.

É sua primeira vez por aqui? Entenda o blog: No dia 13/08/2010 eu criei este blog apenas para programar a minha viagem para a Itália... Ele cresceu muito, fiz muitos amigos e virou uma fonte de informações para muitas pessoas. Para melhor compreensão, ele foi dividido em três partes: 1) as pesquisas sobre cada cidade, atrações turísticas, gastos,... e o marcador que eu adoro: Entrando no clima, onde experimentei receitas, filmes, livros,... 2) A montagem do meu roteiro passo a passo: todos os dias estão na guia ROTEIRO FINAL; 3) O relato completo da minha viagem - todos os dias - com informações, dicas, gastos totais... etc. Estão na guia MINHA VIAGEM. Entre... o blog é seu!!! Aqui você vai encontrar informações sobre as cidades que eu visitei: Milão, Lago di Como, Turim, Verona, Pádova, Vicenza, Veneza, Florença, Pisa, Lucca, San Gimignano, Siena, Arezzo, Cortona, Cinque Terre, Assis, Roma, Pompéia, Capri, Sorrento, Positano e Nápoles... Este projeto foi finalizado pois estou com outro agora: http://www.toindoparaafranca.blogspot.com/ - mas entrarei aqui uma vez por semana para responder comentários, perguntas, etc... BOA VIAGEM À ITÁLIA!!!

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Claudete... na ITÁLIA - 15

Ciao Márcio,
Já passa do meio dia de sábado....acordei as 10 por conta da festa de ontem (depois conto tudo). Minha amiga está trabalhando, seu filho faz seu dever de matemática e seu marido.... Ah! que santo! Faz um risoto com camarões imensos bem do jeito que eu amo.... Já deixei os números com relação ao meu peso pra lá (acho mais prático isso)....que pensa?

Bem, resolvi escrever um capítulo a parte só sobre os trens porque é minha pedra na minha sandália rasteira carioca ahahahah Estou bem mais aliviada ao constatar que não sou a única aqui, até os italianos perdem a paciência (tudo bem que isso é uma coisa natural para eles) por conta disso....Ontem minha amiga me deixou na estação de Vicenza, fui até a fila pedi o bilhete para o funcionário com meu italiano veramente brasiliano e...voilà. Por favor, sempre perguntem de qual binário parte o trem porque não está escrito, ok? Fiz a pergunta e ele me disse: binário 1, o trem partia em 3 minutos....

Chegando lá, o trem está lá mas a porta não abre, aperto o botão e ... nada, fico olhando o trem partindo assim como o cachorro que cai do caminhão de mudança ahahahah. Pedi ajuda para uma senhora super fofa (dou muiiita sorte com as pessoas como voces verao pelos meus relatos).... Ela é RUSSA, trabalha e Vicenza, viajava para encontrar sua nora em Veneza....Ela me disse: ouviu pelo alto falante que seu trem ia partir de OUTRO BINÁRIO!!!! Com 3 minutos, não dava e nem eu escutei nada (sou surda para essas pequenas informações....), desci para ver a tv onde tem todas as partidas (muitas vezes lia as chegadas, não preciso mencionar a confusão).

Subi e a senhora continuava lá, me colocou no trem certo e lá fui eu feliz para Veneza. Bem, contarei minha viagem para Veneza\Burano depois já que esta parte é dedicada aos trens....A maioria está sempre mega estressada justamente por conta dos horários mega pontuais e também pela falta de uma pessoa real (nao virtual) para dar atenção que todo turista carente tem.....Outro dia, dentro do trem, na Fermata (parada em italiano), a porta onde estava um senhor para sair não abria e ele lá esperando mas....o trem ia partir, então ele saiu desesperado correndo pelo trem (longo) até a outra porta que funcionava.

Ontem tive um outro tipo de problema: isso é bem didático: dependendo de onde vc está sentado no trem não tem como ver a placa com o nome da estação (a maioria dos trens que andei não tem a voz do condutor indicando qual a estação), não há nenhuma sinalizacão interna....então vc deve se levantar da sua poltrona e procurar para ver se consegue ler qual é a estação, ontem quem fez isso para mim foi uma ragazzina (adolescente) molto compreensiva....

Também me sentei ao lado de uma italiana mega fofa (MF) e parlamos molto....sua irmã tem um restaurante brasileiro em VI, onde trabalham muitas brasileiras.... não deu tempo para trocarmos nada porque sua estação havia chegado....antes perguntei para ela se Lerino era depois ou antes da estação de Vicenza, ela pegou seu telefonino e depois de muito consultar, perguntou ao funcionário que passava (um gato veramente italiano, como todos), ele respondeu e foi embora, depois toda hora que passava olhava para se certificar que eu ainda estava ali.

Numa parada, perguntou: vc vai descer em Lerino? e eu: si, então ele disse.... pode descer agora, é aqui. Como sou feliz quando as coisas dao certo dentro (ou fora) do trem, isso me dá um alívio!!! Outra coisa: ontem eu estava numa loooonga fila de Veneza e atrás de mim um italiano mega executivo, com sua pasta executiva, dentro de seu terno de executivo, e nada andava porque só haviam 3 guichês funcionando....ele estava mesmo muiiito atrasado (in ritardo...vc vai usar muito esta expressão aqui), pediu se podia passar na minha frente e é claro que permiti (sou uma brasileira educada) mas fiquei com muita pena do funcionário que o atendeu, se bem que ele teve sorte por ter um vidro entre ele e o cliente, senão.....Vocês podem ver através de meus relatos que nao é tão simples (como deveria) andar com os trens aqui, vero?....Bem, minha super amiga chegou e vamos almoçar esse risoto muito MA, BE e TUDO DE BOM....

Baccio, Clau

3 comentários:

Anônimo disse...

Adoro a Claudete!!

Anônimo disse...

Amoooooo esses relatos tão especiais!!

Márcio Jardim disse...

Ela é ótima mesmo!
abs

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...