.

É sua primeira vez por aqui? Entenda o blog: No dia 13/08/2010 eu criei este blog apenas para programar a minha viagem para a Itália... Ele cresceu muito, fiz muitos amigos e virou uma fonte de informações para muitas pessoas. Para melhor compreensão, ele foi dividido em três partes: 1) as pesquisas sobre cada cidade, atrações turísticas, gastos,... e o marcador que eu adoro: Entrando no clima, onde experimentei receitas, filmes, livros,... 2) A montagem do meu roteiro passo a passo: todos os dias estão na guia ROTEIRO FINAL; 3) O relato completo da minha viagem - todos os dias - com informações, dicas, gastos totais... etc. Estão na guia MINHA VIAGEM. Entre... o blog é seu!!! Aqui você vai encontrar informações sobre as cidades que eu visitei: Milão, Lago di Como, Turim, Verona, Pádova, Vicenza, Veneza, Florença, Pisa, Lucca, San Gimignano, Siena, Arezzo, Cortona, Cinque Terre, Assis, Roma, Pompéia, Capri, Sorrento, Positano e Nápoles... Este projeto foi finalizado pois estou com outro agora: http://www.toindoparaafranca.blogspot.com/ - mas entrarei aqui uma vez por semana para responder comentários, perguntas, etc... BOA VIAGEM À ITÁLIA!!!

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Viajar por conta própria ou por agência? Aqui está uma resposta

Pessoal,
Sempre encontro pessoas com a mesma dúvida: viajar sozinho ou por agência? Como acabei de responder (com a minha opinião) no orkut para uma pessoa que irá viajar para a Itália esta questão, creio que é interessante partilhar com vocês minha experiência:
Viajei por conta própria durante 46 dias pela Espanha... fazendo as contas, o que eu gastei com a viagem eu pagaria por 15 dias viajando por agência, e olhe lá... no aperto. Claro, eu concordo que existem pessoas que não gostam de se incomodar e pagam por isso. Viajando por agência você não se preocupa com nada, está tudo sempre a mão e com tudo organizado (estou partindo do pressuposto que a agência é séria e não terá nenhum problema). Duas grandes desvantagens: você ficará obrigado a seguir o roteiro da agência e ainda pagará um preço exorbitante!
Veja um exemplo: quando estava começando a preparar minha viagem para a Espanha, eu procurei algumas agências... em uma, um tour por um museo me interessou. Custava, na época, 70 euros (não esqueço o valor e você já saberá o porquê) e a atendente argumentou que o preço estava alto devido ao ingresso e ao tour pelo museu. O tour seria em uma terça-feira... Muito bem, depois de decidir viajar sozinho, procurei saber sobre o museu e descobri que as terças-feiras a entrada no museu é DE GRAÇA... e o tour, realizado por um funcionário do museu, também É DE GRAÇA... Ou seja, 70 euros poupados...
Vejam, não estou afirmando que TODAS as agências são dessa forma, porque sei que existem pessoas sérias (eu acredito) no mundo que não fazem isso... mas, encontrei grandes pegadinhas, depois de procurar informações mais detalhadas...
Agora, viajando por conta própria, é outra história. Claro, você terá que fazer um bom planejamento, estruturar todo o seu roteiro, ver hotel, trens, passagens... etc. Mas, é muito mais gostoso. Além disso, procurando esses pontos, você conhecerá muito mais do país e das cidades que irá conhecer, descobrindo coisas valiosas que não estão nos guias de viagem. Isto é a grande diferença entre VIAJAR e VIVER um país... Viajar correndo por 10 países, por 15 dias, parar somente nos pontos turísticos principais para tirar fotos, voltar correndo, chegar cansado em casa, com as fotos para provar para os outros que você realmente viajou, não dá né? Você está sujeito a encontrar alguém que irá dizer: "Nossa, você foi para Paris? Você foi naquele Café maravilhoso onde os artistas famosos ficam tomando café e mostrando suas obras? Fica perto do arco do Triunfo...". Você responderá que não, pois desceu do ônibus de turismo, tirou foto do Arco e voltou correndo, com o guia gritando: "Está partindo, está partindo..."

Para tudo existem vantagens e desvantagens... Você só precisa colocar na balança e sempre decidir pela opção que o lado positivo pesa mais...

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...