No outro texto, esqueci de me apresentar e tal.. haha peço desculpas...
Minha viagem para a Itália foi algo meio repentino, já que iria ficar apenas uma semana, e consegui expandir para mais uma, comprei uma mochila (Aconcágua, 60L da Kailash) que foi minha única companheira em todos os instantes na minha primeira viagem sozinho, aos dezoito anos.
Fiz todos os trajetos de trem, e nas cidades a pé ou de circular.. menos em Pisa, que aluguei uma bicicleta.. ahh as bicicletas, já ia me esquecendo. Algumas cidades como Bolonha, Milão e Verona, que eu me lembro possuem bicicletas de uso público. Você precisa fazer um cadastro antes, me disseram que é na estação de trem, no serviço de atendimento ao turista, mas infelizmente não fui atrás, porque só descobri as bicicletas em Verona no centro da cidade, muito longe da estação, e Bolonha só ficava na cidade fora do horário comercial... em Milão, você faz o cadastro pela internet, http://www.bikemi.com/ , ou em postos de atendimento a turistas e já pode pegar sua bike! Eu aluguei uma bike em Pisa, mas paguei salgados 6 Euros no hotel.. mas valeu a pena!
Cidades com pontos turísticos esparsos ou onde você está longe de onde quer vir, e uma boa pedida! Já que você anda mais rápido que a pé, e tem total autonomia! Eu realmente recomendo.. você Márcio, que vai ficar em Verona, poderia alugar a bicicleta para ir quem sabe até o lago! Elas vem com cadeado, então é só fazer como os italianos: amarrar a bike em qualquer poste hahaha
Bom, vamos a segunda parte.
Primeiro queria só fazer uma errata, os cartões Visa Travel Money, funcionam (segundo o site, eu não testei) em qualquer loja que passe Visa, e ao sacar, ai sim é só onde tem Plus mesmo, você paga uma taxa, que não sei qual é, por saque, independente da quantia.
Mas, vamos ao que realmente interessa, a viagem.. hahaha
Bom, o curso que fiz, foi numa cidadezinha pequena e muito bonita, chamada Monte San Pietro, há alguns quilômetros de Bolonha, não é turística nem nada, mas há muitos hotéis bons por lá. E os campos de trigo contrastando com o verde das montanhas, é algo muito bonito. Nessas cidades, existem algumas trattorias muito boas, muito típicas mesmo. Em uma delas, devia-se entrar por um estradinha secundaria, beirando as montanhas, até que se chegava lá. A comida é muito boa, mas não se estranhe com o modo como se come lá. Mesmo no restaurante mais simples, se come em ordem, prato por prato.. por exemplo, você chega e pede primeiro o antepasto, ai já pede o primeiro prato, terminando o antepasto, eles trazem o primeiro, e assim por diante. Tem lugares que possuem até o terceiro prato....
É lógico que você não é obrigado a comer na ordem, nem todos, mas, o ‘certo’ é assim. Portanto, fiquem atentos, porque vão sempre tentar te enfiar mais comida.. hahaha Eu costumava pedir o segundo prato (que é carne, o primeiro normalmente é massa, e acredite, você vai enjoar de massa hahaha) e o ‘contorno’, enquanto tomava uma ‘birra’ (cerveja) e esperava pelo prato. Mas tome cuidado, certos lugares, o contorno é mais caro que o prato principal.. em Genova, não olhei o preço e comprei presunto cru com mozzarella de búfala, ficou em uns 11 Euros, e o prato principal em 12... mas, são coisas que nos ensinam depois. Nessa mesma cidade havia um outro restaurante bom, chama Portico. Nominalmente, tratoria é um restaurante rústico, mais simples e barato.. mas nem sempre isso acontece, e as vezes, encontramos tratorias mais caras que restaurantes.
Um outro lugar fantástico, era uma pizzaria que ficava no alto de uma montanha, então subimos margeando os campos verdes numa estradinha estreita.. foi realmente muito legal, ainda mais quando o sol começou a se pôr atrás das montanhas.. nessa pizzaria, funcionava um esquema quase um rodízio.. enfim, se alguém for à Bolonha, e alugar um carro, e se interessar por esses lugares, eu posso descobrir o nome e o endereço, basta me avisar..
Pra quem quer conhecer a Itália rural e rústica, não pode deixar de passear por essas cidadezinhas pequenas, existem muitas, e mesmo minúsculas, sempre tem bons hotéis e restaurantes. Eu pessoalmente gostei muito, pois pude ver plantações de trigo, oliveiras na Toscana, campos de uva e mais.. inclusive, existem alguns vendedores de fruta de beira de estrada, que vendem a produção deles mesmo.. comprei uma caixinha com cerejas tão bonitas que fiquei com dó de comer, mas depois da primeira mordida, eram tão boas, que foi comendo aos poucos pra não acabar logo hahahaah inclusive trouxe algumas sementes comigo.. vamos ver né?
Essa foi a segunda parte, a próxima parte, realmente começo a viagem mesmo, falando de Bolonha, cidade incrível! Com seus pórticos e tudo o mais..
Até mais !
5 comentários:
TOP BLOG??
Já votei neste!!!! Beijos
Oii Márcio!
Seu blog me ajudou muito!! Estou indo pra Itália dia 11 e praticamente montei minha viagem com suas dicas preciosas!!
Só me restou uma dúvida, se você puder me ajudar.
Eu estava cotando passe de trem com agência, mas vi pelo site da trenitalia as passagens mini e compensam muito mais financeiramente.
As suas você optou por teriar como? vi no site que dá pra mandar o comprovante de pagamento pelo e-mail ou em casa, mas tenho medo de demorar e não chegar a tempo. Poderia me falar como você fez?
e para escolher o local? eele pede pra escolher um local, mas estou comprando de dois (eu e meu marido) e se eu colocar janela vou ficar em uma e ele em outra?
Obrigada e boa viagem!!!
Oi Lilian,
obrigado pelo voto... ;-)
bjs
Olá Janaina, comprei praticamente todas as passagens pela tarifa mini no site do trenitalia... Muito mais em conta! Eles mandam o voucher por email e é só vc imprimir e apresentar dentro do trem... Demorar? Assim que você compra, em 5 segundos o voucher já está no seu email...rsrs Na hora da compra, na terceira tela, há uma opção de quantas passagens você quer... Você escolhe o nr de passageiros. Sai no seu nome, mas duas passagens ok? Qualquer coisa, escreva...
Boa viagem
Olá Márcio e Rodrigo. Eu "tô indo para Itália" já estive lá há dois anos (escrevi sobre isso no meu blog de férias, se quiserem ler está aqui: http://nosso-roteiro.blogspot.com/ ) e regresso este ano. A minha viagem vai ser um mês inteiro. Adorei o relato do Rodrigo, tem dicas muito boas, e agora vou ler os restantes. Obrigado o vosso blog é óptimo!
Postar um comentário