É sua primeira vez por aqui? Entenda o blog: No dia 13/08/2010 eu criei este blog apenas para programar a minha viagem para a Itália... Ele cresceu muito, fiz muitos amigos e virou uma fonte de informações para muitas pessoas. Para melhor compreensão, ele foi dividido em três partes: 1) as pesquisas sobre cada cidade, atrações turísticas, gastos,... e o marcador que eu adoro: Entrando no clima, onde experimentei receitas, filmes, livros,... 2) A montagem do meu roteiro passo a passo: todos os dias estão na guia ROTEIRO FINAL; 3) O relato completo da minha viagem - todos os dias - com informações, dicas, gastos totais... etc. Estão na guia MINHA VIAGEM. Entre... o blog é seu!!! Aqui você vai encontrar informações sobre as cidades que eu visitei: Milão, Lago di Como, Turim, Verona, Pádova, Vicenza, Veneza, Florença, Pisa, Lucca, San Gimignano, Siena, Arezzo, Cortona, Cinque Terre, Assis, Roma, Pompéia, Capri, Sorrento, Positano e Nápoles... Este projeto foi finalizado pois estou com outro agora: http://www.toindoparaafranca.blogspot.com/ - mas entrarei aqui uma vez por semana para responder comentários, perguntas, etc... BOA VIAGEM À ITÁLIA!!!

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Relato de viagem para a Itália! por Cristina (leitora do blog)

Boa tarde, amigos...

Hoje, pela manhã, duas maravilhosas surpresas: primeiro, as 20.000 visitas registradas no blog... depois, quando abri meu email, um relato FENOMENAL da Cristina, contando como foi sua viagem para a Itália...

Fiquei extremamente feliz em saber que o blog a ajudou... Como já comentei, fico lisonjeado em saber que pessoas, de várias partes do mundo, acompanham a minha jornada rumo a Itália e, paralelamente, auxilio na construção da viagem destas pessoas também...

Cristina, muito obrigado! Em sua homenagem (e você será a primeira a ganhar) criei o Selo VISITANTE DE HONRA, que estou dando a você em agradecimento ao seu empenho em detalhar seu relatório para agregar informações e dicas ao blog.

E aqui está o RELATO DA VIAGEM DA CRISTINA:

- Cheguei na Italia por Milão, Aeroporto de Malpensa, hoje já existe um trem direto para Milano Centrale custa € 7,00, vc chega no terminal 1 ao lado do terminal tem um elevador desce 1 andar e encontra um guichê do Malpensa Express, salve engano são 40 minutos de viagem, caso queira curtir a paisagem acho melhor o ônibus.

- Quando desci em Milano Centrale, meu hotel ficava bem próximo a estação, uns 200 a 300 metros, era só sair com as malas, mas turista tem cara de turista não tem jeito, fomos abordados por um homem que queria carregar a minha mala de qualquer maneira, nos ajudar, e estava levando eu e meu marido para a direção oposta do hotel, precisamos quase brigar com o cidadão para largar minha mala, enfim, pequenos detalhes q valem a pena ser mencionados, vc sempre vai achar essas pessoas nas estações de metro a espera de “ poder te ajudar” , bom ter muito cuidado, principalmente as mulheres qdo viajam sozinhas, qdo ele me abordou meu marido não estava próximo.

- Milão é linda, limpa, com pessoas elegantes e bem vestidas, o sistema de metro funciona muito bem, mas os taxis são caros, por mim não saia da Duomo e da Galleria Emanuele, pode-se ficar horas olhando a igreja, a praça em volta e a Galleria, a noite em volta da igreja tem feirinhas onde vc consegue achar uma lembrancinhas a um precinho legal e comer muito bem, são barracas com frutas, vinhos, queijos, presuntos, temperos, doces, pães, etc..... Sinceramente acho q foi nessa feira q engordei meu primeiro quilo das férias rsrsrsrsr.

- Tudo em Milão é mais caro q no resto da Itália, alimentação, hotéis, quem quer fazer umas comprinhas básicas, lá é uma perdição, tem uma infinidade de lojas de grifes reunidas, mas como fui a outras cidades, descobri q quanto mais ao sul vc descer, mais barato será.

- Lago de Como: Essa inclui graças à vc, fui de trem, 45 minutos e estávamos andando para o lago, muito fácil de achar, uma caminhada de 10 minutos. A cidade é muito pequena, te aconselho a tentar o passeio de barco, como falei a cidade é minúscula, vc conhece muito rápido, e olha q em questão de curtir os lugares, andar, parar aqui e ali é comigo mesmo, mas mesmo assim, ainda fiquei matando o tempo na estação para ir embora e me arrependi de não ter feito o passeio pelo lago de barco. A cidade é uma gracinha, perto do Lago tem vários cafés para sentar e apreciar a vista.

- Veneza.......Nunca alugue um carro para ir em Veneza, a não ser q vc pare em Verona ou em outros lugares, no meu caso, alugamos um carro com a intenção de chegar em Veneza, passar um dia lá e depois irmos em Verona e visitar uns amigos na região, só q qdo vc chega a Veneza, simplesmente não se quer sair, então ficamos com o carro alugado e parado em um estacionamento em Veneza Mestre, pagando uma verdadeira fortuna de estacionamento € 30,00 ao dia.

- Veneza é um sonho, pegamos muito frio, mas dias de sol, céu muito azul e noites estreladas, o por do sol é fantástico visto da Praça de San Marco. Ficamos em um hotel próximo a praça, tudo em Veneza é a pé ou Vaporetos, para um panorama geral da Cidade, pegue um Vaporeto e passeie por todo o canal principal, depois escolha o local q mais te agradar e curta muito. Para comprar lembranças vá para a ponte de Rialto e de lá da para ir a pé a praça de San Marco, tudo muito pertinho, existe placas de sinalização, pequenas na verdade, mas é só olhar nos becos q sempre terá uma.

- Murano.....quem for, não compre nada lá, tudo q tem em Murano, tem em Veneza pela metade do preço, acreditem em mim, senti no bolso, não foi uma doce experiência. Parece uma continuidade das ruas de Veneza, lustres lindíssimos e caríssimos tbm.

- Agora, não se prendam a praça de San Marco, realmente em Veneza, se percam, andem nas ruas, nos becos, em cada cantinho vão achar algo especial, uma igreja, um café, uma praça, Veneza é toda uma surpresa, vale muito a pena pegar um Vaporeto e descer em qualquer um dos pontos de parada e simplesmente andar sem rumo.

- Como disse, chegamos em Veneza e só saímos no dia de seguir viagem, lembrei de algo, cuidado nos restaurantes com cardápio para turista, são geralmente preço fixo, varia de € 13,00 a € 20,00 , qualquer coisa q pedir para trocar pode acontecer um acréscimo no final no valor e vc pode levar um susto.

- Bem...seguimos para Toscana, Florença....como estávamos de carro e fomos passando pelo interior, uma viagem q pela auto-estrada seria de 2 horas , fizemos em 5hs, quem for de carro e tiver tempo, aconselho fazer isso, é uma delicia, passa por cada lugarzinho mágico, povoados q pararam no tempo, uma paisagem deslumbrante.

- Florença é perfeita, maravilhosa, sempre prefiro os hotéis mais perto dos pontos turísticos pq temos a facilidade de sempre poder ir caminhando e conhecendo melhor a cidade, e Florença tem os pontos turísticos concentrados perto uns dos outros, nesse caso saíamos sempre a pé do hotel e rapidinho estávamos centro. Como o hotel ficava perto do centro turístico, não posso falar nada sobre o transporte da cidade.

- Fiz Florença de base e conheci varias cidades próximas, destaque para Volterra e San Geminiano, são cidades medievais pequenas, lindas e charmosas, um povo q atende muito bem ao turista, no final já estava tirando fotos de alguns imóveis q estavam a venda......sonhar não custa nada né..........., meu conselho pra quem for a região de Toscana, todo tempo q passar lá vai ser pouco.

- Siena é fantástica, se pudesse teria passado ao menos uma noite lá.

- Depois do meu marido quase me arrastar de Florença, seguimos ainda de carro para Roma, detalhe importante, as auto-estradas são ótimas, e os trechos são bem sinalizados, lógico.....tem pedágio, mas lá não me senti roubada como me sinto pagando pedágio em nossas maravilhosas estradas brasileiras.

- Em Roma, descobri q existe uma separação na Italia, o Norte, a região da Toscana (central) e o Sul da Italia, e realmente a diferença está muito além do clima. Chegando em Roma, vi uma metrópole, em nada lembra a região do norte e a Toscana, pra ser sincera fiquei um pouco decepcionada, lógico os monumentos são fantásticos, mas a verdade q a pouco tempo q eles começaram a preservar o q tinham, então muito se perdeu e a cidade cresceu em volta, por exemplo, de um lado tem o Coliseu e a 300 mts um prédio de 6 andares...com vários varais cheios de roupa pendurada nas varandas. Fiquei 3 dias querendo só ficar 2, em um dia fiz os centro histórico, algumas praças e monumentos famosos e no dia seguinte, Vaticano, esse sim é belíssimo, como fui em uma segunda feira, simplesmente não existia fila. Conseguimos olhar cada cantinho da Basílica.

- Vi Marcio q no seu roteiro colocou 5 dias lá, sinceramente não pretendo voltar em Roma, voltarei em Milão, Florença, Veneza e em outras cidades menores, mas Roma com certeza não, a separação q mencionei acima é principalmente social, em Roma já se vê gente pedindo, flanelinhas, o cuidado com carteiras é recomendado. Imaginava Roma, uma cidade voltada para preservar a historia, mas não é assim, é um pólo comercial, existe sim o turismo e é muito forte, mas a pouco tempo q começaram a tentar salvar o q sobrou do patrimônio cultural. Gosto não se discute, realmente não existe ir a Itália e não conhecer Roma, isso já fiz, agora não volto mais. Volto a repetir, Roma é interessante, conta nossa historia, o Vaticano é fantástico, a arquitetura incrível, mas falta algo.

- De Roma fui para Pompéia e fiz minha base lá, hotéis com preços melhores, bom atendimento, uma delicia de cidade, fiz a Costa Amalfitana (que é simplesmente deslumbrante), lógico fui ver Vesúvio q ficou calminho e continuou no seu soninho tranqüilo, se consegue chegar quase até o topo de carro, por final a pé vc faz caminhando acho eu uns 2 kilometros de uma subida q nunca acaba rsrsrsrsr.... Mas lá em cima a vista é única, não deixe de ir, vale a pena é emocionante. Fiz outras cidades próximas, mas se for falar cada uma isso vira um livro. Peguei 1 dia para conhecer Nápoles, no meu guia de turismo q é o mesmo q vc estava sorteando, fala q Nápoles e anárquica, isso é uma palavra suave pra ela. Nápoles é caótica, uma cidade suja, alto índice de criminalidade, a máfia lá é forte, os monumentos não são bem preservados, algumas igrejas estão ruindo, outras abandonadas, tem mato no alto das torres para se ter uma idéia, está tendo um projeto para recuperar o patrimônio histórico da cidade até 2013, quem sabe volto em 2014 para mudar o conceito a respeito da cidade????

- Outros lembretes importantes, se forem de carro parem em estacionamentos fechados, roubos de carro é comum, cuidado nos locais de alimentação, higiene não é o forte, compensa pagar mais caro e ir comer a famosa pizza de Nápoles em um bom restaurante para evitar passar os dois dias seguintes de cama.....como eu, crianças pedindo, tentando de vender todo tipo de coisas, saí de lá quase correndo, morrendo de saudades da tranqüilidade de Pompeia. Realmente Nápoles é uma loucura.

- Marcio vi q vc reservou uma grande parte da sua viagem para ficar em Roma, faça uma pesquisa, converse com mais pessoas q foram, e veja a opinião delas, acho q 4 dias em Roma vc conhece todos os principais monumentos da cidade.

Isso saiu quase um livro, veja o q é importante para vc e coloque o q achar necessário no blog.
(Cristina, tudo foi importante, pode ter certeza...)

De novo, parabéns pelo seu blog, ele caiu do céu para mim. Resolvemos viajar em Novembro e quando conheci seu blog fiz meu roteiro com dois dias, dia 28 de Dezembro já estava embarcando para as melhores férias q já tive. Itália é única. Espero q vc se divirta muito. Qualquer duvida sobre as cidades ou alguma pergunta especifica sobre algum lugar é só perguntar.