro histórico de Vicenza é Patrimônio da Humanidade da Unesco.

Foto: Wikipedia

2 comentários:

Acontecendo em Roma disse...

Olà Marcio,
Voce ta vindo morar na Italia?
Vicenza tem um centro historico belissimo mesmo...
Eu moro em Roma.
abraços
Ester

Márcio Jardim disse...

Olá Ester...
não estou indo morar, não...
é só passeio mesmo... e que passeio hein?
obrigado pela visita
abs

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...