.

É sua primeira vez por aqui? Entenda o blog: No dia 13/08/2010 eu criei este blog apenas para programar a minha viagem para a Itália... Ele cresceu muito, fiz muitos amigos e virou uma fonte de informações para muitas pessoas. Para melhor compreensão, ele foi dividido em três partes: 1) as pesquisas sobre cada cidade, atrações turísticas, gastos,... e o marcador que eu adoro: Entrando no clima, onde experimentei receitas, filmes, livros,... 2) A montagem do meu roteiro passo a passo: todos os dias estão na guia ROTEIRO FINAL; 3) O relato completo da minha viagem - todos os dias - com informações, dicas, gastos totais... etc. Estão na guia MINHA VIAGEM. Entre... o blog é seu!!! Aqui você vai encontrar informações sobre as cidades que eu visitei: Milão, Lago di Como, Turim, Verona, Pádova, Vicenza, Veneza, Florença, Pisa, Lucca, San Gimignano, Siena, Arezzo, Cortona, Cinque Terre, Assis, Roma, Pompéia, Capri, Sorrento, Positano e Nápoles... Este projeto foi finalizado pois estou com outro agora: http://www.toindoparaafranca.blogspot.com/ - mas entrarei aqui uma vez por semana para responder comentários, perguntas, etc... BOA VIAGEM À ITÁLIA!!!

domingo, 30 de janeiro de 2011

Acqua Alta - as inundações em Veneza...

Bom dia, amigos...

Por sugestão do Eduardo, resolvi comentar sobre o ACQUA ALTA, que ocasiona as inundações em Veneza. Convidamos a nossa amiga Wiki para explicar o que significa:

Acqua alta é um fenómeno que ocorre com frequência na cidade de Veneza, Itália, devido geralmente às marés altas e da primavera. Inclui a inundação das áreas mais baixas da cidade de Veneza, e, em casos graves, pode eventualmente incluir 96% da cidade. A definição oficial é que a água é tida como «alta» quando o seu nível é superior a 90 mm acima do nível normal da maré.

Um dos pontos mais baixos em Veneza é a Praça de São Marcos, portanto é uma área que é frequentemente alagada. A cidade de Veneza tem implementadas uma série de ações para assegurar que as actividades da cidade continuam, apesar do distúrbio causado pela enchente. Por exemplo, passagens elevadas são construídas para a circulação dos peões durante as inundações mais graves (embora seja aconselhável colocar botas de borracha). No entanto, algumas casas e empresas devem ser evacuadas. O centro de investigação Coses, em Veneza, estima o custo das inundações na cidade em cerca de milhões de euros por ano em horas não trabalhadas.

A frequência de ocorrência e a severidade destas inundações têm vindo a aumentar ao longo do século passado. A frequência de «acqua alta» passou de menos de 10 vezes por ano a mais de 60 vezes por ano. Em termos de gravidade, o pior caso documentado de «acqua alta» foi a enchente de 1966, quando a água ultrapassou o nível da maré normal (180 cm), mais de um metro e 96% da cidade foi inundada. A 31 de outubro de 2004 a altura das águas chegou a 135 cm e inundou 80% da cidade. Em dezembro de 2008, as tempestades no Mar Adriático produziram uma enchente que atingiu um recorde de 1,56 m. O fenômeno é comum, especialmente no outono - primavera.



Fotos: Praça San Marco e rua de Veneza... Fonte: Wikipedia


Para você ter uma idéia de como é o fenômeno, clique aqui:

http://www.youtube.com/watch?v=MR1BKb12olI

e aqui http://www.youtube.com/watch?v=nO9WWaIP46Y&feature=fvsr

Então, vejam o período da sua viagem... para não ter surpresas desagradáveis.

2 comentários:

Gloria disse...

Marcio, voce sabe dizer qual o site que podemos achar os dias que ocorrerão a "Aqua Alta"?
agora fiquei preocupada...
obrigada
abs
Gloria

Márcio Jardim disse...

Olá Gloria,
respondi aqui:

http://toindoparaaitalia.blogspot.com/2011/03/acqua-alta-previsao.html

E não fique preocupada não ok?
abs

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...