É sua primeira vez por aqui? Entenda o blog: No dia 13/08/2010 eu criei este blog apenas para programar a minha viagem para a Itália... Ele cresceu muito, fiz muitos amigos e virou uma fonte de informações para muitas pessoas. Para melhor compreensão, ele foi dividido em três partes: 1) as pesquisas sobre cada cidade, atrações turísticas, gastos,... e o marcador que eu adoro: Entrando no clima, onde experimentei receitas, filmes, livros,... 2) A montagem do meu roteiro passo a passo: todos os dias estão na guia ROTEIRO FINAL; 3) O relato completo da minha viagem - todos os dias - com informações, dicas, gastos totais... etc. Estão na guia MINHA VIAGEM. Entre... o blog é seu!!! Aqui você vai encontrar informações sobre as cidades que eu visitei: Milão, Lago di Como, Turim, Verona, Pádova, Vicenza, Veneza, Florença, Pisa, Lucca, San Gimignano, Siena, Arezzo, Cortona, Cinque Terre, Assis, Roma, Pompéia, Capri, Sorrento, Positano e Nápoles... Este projeto foi finalizado pois estou com outro agora: http://www.toindoparaafranca.blogspot.com/ - mas entrarei aqui uma vez por semana para responder comentários, perguntas, etc... BOA VIAGEM À ITÁLIA!!!

terça-feira, 7 de junho de 2011

15 curiosidades sobre a Itália

1. Além de Capital, Roma é a cidade mais populosa da Itália, bem como a 3ª da União Européia que mais recebe turistas.

2. A língua oficial é o italiano, falado por quase toda a população. Existem diversos dialetos regionais como o vêneto, o napolitano e o sardo.

3. Milão é uma das maiores produtoras de moda de alto luxo. A cidade é sede de grifes como Valentino, Gucci, Versace, Prada, Armani e Dolce & Gabbana. A Semana de Moda de Milão é uma das mais prestigiadas do mundo.

4. É proibido trânsito de automóveis nos centros históricos de várias cidades. Transita-se somente a pé, de bicicleta ou de motocicletas.

5. Os ônibus coletivos municipais e os trens interestaduais não têm cobradores, compram-se as passagens em banquinhas antes de subir no ônibus, a qual raramente é conferida.

6. Os pedágios são cobrados apenas em estradas expressas. Existem sempre estradas públicas alternativas para o mesmo destino.

7. É possível pegar ônibus noturno, no qual se dorme em Bolonha, e ao acordar se está em Paris.

8. Em um ponto entre a França e a Itália, há um túnel tão extenso que o motorista permanece aproximadamente trinta minutos dentro da montanha.

9. Jovens da classe média têm o costume de beber cerveja em praça pública e de tomar banho de sol nos parques, durante o verão.

10. O Panettone surgiu em meados do século XVII na região da Lombardia. Uma das versões mais aceitas é a do padeiro Toni de Milão. Toni preparou um pão com massa doce e leve. Acrescentou frutas e passas e começou a vendê-lo pela cidade. Foi daí que nasceu o Pane Di Toni, que mais tarde passou a chamar-se panettone.

11. Apesar de ter nascido há mais de dois mil anos, a mortadela é considerada o mais legítimo embutido italiano. Preparada com a paleta do porco, a mortadela bolonhesa é considerada a mais autêntica.

12. Os italianos elegeram uma Rainha da Mortadela: a atriz Sophia Loren. A escolha foi realizada em 1971, quando ela estrelou La Mortadella, filme dirigido pelo diretor Mário Monicelli.

13. Criada por imigrantes italianos, a linguiça calabresa não existe na Itália. Ela recebeu o nome da pimenta da Calábria usada na sua composição.

14. O salame é tipicamente italiano. O nome é derivado do verbo italiano salare, que significa salgar.

15. Os italianos comem pizza "dobrada" como sanduíche pelas ruas.

Fonte: http://pt.shvoong.com/society-and-news/culture/2137360-15-curiosidades-da-it%C3%A1lia/#ixzz1OdEyaVyo

Um comentário:

Dentro da Bota disse...

hun.... uma boa mortadela.... é tudo de bom...rsss

Algumas coisinhas....
* "É proibido trânsito de automóveis nos centros históricos de várias cidades."
Na maioria dos casos é possível o transito de automoveis autorizados, em outros lugares é porque a rua é estreita mesmo...rssss
Tem algumas ZTL que sao abertas em periodos do ano.

* "Os ônibus coletivos municipais e os trens interestaduais não têm cobradores, compram-se as passagens em banquinhas antes de subir no ônibus, a qual raramente é conferida."
Bom, é preciso ter atenção. Na maioria das vezes tem o "controllore". O "controllore" controla se vc tem o biglietto. Se vc não tiver leva multa. Em alguns ônibus urbanos vc pode comprar a passagem em maquinas dentro do coletivo. Geralmente é escrito fora do meio de transporte.

Cari saluti da Roma.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...