.

É sua primeira vez por aqui? Entenda o blog: No dia 13/08/2010 eu criei este blog apenas para programar a minha viagem para a Itália... Ele cresceu muito, fiz muitos amigos e virou uma fonte de informações para muitas pessoas. Para melhor compreensão, ele foi dividido em três partes: 1) as pesquisas sobre cada cidade, atrações turísticas, gastos,... e o marcador que eu adoro: Entrando no clima, onde experimentei receitas, filmes, livros,... 2) A montagem do meu roteiro passo a passo: todos os dias estão na guia ROTEIRO FINAL; 3) O relato completo da minha viagem - todos os dias - com informações, dicas, gastos totais... etc. Estão na guia MINHA VIAGEM. Entre... o blog é seu!!! Aqui você vai encontrar informações sobre as cidades que eu visitei: Milão, Lago di Como, Turim, Verona, Pádova, Vicenza, Veneza, Florença, Pisa, Lucca, San Gimignano, Siena, Arezzo, Cortona, Cinque Terre, Assis, Roma, Pompéia, Capri, Sorrento, Positano e Nápoles... Este projeto foi finalizado pois estou com outro agora: http://www.toindoparaafranca.blogspot.com/ - mas entrarei aqui uma vez por semana para responder comentários, perguntas, etc... BOA VIAGEM À ITÁLIA!!!

segunda-feira, 23 de maio de 2011

7 Imprescindíveis de Roma: 06 - O Moisés, de Michelangelo

Os 7 IMPRESCINDÍVEIS DE ROMA: O Coliseu, a Fontana di Trevi, a Capela Sistina (Museus do Vaticano), a Basílica de São Pedro, a Pietá de Michelangelo, o Moisés de Michelangelo e o Musei Capitolini.

Hoje vou falar de uma das esculturas que, em minha opinião, é uma das mais lindas do mundo... E isso porque só vi em fotos... Imagina quando eu ver ao vivo... Estou falando da estátua de Moisés de Michelangelo. Antes de falar sobre ela, vamos comentar sobre a Igreja onde ela está, a Igreja San Pietro in Vincoli... Amiga Wiki?

A igreja de San Pietro in Vincoli é uma igreja de Roma. A sua construção teve início em 431, e foi dedicada a São Pedro e a São Paulo, ao ser consagrada pelo Papa Sisto III cujo pontificado durou de 432 a 440.

Entretanto, quando a imperatriz Eudóxia deu a seu sucessor o Papa Leão I, o Grande (pontificado de 440 a 461) as cadeias que haviam prendido São Pedro na prisão, este se tornou o patrono único desta igreja cujo nome quer justamente dizer «São Pedro em cadeias».

Muito do edifício do século V se mantem. Trata-se de uma basílica com uma ampla nave e duas alamedas laterais, com adição de um transepto, novidade naquele tempo. No interior há colunas dóricas, provavelmente reutilizadas, tiradas de algum edifício da Roma imperial. Numerosas extensões e conversões foram executadas entre os séculos VIII e XIII. Em 1475 Sisto IV, Papa de 1471 a 1484, fez construir o claustro e um pórtico de apenas um andar, aberto para arcadas com pilastras. Outras alterações foram determinadas por Giuliano della Rovere, o futuro Papa Júlio II (pontífice de 1503 a 1513), pois a igreja foi sua igreja titular como cardeal de 1471 a 1503.

Agora, vamos a estátua...

A igreja deve sua fama principalmente ao túmulo de Júlio II construído por Michelangelo, à direita de quem entra, na ala lateral. O monumento foi encomendado ao grande artista pelo próprio Papa, em 1505, e nele Michelangelo trabalhou 40 anos. A própria falta de interesse do Papa, e encomendas dos seus sucessores, que recrutaram o artista, tornaram mais lento o projeto.

Originalmente foi planejado para seguir o modelo de um mausoléu da antiguidade, mas de proporções inauditas, com quase 40 estátuas, para ficar no coro da recém construída igreja de São Pedro. Afinal, depois de seis mudanças no contrato, foi reduzido a menores proporções como túmulo de parede e instalado nesta igreja em 1545.

O último contrato, de 1541, estipulava que Michelangelo, que em 1515 já completara a estátua de Moisés, deveria ainda entregar outras duas, as de Lia e de Raquel, enquanto outras estátuas, a da Virgem Maria, a do Papa, duas outras de uma sibila e de um profeta, seriam feitas, segundo desenho seu, por aprendizes.

A figura central do túmulo é Moisés, e por seu tamanho se pode imaginar quão enorme seria o túmulo, como projetado. Michelangelo tinha então quase 80 anos, seu estilo é calmo, o movimento interior. As figuras bíblicas femininas são Lia, «o amor ativo», e Raquel, «a fé», que ladeiam Moisés e simbolizam a vida ativa e a vida contemplativa.

Sobre os "chifres" esculpidos na cabeça do Moisés:

De sua cabeça saem dois faixos de luz, que mais parecem ser dois chifres. Supõe-se que ao retratar Moisés com esta espécie de chifres na cabeça, Michelangelo tenha se baseado na tradução equivocada dos textos bíblicos do hebraico para o latim.

Fonte: http://www.michelangeloclub.com/moises-de-michelangelo.html

Basílica di San Pietro in Vincoli
Piazza San Pietro in Vincoli,
Perto do Coliseu,
Metrô Colosseu ou Cavour



Fotos - Wikipédia

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...