.

É sua primeira vez por aqui? Entenda o blog: No dia 13/08/2010 eu criei este blog apenas para programar a minha viagem para a Itália... Ele cresceu muito, fiz muitos amigos e virou uma fonte de informações para muitas pessoas. Para melhor compreensão, ele foi dividido em três partes: 1) as pesquisas sobre cada cidade, atrações turísticas, gastos,... e o marcador que eu adoro: Entrando no clima, onde experimentei receitas, filmes, livros,... 2) A montagem do meu roteiro passo a passo: todos os dias estão na guia ROTEIRO FINAL; 3) O relato completo da minha viagem - todos os dias - com informações, dicas, gastos totais... etc. Estão na guia MINHA VIAGEM. Entre... o blog é seu!!! Aqui você vai encontrar informações sobre as cidades que eu visitei: Milão, Lago di Como, Turim, Verona, Pádova, Vicenza, Veneza, Florença, Pisa, Lucca, San Gimignano, Siena, Arezzo, Cortona, Cinque Terre, Assis, Roma, Pompéia, Capri, Sorrento, Positano e Nápoles... Este projeto foi finalizado pois estou com outro agora: http://www.toindoparaafranca.blogspot.com/ - mas entrarei aqui uma vez por semana para responder comentários, perguntas, etc... BOA VIAGEM À ITÁLIA!!!

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Dicas - VENEZA

Boa tarde, pessoal

Vou inaugurar este post DICAS - VENEZA...

Será um post construído diariamente, conforme minhas pesquisas sobre Veneza avançam... Estou lendo dezenas de sites, blogs, livros, guias... as melhores, vou inserindo aqui:

1 - Quase todos os restaurantes de Veneza oferecem menus a preços fixos, sempre mais baratos que os pedidos a la carte.

2 - Murano é uma ilha que fica a 1km de Veneza... Vale a pena a visita somente para conhecer os fabricantes de peças de vidros. Mas, lembre-se: Em Murano as peças são muito mais caras. Comprem na Ponte Rialto que possui as mesmas peças, por um preço mais em conta.

3 - Uma boa dica ao chegar é pegar o barco nr. 1 e dar uma volta por toda a cidade, para ter uma noção geral de Veneza.

4 - Uma viagem de Vaporetto custa 3,10 euros. Vale a pena comprar o bilhete para 12h (16 euros), 24h (18 euros) ou 48h (28 euros).

5 - Evite comer próximo a ponte Rialto e a praça San Marco. Os preços são muito mais caros.

6 - O preço de um passeio de Gôndola é caro, dependendo do trajeto e do tempo que você deseja. Os preços começam em 80 euros... Mas, lembre-se: se sempre foi seu sonho, ainda é barato não é? Passear de gôndola em excursão fica muito mais barato do que a dois, e há sempre o som de canções italianas: os gondoleiros exigem o pagamento imediato em cash, não esquecer!

7 - Veneza não é uma cidade muito grande (45 minutos a pé devem chegar para atravessar a ilha desde a Piazzale de Roma até à Praça de São Marcos) nem de difícil orientação mas é labirintica o que nos pode trazer alguma confusão.

8 - Cuidado ao tomar um café. Há uma diferença enorme se tomar no balcão ou sentado. Pergunte antes!

9 - Cuidado ao comprar produtos falsificados dos ambulantes. Pode gerar multa para o vendedor e para o comprador.

10 - Para evitar o alagamento, informe-se antes sobre os períodos das cheias. Veneza é linda, mas em alguns momentos a maré sobe - para alguns é um grande divertimento - e você ficará encharcado. E lembre-se: a água não é limpa.

11 - Para tirar aquela foto linda, sem 200.000 turistas na frente, acorde bem cedo. De manhã, os monumentos estão livres do alvoroço dos turistas, principalmente a Praça San Marco.

12 - ...

Vou fazer também um post sobre alimentação em Veneza, com dicas de restaurantes, etc... aguardem!

7 comentários:

Lilian Carvalho disse...

Antes de mais nada, parabens pelo blog! Fantastico!
Estive em Veneza com meu marido e 2 filhas menores ha' 2 anos, no inicio abril, ficamos 2 dias. Chegamos de aviao no Aeroporto Marco Polo (10-12kn de Veneza por terra e uns 6km por água),vindo de Paris.
Ao buscar as malas nos assustamos...eles literalmente arremessam as malas. Ao sair da estacao de embarque vire a esquerda e vera um guiche onde se compram as passagens de onibus para Veneza, barato e rapido. A empresa de ônibus(azuis) e' a ATVO e custa aproximadamente 5€ ida.
Chegamos no sabado, o voo atrasou e chegamos depois da meia noite, a cidade lota no final de semana, logo quem pretende chegar mais tarde avise ao hotel....nosso quarto foi "passado a frente" e somente depois de muita conversa nos arrumaram acomodacoes pessimas. Assumiram os erros e no dia seguinte fomos transferidos para a suite master com direito a cestas de frutas e tetos solares nos quartos.
Independente do problema resolvido estressamos, a noite foi pessima, mas Veneza esta acima de tudo isso. No dia seguinte fizemos o passeio de vaporeto ate a Piazza San Marco, alimentamos pombos(apesar de todos os riscos de doencas...foi inevitavel!), visitamos a Basilica(http://www.basilicasanmarco.it/BSMjesusFlashEng.bsm), é proibido fotografar dentro da igreja, mas na lojinha dentro da Basílica vendem livros de fotografias, inclusive escritos em Português.o museu dos Doges(palacio), merece a visita, mas independente do mes, compre os ingressos antes pois as filas chegam a demorar 2h(http://www.museiciviciveneziani.it/), ticket Secret itineraries in Doge’s Palace, tem um ticket com guia que tem hora certa para começar e aí todos os que têm os bilhetes tem entrada garantida (custa em torno de 16,00Euros – Inglês, Italiano e Francês). Fomos no Campanario e, e' claro, andamos de gondola. Negociamos o preco para os 4 por meia hora, pelos pequenos canais, saiu por 100€....vou confessar...pagaria mais. O passeio e' unico e a emocao de trafegar pelos pequenos canais e' indescritivel. Ver o grande canal do vaporeto, passar sobre as 3 grandes pontes e admirar os pontos turisticos e' lindo mas somente nos pequenos canais tivemos oportunidade de ver as entradas pequenas da casas residenciais, as roupas penduradas para secar em cordas entre uma ruela e outra, ouvir o canto do gondoleiro ecoar nos becos enquanto viamos o seu esforco em calcar o remo no chao raso(sim, em algumas areas era assim que ele tomava impulso) ou mesmo nas paredes dos predios. Passamos por canais tao estreitos que chegamos a tocar as paredes com as maos. Posso garantir que valeu cada euro!
Almocamos em um das centenas de restaurantes proximso a Piazza San Marco e o problema nao foi a comida e sim o preco dos refrigerantes, nada de refil, apenas um copo grande de coca-cola por 8 euros!!!! Cuidado!
Passamos o resto do dia andando pela cidade vendo as lojas e lanchonetes deliciosas com os seus panninis de sabores variados. De noite nos demos ao luxo de ver a original opera italiana. Um momento imperdivel para quem quer conhecer ou gosta. Foi incrivel ouvir as Quatro Estacoes de Vivaldi! (http://www.imusiciveneziani.com), ingresso de 20 a 35 euros. Vale a pena!
No dia seguinte iamos para Murano mas desistimos, preferimos continuar rodando `a pe' pela cidade e conhecendo cantinhos maravilhosos e unicos. Veneza e' uma cidade para se perder, se achar e voltar sempre...estamos indo de novo em outubro 2011!
Ah! QUando estiver pasando por uma das pequenas ruelas e encontrar uma pizzaria vendendo fatias de pizza, se entregue! Voce nao vai se arrepender!

Ferra Mula disse...

Em maio de 2009 estive em Milão, Florença Modena, Maranelo, Veneza e cheguei até Murano.

Espero retornar. Tirei uma foto do por do Sol em Veneza eu e minha esposa.Lindo! Fantástico.

Boa viagem e belas recordações.

Veja algumas postagens aqui :

http://ferramula.blogspot.com/2010/05/viagem-italia-bella-italia-inesquecivel.html

http://ferramula.blogspot.com/2010/12/veneza-dicas-para-quem-esta-de-viagem.html

Airton.

Márcio Jardim disse...

Airton,
muito obrigado pela visita...
Já li tudinho no seu blog...
Realmente, viagem fantástica!
abs

Anônimo disse...

Oi, neste momento(08-06-11) estou em Veneza. Cheguei na segunda-feira,vindo de Paris. Ao chegar no aeroporto Marco Polo, se quiser chegar a Piazzale de Roma, compre o bilhete do ônibus da empresa ATVO(são os azuis e tem máquinas na área onde se pega as malas). Podem ser adquiridos nos balcões. Não se porquê, mas os ônibus da outra empresa ACTV são mais velhos, custam o mesmo preço e não tem lugar para malas.
Desta forma, fica a dica.
Abraços.
Anne Cristine

Márcio Jardim disse...

Oi Anne...
Obrigado pela visita durante a sua viagem e pela dica...
Abração!

Anônimo disse...

Boa tarde, estava apensar realizar uma viagem para Veneza 3 dias, duas noites.. se eu ficar na zona de marghera como vou para veneza e onde vejo os preços dos transportes? sera que compensa poupar no preço de hotel, para andar de transportes?

Márcio Jardim disse...

Bom dia,
Eu não aconselho a ninguém ficar em outro lugar que não seja Veneza propriamente dita... Se juntar o dinheiro de transporte até lá, as vezes fica mais caro do que ficar na ilha. Sem contar o tempo, et.
Abs

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...