.

É sua primeira vez por aqui? Entenda o blog: No dia 13/08/2010 eu criei este blog apenas para programar a minha viagem para a Itália... Ele cresceu muito, fiz muitos amigos e virou uma fonte de informações para muitas pessoas. Para melhor compreensão, ele foi dividido em três partes: 1) as pesquisas sobre cada cidade, atrações turísticas, gastos,... e o marcador que eu adoro: Entrando no clima, onde experimentei receitas, filmes, livros,... 2) A montagem do meu roteiro passo a passo: todos os dias estão na guia ROTEIRO FINAL; 3) O relato completo da minha viagem - todos os dias - com informações, dicas, gastos totais... etc. Estão na guia MINHA VIAGEM. Entre... o blog é seu!!! Aqui você vai encontrar informações sobre as cidades que eu visitei: Milão, Lago di Como, Turim, Verona, Pádova, Vicenza, Veneza, Florença, Pisa, Lucca, San Gimignano, Siena, Arezzo, Cortona, Cinque Terre, Assis, Roma, Pompéia, Capri, Sorrento, Positano e Nápoles... Este projeto foi finalizado pois estou com outro agora: http://www.toindoparaafranca.blogspot.com/ - mas entrarei aqui uma vez por semana para responder comentários, perguntas, etc... BOA VIAGEM À ITÁLIA!!!

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Como estou procurando hospedagem:

Bom dia, meus amigos...

Algumas pessoas me perguntaram, então vou explicar como estou procurando hospedagem:

Abro quatro páginas na Internet: http://www.booking.com/, http://www.trivago.com.br/,  http://www.google.com.br/ e http://www.hostelword.com/ .

Vou no Booking e digito a cidade. Gosto deste site pelo mapa que ele oferece com todos os hotéis relacionados. Procuro no mapa o ponto de referência que eu quero, ou seja, o lugar que eu quero ficar próximo. Geralmente procuro a estação de trem que vou descer, pois já que farei vários bate-e-voltas, ficar longe da estação não é uma boa idéia...

Vejo TODOS os lugares de hospedagem próximo. Escolho os que mais me agradaram pelas fotos e opiniões. Depois, vou no Trivago e procuro pela mesma cidade. Vejo os hotéis que escolhi e aproveito para dar uma olhada em outros... O Trivago é fantástico pois ele compara o preço do mesmo hotel em vários sites. Alguns gostam do http://www.tripadvisor.com/, mas já encontrei vários hotéis mais baratos pelo Trivago.

A diferença de preços entre os sites de hotéis é gritante: já encontrei hotéis, com o mesmo quarto, para o mesmo período, com diferença de 60 euros... PESQUISE.

Bom... dou uma olhada no Hostelword também. Veja: a diferença - às vezes - entre um hotel, um hostel e um albergue é irrisória. Já encontrei hotéis com quarto e banheiro privado mais barato que albergue, onde você fica com mais cinco pessoas no quarto e divide o banheiro. Eles aproveitam a "lenda" que albergue é mais barato e aumentam o preço. CUIDADO!

Continuando: depois de passar um pente fino por todos os lugares de hospedagem e escolher o que mais me agradou em relação a preço x localização x limpeza, começo a ver as opiniões dos hóspedes em todos os sites. Sabemos que tem pessoas que adoram reclamar... "tive que subir um lance de escada para o meu quarto", "não tinha banheira no quarto...", "o café era fraco, só um pão, bolachas e café...". Minha opinião: se você está buscando um lugar barato para se hospedar é claro que você não terá as mesmas mordomias do hotel Hilton...

O que importa para mim são os seguintes fatores: localização e quarto limpo. O resto (o atendente está de mal com a vida, o café era pouco, não tinha elevador...) não me interessa muito, pois só ficarei no lugar para tomar banho e dormir... Mas, as opiniões ajudam quando vários comentam sobre: o cheiro dos quartos, o mau funcionamento dos banheiros, quarto sujo... etc. Estes são pontos que devem ser levados a sério.

Depois, conforme a expressão, "jogo no Google" e ali tiro minhas dúvidas finais... Procuro opiniões de turistas brasileiros... Vejo se o lugar tem site próprio... se tiver, vasculho o site de ponta a ponta.

DICA: Veja no Google Maps se a distância do lugar que ele diz ser próximo é verdadeira (CUIDADO - amigos me relataram que acreditaram na distância mencionada em sites e acabaram em um pesadelo de horas de caminhada).

OUTRA DICA: quando você procura hotéis nos sites de hospedagem, alguns já estão lotados.... e como a Lei de Murphy existe, geralmente é aquele hotel que você tanto queria... Entre no google e procure o site do hotel e mande um email para ele (não sabe inglês ou italiano? vai nas ferramentas de tradução do Google... são ótimas). Geralmente eles ainda possuem alguns quartos reservas e com preços mais em conta... Essa dica é verdade: eu mesmo já comprovei!

Por fim, faço a reserva conforme as instruções de cada site.

E mesmo depois de todas essas precauções você ainda encontrar problemas, relaxe... Lembre-se: você está de férias e para tudo na vida se tem um jeito...

Abraços

4 comentários:

Elvira disse...

Marcio.

Estou adorando as suas dicas de como organizar uma viagem.
Acho que estou me empolgando para viajar um pouco nas próximas férias.

Abs.
Elvira

Márcio Jardim disse...

Elvira...
Arruma as malas e vamos juntos...rsrs
Viajar é preciso SEMPRE...
Abs

Anônimo disse...

Olá, Marcio. Tudo bom?

o site trivago é confiável? Já viajei com o booking, e deu tudo certo. esse trivago que indicou é novidade pra mim. Vc reservou por ele??
Tô indo pra Roma no Reveillon e adorando seu blog!

Abs,
Carol

Márcio Jardim disse...

Olá Carol,
Nunca reservei pelo Trivago
sempre reservo pelo Booking
Mas tenho amigos que já
fizeram reservas sem problemas
Abs

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...