.

É sua primeira vez por aqui? Entenda o blog: No dia 13/08/2010 eu criei este blog apenas para programar a minha viagem para a Itália... Ele cresceu muito, fiz muitos amigos e virou uma fonte de informações para muitas pessoas. Para melhor compreensão, ele foi dividido em três partes: 1) as pesquisas sobre cada cidade, atrações turísticas, gastos,... e o marcador que eu adoro: Entrando no clima, onde experimentei receitas, filmes, livros,... 2) A montagem do meu roteiro passo a passo: todos os dias estão na guia ROTEIRO FINAL; 3) O relato completo da minha viagem - todos os dias - com informações, dicas, gastos totais... etc. Estão na guia MINHA VIAGEM. Entre... o blog é seu!!! Aqui você vai encontrar informações sobre as cidades que eu visitei: Milão, Lago di Como, Turim, Verona, Pádova, Vicenza, Veneza, Florença, Pisa, Lucca, San Gimignano, Siena, Arezzo, Cortona, Cinque Terre, Assis, Roma, Pompéia, Capri, Sorrento, Positano e Nápoles... Este projeto foi finalizado pois estou com outro agora: http://www.toindoparaafranca.blogspot.com/ - mas entrarei aqui uma vez por semana para responder comentários, perguntas, etc... BOA VIAGEM À ITÁLIA!!!

domingo, 29 de agosto de 2010

Pegar um trem na Itália - Medo???

Boa tarde pessoal,
Este é um tópico importante: as viagens de trem pelas cidades da Itália... Pesquisei muito e decidi reunir todas as dicas e passo-a-passo para conseguir comprar e embarcar em um trem italiano. No final do post, indico onde consegui as informações... Respirem - porque é um pouco complicado -, peguem um papel e caneta e vem comigo:

TRENS - Sinônimo de tranporte na Itália, eles são o melhor meio de percorrer as cidades italianas e, normalmente, o mais barato. A rede ferroviária mais famosa é a Trenitalia. No site, você pode ver os horários de partidas, ver sua rota e até comprar bilhetes com seu cartão internacional. Vi em alguns sites que é muito difícil conseguir comprar a passagem pelo site - às vezes você consegue na primeira, mas pode ser que demore muito e, ainda, não dê certo.

Há diferentes tipos de trens na Itália: os comuns, os que param também nas pequenas estações e os de alta velocidade. Nesta última categoria estão o Intercity, o Eurocity, ou o EuroStar, nos quais a reserva é obrigatória.

Os tipos de trens:

Frecia Rossa - alta velocidade: o mais moderno e veloz... novinho em folha. Diretamente proporcional em relação ao preço: é o mais caro. Os bilhetes já vem com o lugar reservado.

EuroStar - É o segundo, em relação a velocidade e fatores moderno. Mas, a passagem ainda é alta.

Intercity - É o preço "médio". Veloz, com tarifas intermediárias. Você tem a opção de reservar o seu assento - recomendável - senão, você poderá viajar no corredor ou em pé, pois o número de passageiros é grande. Há a opção do Intercity Noturno. A diferença é que ele viaja durante à noite e há a opção de reserva de cabines com cama (reservar neste caso é altamente recomendável).

Regionale - Viajam entre as Regiones (Estados) da Itália. Lentos e econômicos, não percorrem grandes distâncias.

Os trens locais e inter-regionais comuns na Itália estão freqüentemente atrasados e não são particularmente rápidos, mas atendem bem às necessidades daqueles que não estão com pressa ou que não querem gastar muito, uma vez que as passagens custam metade do preço daquelas dos trens de alta velocidade.

Agora, como funciona o processo?
Pelo que encontrei, chegando na estação, você possui duas formas de comprar sua passagem: no guichê ou nas máquinas self-service (estas possuem a opção de idioma em Português). Nas máquinas você pode calcular seu roteiro, verificar valores... etc... Bem, então você escolhe a cidade onde deseja ir, o horário, quantidade e a forma de pagamento. Após essas transações, aparecerá na tela da máquina o NÚMERO e o HORÁRIO DO TREM. Anote esses dados a caneta no seu bilhete, assim que ele for impresso.

Lembre-se: Partenza: origem / Arrivo: destino / via: por quais cidades o trem passará / Carrozza: vagão / Binário: plataforma;

Este tipo de bilhete que estamos falando - Regionale - não possui númeiro e nem horário de partida porque ele pode ser utilizado em qualquer horário, em até 6 horas depois de convalidado (já vamos ver o que é isso). Nos outros trens - como o Eurostar - já vem impresso o número, horário, etc...

Bem, após você estar com o bilhete em mãos, vem a segunda parte da jornada: encontrar o seu binário (plataforma) de saída. Para descobrir, procure os cartazes de Partenze ou nos Visores (quadros eletrônicos de partidas) que existem na estação. Procure pelo nr. do trem e pelo horário, que o número do binário estará ao lado.

Após comprar o bilhete, econtrar o binário vem a parte de suma importância: CONVALIDAR SEU BILHETE. Existem vária máquinas pequenas e amarelas com a expressão CONVALIDA pela estação. Basta inserir o bilhete e ele imprime o horário, data e estação em que você está. ATENÇAO: Se você não fizer isso, os agentes dentro do trem podem pedir para verificar seu bilhete e, se não estiver convalidado, você poderá pagar uma multa de 117 a 300 euros, mais detenção.

E... BOA VIAGEM...

BOAS DICAS:
- Se você quiser comprar seu bilhete pela internet, aqui está um ótimo passo-a-passo do blog Brasil na Itália: http://www.brasilnaitalia.net/2009/01/como-entender-o-site-da-trenitalia.html , inclusive com as telas do site. Muito bom!
- Para ver suas rotas, lembre-se do nome das cidades em italiano - Florença: Firenze - Veneza: Venezia - Milão: Milano ...
- Cuidado: às vezes, podem trocar o trem de binário (plataforma). Para informar, eles avisam pelo sistema de som. Verifique também os painéis para ver se houve alterações. Preste atenção também na movimentação das pessoas...
- No Eurostar, o assento já vem marcado;
- No Intercity, você pode reservar o lugar por um adicional e 3 euros;
- Cuidado com furtos no interior do trem, principalmente se você for viajar à noite;
- Viajar de segundo classe - pelo o que eu li em vários relatos - é tranquilo;
- Dizem que o site do Trenitalia, as compras de bilhete são reservadas somente para quem mora na Itália, ou seja, quem mora no Brasil, com cartão de crédito daqui, não consegue, por isso que às vezes dá vários erros no site quando se tenta realizar a compra... Masss... vi várias pessoas que conseguiram, então não custa tentar...
- Não se esqueça que seu trem pode fazer escalas ou trocas em outras cidades...
- Às vezes, comprar a passagem na hora tem suas compensações: existem trajetos que o site da Trenitalia não mostra que são mais baratos para chegar ao seu destino;
- Se você não for comprar suas passagens on-line, entre no site do Trenitalia, faça a simulação da sua rota e leve impresso os horários, valor da passagem, etc... irá facilitar sua vida...
- No site http://www.dicasderoma.com.br/ há uma informação que a OK OPERADORA DE TURISMO LTDA aqui em Curitiba (fone: 41-3232-1151) vende passagens de trem da Trenitalia. Como estou na mesma cidade, liguei e confirmei a informação. Você paga uma taxa de 30 euros por todos os trechos que comprar, ou seja, se você comprar uma passagem: 30 euros, se comprar dez trechos: 30 euros também... (eu achei meio salgado, mas quem quer comodidade, é uma boa dica). Eles mandam toda as confirmações por email.
- Pelo que pesquisei, se você conseguir comprar pelo site com 30 dias de antecedência, ganha 30% de desconto, 7 dias ganha 15%, mas o número de ofertas é limitado.
- Procurei em diversos sites e não consegui encontrar uma resposta correta e definitiva sobre a razão do site do Trenitália - às vezes - dar erro na hora da compra de passagens aqui do Brasil. Alguns falam que se o seu banco já começou o processo de segurança 3d, você consegue comprar com o cartão. Outros, que somente italianos - na Itália - conseguem. Enfim, o que importa é tentar...
- Peça informações para funcionários uniformizados. Há relatos de pessoas que se oferecem para auxiliar ou dar informações e depois cobram por isso.
- Ao comprar a passagem pelo site do Trenitália - Ferrovie dello Stato, veja se a tarifa AMICA está disponível. Ela garante descontos de 20% em relação a tarifa normal. Não há necessidade de carteirinha ou qualquer outro fator... esta tarifa está disponível a todos, é só você comprar o bilhete com antecedência.

Por fim, vou tentar comprar pelo site do http://www.ferroviedellostato.it/ os trechos maiores, como Veneza-Florença, senão, deixarei para comprar lá mesmo, pois como vi, posso encontrar preços e trajetos melhores do que os mostrados no site.

Dicas provenientes dos sites:
http://www.mochileiros.com/
http://eduardozardini.blogspot.com/
http://www.minhasaga.org/
http://www.manualdoturista.com.br/


23 comentários:

Gustavo Faria disse...

Olá, gostaria de saber se a estação de trem de Veneza tem guarda volumes para bagagem, pois queríamos vir de Florença para Veneza pela manhã cedo, passar o dia e partir a noite para Verona.

Márcio Jardim disse...

Olá Gustavo,
até onde eu pesquisei, todas as grandes estações - inclusive Veneza - possui guarda-volume. Aproveite! Obrigado pela visita

Lilian Carvalho disse...

A maioria das grandes estações de trem tem guarda-volumes com cadeado ou locais de armazenamento disponíveis mediante tarifa adicional. É bom ter algum dinheiro em mãos se estiver planejando usar um guarda-volume. Na estação de trem a mala fica num daqueles guarda-volumes, com um código de barras em uma sala e é seguro. O problema é que a depender do dia de sua chegada(fim de semana é uma loucura!) e da temporada, você pode não conseguir mais espaço vago.
Nós chegamos num sábado, em abril, não tinha mais onde colocar malas. Ficamos num hotel a 100 metros da estação rodoviária mas no meio do caminho tinha uma ponte(tinha uma triponte no meio do caminho!!). Foi tão desgastante atravessar com as malas que na volta pegamos um "taxi" e pagamos 30 euros para navegar menos de 500 metros...valeu pelos risos e pela história ! Teve até queda da escada!

Márcio Jardim disse...

Obrigado pelo auxílio, Lilian...
bjão

Marcel disse...

Ola

Gostaria de uma informação.
O que sai mais em conta um europass ou custear cada uma das passagnes?

Mari disse...

Olá! Estou indo pra Itália mês que vem e não entendi uma coisa: se eu deixar pra comprar as passagens de trem na hora, consigo comprar tickets para os trens de alta velocidade? ou só para os de baixa velocidade? muito obrigada!

Márcio Jardim disse...

Olá Marcel e Mari...
Nas minhas pesquisas vi que custear cada passagem fica mais em conta. Explico: às vezes você pode pegar promoções de última hora ou encontrar rotas mais baratas. E quanto a comprar tickets, uma amiga voltou agora e disse não ser problema. Ela comprou tudo na hora...
Boa viagem

Mari disse...

Certo, obrigada Márcio!

Anônimo disse...

Boa tarde!
Muito interessante suas dicas. Só para acrescentar,estou indo para a Itália em maio e consegui comprar as passagens de trem pelo site da Trenitalia.Não tive nenhum problema no momento da compra e logo em seguida ecebi as confirmações por e-mail.
Christianne

Márcio Jardim disse...

Olá Chrstianne... é que você comprou em março para maio... com dois meses de antecedência... Sendo assim, o Trenitalia libera normalmente os trechos ok?
abs

Unknown disse...

Oi, Márcio!!!!!
Estou indo para a Itália dia 14/04/2011 e vou em algumas cidades que você também vai. Inclusive adorei o seu blog porque seue stilo d eviajar é bem parecido com o meu (recheado de pesquisas, rs).
Após pesquisar muito e não obter muito êxito, decidi comprar o passe pelo site www.eurail.com, porque pretendo visitar umas cidadezinhas na Toscana e posso fazer estas viagens sem ter que pagar toda hora. O site da eurail manda a passagem para seu endereço no Brasil e você ainda ganha um guia grátis dos trens com timetable e etc....
Mesmo pagando o sedex (com garantia de chegada na data que o site te dá) ainda saiu mais barato que comprando no site www.raileurope.com.br).
O meu passe está com data de chegada para 06/04/2011.
Abs... Luciana Patrocinio

Márcio Jardim disse...

Oi Luciana... faltam 11 dias hein? que bom que gostou do blog e espero que a ajude bastante. Muito obrigado pela dica do Eurail... vou dar uma olhada e se compensar, vou comprar tb...rs
abs e obrigado pela visita.

Anônimo disse...

Você sabe se no aeroporto de Malpensa tem guarda volumes? Existe um site sobre isso? Grata. Marina

Mary disse...

Olá!
Deixe-me fazer uma pergunta, você reservou os trechos de trem com antecedência? Por onde?

Márcio Jardim disse...

Olá Lily, reservei sim... Veja aqui:

http://toindoparaaitalia.blogspot.com/2011/05/passagens-trenitalia-precos-2.html

http://toindoparaaitalia.blogspot.com/2011/05/passagens-trenitalia.html

http://toindoparaaitalia.blogspot.com/2011/04/descontos-de-60-no-trenitalia-ou.html

abs

Walter Marques de Deus disse...

Tenho uma pergunta muito boba... Como transportar as malas nos trens? Eu e minha mulher estamos levando duas grandes!

Márcio Jardim disse...

Olá Walter...
Há compartimentos para as malas...
Tente chegar no horário para poder armazená-las ok? As vezes pode faltar espaço
abs

Anônimo disse...

Ola comprei tkts de roma para napoles pelo site da trenitalia,apos o pagamento deu erro,mas o meu cartao confirmou a compra.Como eu faco para fazer contato e obter o numero do meu voucher. grato, paulo oliveira

Cris Curci disse...

Márcio,Tdo bem?Comprei os bilhetes pelo site da Trenitalia e recebi no mail?Como convalida-los?A máquina q tem na estação para isso só serve para os tickets em cartão adquiridos na estação?Muito obrigada!

Márcio Jardim disse...

Olá Paulo... Aconteceu o mesmo com um amigo... Ele mandou um email para o Trenitalia e foi resolvido. Tem o email no site... Se vc não conseguir, leve algo para provar que o valor caiu na sua conta e que não recebeu o voucher ok? abs

Márcio Jardim disse...

Oi Cris... vc náo precisa convalidá-los... é só imprimir o voucher, entrar no trem e aguardar o controlador. Quando ele passar, apresente o voucher ok?
abs

Fazolo disse...

Passei um mês na Itália percorrendo todo o Pais de trem. Comprei todas as passagens nas maquinas e nao tive nenhum problema. As maquinas sao fáceis de usar e é um tal de bate e volta que é muito bom. Ficamos nas cidades maiores, tipo: Veneza, Milão, Cirene, Verona, Nápoles e etc. Dessas cidades fazíamos os arredores todos de trem e voltávamos no mesmo dia. Preco muito barato. Guardar bagagem nas estações também nao tem nenhum inconveniente. Abs

Márcio Jardim disse...

Obrigado pelo retorno Fazolo!
Abs

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...