.

É sua primeira vez por aqui? Entenda o blog: No dia 13/08/2010 eu criei este blog apenas para programar a minha viagem para a Itália... Ele cresceu muito, fiz muitos amigos e virou uma fonte de informações para muitas pessoas. Para melhor compreensão, ele foi dividido em três partes: 1) as pesquisas sobre cada cidade, atrações turísticas, gastos,... e o marcador que eu adoro: Entrando no clima, onde experimentei receitas, filmes, livros,... 2) A montagem do meu roteiro passo a passo: todos os dias estão na guia ROTEIRO FINAL; 3) O relato completo da minha viagem - todos os dias - com informações, dicas, gastos totais... etc. Estão na guia MINHA VIAGEM. Entre... o blog é seu!!! Aqui você vai encontrar informações sobre as cidades que eu visitei: Milão, Lago di Como, Turim, Verona, Pádova, Vicenza, Veneza, Florença, Pisa, Lucca, San Gimignano, Siena, Arezzo, Cortona, Cinque Terre, Assis, Roma, Pompéia, Capri, Sorrento, Positano e Nápoles... Este projeto foi finalizado pois estou com outro agora: http://www.toindoparaafranca.blogspot.com/ - mas entrarei aqui uma vez por semana para responder comentários, perguntas, etc... BOA VIAGEM À ITÁLIA!!!

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

A Universidade de Pádua

Bom dia, minha gente

Pádua possui a segunda mais antiga universidade da Itália e a oitava do mundo (a primeira universidade mais antiga do mundo - com algumas controvérsias de estudiosos - também está na Itália: a Universidade de Bolonha). Vamos a algumas informações da nossa amiga Wiki:

A Universidade de Pádua (Università degli Studi di Padova - UNIPD, em italiano) está localizada em Pádua, é uma das mais importantes da Itália. Foi fundada em 1222, sendo uma das mais antigas do mundo. Em 2007 contava com cerca de 63.000 estudantes e 2.350 docentes.

Quando Pádua passa a ser governada pela República de Veneza, em 1405, a Universidade de Pádua inicia seu período de máximo explendor. Entre os séculos XV e XVII, torna-se um centro de estudo e pesquisa internacional, graças à relativa liberdade e independência garantidas pela República de Veneza, bem como à própria potência econômica e política da Sereníssima, da qual Pádua será o centro cultural.

É nesta época áurea que a universidade adota o moto Universa Universis Patavina Libertas ("Inteira, para todos, a liberdade na Universidade de Pádua"), tornando-se o principal centro científico da Europa. Em 1493, a Universitas Iuristarum é transferida para o Hospitium Bovis, um amplo edifício (originalmente residência da família Papafava) onde até então funcionava uma hospedaria (Hospitium Bovis ou "Albergo del Bove"), cujo dono era um açougueiro. O prédio, que ostentava como insígnia uma cabeça de boi, era chamado Palazzo del Bo' (Palácio do Boi) e depois de uma ampla reforma tornou-se a sede principal da universidade. Continuou sendo conhecido como Palazzo del Bo ou simplesmente il Bo.


Site oficial da Universidade de Pádua: http://www.unipd.it/


Foto: http://www.sviluppareimprese.it/vendita/vendita-Padova.php
Texto: Wikipédia.

2 comentários:

Anônimo disse...

Quando for a Padova, aproveite e faca uma visita a Cittadela de Padova (fica a uns 25 km ao norte). E' uma cidade milenar, cuja area central esta' cercada por uma murralha construida em 1200 e em bom estado de conservacao. E' possivel andar por sobre esta murralha e ter uma bela vista da regiao, e tambem conhecer um pouco da historia dos cittadini e dos contadini (comuns em outras cidades tambem.

Márcio Jardim disse...

Olá, agradeço muito a dica. Adoro cidades com muralhas. Creio que foi um dos motivos principais por eu ter adorado Ávila, na Espanha. Obrigado.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...